quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Edião 123



Leia se Quiser...

- Minha grande briga em Passo de Torres é com os crimes ambientais que acontecem à luz do dia. São quase mil toneladas ao ar livre que estão aguardando para poluir o lençol freático e as autoridades ambientais parecem passarem longe do município. Me parece que a ‘‘covardia’’ toma conta das autoridades, que nada fazem. Quando aparecem no Passo de Torres é só para exibir suas viaturas e almoçarem nos restaurantes locais. É, e sem medo nenhum, estou falando tanto da Policia Ambiental de Maracajá, do Ibama e da Fatma. Ainda faço questão de levar este jornal em mãos à estes orgãos e pedir que leiam isto que escrevo.
- Me indigna, ver além do lixo recém desativado pela prefeitura deixado nesta situação, recebendo mais lixo de uma empresa licitada. Ah, é mentira? então vejam esta foto abaixo tirada por mim mesmo no dia 14/1:

- Viram, vereadores deste municipio? minha parte estou fazendo, a de mostrar as coisas erradas bastam vocês tomarem providências, não me interessa de que partido são, eu não tenho partido, tenho sim caráter e respeito pelo meio ambiente e pelo povo local que paga sua taxa de lixo juntamente com seu Iptu.
- Moradores do Bairro Campinas querem saber da administração pública porque não estão tendo suas ruas ensaibradas, já que isto aconteceu em várias ruas centrais com a verba fornecida pela Defesa Civil.
Mortandade de Peixes em Passo de Torres
- Milhares de Peixes estão aparecendo mortos na Praia na localidade de Barra Velha. Em sua maioria são da espécie bagres, mas há tainhas e outras espécies encontrei alguns dias atrás dois golfinhos mortos também (na foto, um crânio). Dedução certa a minha: estes peixes estão sendo mortos no Rio Mampituba, que joga para o mar e sai na Barra Velha. Conclusão certa: a mortandade está acontecendo por venenos colocados nas lavouras de arroz e como a água corre para o rio está matando os peixes. Aí continuo ‘‘gritando’’ cadê os orgãos ambientais?

Lixotur em Passo de Torres
por: Dra. Ana Echevenguá - Eco & Ação

Extraí do website da Prefeitura: “Passo de Torres com suas 24 praias, a maioria delas praticamente intocada. (...) A 15km do centro, em direção ao norte, fica o Parque Ecológico Espigão do Pirutu, com belas colinas e morros. Seus rios, lagoas e exuberante vegetação nativa são um convite ao passeio”1.
Parece uma maravilha, não? Quem não conhece a situação atual da cidade, deve ficar com água na boca. Principalmente os gaúchos, que ali investem em imóveis para o veraneio devido à facilidade da fronteira SC-RS.
Mas não se iludam! Passo de Torres é palco de vários crimes ambientais relacionados ao lixo e que estão destruindo solo, rios, lagoas e vegetação.
Valmoci de Souza, diretor do Jornal Nortesul tenta, com todas as armas, ajudar a cidade. No momento, está acionando a imprensa televisiva para divulgar as várias ilegalidades dos lixões locais. A RBS do RS atendeu ao seu pedido, veio até a ponte do rio Mampituba mas, quando entenderam que o problema era em Passo de Torres-SC e não em Torres-RS, desistiram.
Na sexta-feira (22/01/2010), visitamos as novas instalações do jornal. E Valmoci novamente nos acompanhou no lixotur. Longe da centro, há dois lixões que não constam no website da prefeitura. E que carecem, urgentemente, de providências dos órgãos competentes. Por ora, só contam com a providência divina!
Como está o lixão oficial hoje?
No distrito de Curralhinhos, a montanha de lixo cresceu muito, atraindo moscas e outros bichos; o chorume corre por todos os cantos, o mau cheiro é insuportável...
Mesmo assim, os trabalhadores (contratados pela prefeitura para a pseudo-reciclagem) continuam morando no local, à espera de uma solução quanto aos salários atrasados.
A novidade é que a prefeitura contratou uma empresa para recolher e encaminhar o lixo (em torno de 9 toneladas diárias) para outra cidade.
Mas a farsa continua: Valmoci pegou, num flagra, o caminhão dessa empresa descarregando o lixo nesse lixão. Parece piada mas aquilo lá é um lixão desativado que – sem fiscalização - ainda recebe lixo.
E o antigo lixão da Praia Azul?
Também está em estado precaríssimo. Embargado, ainda recebe lixo que continua a céu aberto e sob as águas, contaminando as lagoas do entorno.
Dessa vez, não vimos os catadores que moram no local, numa espécie de barraca em cima do lixo mesmo.
O que nos resta fazer?
Continuar apoiando a luta do Valmoci. E levar as imagens do que vimos para as autoridades competentes. Pode ser que, numa dessas idas-e-vindas, alguém cumpra sua obrigação e dê um jeito naquela degradação vergonhosa!
Juntamente com Valmoci, estamos fazendo a nossa parte: cumprindo o dever constitucional de defender e preservar o meio ambiente ecologicamente equilibrado para as presentes e futuras gerações.
E isso se torna mais necessário, a cada dia, devido à incapacidade gritante da Administração Pública em cumprir os mesmos encargos que também lhe foram atribuídos pela Constituição Federal*.
*Constituição Federal, art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Água,
e-mail: ana@ecoeacao.com.br,
website: http://www.ecoeacao.com.br/.




