terça-feira, 15 de junho de 2010

EDIÇÃO ESPECIAL DO BLOG

Contagem regressiva para o 12º Arraial Fest
Faltando um mês para o seu início, maior festa multicultural do sul é lançada oficialmente

Vai ser dada a largada na noite desta quarta-feira, 16 de junho, da contagem regressiva para o início da maior festa multicultural do sul de Santa Catarina. A partir das 20h, no Sombrio Tênis Clube, será realizado o lançamento oficial do 12º Arraial Fest, em Sombrio.
A partir do lançamento, faltarão exatamente um mês para a realização do evento, que ocorre entre os dias 16 e 25 de julho. Fazem parte da programação, além de grandes shows nacionais, a 11ª Feira Comercial e Industrial de Sombrio (Feindes), o 3º Carnaval no Arraial, com desfile dos grupos carnavalescos 10ª do Jacaré e Carijós, o 8º Arraial da Melhor Idade, com apresentações artísticas e culturais de grupos da terceira idade do município e convidados, o 1º Arraial Fashion, com desfile realizado em parceria do Instituto Federal de Santa Catarina e de empresas de confecção do município, e o Arraial do Comércio, quando estabelecimentos comerciais de Sombrio participam de uma divertida competição que leva o clima da festa aos principais pontos da cidade.
O 12º Arraial Fest apresentará ao público sombriense, de toda a região e de várias partes de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o que há de melhor em exibições artísticas e culturais das várias etnias que ajudaram a construir a história do extremo sul catarinense, artistas locais e regionais que demonstram o seu apreço ao passado e ao presente deste pedacinho de chão catarinense.
No grande palco, quem mais chama a atenção são os shows nacionais. Serão cinco, prometendo agradar todos os gostos. Fiuk e Banda Hóri se apresentam no domingo, 18 de julho; na segunda, 19, Padre Fábio de Melo se apresenta pela primeira vez no Estado; assim como o sucesso gospel Irmão Lázaro, na quinta-feira, 22; a sexta-feira, 23, será dedicada ao pop rock, com os mineiros do Jota Quest; e as grandes atrações musicais se encerram no sábado, 24, com a dupla sertaneja César Menotti & Fabiano.
No mesmo dia estará na festa o ex-Big Brother Kadu, modelo que fará parte do desfile de modas do 1º Arraial Fashion.
Nesta quarta-feira, data do lançamento, quem for ao Sombrio Tênis Clube poderá conhecer ainda os sambas-enredo dos grupos carnavalescos, com interpretação do Grupo Aconchego, fazendo o esquenta para a festa principal, o 12º Arraial Fest.

Balneário Gaivota é beneficiado com assinatura de convênio para projeto de pavimentação
O governador Leonel Pavan liberou, na última semana, mais de R$ 14,5 milhões em convênios para diversos municípios de Santa Catarina. Os 94 convênios firmados beneficiam áreas de Saúde, Educação, Infraestrutura, Cultura, entre outros. Pavan salientou que essas ações fazem parte do processo de descentralização. “Os recursos que, antes ficavam apenas em algumas regiões, agora são destinados às 36 SDRs, a partir das prioridades apontadas pelos municípios, auxiliando no desenvolvimento de todos os locais”, afirmou. Na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, o município beneficiado foi Balneário Gaivota, onde foi firmado convênio no valor de R$ 193.754,15 para o projeto de pavimentação com pedra irregular da Avenida Interpraias, referente ao trecho que inicia na Avenida Santa Catarina, findando na Rua Mato Grosso do Sul, bairro Turimar, completando 743 metros. Para o secretário de Coordenação e Articulação, Erivaldo Caetano Junior (Vadinho), o investimento na pavimentação com pedras irregulares beneficia a população e auxilia no crescimento do município. “Estamos sempre na busca de novos recursos que auxiliem a nossa região a se desenvolver, e o trabalho de toda a equipe esta provando que o Governo do Estado é parceiro nesse desenvolvimento”, assinala. Os municípios que estão recebendo os investimentos fazem parte das Secretarias Regionais de Brusque, Araranguá, Lages, Laguna, Taió, Joaçaba, Xanxere, Tubarão, Ibirama, Canoinhas, Dionísio Cerqueira, Ituporanga, Palmitos, Curitibanos, Joinville, Chapecó, Caçador, Maravilha, Grande Florianópolis, Braço do Norte, Criciúma, Brusque, Jaraguá do Sul, Mafra, São Joaquim.

