quinta-feira, 24 de julho de 2008

EDIÇÃO 48 - 25 DE JULHO DE 2008










COLUNA: LEIA...SE...QUISER
- POLÍTICA EM TORRES:- Quando o “Oba-Oba” é demais, nem os “eleitores” desconfiam, estou falando daquele dia quando ocorreram as convenções do PMDB e PSDB e em seguida todos “abraçados” e unidos. Na verdade, eu gosto, adoro a política, mas não venham me dizer que o dinheiro não é o maior cúmplice de desuniões entre qualquer pessoa, principalmente na política. Se euestiver errado, que me enfrentem e digam que estou redondamente errado.
CONTRA A LEI “POLICIAL” - No Passo de Torres, tem um fato inusitado: Um cidadão do alto escalão da política municipal, está usando um veículo para fazer campanha. O fato, não é só isso, acontece, que o veículo está com mais de 5 mil reais de dívidas com o estado do RS, ou seja desde 2003 incluindo 2008, sem pagar impostos. O veículo, de placas GVR 3115, de propriedade de M.S.J, foi emprestado ao político municipal. Essas informações, fui atrás, até porque o veículo a praticamente 2 anos estava em uma garagem, além disso, é um Leasing e provavelmente deverá estar “atolado” em dívidas com o banco. Gostaria que a PM do Passo averiguasse a veracidade deste fato em relação ao licenciamento sem fazer vistas grossas ao condutor “surpresa”.
- A inauguração do Comitê da coligação “Um Novo Tempo” no Passo de Torres, foi um sucesso, até mesmo as maiores lideranças do PP, PSDB e DEM, não acreditaram em ver tantas “caras” estranhas nesse dia. O mais importante é que foi cumprido as normas eleitorais sem nenhum tipo de “carreteiro”, somente um “chá-fézinho” magrinho sem direito a “bolachinha”.
A VERDADE “DÓI”-Ouvi, dizer que o PDT do Passo já falou em processar o Jornal Nortesul por dizer aqui que o líder de bancada Vereador Paulo Cordeiro, não estava apoiando a coligação da atual administração e sim apoiando a oposição. Se for assim então, vamos ter que construir um fórum no Passo de Torres, porque o que tem de irregularidades e motivos para processar uns aos outros, é uma barbaridade. Se for procedente o fato para processo, então vou aguardar o PDT de Dom Pedro também, onde o ex-prefeito Adilson Maia Dimer não apoia a coligação em que está e apoia a oposição. Que sejam bem-vindos os processos.
- Quero deixar aqui uma dica aos candidatos à vereadores e a prefeito do Passo de Torres, parem de falar em “processos” contra jornal, cuidem de seus projetos, mostrem suas idéias à população para ganhar crédito nas urnas. Não deixem “furo” com corrupção, compra de votos, cargos oferecidos se eleitos forem. Só assim, não teremos assuntos que possam ferir-lhes à sua imagem. Concordo sim, com o candidato que está sendo prejudicado por erros de outros. Principalmente os beneficiados pela máquina pública.
PREFEITO CONDENADO POR CRIME ELEITORAL
A justiça Eleitoral comarca de Torres, julgou parcialmente procedente no último dia 16 de julho, o pedido de representação contra o atual prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Márcio Dimer Biasi. O mesmo foi condenado a pagar uma multa de R$ 25.000,00 por incurso nas disposições dos artigos 73 par. 10 da Lei 9504/97.
Na representação o prefeito Biasi conduziu uma síntese de quatro fatos que segundo a inicial configuram condutas vedadas e agentes públicos em clima de eleição:
- Utilização de máquinas de propriedade pública para interesses particulares
- Transporte de eleitorespara transferências de domicílio eleitoral com veículo de propriedade da administração municipal.
- Distribuição gratuíta de valores a times de futebol.
- Uso da máquina da Força Tarefa do estado em serviços particulares. Assim, foi postulado que fosse cassado o diploma do prefeito, aplicação de multa e a cassação da candidatura à reeleição. Nove testemunhas e um informante foram ouvidos pela justiça eleitoral.
IMPUGNAÇÃO DE CANDIDATO
- O candidato a reeleição a vereador Marcelo de Oliveira Raupp “Casquinha” do DEM, teve a sua candidatura impugnada por desincompatibilização, por não ter pedido licença em tempo hábil do cargo de Fiscal de Tributos do município para concorrer ao cargo eletivo.
A prova apresentada à justiça eleitoral, foi uma foto do livro ponto onde consta a data do impugnado exercendo suas atividades.
O Livro Ponto, teve as escritas adulteradas grosseiramente com corretivos. Para a comprovação do fato, houve uma busca e apreensão do livro ponto. Além disso, não houve prestação de contas da eleição passada. O impugnado, faz parte da coligação DEM, PTB e PSDB de Dom Pedro de Alcântara.

PMDB, PSB E PT SE REUNEM EM DOM PEDRO DE ALC.


A reunião da coligação “Todos por Dom Pedro” formada pelo PMDB, PT e PSB, aconteceu na última Terça-feira a partir das 20:00 no Rancho Gaúcha na Colônia São Pedro. A princípio, era somente para os candidatos da coligação, mas a surpresa maior foi a presença de quase 100 pessoas que apareceram e ouviram do Presidente do PMDB João Batista Mengue e do assessor Jurídico Dr. Giovani, as estratégias para se fazer uma boa campanha sem infringir as Leis Eleitorais. Nesta reunião, não houve nenhum tipo de comes e bebes, conforme a Lei.

Os assuntos e dúvidas mais abordados, foram:- o uso do número do CNPJ de cada candidato em notas e recibos emitidos.- os gastos de cada candidato que devem ser tudo registrado conforme a Lei Eleitoral.- abusos contra a outra coligação- Pinturas, não exceder a metragem por lei que é de 4 metros quadrados.- foguetórios e reuniões com comes e bebes, o que a Lei Eleitoral não permite.
Esses e outros ítens foram abordados e discutidos para deixar todos os candidatos, filiados e simpatizantes partidários sem dúvidas nenhuma do que “pode” e o que não pode nesta época de campanha.

O Presidente do PMDB, Batista, elogiou as mulheres da coligação que tiveram uma produtiva e proveitosa reunião recentemente. A ala feminina da coligação mostrou interesse em se empenhar para mudar o quadro político no município. Batista, lembrou que todos deverão se enganjar na campanha mas tudo dentro da lei. Nesta reunião, foi também apresentado o grupo de coordenação de campanha que estarão na linha de frente: Luciano, Giovani, Sandro, Batista, Elton, e Braulio.
Foto/reportagem: Valmoci de Souza

Educação Ambiental em Dom Pedro de Alcântara

A Ascar-Emater/RS realizou trabalho junto aos alunos da 4ª série da Escola Municipal Profª Luzia Rodrigues, com apoio da Profª Aline Borba Gonçalves Lumertz e da estagiária Mariane Mengue Webber. O tema foi Educação Ambiental, com enfoque no destino correto de resíduos, definindo o que realmente é lixo e o que podemos reutilizar. Ao final dos trabalhos, as crianças construíram a “Arvore da Biodiversidade”, em um cartaz, conforme foto ao lado.


JORNAL NORTESUL ENTREVISTA FORAGIDO NO XILINDRÓ
A Polícia Militar do passo de Torres, prendeu nesta quarta-feira na Rua Boa Esperança bairro Alto Feliz Roberto de Morais Francisco, “Beto”, 26 anos, mas segundo ele em nossa entrevista gravada, nas cadeias por onde passa, seu apelido é “Pocotó” que quer dizer presidiário boa pinta.Confirmado por ele mesmo, Pocotó é foragido do presídio de Palhoça onde cumpria pena em regime fechado. Pocotó, foi preso em Araranguá, após cometer dois assassinatos, 2 incêndios em residências após rouba-las, e assalto a mão armada. Em Arroio do Silva ele disse ter matado um homem com 7 tiros, sendo que o último tiro disparado, foi só para confirmar se estava bem morto.Segundo o delinquente, ele estava aqui na região por pelo menos um ano trabalhando sem ser sem ser reconhecido. “Nesta noite, fui até a casa de um amigo chamado “Shereco” no Bairro Progresso quando a Polícia Militar por alguma denúncia fez uma batida lá e me entreguei dizendo que eu era foragido do presídio da palhoça, aí caiu a casa”. A Polícia Militar informou que por denúncias, já estava ao encalço de Pocotó na mesma noite. Perguntamos à ele se ele tinha família, ele respondeu: “Não tem ninguém por mim, perdi minha mãe e o pai, agora tô tentando fazer minha vida, mas a justiça não quer me “sortá”.