sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Edição 74

LEIA SE QUISER...

Câmara do Passo de Torres
- No uso de seu tempo, o Vereador Emerson Kijillin (Fon) do PSDB, relatou que foi procurar uma cópia do edital do processo seletivo da saúde diretamente com a Secretária Maria Aparecida e a mesma o informou que a única cópia estaria anexada em um quadro mural. O Vereador, foi a procura e nada encontrou ficando sem nenhuma informação para apresentar ao povo e aos colegas vereadores na sessão da última terça-feira.- Bom, se é assim com um vereador que representa o povo imagina um cidadão comum e inteligente que procura saber o que acontece nos bastidores da administração?- Para compensar, disse ter sido atendido com maior respeito e atenção pela Secretária da Educação Josandra, quando se tratou de saber da verba destinada à compra de ônibus escolar.
- O Vereador José Edson “Filho” (PSDB) falou sobre a situação de certas ruas sem condições no bairro Alto feliz enquanto isso lotes particulares atrás do campo de futebol estão sendo aterrados com saibros vindos de Santa Rosa que é de propriedade do municipio e que foi comprado para a melhoria das estradas e não atender loteamentos particulares com uso de máquinas da prefeitura.
- A Ver. Terezinha (PMDB), disse ter conversado com a gerente do Banco Besc de São João do Sul pedindo providências em relação ao atendimento da instituição no Passo de Torres. A vereadora reconheceu ainda que na 3ª reunião do Plano Diretor acontecida recentemente houve pouca participação do povo local. Disse também estar trabalhando para formar reuniões nos bairros tanto na sede do município, como nos lugares mais distantes.
- O Ver. Dorizete (PMDB) leu a Lei Municipal 363 que fala de funcionalismo público. O vereador, líder do governo municipal, pela segunda vez se ofereceu para acompanhar os “problemas” que andam acontecendo relatados pelos colegas vereadores, referindo-se aos lotes que estão sendo aterrados com o uso de máquinas públicas.
- O Ver. Ênio (PSDB) falou que o prefeito do Passo, está sempre do lado do “poderoso” pois pobre prá ele, não tem valor nenhum. Falou do projeto do condomínio na Barra Velha que geraria muito emprego e com o tempo foi abandonado. Pediu aos colegas vereadores que trabalhem para o povo e não somente para o prefeito.
- Para encerrar, terça-feira na Câmara, havia uma senhora fazendo comentários negativos à minha coluna passada, que eu me referia sobre uma Caxiense que foi eleita em Passo de Torres. Pelo que percebi, a Vereadora será bastante útil ao município que deu à ela uma eleição. Parabéns Vereadora Marlene. Quanto à “mulher fofoqueira” do Passo de Torres, “prefiro não comentar”.


Fiscalização age com rigor na beira da praia
A Gerencia de Fiscalização da Prefeitura de Torres, com o apoio da Brigada Militar, apreendeu na última sexta-feira (06/02) 89 peças entre redes e mantas (sem alvará) , 15kg de queijo, 02 caixas de isopor e mais casquinhas (sem procedência). A fiscalização municipal tem trabalho intensamente, a exemplo das temporadas passadas, procurando inibir a comercialização de produtos piratas, como os óculos de sol que são prejudiciais a saúde. Ou ainda alimentos vendidos na beira mar que não possuem procedência, portanto, também prejudiciais a saúde. Também estão na mira dos fiscais os vendedores ambulantes que não possuem alvará.

Torres terá carnaval de rua e em clubes
Os foliões que passarem o carnaval em Torres podem participar da Folia de Rua ou escolher um clube para se divertir, como o Capesca, a SAPT, o Pub da Ilha, o Bora Bora e a Seven. Este é o terceiro ano que acontece o carnaval de rua, com blocos formados pelas empresas locais e que estão abertos também para a participação dos veranistas e turistas. Serão duas noites muito animadas, 21 e 23 de fevereiro, com dois trios elétricos e vários carros de som divulgando a trilha sonora de carnaval selecionada e transmitida pela rádio Atlântico Sul FM. Para a grande festa de rua, 40 blocos estão confirmados e uma escola de samba, a Unidos pelo Canto, de Torres.
A concentração dos foliões será às 23h na Avenida Barão do Rio Branco, em frente ao Posto Potencial, próximo à sinaleira da Avenida do Riacho. A saída será às 24h, com os blocos percorrendo a avenida até a rua José Picoral e, por ela, chegando até a Avenida Beira Mar, na Praia Grande, onde a folia continua até o amanhecer. A promoção da 3ª Folia de Rua é da produtora cultural Cláudia Miranda e do Jornal Sociedade em Evidência e a realização é da Prefeitura de Torres.