Diretoria da ACIVA verifica com secretário regional projeto de extensão do gás natural até Sombrio

O secretário de desenvolvimento regional de Araranguá Heriberto Afonso Schmidt recebeu na tarde desta terça-feira (15) membros da diretoria da Associação Empresarial do Vale do Aararnguá (ACIVA), entre eles o presidente Cláudio Alberto Damo e os empresários Giovani Elias e Celso Preve Fragnani. O objetivo da visita, com a participação do diretor geral da SDR, Paulo Roberto de Oliveira, era agradecer ao secretário regional pela parceria que culminou na instalação da rede de gás natural até Araranguá, inaugurada no mês de maio pelo governador Leonel Pavan e verificar o andamento do projeto de extensão até Sombrio. Schmidt explicou que de acordo com informações da SC Gás, o mesmo está em fase de estudo. Foi concluído o projeto conceitual, com o traçado, viabilidade econômica, entre outros fatores. As lideranças ainda reiteraram o pedido para que o ramal da extensão do gás natural chegue até o município de Turvo, trazendo maior possibilidade de desenvolvimento para toda a região.

Prefeito Alex Bianchin na Convenção do PT em Brasília

O Prefeito de São João do Sul Alex Bianchin viajou a Brasília na última semana onde participou da Convenção Nacional do Partido dos Trabalhadores, a qual definiu a chapa petista que concorrerá as eleições presidenciais em outubro de 2010.
Prefeito Alex Bianchin aproveitou a viagem para entregar vários projetos destinando recursos ao município de São João do Sul. Prefeito Alex salientou “é muito importante estar sempre criando projetos e se possível levá-los em mãos aos deputados e senadores, pois, assim se tem maior segurança de que os recursos chegarão ao nosso município com maior rapidez”.

Prefeitura de São João do Sul define horários para os jogos da Copa do Mundo

O Prefeito de São João do Sul Alex Bianchin definiu na quinta-feira 10/06/2010 através do decreto Nº 055, que em todas as repartições públicas do município, o expediente de trabalho, em cada turno a partir do horário dos jogos da seleção brasileira, será apenas de regime interno, com atendimento ao público em caráter de plantão.
As aulas na rede Municipal de ensino, nos dias em que trata o artigo anterior, não serão suspensas.
Prefeito Alex Bianchin pensou nos seus funcionários e na população de São João do Sul e optou pelo não fechamento do expediente em todas as repartições públicas municipais, nos horários dos jogos da seleção brasileira de futebol. Definiu então que os funcionários da Prefeitura Municipal assistirão aos jogos da seleção brasileira na prefeitura, com atendimento ao público em caráter de plantão.

Realizada mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol de São João do Sul

No domingo 12/06/2010 mais uma rodada do Campeonato Municipal de Futebol de São João do Sul foram realizadas com enorme sucesso.
Quatro jogos foram realizados, sendo dois pela 2ª divisão e dois pela 1ª divisão:
No estádio Marcos Aurélio Marcos de Vargas no Centro aconteceram dois jogos, pela 2ª divisão jogaram Sertãozinho 0X1 Forquilhinha/Vila Gabriel e pela 1º Divisão jogaram Querência 0X2 Passo Magnus. No estádio do Encruzo jogaram pela 2ª Divisão Campestre 0X1 São José e pela 1ª Divisão jogaram Forquilhinha B 5X1 Catarina A.
No próximo domingo mais quatro jogos serão realizados:
No centro no estádio marcos Aurélio Matos de Vargas jogam pela 2º Divisão Querência B X Catarina C e pela 1ª Divisão jogam Forquilhinha X Catarina B.
No Centro Esportivo Encruzo jogam pela 2ª Divisão Encruzo X Galera Passo magnus e pela 1ª Divisão jogam Três Coqueiros X Sem Destino.

