sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Edição 100

Leia se Quiser...
- Tenho percebido que a gripe ‘‘A’’ aterrisou na região, por enquanto em número menor, do que aqueles que se comentam pelas esquinas, ou as informações estão sendo ocultadas, mas como não há resultados oficiais como o da morte da jovem, Graziela, temos que exigir das autoridades competentes mais do que informações, atendimento e agilidade.
- Acho que se a campanha é para evitar aglomerações de pessoas, porque continuam os bailões, porque continuam as Lan-Houses lotadas de crianças se as aulas que seria mais interessantes estão supensas? Parece que nada adianta, se as secretarias de saúdes de todos os municípios não adotarem um método mais eficaz de evitar uma pandemia.
- O Posto bancário do Banrisul em Dom Pedsro de Alcântara, adotou uma preveção, apenas 2 pessoas por vez, já que o estabelecimento é muito pequeno e não há janelas para uma boa ventilação.
- A Secretaria Regional de Araranguá organizou uma reunião com os gestores públicos para tratar do assunto da gripe A. Estive lá acompanhando, nem mesmo a orgazição acreditou que pudessem ter ido tanta gente interessado no assunto. Plenário lotado, teve gente que teve que ficar do lado de fora, mas mesmo assim acompanhado tudo, inclusive o prefeito de Passo de Torres, Valmor de Souza (PMDB), parabéns prefeito pela sua popularidade e pela sua preocupação com o caso e ter ido buscar informações.


Passo de Torres - Vereador de oposição elogia
O vereador de oposição Emerson kijilin ‘‘Fom’’ do PSDB, esteve fazendo uma vistoria na estrada próximo a Arrozeira Canela junto à BR 101 e constatou que a mesma fora patrolada conforme ele havia solicitado em uma sessão na câmara. Fom fez sinal de positivo e agradeceu o prefeito Valmor de Souza (PMDB) por ter atendido o seu pedido.


CONFIRMADO
Gripe A/H1, Linhagem suina mata jovem Torrense


NORTESUL ENTREVISTA A FAMÍLIA DA JOVEM GRAZIELA E RELATA TODA A TRAJETÓRIA ANTES DO ÓBITO OCASIONADO PELA GRIPE A/H1

Após a entrevista coletiva com o Secretário de Saúde de Torres, Valmir Alexandre Daitx ‘’Pardal’’, a reportagem do Jornal Nortesul se dirigiu imediatamente à casa da família da jovem Graziela que teve o óbito confirmado pela Gripe A H1N1. Nossa intenção foi procurar detalhes de como a jovem estava se sentindo antes de ficar baixada no Hospital Nossa Senhora das Graças em Torres e esclarecer à população o que até então estava apenas em ‘‘boatos’’ e conversas em esquinas.

Família da jovem que faleceu em conseqüência da Gripe A/H1, diz que se houvesse um atendimento com mais atenção à gravidade ou mesmo uma UTI Neo-Natal em Torres, não teria acontecido o pior.
Segundo a mãe da jovem, Srª. Maria Cenar de Oliveira Selau, Graziela, precisou ir até a UTI Neo Natal na cidade de Esteio, devido a falta deste no Hospital de Torres, pois Graziela apresentava pressão alta e com riscos na gravidez. No dia 14 de Julho por volta das dezoito horas numa quarta-feira, a jovem deu à luz a um menino de 36 semanas e 5 dias. Na sexta (17/7) Graziela deu alta da UTI por volta do meio-dia e deixou seu bêbe Éric recém nascido para tratamentos até porque foi um nascimento prematuro. Graziela saiu do hospital por não haver alojamento e retornou para Torres com uma ambulância da Secretaria da Saúde Municipal que havia ido até Caxias do Sul. Segundo a mãe da jovem, no caminho ela já sentiu febre e muito frio, queixando-se para sua mãe que a deu um comprimido (Paracetamol) para amenizar a febre. Na ambulância, estavam Graziela, sua mãe e mais um rapaz, a enfermeira acompanhava junto ao motorista. Segundo Dona Maria, ele não achou necessário procedimentos da enfermeira que os acompanhava e por isso não a chamou, mas confirmou que a jovem Graziela sentia muito frio desde a hora que embarcou no veículo.
Ao chegar em Torres, Graziela tomou café e jantou, mas com grande sentimento de depressão por ter deixado seu filho longe. No sábado (18/7) na parte da tarde, Graziela teve febre novamente e foi medicada com medicamento paracetamol indicados pelo médico da UTI Neo Natal de onde a jovem havia tido alta. Na madrugada Domingo para Segunda, a jovem, sentia muito frio e tossia muito, quando sua mãe chamou pelos bombeiros para encaminhá-la ao hospital de Torres, o que aconteceu com o acompanhamento de seu esposo e de sua mãe. O médico que se encontrava de plantão na emergência solicitou de imediato um raio-x do pulmão da jovem e constatou infecções pulmonares e por isso receitou Despacilina injetável de 12 em 12 horas e a liberou. Embora, Graziela não estivesse bem, na terça-feira, a jovem foi novamente à Esteio junto com seu esposo o que poderia ser a primeira e única vez que pegaria o seu filho Eric no colo. De volta à Torres, Graziela estava muito abatida reclamando de cansaço e dores pelo corpo, pois na 5ª feira (23/7) deveria voltar à Esteio para levar leite ao bêbe. Mas neste dia quando a jovem Graziela se preparava para sair cedo, sofreu um desmaio no banheiro, seu esposo já havia saído para o trabalho, mas seu irmão fora acionado para levá-la novamente ao hospital de Torres, enquanto sua mãe foi à Esteio em seu lugar para assistir à criança. Graziela foi atendida novamente pelo plantão, ganhou uma injeção de Despacilina e foi liberada. À tarde, não teve outra maneira senão levá-la mais uma vez quando ficou internada. Sua mãe lhe fez uma visita à noite e a jovem reclamava de muito cansaço enquanto tomava soro, Dona Maria Cenar até comentou para uma enfermeira que suspeitava da Gripe A, também relatou todo o trajeto da jovem desde o dia que deu à luz ao bêbe e que no hospital de Esteio uma criança teve óbito pelo vírus. Após uma conversa com a mãe, foi resolvido fazer um exame mais minucioso do caso, já que a jovem apresentava muita tosse e falta de ar. Nesse mesmo dia, a jovem baixou a UTI e uma equipe de enfermeiros lhes disse que por causa da suspeita Graziela deveria ficar isolada e a partir daquele momento iria ser aplicado o medicamento Tamiflu, mas foi afirmado à mãe da jovem que desde o primeiro dia (17/07) o que certamente não poderia estar acontecendo, pois pelo receituário, as injeções aplicadas eram a Despacilina 400mg (documentos analisados e confirmados pelo Nortesul). O material, foi coletado e enviado ao Laboratório Central em Porto Alegre que enviou o material a um Laboratório do Rio de Janeiro. A jovem, teve óbito no dia 3 de Agosto as 10:20 da manhã no hospital pelas seguintes razões: dissociação eletromecânica, insuficiência renal e respiratória aguda, síndrome do desconforto respiratório e pneumonia nosocomial.
No dia 10 de Agosto, o resultado chegou em Torres e mobilizou toda a área de Saúde do município e hospitalar. Uma cópia, foi levada até a família de Graziela que da qual o Jornal Nortesul teve acesso ao resultado geral do exame que dizia o seguinte: INFLUENZA A/H1, LINHAGEM SUÍNO, foi o resultado final do exame, confirmando-se assim a primeira morte na região pela nova gripe. Lembrando, que a certidão de óbito da jovem Graziela de Oliveira Selau teve que ser trocado devido o resultado dos exames.


Secretário de Saúde em entrevista coletiva
Com a chegado do resultado oficial do exame do material coletado da jovem que foi contaminada pelo vírus da Gripe AH1, o Secretário de Saúde de Torres, Valmir Daitx "Pardal’’, em caráter de urgência comunicou à todos os órgãos de imprensa da região para uma entrevista coletiva na última segunda-feira e esclarecer à população através de transparência e sim concordar com o fato acontecido de que a gripe suína chegou na região e tirou a vida da jovem. Segundo ele, a chegada do resultado ocorreu pela manhã e tão logo uma equipe de enfermeiros foram até a família para notificar e entregar uma cópia do resultado emitido pelo Laboratório de Vírus Respiratório e do Sarampo do Estado do Rio de Janeiro.
Seguindo os protocolos, a Secretaria da Saúde tomou como meta em ampliar os atendimentos e consultas feita por uma equipe médica. Segundo o Secretário, disse que a jovem havia sido medicada com Tamiflu, mas foi internada devido à uma pneumonia.
No decorrer da coletiva, foram feitas várias perguntas e respondidas ao vivo e transmitidas pelas Rádios Maristela AM e Cultural FM que cobrem a região da Grande Torres.
A reportagem do Nortesul não fez perguntas ao secretário, mas percebeu a grande preocupação do que acontecer se algo não for feito com mais rigor e assistência ao povo que procurar o posto de saúde e hospital de Torres. Pediu que toda as pessoas que apresentarem suspeita de gripe procurem o posto de saúde com urgência para serem atendidas.



Beto Carrero World homenageia Rei do Pop em eventos noturnos

Até o final do mês, entre quinta-feira e domingo, o maior parque temático da América Latina será o único do país a promover o evento Thriller Nights, em uma área especialmente preparada para quem tem o coração forte e está pronto para viver momentos inesquecíveis durante a noite, entre 19h30 e 21h30.
Serão quase 100 artistas e um aparato de luz e som que servirá de fundo para um espetáculo único no país de sósias de Michael Jackson, músicos e dançarinos interpretando momentos da história do artista mais influente de todos os tempos através de seus maiores sucessos. Ao todo serão cinco cenários dispostos na área em que também funcionarão as atrações mais radicais do Beto Carrero World – FireWhip, Star Mountain, Free Fall – A Torre do Terror, Castelo do Terror e Trem Fantasma.
Durante os momentos de suspense, o parque vai oferecer ao público a possibilidade de aprender os passos de Michael com coreógrafos e artistas. Os visitantes também poderão adquirir uma maquiagem especial para incorporar definitivamente o espírito dessas noites sombrias. Os passaportes durante todo o mês de agosto voltam ao valor promocional e o Thriller Nights não tem qualquer custo adicional aos visitantes.