VEREADORES TRABALHAM PELA REABERTURA DA COOPESCAN
A manhã da última sexta feira os Vereadores Gimi, Brocca e Professora Lú, acompanhados de pescadores, estiveram na 3ª Promotoria, com o Promotor Vinicius de Melo Lima, numa reunião para viabilizar a abertura da Coopesca, fechada a mais de um ano. Os vereadores solicitaram a intervenção da Promotoria com o objetivo de sanar os problemas surgidos da má aplicação dos recursos, e possibilitar que os pescadores retornem à sua atividade produtiva, já que são mais de cem as famílias associadas. O Promotor se colocou à disposição dos pescadores e dos vereadores, comprometendo-se a providenciar audiência com o executivo, EMATER, câmara e pescadores a fim de solucionar este problema.

Garota Verão recebe inscrições
Garotas interessadas em participar da etapa de Torres do Concurso Garota Verão RBS TV podem fazer sua inscrição até pouco antes do início da seletiva que acontecerá no sábado de 14 de fevereiro, a partir das 16h, em passarela montada na Praia Grande. No evento será escolhida a mais bela representante do verão das praias de Torres, Itapeva e Estrela do Mar. Até sexta as inscrições podem ser feitas na Secretaria Municipal de Turismo, localizada no prédio da Prefeitura.
Poderão participar desse concurso de beleza candidatas de 14 a 18 anos de idade, somente solteiras, devendo ter 14 anos completos até o dia da eleição em sua cidade ou praia e, no máximo, 18 anos até o dia 5/3/2009. Cada cidade ou praia poderá eleger somente uma candidata representante a Garota Verão, sem a escolha de princesas. O Garota Verão é um concurso tradicional promovido pela RBS TV. No Rio Grande do Sul, existe desde 1983. A seletiva de Torres, Itapeva e Estrela do Mar tem o apoio da Prefeitura de Torres.

Tem surf profissional neste fim de semana em Torres
Os melhores surfistas profissionais do Brasil estarão na praia dos Molhes de Torres neste final de semana (14 e 15/2) para a disputa da segunda etapa do Oakley/Planeta Surf Pro Tour 2009, que vale como terceira etapa do Brasil Tour e segunda do Gaúcho Profissional. Ao todo estão em jogo R$ 20 mil de premiação, 500 pontos no ranking do circuito ABRASP Brasil Tour, além de mais 2.000 pontos para o Gaúcho Profissional. Está programada uma série de promoções para o público que prestigiar as disputas do Oakley/Planeta Surf Pro Tour 2009. Em Torres serão distribuídos diversos brindes do Banrisul e garrafas de i9 Hidrotonico, além de outras ações promocionais.
Dentro das disputas do Oakley/Planeta Surf Pro Tour acontecerá uma disputa paralela, a do i9 Hidrotonico Air Show, que premiará com uma prancha e diversas garrafas da bebida o atleta que realizar a manobra mais radical e inovadora. Na primeira etapa, disputada em Imbé, Felipe Kita Martins sagrou-se o vencedor com um belíssimo aéreo de tirar o fôlego do público na beira da praia.O Oakley/Planeta Surf Pro Tour 2009 é apresentado pelo Banrisul e Fundergs; conta com o patrocínio máster da Prefeitura de Torres, Oakley e Planeta Surf; o patrocínio é do i9 Hidrotonico; o apoio da Associoação dos Surfistas de Torres (AST), Bora-Bora, Governo do Estado do Rio Grande do Sul; a realização é da Espírito Radical, com a supervisão da ABRASP e da Federação Gaúcha de Surf.

Cruzamento entre Estrada do Mar e Avenida Castelo Branco ganha semáforo
Uma grande luta da comunidade torrense se tornou realidade no último domingo (8/2). Trata-se da instalação de um sistema de controle de tráfego no cruzamento entre a Avenida Castelo Branco e a Estrada do Mar. As sinaleiras, instaladas pelo Departamento Autônomo de Estradas e Rodagem (Daer), realizam o controle do tráfego dos carros que chegam e saem da cidade. Conforme o vice-prefeito, Valmir "Pardal" Daitx Alexandre o sistema promove a segurança no trânsito, em um trecho, conhecido na cidade pelo grande fluxo de veículos e diversos acidentes de trânsito, inclusive com vítimas fatais. "Os semáforos reduzirão acidentes e evitarão que vidas sejam ceifadas", ressalta.
A instalação do sistema ocorreu duas semanas após a visita do vice-prefeito, do secretário de Desenvolvimento e Gestão, João Alexandre Negrine e do vereador, José Ivan Pereira, ao Daer. Na ocasião eles ressaltaram ao engenheiro do Daer, Rui Barbosa Santos Paim, a necessidade de providências urgentes quanto ao ordenamento do trânsito no cruzamento entre as duas vias. Na segunda-feira (9/2) vice-prefeito e secretário visitaram o local e encontraram uma equipe de trabalho do Daer realizando a pintura da faixa, instalação de placas de sinalização e colocação de redutores de velocidade próximos às sinaleiras. De acordo com o vice-prefeito o semáforo ajudará na prevenção de acidentes, relacionados principalmente ao controle do excesso de velocidade. No entanto, ele faz um alerta. "É importante que os motoristas respeitem a sinalização e não excedam o limite de velocidade. Todos devem fazer sua parte na promoção da segurança do trânsito", salienta.

Secretário de Agricultura de Dom Pedro coloca a casa em ordem
Apesar do parque de máquinas da Secretaria da Agricultura ter sido encontrado pela atual administração com urgentes necessidades de reparos e também pelo fato de que os agricultores estarem com serviços em defasagem desde outubro do ano passado, o secretário da Agricultura, senhor Altemir Hahn Schardosim, já pôs em funcionamento dois tratores que estão em constantes trabalhos na preparação de solos, sendo realizado no mês de janeiro, 30 requerimentos desse tipo de serviço, com o objetivo de auxiliar no plantio e facilitar constantemente os trabalhos dos agricultores de Dom Pedro de Alcântara. Outra importante máquina que a secretaria dispõe é a Retroescavadeira, ao qual após a revisão que está sendo realizada, será posta nos trabalhos de limpeza de sistemas de drenagem, limpeza e abertura de açudes, abertura e conservação de estradas agrícolas, ou seja, realizando as necessidades básicas que os agricultores precisam. Segundo o secretário Altemir, o “Timi”, logo todas as máquinas estarão em funcionamento e poderá ser posta à disposição dos agricultores, “quero ver os agricultores deste município felizes e orgulhosos de serem agricultores” afirmou ele.

PT Comandou a prefeitura em Dom Pedro
O vice-prefeito de Dom Pedro Celírio Justo Schwanck (PT) assumiu nesta semana o comando da prefeitura enquanto o prefeito Telmo Dimer estivesse em Brasília na reunião com o Presidente Lula. Celírio atendeu ao público e tomou algumas decisões em questões de trabalhos nas secretarias.O Petista Celírio em entrevista exclusiva ao Nortesul lembrou com pesar em nome do partido, a morte do deputado Federal e companheiro de partido Adão Preto ocorrida no último dia 5 de fevereiro. Celírio, disse que o Deputado deixará muita saudades, não só ao PT, mas para o município de Dom Pedro, pois vinha seguido à região. Ajudou muito os pequenos agricultores Dom Pedrenses a terem convênio junto ao Governo Federal, adquiriu máquinários e contribuiu na aquisição de um gabinete dentário completo através de emendas parlamentares na administração municipal passada. Recentemente, o Deputado havia encaminhado uma emenda no valor de 100 mil reais para a administração Telmo-Celírio. Com o seu falecimento, ficará mais difícil esta emenda se concretizar, mas não será impossível. Celírio já entrou em contato com os Assessores do petista falecido para não deixar a emenda cair no esquecimento.