Ciclistas do Passo ficam em 1º lugar em Siderópolis

Os dois atletas do ciclismo de Passo de Torres subiram na parte mais alta do pódio mais uma vez no domingo (13/6), pois ficaram em 1º lugar na 3ª Etapa do Campeonato Regional Sul de Ciclismo 2010 de Santa Catarina. O ciclista João Luiz Souza da Silva competiu pela categoria Máster 45 a 49 anos na modalidade Mountain Bike. Já sua filha Jéssica correu na categoria Feminino/Speed (velocidade). Souza destacou que o percurso foi bastante difícil devido a muitas subidas e descidas acentuadas. Outra dificuldade foi uma ponte de madeira, onde era preciso cuidar para não trancar os pneus nas frestas. “A bicicleta Mountain Bike tem os pneus mais largos, assim passei com facilidade, mas muitos que correram com a Speed, que tem os pneus finos, ficaram presos”, relatou. A ciclista Jéssica teve que fazer muito esforço físico para completar o percurso, mas encarou o trajeto como um treino para a próxima competição. Eles vão participar no domingo (20/6) de mais uma Etapa da 6ª Copa União/Gatorade de Ciclismo, que acontecerá em Três Coroas, no Rio Grande do Sul, onde tem um maior número de competidores. Até agora os representantes de Passo de Torres participaram de todas as provas do campeonato catarinenses, buscando incentivar a iniciativa que começou este ano e ainda conta com poucos competidores. Souza, que é ciclista profissional há muitos anos, destacou que para competir é preciso “querer pedalar, força de vontade, disciplina e dedicação”. O campeonato é uma realização da Associação Sul de Ciclismo e Aventura e da Federação Catarinense de Ciclismo. Essa terceira etapa recebeu o apoio da Prefeitura de Siderópolis. O objetivo do campeonato é incentivar a prática do ciclismo como esporte saudável e fazer o Ranking Regional Sul de Ciclismo. Os vencedores receberam o Troféu Rio Gordão de Ciclismo de Siderópolis. Os ciclistas participaram com o apoio da Padaria Doce Pão e Sabor do Pão e ainda da Papelaria Michel, de Passo de Torres.
CAMPEONATO DE BOCHAS SEGUE EM DPA

Na última sexta-feira (11/06) foi realizada a 2ª rodada da Chave B do 2º Campeonato Municipal de Bochas, Taça Neca Schutz, na cancha do Dé Neca em Arroio dos Mengue. No primeiro jogo da noite o Banaleffa (César, Ricardo, Girlei, Sidinei e Fernando) perdeu por 24X8 para o Unidos (Leandro, Sélio, Benone e Pedro). Já o o Tabajara (Valmir, Antonio, Valdoir, Mário e César) venceu ao Mercado Rodoviária (Dionas, Delavi, Jaime e Roger) por 24X12. O Xalaco (Rodrigo, Marcelo, Marcos e Binho) não teve chances frente ao Pátia (Pátia, Vaido, Rogério, Vanderlei e Angelo) que venceram por 24X8. Fechando a noite, a equipe Margaretão (Róbis, Fabiano, Canhoto, Dédo e Guaikika) venceu por WO (24X0) ao Kim, que compareceu somente com 3 atletas. Nesta sexta-feira serão realizados os seguintes jogos da Chave B na cancha do do Osni em Arroio dos Mengue: Unidos X Amigos da Bochaàs 19h; Pátia X Margaretão às 19h30min; Banaleffa X Kim às 20h; e Tabajara X Xalaco às 20h30min. A rodada da chave A que aconteceria na última terça foi cancelada sendo automaticamente transferida para a próxima terça-feira a partir das 19h em Hilários com os seguintes jogos: Trovão (Nino, Ambrósio, Ozi, Leandro e Adilton) X Salário Mínimo (Deivis, Francis, André e Macau); Boa Vista (Zé Grande, Marquinho, Nestor e Landinho) X Quebra-Côco (Téco, Eliseu, Pítia, Abraão e Bita); Turma dos Mengues (Adilson, Renato, Lídio, Martinho e Gilberto) X Fusão (Binho, Romildo, Mita e Elizandro); Panteras (Veronica, Vanilda, Lora, Adriana e Liuce) X Castelão (Castelo, Janilto, Deno, Tito e Lucio).