Conseg Passo de Torres informa:
O Presidente do Conseg Passo de Torres, Sr. Jonas de Souza avisa que as reuniões da Diretoria acontecem todas as primeiras quintas-feiras do mês.

Próxima reunião dia 4 de Fevereiro
Local:Câmara Municipal







Surpresa na Praia Grande em Torres na quarta-feira

Na última quarta-feira pela manhã milhares de banhistas que frequentam a Praia Grande em torres, tiveram uma surpresa ao chegarem na beira da praia: uma Baleia da es´pecie Cachalote de aproximadamente 14 metros de comprimento e mais de 10 toneladas apareceu morta exatamente no loicla mais movimentado por veranistas e turistas em Torres. O trabalho de retirada do mamífero foi árduo. O trabalho teve que ser feito com o uso de pelo menos 3 retro-escavadeiras e três caminhões caçambas usados para a retirar a baleia já em fase de decomposição. Segundo o Biólogo da prefeitura que acompanhava os trabalhos Sr. Rivaldo e pelo Biólogo Professor Valter, o animal foi morto há pelo menos um mês. As causa da morte não foi possivel no momento.
Milhares de turistas acompanhavam a remoção com muita curiosidade, mas o mau cheiro começo a exalar logo após as máquinas fazerem o movimento de retirada da água.
A princípio, a baleia seria retirada e encaminhada ao Campus da Ulbra que providenciaria um local para enterrá-la e futuramente ser montada a parte óssea tornando um esqueleto original montado para a Faculdade de Biologia.
Além dos Biólogos, o secretário do Meio Ambiente Aristeu Moreira também esteva presente na coordenação da retirada.
O Instituto Chico Mendes, representados pelos Técnicos Ambientais Renato Daloli de Souza, Jairo Ubiratan da Rosa e pelo Chefe da Unidade Nei cantarutti Junior fizeram o acompanhamento desde os primeiros momentos em que o animal fora avistado. O Instituto Chico Mendes de Torres, é o orgão responsável pela fiscalização e vigilância da Ilha dos Lobos além de seus 10 km no entorno mais a área de amortecimento da preservação da Ilha.

Ficha técnica: Baleia Cachalote
NOME POPULAR: Baleia-cachalote
NOME CIENTÍFICO: Physeter macrocephalus
TAMANHO: 14 a 20 metros de comprimento
PESO MÉDIO: Macho 45 ton. Fêmea: 20 ton.
A baleia-cachalote é facilmente reconhecível pela forma quadrada de sua cabeça, que corresponde a 40% de seu corpo. Na parte superior frontal da cabeça localiza-se o órgão que produz o espermacete, uma substância oleosa cuja densidade pode variar do líquido ao sólido e que serve para controlar a estabilidade em mergulhos profundos e garantir sua flutuabilidade. Seus mergulhos podem chegar até 2.000 metros de profundidade, podendo ficar submersa por até 1 hora. Possui uma coloração escura uniforme, que vai do cinza ao marrom, com pele enrugada, principalmente na parte posterior do corpo. Um de seus inimigos naturais são as orcas. Os filhotes da Cachalote nascem com 3,5 a 4 metros com cerca de 1 tonelada.


Unesc em Criciúma tem exposto um esqueleto de Baleia

A Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), em Criciúma, apresenta o esqueleto de uma baleia de Bryde no hall do bloco administrativo. Segundo informações os técnicos levaram pelo menos 3 dias para retirar as visceras da baleia. Os ossos foram encaminhados para o Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas (Ipat) da Unesc, onde foram submetidos a processos químicos (maceração) durante quatro anos para extrair o restante da gordura da estrutura interna dos ossos. O Trabalho é muito lento, extremamente técnico e muito caro.
O exemplar tem 13 metros de comprimento, o maior exposto no Estado, e faz parte do acervo da unidade de Zoologia da Unesc. A visitação é gratuita..O esqueleto pesa 1,4 tonelada, de um total de 12 toneladas que o animal possuía ao ser recolhido no dia 10 de junho de 2005, na Praia da Cigana, em Laguna. O cetáceo foi encontrado morto após encalhar em um banco de areia.

Ponte liberada em Passo de Torres, comerciante feliz

Liberada nesta última terça -feira a Ponte Pênsil em Passo de Torres após a troca de algumas madeiras e cabos de aço.
A prefeitura municipal de Passo de Torres contratou um guarda de uma empresa de segurança local para fazer a fiscalização para que a ponte seja usada por apenas 5 pessoas por vez. No lado de Torres, a mesma coisa, porém com um funcionário da prefeitura fazendo o controle da passagem de pedestres.

Após pouco mais de uma hora da liberação de pedestres, a Sr. Silvana kijillin (foto acima) teve um salto nas vendas de seu bazar. Silvana diz agardecer a Deus por isso ter acontecido, pois desde o dia da interrupção ( 8 de janeiro) suas vendas cairam mais de 80%, assim como todos os comércios na área central que dependem muito dos turistas e visitantes que frequentam a Praia de Torres no lado gaúcho.
A liberação da ponte, deverá ser provisória a té o fim da temporada, após isso ela passara por uma reforma geral.


Casan amplia rede de água na Barra Velha, mas os problemas ficam

A localidade de Barra velha em Passo de Torres está tendo a rede de água ampliada pela Casan. Todas as ruas, foram ‘‘rasgadas’’ pelas máquinas para a colocação de canos. Acontece que as imensas valetas continuam abertas e acontece isso, sem placas, sem aviso nenhum motoristas são pegos de surpresa e acabam com os veículos dentro das valas.

Mortandade de peixes na Praia da Barra Velha preocupa o Nortesul
Prá quem não conhece a Barra Velha em Passo de Torres, não sabe o que está perdendo. Dá pra se dizer que é um dos únicos lugares que tem um visual onde se mistura lagoa, natureza verde e o Mar. Muitas vezes, a Barra Velha cai no esquecimento de autoridades administrativas, tais como: uma providência para expansão de linha telefônica que está à 800 metros de distância. Existem dezenas de famílias em sua maioria pescadores, mercado , bares e a redação do Jornal Nortesul. A localidade é cortada pela faixa principal, que até agora não há um nome específico: Estrada Geral? Interpraias? não interessa, o mais importante que é um lugar mais atrativo que o próprio centro do municipio no quesito natureza.
Uma das grandes preocupações no momento é a grande mortandade de peixes que estão aparecendo na beira da praia, a maioria da éspecie bagre, também há tainhas, pampos e até mesmo 2 filhotes de golfinhos que estavam se decompondo há mais de 15 dias atrás.
A lógica é simples e não precisa se discutir: esses peixes estão vindo do Rio Mampituba, pois lá diariamente também é possivel ver muitos peixes mortos. Se os peixes estão morrendo é porque algo está acontecendo, poderia ser temperatura da água, mas não suficiente para matar peixes de vários tamanhos e espécies, inclusive golfinhos. Nesta época, muitos agricultores devem estar usando venenos nas lavouras de arroz, desde a Praia Garnde até a região de Torres. Com isso a água contendo esse veneno entra para o rio, mata os peixes que acabam indo para o mar e saindo na Praia da Barra Velha, local exato onde o mar joga para fora qualquer coisa vinda pelo Rio Mampituba, principalmente na época de enchentes.


Comentário extra sobre a matéria à cima

Como diretor deste meio de comunicação, quero chamar a atenção das autoridades ambientais para o Passo de Torres. Foi de próposito que escolhi esta página que tenho certeza absoluta que estará caindo nas mãos de autoridades estaduais até porque temos que comprovar esta mídia abaixo à quem estiver no poder do governo de Santa Catarina. Lembrando, que não é minha intenção criticar, e sim procurar ajudar o município no que for preciso em defender o que temos de mais precioso aqui na região: Rios, lagoas, mar e vegetação nativa como é o caso dos manguesais. Critico sim e com rigor quando aparecem orgãos ambientais por aqui que só vejo fazerem ‘‘turismo’’ e sem ação nenhuma. Além disso tudo acontecendo: lixão à céu aberto, lixão deasativado na Praia Azul poluindo mananciais d’água, invasões de moradores querendo cercar os escômoros de areia, aterramentos de mangues, loteamentos sem licenças ambientais, seria impossível que algum destes orgão não percebam isso.
É lamentável ver a quantidade de peixes mortos, será que o homem vai acabar com a natureza mesmo? e será que vai começar pelo Passo de Torres? Vamos parar e refletir um pouco.