Secretário da Saúde preocupado
O Secretário da Saúde de Dom Pedro de alcântara Sandro Webber, anda preocupado com as dívidas herdadas da administração passada, bem como a folha de pagamento muito “inchada” devido ao último concurso público realizado. Embora, todos os problemas, há necessidade de um motorista para remoções de pacientes e suprir férias e licenças prêmios de alguns funcionários. Os vereadores de oposição Alfeu, Adenir, Gil, Jeferson e José Lippert reprovaram na última sessão extraordinária a contratação emergencial deste cargo.
As dívidas herdadas da Secretaria da Saúde são:
INSS - 5.271,79
FAPS - 30.495,93
Diárias- 10.500,00
Consórcio Saúde - 6.165,00
Psiquiatria - 480,00
Dimagem - 5.900,00
Telefone e CEEE - 6.500,00
Fisioterapia - 4.000,00


Viagem à Brasília
Na marcha de prefeitos a Brasília, nos dias 10 e 11 de fevereiro, os representantes de Dom Pedro de Alcântara, Vereadores João Batista Mengue e Luciano Raupp, juntamente com o Advogado do Município, Giovani Trajano, e o Presidente da Juventude Estadual do PMDB, Gabriel Souza, estiveram reunidos no gabinete do Deputado Eliseu Padilha para reivindicar recursos para a cidade do Litoral Norte.Dois pontos principais de solicitação foram a destinação de emendas junto ao orçamento geral da União para a construção de uma Escola de Educação Infantil (Creche) e a aquisição de Máquinas e Equipamentos para a Agricultura.No encontro o Deputado Padilha disse que não medirá esforços para atender aos pedidos, porque tem um carinho especial por Dom Pedro, assim como uma amizade pessoal com o Prefeito Telmo Dimer, o qual estava no momento desta audiência reunido com os demais prefeitos e o presidente Lula.

Vereadores adiam votação no projeto de contratações emergenciais.
Segundo o prefeito Edson uma das metas destes primeiros 30 dias de governo da Administração 2009-2012 foi estabelecer uma “organização da casa” de tal forma que os serviços básicos oferecidos pelo poder público municipal ficassem garantidos e até ampliados, conforme compromisso assumido com a população durante a ultima eleição.
Dentre as demandas, algumas preocupações se destacaram em secretarias que prestam um serviço mais direto ao público tais como: saúde, educação, agricultura e obras.
Foi elaborado um projeto de lei prevendo a contratação de um quadro de funcionários para estas secretarias, suprindo basicamente os contratos encerrados, ainda na administração anterior, e em substituição aos funcionários que solicitaram demissão de seus cargos.
Compõem o quadro de contratações: médicos, dentista, técnicos em enfermagem, coordenador do projeto de vetores e zoonoses, professores, secretário de escola, motoristas, operadores de máquina e eletricista.Prefeito, vice e secretários, a pedido dos vereadores, estiveram na câmara explicando cada uma das contratações.
Apesar disso, o poder legislativo, optou em por adiar a votação do projeto, comprometendo-se em analisá-lo e votá-lo até a última sessão do mês de fevereiro, que ocorrerá na quarta-feira depois do carnaval. Desta forma, a contratação deste quadro de funcionários, se aprovado o projeto, ficará disponível somente a partir do mês de março.Diante disto, apesar da não possibilidade de contratação imediata no quadro de servidores – o que garantiria o bom andamento dos serviços, a Administração se compromete em não medir esforços para que a população possa ser atendida em suas reivindicações, assim como todo o empenho será feito para que as aulas nas Escolas Municipais e na Creche Abelhinha, bem como o transporte de estudantes possa ter seu início dentro do tempo inicialmente previsto.


Deputado Alceu Moreira em Dom Pedro de Alcântara
O Deputado Estadual e ex-presidente da Assembléia Gaúcha Alceu Moreira (PMDB) esteve em recente visita ao executivo de Dom Pedro.Alceu, passou algumas coordenadas dizendo que para um bom governo, “é preciso dar atenção as pessoas e haver planejamento antes de agir para não dar problemas no futuro e ainda, na administração pública, deve haver critérios que sirvam à todos”. Alceu, vê muita expectativa no governo Telmo-Celírio, e por isso disse que seu gabinete será uma extensão da Prefeitura de Dom Pedro.

Prefeito assina convênio do Projovem Trabalhador em Brasília
200 jovens beneficados com cursos e bolsa-auxilio de R$ 600,00O prefeito João Alberto assinou 4ª feira (11) em Brasília convênio entre a Prefeitura de Torres e o Ministério do Trabalho para o programa "Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã", através do qual o município de Torres receberá recursos de R$ 330 mil para qualificar a mão-de-obra de 200 jovens moradores do município. Eles participarão cursos e treinamentos de qualificação profissional e uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600,00 cada. O programa beneficia jovens desempregados na faixa dos 18 aos 29 anos. Durante seis meses eles receberão cursos e treinamentos nas áreas de Informática, Administração, Desenho Técnico (moveleiro e confecção), Alimentação e Artesanato. A Prefeitura dará divulgação sobre como e onde inscrever-se.
O convênio foi firmado no gabinete do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, e teve a participação do senador Sérgio Zambiasi. Parte dos recursos já estão depositados na conta bancária da Prefeitura de Torres e a outra parcela será remetida em breve. Para os próximos 4 anos (2009 - 2012) a meta do prefeito João Alberto é captar R$ 40 milhões.