Seleção Cooperja!
Se depender da torcida da Cooperja, com certeza o Brasil será Campeão. Em todos os jogos os funcionários estão vestidos com a Camiseta da Seleção Cooperja, assistem aos jogos juntos e enviam vibrações positivas aos jogadores. Além disso, todas as Lojas Agropecuárias, Supermercados, Unidades Industriais e Sede Administrativa estão decorados com motivos verde e amarelo. Garra, Brasil! Seremos Hexa!

Teste da orelhinha a partir de junho
A Prefeitura de Torres passará a realizar, a partir do mês de julho, o Teste da Orelhinha. Os exames serão realizados por fonoaudióloga contratada pela Secretaria Municipal de Saúde e destinam-se apenas a bebês recém-nascidos com até um mês de vida. O agendamento do exame será realizado no Posto de Saúde Central mediante a apresentação da caderneta de vacinação. Também poderão fazer o exame recém-nascidos de Morrinhos do Sul, Três Forquilhas, Mampituba, Arroio do Sal, Três Cachoeiras e Dom Pedro de Alcântara.
Profissionais da Secretaria de Saúde de Torres estão percorrendo estes municípios para orientar sobre o serviço e o agendamento. O Teste da Orelhinha é um procedimento simples, rápido e indolor, mas que pode evitar um grave problema. Assim é um exame feito em bebês recém-nascidos, com o objetivo de medir a capacidade auditiva e prevenir problemas de surdez. O procedimento não dura mais do que cinco minutos e não causa nenhum incômodo ao bebê.

Plano de uso do Museu de Ciências Naturais em elaboraçãoMuseu integra a Projeto de Revitalização do Parque da Guarita

O prefeito, João Alberto Machado, e o vice-prefeito, Valmir Daitx Alexandre (Pardal), estiveram reunidos na última quinta-feira (10/06) com o diretor da Ulbra Torres, Luis Antonio Longo, na Prefeitura de Torres. Na reunião foram abordados assuntos relacionados ao Museu de Ciências Naturais a ser construído no Parque da Guarita. A proposta da Administração Municipal integra o Plano de Revitalização do Parque e visa criar um espaço que sirva para a divulgação dos diferentes ambientes naturais do município e sua respectiva diversidade biológica, contribuindo assim para o desenvolvimento científico e turístico do Estado. Para isto, a intenção é estabelecer uma parceria com a Ulbra no sentido de viabilizar os produtos a serem expostos e os serviços oferecidos no Museu.
Na ocasião, a Universidade apresentou uma proposta de plano de uso que contempla a construção de dois aquários, sendo um marinho e um de água doce, dioramas temáticos, reproduções de animais e plantas, exposições, bem como, palestras, ações de educação ambiental e monitoria aos visitantes. Neste processo de parceria serão delimitadas todas as atribuições das partes, bem como a forma de gestão científica, administrativa e financeira do Museu. Também participaram da reunião o secretario de Meio Ambiente, Aristeu Moreira, a gerente de Licenciamento Ambiental, Dora Laidens, gerente de Desenvolvimento Sustentável, Rivaldo da Silva e o coordenador do curso de Biologia da Ulbra, Walter Castro Neto.

Nenhum comentário: