segunda-feira, 4 de agosto de 2008

EDIÇÃO 49 - DIA 2 DE AGOSTO DE 2008

COLUNA:

Leia...Se... Quiser

- Que semana de festas regionais, tive que me triplicar para atender à tantos convites. Festa do Caminhoneiro em Três Cachoeiras, Arraial Fest em Sombrio e a Festa do Papa Terra em Arroio do Sal, todas fantásticas, bem organizadas. Em Arroio do Sal, o que me chamou atenção, foram que os shows nacionais eram de graça. Enquanto no município onde fica a nossa redação, Passo de Torres, 15 reais a entrada, para assistir shows tipo assim....”Os Sirigaitas” e além do mais, apoiado pela prefeitura local, conforme os ingressos e cartazes espalhados pelo município. O que é “proibido” nesta época eleitoreira, ninguém avisou eles ainda, mas o Juiz Eleitoral já deve ter conhecimento destas “festinhas”.

ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE PASSOTORRENSE - O Jornal Nortesul, vem através do Diretor Geral, Valmoci de Souza esclarecer aos leitores do Passo de Torres, que sempre que estivemos em circulação desde o dia 31 de agosto de 2007, procuramos divulgar o município, bem como as ações da administração atual. Alguns ex- secretários e atuais desta gestão, têm o conhecimento disso. Portanto, sempre procuramos obter informações mas elas sempre foram negadas. Tivemos o conhecimento através de uma secretária, que as notícias seriam “filtradas” pela administração, bem como escolhidos os orgãos de imprensa a serem divulgados matérias sobre o município. Por isso, nos isentamos de procurar qualquer matéria que tenha que ser através de uma assessoria responsável da prefeitura do Passo de Torres.

- Portanto, somos um jornal independente, só divulgamos aquilo que está ao alcance de nossos olhos e de nossa sociedade, sejam matérias positivas ou negativas dentro do município, ambas registradas através de fotos e documentos.

MATÉRIAS POLÍTICAS - O Nortesul, só faz matérias políticas em comitês de campanha (aberturas, inaugurações etc..) Somente se for convidado através de ofícios redigidos pela coordenação de campanha, caso contrário, não divulgamos nada que não temos o devido conhecimento, até por ser um orgão de comunicação de caráter regional e não municipal.

- Esta declaração do diretor deste jornal, é para deixar do conhecimento de todos que a coligação: “Unir, Fazer Crescer” formada pelos partidos PMDB, PDT e PT no município do Passo de Torres, ingressou com uma representação no Fórum Eleitoral em Sombrio com a alegação que divulgamos “excessos” de matérias favorecidas à coligação “Um Novo Tempo”. Bem como temos convites destinados às duas coligações dando oportunidades a ambas em apresentar seus candidatos e suas devidas “promessas e ações” caso sejam eleitos. A coligação “ Um novo tempo” aceitou o nosso convite, portanto, até o fechamento desta edição, a coligação: “Unir, Fazer Crescer”, não deu parecer algum à nossa redação, conforme convite assinado e recebido pela coligação “Unir, Fazer Crescer.
A MODA AGORA NO PASSO DE TORRES É “PROCESSAR”

Eu também vou entrar nessa moda de agora em diante, quando eu ver uma obra pública licitada onde se usa máquinários da prefeitura e funcionários, tenho como dever de cidadão procurar saber junto ao Ministério Público se é permitido ou não.

Quando eu ver caminhões de prefeituras entregando aterros particulares vou fotografar e levar à Promotoria.

Quando eu souber se é verdade mesmo que um “ALGUÉM” para ir à reeleição está oferecendo 16 mil litros de gasolina ilicitamente para sua campanha ou estiver andando com um veículo que há 6 anos não paga imposto, também vou denunciar.

Mas o mais grave, vou procurar saber porque o imposto de um ônibus escolar no Passo de Torres, está com o licenciamento e o seguro de 2007 e 2008 atrasados, além de não haver tacógrafo e com bancos soltos onde as crianças poderão sofrer algo por também não haver cintos de segurança. Já que a moda é “PROCESSAR”, me aguardem.


OBRAS NA PRAÇA DOS PESCADORES ESTÃO DE “VENTO EM POPA”

A redação do Nortesul, está sempre nas ruas para ver as boas obras que estão sendo feitas no município do Passo de Torres. A tão sonhada Praça dos Pescadores está saindo do papel e se tornando realidade. Nesta Terça-feira, vimos uma máquina da prefeitura municipal trabalhando incenssantemente nas obras, o que desperta muita curiosidade aos que passam por alí é a tamanha agilidade da empresa licitada que alí trabalha. Conforme o projeto, a praça terá um anfiteatro com palco e concha acústica, além de um monumento em homenagem aos pescadores.Esperamos que a próxima administração mantenha o futuro cartão postal sempre em ordem.
Prefeito multado por fazer propaganda institucional
A realização de propaganda institucional, proibida pela legislação eleitoral, redundou na aplicação de multa ao prefeito Rui Candido Duarte, de Anita Garibaldi (região serrana). Ele deverá pagar R$ 10.641,00 por divulgar em carro de som, convite para a solenidade de inauguração da sede do Corpo de Bombeiros da cidade.Além de determinar o pagamento da multa, o juiz eleitoral, Celso Henrique de Castro Baptista Vallin, mandou fazer busca e apreensão da mídia (material de propaganda).Em sua defesa, o prefeito admitiu ter feito a publicidade, mas que ela teria ocorrido de forma gratuita, por colaboração do proprietário do carro de som. Na sentença, o juiz da 52ª Zona Eleitoral decidiu que a propaganda institucional, gratuita ou não, é vedada nos três meses que antecedem o pleito, conforme disposto no art. 73, VI, b, da lei nº 9.504/97. (ECW/EB)
Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial TRE/SC
Arraial Fest supera expectativas
O 11º Arraial Fest que aconteceu no último final de semana em Sombrio, foi um grande sucesso, mais de 100 mil pessoas passaram pelas diversas áreas da festa, e puderam apreciar o artesanato, as danças culturais, a gastronomia, os diversos shows nacionais, além do Carnaval.Foram 4 dias de programação continua das 9h às 23h, para dar inicio aos shows de bandas locais e nacionais. Os shows e danças dos grupos culturais animavam a praça de alimentação, shows para o mais variado público são as marcas do sucesso da festa, comenta o prefeito de Sombrio, José Milton Scheffer. “Nós temos atrações para todas as idades e gostos, a diversidade cultural é uma marca de sucesso da nossa festa, ressaltou.Vice-presidente da Comissão Central Organizadora, Jéferson Raupp decalrou que a festa foi muito superior ao que esperava. “Nós sabíamos que seria uma boa festa, não imaginávamos esse sucesso. Foi excelente”, comentou entusiasmado com o fluxo de pessoas que circulavam pela festa e elogiavam.
Como no caso da jovem de Capão da Canoa, Roberta Vieira Martins, 26. “É a primeira vez que venho a festa. Ela é magnífica, adorei tudo desde a estrutura, as danças e os shows nacinais”, disse a jovem durante o show do Grupo Tradição.