quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Edição 117

Leia se Quiser...

Dóia PSDB é Pré-candidato
O ex-chefe de gabinete do prefeito de Criciúma, o empresário Adilor Guglielmi, popular Dóia, foi aclamado recentemente como pré-candidato a deputado estadual pelo PSDB da região carbonífera. Mais de 450 pessoas participaram das prévias, o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo, e o presidente da Câmara de Vereadores de Cocal do Sul, Lésio Rosso, que estavam de olho no cargo, desistiram para apoiar Dóia. Dóia agradeceu à todos pelo apoio na região sul de Santa Catarina.
Chega de choradeira
O mês de Dezembro começou com o Papai Noel vindo mais cedo aos 293 municípios catarinenenses, pois o ICMS está sendo repassado diariamente aos cofres das prefeituras. A medida foi anunciada no VII Congresso Catarinense dos Municipios no último dia 30 de Novembro pelo governador Luiz Henrique. Parem de chorar senhores prefeitos.
Reviravolta na Câmara de Torres
Gosto sempre de dizer uma coisa ao contrário de todos: ‘‘Vejo, mas não morro tudo’’
Não foi só o povo em geral, mas eu também não acreditei no resultado da nova escolha da mesa diretora da Câmara de Torres. Confesso, fiquei abismado em ver a oposição no ‘‘pódium’’ do Legislativo, o Vereador Rogerinho do PP sendo eleito presidente. Um vereador que até a poucos dias era arrojado como oposição, enfrentava, discutia, xingava e estremecia o plenário, claro sempre com suas razões óbvias daquilo que ele não via de positivo na administração do PMDB. Mas, o que dizer agora? Rogerinho Presidente em 2010, mas isso não é tudo, o arrojado PT também fazerá parte da mesa como vice tendo a Professora Lú. Coisas estranhas acontecem também na política.

Vereador George Reck acredita que ‘‘negociatas’’ aconteceram e houve ‘‘trairagem’’
- O Vereador George Reck, do PTB com muita tristeza e chateado lembrou que quando entrou na política disseram à ele que ele não se encaixava por ser muito puro. Disse que muitas vezes o que ocorre nos bastidores nem todos ficam sabendo. Disse que de vez em quando quando não pega no sono assiste o ‘‘toma-lá-da-cá’’ e parece ser bem igualzinho. Disse que foi obrigado vir a público e dar os parabéns ao Vereador Rogério, inteligente, competente e sabe o que que diz. Disse nunca ter concordado com a administração que tinha, mas o vereador Rogério tem méritos e conhecimento. ‘‘Tinha tanta coisa que era falado mas eu não concordava, mas as negociatas aconteceram’’, disse o vereador.
Disse que o futuro presidente pode contar com ele. Lembrou que o grupo que reelegeu o prefeito o Vereador Rogério não era obrigado à estar. Disse que quando foi para escolher a mesa, houve trairagem com certeza quem prometeu de votar não votou. Ficou chateado com a rejeição de colegas que faziam parte de sua chapa e houve intervenção onde não deveria, pois alí é o Legislativo e não Executivo. Mas não não vamos fazer nada para atrapalhar o município. Esses seis vereadores que aumentaram IPTU, cairam na boca do povo. ‘‘Não há respeito, não há consideração, tô criticando sim a maneira que a coisa foi conduzida, não vou ser oposição, mas tem colegas aqui que tem duas caras que prometeram chegar na hora e não votaram, isso é que nem os ratos quando o navio tá afundando, cada um pra sí, isso aconteceu aqui nessa Casa’’, concluiu George Reck mesmo votando favorável à chapa 1. Lembrando que a Chapa 2 foi retirada pelo requerimento do Vereador Tenora do PP.


Solenidade marca início da associação dos CONSEG´s do Vale do Araranguá

Passo de Torres também foi representado e honrado através da bandeira do município
Na noite do dia 03, o salão paroquial da cidade de Sombrio foi
palco para a formação da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança do Vale do Araranguá (ACONSEG) que integra todos os 15
municípios da que abrangem o comando do 19º Batalhão de Polícia
Militar(BPM).
A ACONSEG tem como principal objetivo a integração, defesa e fortalecimento dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG´s), atua na promoção de ações integradas que envolvam a participação de todos os
CONSEG´s do Vale do Araranguá. Propõem-se a gestionar junto às autoridades governamentais, no sentido da captação de recursos e definição de prioridade destinadas ao apoio dos projetos de interesse da segurança pública e melhoria da qualidade de vida da população da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). Sua diretoria é integrada pelos presidentes e/ou representantes de cada um dosCONSEG´s associados, tendo membros natos um policial militar e uma
policial civil, sua sede está localizada na cidade de Araranguá.
Além de vários municípios, o Conselho de Segurança de Passo de Torres representou o município em nome de seus integrantes o Presidente Sr. Jonas de Souza, Policial Civil Paulo Prates, Emanuel, Maria das Graças, Valmoci de Souza, Antônio Otávio, José Amilton, Eduardo Maurer e Antônio de Souza. Além da formação da Associação dos Conselhos Comunitários de Segurança, também foi um encontro de confraternização neste que foi o 4º Jantar dos Conseg’s do Vale do Araranguá.
A cerimônia, teve inicialmente a chamada de cada equipe representativa de cada município e apresentação dos mesmos sob aplausos das mais de 200 pessoas presentes.
Após o jantar, a solenidade foi encerrada com mais de 220 pessoas presentes.


Poder Legislativo de Passo de Torres, presente no Congresso Estadual de Vereadores 2009

Foi realizado nos dias 02, 03 e 04 passados, o Congresso Estadual de Vereadores 2009, nas dependências da ALESC, Passo de Torres estava representado pelos vereadores Dorizete dos Santos Porto, José Edson da Silva, Emerson Cardoso Kijilim, pela presidenta da Câmara de Vereadores Janaina Silveira Scheffer e a procuradora jurídica Dra. Viviani Ramos Freitas.
A solenidade de abertura contou com a presença de um representante oficial do Governador do Estado, Dr. TÚLIO TAVARES SANTOS, do Deputado JORGINHO MELO, Presidente da Assembléia Legislativa do Estado, Deputado DANIEL PEÑA, Conselheiro JOSÉ CARLOS PACHECO, Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Deputado JOAREZ PONTICELLI, Presidente da Escola do Legislativo entre outras autoridades.
Nos demais dias, o auditório esteve sempre lotado para assistir as demais palestras conforme a programação distribuída, com ênfase para as palestras do jornalista LUIZ CARLOS PRATES e MARIO MOTA, culminando com a palestra da sexta-feira pela manhã, sob a responsabilidade do Tribunal de Contas do Estado e a cargo do Diretor do DMU, GERALDO JOSÉ GOMES e da Inspetora CRISTIANE DE SOUZA REGINATO, que responderam dezenas de perguntas sobre os temas abordados.
Este Congresso transcendeu o Estado de Santa Catarina e o Brasil, o evento teve a presença da Senadora IDELI SALVATTI e do Senador RAIMUNDO COLOMBO.

Moradores da Vila Machado não são atendidos pela defesa Civil
A pedido de moradores, o Jornal Nortesul foi lá conferir e constatou que desde o vento do dia 19 de Novembro muitas casas que foram destelhadas continuam na mesma, somente com promessas. Segundo moradores, o prefeito Valmor de Souza esteve no local para avaliar os estragos mas nada mais fora feito. Das 5 casas no local que foram mais atingidas, apenas 1 delas ganhou as telhas segundo informações de um representante da Defesa Civil no local, as mesmas foram compradas com cheque pessoal do prefeito. O que os moradores reclamam é que apenas essa casa citada, ganhou 30 telhas grossas que custam R$ 26,00 cada uma, se fosse telhas finas que custam R$ 8,00 cada daria para cobrir todas as casas atingidas e ainda sobraria para outras pessoas que precisam.
Só para esclarecer, essas telhas entregues a apenas uma família chegaram no sábado dia 5/12, poucos minutos antes do Nortesul chegar no local.


festa em honra a N. Sr.ª do Amparo reúne multidão em DPA

Nos dias 05 e 06 de dezembro de 2009 foi realizada a mais tradicional Festa Católica do Município de Dom Pedro de Alcântara, que é a Festa em Honra a Nossa Senhora do Amparo, padroeira da sede municipal, por isso dá o nome a Paróquia.
No sábado a novena reuniu mais de mil pessoas, que lotaram a Igreja Matriz e depois o Salão Paroquial, onde foram vendidas 330 galinhas assadas com rosca, tendo o baile terminado somente às 3h30mim da manhã.
No domingo mais uma vez um grande número de fiéis compareceu a Festa. As festeiras empunhando as bandeiras foram buscadas na sede do Clube de Mães Paz e amor pela Banda Carlos Gomes de Morro Azul, até a porta da Igreja Matriz onde foram recebidas pelos Padres Roberto e Adalberto. No meio da missa houve uma procissão com a imagem da Santa pelo centro do Município, no retorno todos foram recebidos na igreja com pétalas de rosas. Ao meio dia cerca de 400 pessoal almoçaram no Salão da Paróquia.
Outra particularidade da festa é que todas as festeiras eram viúvas, que fizeram uma festa histórica. Foram elas: Ana Gulilhermina Hahn Magnus, Maria de Lourdes da Luz, Maria Justo Lumertz, Ana Tereza Evaldt, Danina Behenck, Edith Raupp Monteiro, Eliza Behenck Cardoso, Erna Maria Magnus Mengue, Eugênia Dimer Biasi, Ivana Oliveira Selau, Judy Oliveira Magnus, Luci Gründer, Lurde Evaldt Justo, Margarete Lumertz Justo, Maria de Fatima Lumertz Lentz, Maria de Lourdes da Luz Oliveira, Maria Machado Raupp, Maria Virginia Schwanck, Marize Justo dos Santos, Marta Luiza Leffa, Martinha de Oliveira Magnus, Natalina Bock Leffa, Teodora Brandina Lumertz, Terezinha Schwanck Lumertz, Zilma Hertzog e Marcelina Justo Mengue.

Câmara Dom Pedro de Alcântara
O Vereador Gilmar Francisco Santos Evaldt ‘’Gil” solicitou ao executivo que na medida do possível sejam ainda feitas algumas ornamentações natalinas no município. Pois nesta época, as crianças ficam ansiosas e atentas à esta data que não se deve passar em branco. Em seu pedido de providências de Nº 78/2009, diz que muitos arranjos natalinos podem ser feitos com valores irrisórios.
Assistente Social na Tribuna
A Assistente Social de Dom Pedro de Alcântara Gabriela Colombo usou a tribuna nesta última terça –feira para explanar assuntos relacionados à entrega de telhas enviadas pela Defesa Civil do RS.
Em Dom Pedro de Alcântara, muitas casas foram destelhadas, a Defesa Civil enviou 900 telhas ao município. A Ação Social já atendeu pelo menos 31 famílias das 160 cadastradas e fez a distribuição de pelo menos 500 telhas aos que estavam com as residências danificadas. O impasse que está havendo no município, é que as pessoas que cobriram suas casas imediatamente estão tentando ressarcimento do material comprado. A Assistência Social está cumprindo com o dever prioritário em atender àquelas pessoas que ainda estão com parte de suas casas descobertas. Outra situação, é que pessoas que não tiveram suas casas atingidas, mas tiveram galpões e garagens também estão querendo material da Defesa Civil para cobrir.
O Presidente da Casa João Batista Mengue perguntou da possibilidade de pessoas terem direito a telhas para fazer a cobertura de galpões e garagens pois se na sobra das mesmas poderá haver um devolução à Defesa Civil. Gabriela respondeu que em primeiro momento, as residências é que deverão ser atendidas, mas que dentro das possibilidades e comprovações em que alguns galpões são de suma importância de renda familiar poderão serem atendidos dentro de ‘’sobras de materiais’’ seguindo um cronograma de acordo com a Defesa Civil. Gabriela lembrou que o material enviado, em primeiro plano não pode ser utilizado em galpões e prédios públicos. Ela também pediu bom senso à população.


Mais uma obra iniciada em Dom Pedro de Alcântara

Começou na última segunda-feira a tão esperada obra de pavimentação da Rua Padre Jorge no município de Dom Pedro de Alcântara. A obra terá uma extensão de 125 metros por 8 metros de largura e com recursos do governo federal através do programa Apoio ao Desenvolvimento Urbano e Social do Ministério das Cidades é orçada em R$ 40.924,70 e irá beneficiar pelo menos 180 famílias próximas à esta rua que é um local de muito movimento devidos acontecimentos de eventos no Salão Paroquial e também nas cerimônias religiosas realizadas na Igreja do município. A conclusão da obra está marcada para o próximo dia 24 de Dezembro onde haverá a chegada do Papai Noel com a distribuição de doces às crianças de Dom Pedro de Alcântara.

Integrantes do Lions do Passo retiram lixo do meio ambiente

No Dia Internacional do Voluntariado, sábado (5/12), o Lions Clube Passo de Torres realizou um Mutirão de Limpeza das Margens do Rio Mampituba. Portando uma faixa com os dizeres “Não jogue lixo no Meio Ambiente. Reduza. Reutilize. Recicle. A natureza agradece!”, as integrantes do clube percorreram a margem do rio, no lado catarinense, da ponte de integração com Torres (RS) até próximo ao farol e encontraram muito lixo largado no meio ambiente.
“É triste ver tanto lixo espalhado em pleno Centro da cidade”, destacou a presidente do Lions Clube Passo de Torres, Maria Vani Xavier Dipe Anga. Ela acrescentou que “Passo de Torres é um município com grande potencial turístico e a comunidade precisa colaborar e não largar lixo no chão, poluindo nossas belezas naturais”. Maria Vani completou dizendo: “se cada um fizer a sua parte e cuidar das proximidades de sua casa ou estabelecimento comercial teremos uma cidade mais limpa e bonita e a certeza de um futuro melhor”.
Em dois pontos da avenida Beira Rio o acúmulo de lixo era tão grande que não foi possível remover. O primeiro ponto localiza-se próximo ao Restaurante Recanto contendo ferro retorcido e enferrujado e grandes redes de pesca descartadas. O outro fica próximo às peixarias, composto por sobras de construção e lixo doméstico. Os dois depósitos irregulares de lixo ocupam espaço que deveria ser de calçada. Assim, os pedestres precisam desviar pela rua para seguir em frente, colocando em risco sua segurança.
Durante o mutirão, as integrantes do Lions Clube encontraram o prefeito em exercício Valmor Pereira de Souza, que elogiou a iniciativa de sensibilizar a sociedade sobre os efeitos do lixo às margens dos recursos hídricos, além de enfatizar a importância da preservação e conservação do meio ambiente. Quanto ao lixo depositado em vias públicas, ele destacou que os infratores serão notificados e multados caso não tomem providências.

Acidente na BR 101 quase vira tragédia envolvendo três veículos, um de Torres

Um acidente na tarde de terça-feira no Km 435,7 no Trevo do Japonês em Sombrio. A carreta de placas IJL 2145 da Transportadora Giovanella carregado com 3 bobinas de aço pesando 15 toneladas cada bateu na traseira do Peugeot 206 de placas DRC 5820 de Torres conduzido por Paulo da Silva. A carreta e o veículo trafegavam na direção de Sombrio quando ao chegar no trevo, o Peugeot reduziu a velocidade para fazer o contorno e a carreta não conseguindo segurar no freio colidiu contra o Peugeot, fazendo com que o mesmo virasse em sentido contrário batendo no caminhão. A carreta, conduzida por Imério Luiz Grasel ficou totalmente atravessada na pista. Um outro terceiro veículo, o caminhão de placas MDZ 4255 de Criciúma que estava em sentido contrário colidiu na parte traseira da carreta. Para evitar um choque ainda maior, o motorista Marcos Aguiar tirou o caminhão bruscamente parando na pista lateral que se encontra em obra de duplicação.
Segundo o motorista do Peugeot, Ronaldo da Silva Eugenio, trafegava normalmente com caroneiro Clenir e ao chegar no retorno, sentiu o seu veículo andar muito mais rápido que o normal até perceber o rodopiar e ver de frente toda a parte da carreta em sua frente. O acidente, só não foi fatal porque além da freada da carreta a mesma atingiu os blocos que dividem a pista. Ronaldo acredita que pelas marcas de freada da carreta na pista oposta, a mesma tentou ultrapassagem forçada tendo que voltar à sua pista bruscamente.