Agente afastado será investigado após fuga do Cadeião de Florianópolis
Uma sindicância foi aberta para apurar ação de funcionáriosA Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania de Santa Catarina abriu sindicância nesta segunda-feira para apurar a ação dos funcionários da Central de Triagem de Florianópolis na fuga de 70 presos no domingo.
— Um dos agentes que cometeu a falha no procedimento foi colocado à disposição de outra unidade. O outro nem deveria estar trabalhando no dia da fuga, porque trocou com um colega, e estamos avaliando o caso. Mas ambos responderão a uma sindicância — informou o supervisor da Central de Triagem, Luciano da Silva. Na madrugada desta segunda-feira, agentes do Departamento de Administração Prisional (Deap) fizeram uma revista nas celas da Central de Triagem, também conhecida como "Cadeião do Estreito". Eles recolheram roupas, televisores, rádios, ventiladores e objetos pessoais. No momento da fuga, havia 133 presos num espaço projetado para 80 pessoas.
— Os presos ficarão sem os objetos durante uma semana e as visitas foram suspensas — disse o supervisor. Ainda não existe uma área disponível Uma ação civil pública de 2007 movida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MP/SC) prevê a transferência da Central de Triagem até o final de abril. De acordo com o promotor de Justiça Alexandre Herculano Abreu, caso o prazo não seja cumprido, o MP deverá solicitar aplicação de multa diária de R$ 10 mil ao governo. Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, ainda não existe um espaço disponível. Ele acredita que a solução pode vir de São José.
— Já tivemos um encontro com o prefeito Djalma Berger que mostrou vontade de resolver o problema. Estamos em conversação para encontrar a melhor solução para a sociedade. O prefeito Djalma Berger afirmou que não gostaria de ter uma unidade prisional em São José, mas admitiu a necessidade de um local adequado para os criminosos do município.

Material supostamente radioativo é encontrado em Santa Catarina
Cápsulas identificadas como "césio 500" estão em uma sala do Hospital São José.Parte de um hospital foi interditada na noite de terça-feira em Bocaina do Sul, no Planalto Serrano em Santa Catarina, depois que duas cápsulas identificadas como "césio 500" foram encontradas no interior da instituição. O material, supostamente radioativo, está em uma sala onde os corpos de pacientes que morreram aguardam a retirada pelo Instituto Médico Legal (IML) ou funerárias.A Defesa Civil de Santa Catarina isolou a área num raio de 100 metros do Hospital São José, no Centro da cidade.
De acordo com o major Márcio Luis Alves, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) foi acionada para orientar os procedimentos de identificação e remoção das cápsulas, que segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros do município, estão intactas, no interior de uma caixa de madeira.
— Aguardamos as orientações do Cnen, órgão responsável pelo controle e remoção de materiais radioativos — adianta o coordenador da Defesa Civil, que espera a confirmação da vinda de técnicos do Rio de Janeiro para Santa Catarina ainda nesta quarta-feira.
— Há indícios de que havia um aparelho de raio-x na casa de saúde, que utilizava césio e hoje está desativado. Isto leva-nos a crer que possa ser um objeto radioativo. Em condições normais, o césio não oferece risco, mas o contato sem proteção pode causar um desastre. Adotamos este procedimento, de isolar a área e aguardar a chegada dos especialistas, como precaução — ressaltou o major. As cápsulas de césio eram utilizadas nos modelos antigos de aparelhos de raio-x. Identificação.
A comissão de energia nuclear mantém um banco de dados com informações da compra e armazenamento de materiais radioativos em todo o país. Durante a quarta-feira, Alves vai manter contato com os técnicos do Cnen no Rio de Janeiro e, com o uso de equipamentos especiais, tentar confirmar a identificação do material encontrado. Há a possibilidade do produto ser removido do local ainda hoje. Ainda pela manhã, uma equipe da Defesa Civil vai até Bocaina do Sul acompanhada de Ernani Rosaluz, do Laboratório de Física Nuclear da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que auxilia na identificação do material.
Césio 137 Em setembro de 1987, dois catadores de sucata foram contaminados com césio 137 depois que tiveram contato com uma capsula radioativa em Goiânia (GO). O material foi retirado de um aparelho abandonado, que era utilizado em radioterapias no Instituto Goiano de Radioterapia (IGR). O equipamento foi desmontado e repassado para pelo menos uma centena de pessoas, que tiveram a saúde afetada pelo material radioativo.

Incêndio atinge escola no Centro de Criciúma
Fogo destruiu parcialmente área de 500 metros quadrados onde funciona creche
Um incêndio destruiu parcialmente uma creche anexa ao colégio estadual Professor Lapagesse, no Centro de Criciúma, no sul do Estado, entre a noite de terça e a madrugada desta quarta-feira. Uma área de 500 metros quadrados, onde 368 crianças de 0 a 5 anos tinham aulas foi atingida pelo fogo. As chamas começaram por volta da meia-noite de terça, no prédio onde funciona o Centro de Educação Infantil da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc).
O Corpo de Bombeiros foi acionado e conseguiu extinguir o incêndio em quatro horas. O fogo quase se alastrou para o prédio do colégio e prédios vizinhos. Pelo menos 15 bombeiros trabalharam no combate às chamas e utilizaram 40 mil litros de água. O laudo técnico com as causas do incêndio deve ser divulgado em até 30 dias.

Escolas recebem kits para testes de acuidade visual
A Secretaria de Estado da Educação iniciou nesta semana a distribuição de kits e manual para a realização de testes de acuidade visual em estudantes de do 1o ao 5o ano do ensino fundamental das 1.323 escolas da rede pública estadual. Os testes deverão ser realizados já na segunda semana do início do ano letivo. Para tanto, supervisores e integradores das 36 Gerências Regionais de Educação foram capacitados pela Fundação Catarinense de Educação Especial como multiplicadores, devendo repassar todas as orientações aos professores. A estimativa é de que sejam testados em torno de 280 mil alunos. Constam dos kits escala optométrica decimal de Shellen, ponteiro ou lápis preto, cartão para cobrir um dos olhos oclusor de cartolina e ficha de registro dos resultados.
Saiba MaisSinais de alerta - Observa se o aluno apresenta irritação nos olhos, purgação, lacrimejamento, pálpebras vermelhas, estrabismo ou terçóis freqüentes. Prestar atenção nas queixas das crianças como visão atrapalhada ou borrada, tontura e dor de cabeça, dor nos olhos ou náuseas ao forçar os olhos. Ficar alerta sobre o modo de agir do aluno: esfrega os olhos com freqüência, é sensível à luz, pisca excessivamente, torna-se irritado, aperta os olhos, inclina a cabeça quando firma os olhos, confunde letras, linhas e números, chega perto para copiar. Prestar atenção para outros sinais como dificuldade para ler, para depois de certo período de leitura, segura o livro muito perto ou mais afastado dos olhos, perde o lugar na página, confunde letras e números.
Assistentes Sociais organizam atividades para 2009
A Fecam reuniu no início de fevereiro, as Assistentes Sociais das Associações de Municípios de Santa Catarina, onde a Amesc esteve representada pela sua profissional, a técnica Daiane de Carvalho Teixeira.Na oportunidade, as assistentes trataram de assuntos ligados diretamente a situação que enfrentam nas suas entidades, já que respondem por informações regionais, estaduais e nacionais, para todas as Assistentes Sociais das prefeituras filiadas.O Colegiado de Assistentes Sociais das Associações dos Municípios Catarinenses foi criado durante a reunião, o que garantirá a organização da categoria que poderá apresentar mais qualidade nos serviços prestados aos municípios.“A reunião foi realizada em um excelente momento, já que poderemos iniciar um ano e um mandato novo com informações privilegiadas, com ânimo renovado e organizadas, o que nos garantirá resultados positivos ao longo de 2009 e um crescimento sustentável durante todo o mandato”, ressalta Daiane.O encontro contou ainda, com uma capacitação sobre Indicadores Sociais e elaboração do PPA (Plano Plurianual), assunto tratado por uma representante da Secretaria de Estado e Universidade. A Amesc estará reunindo em breve as Assistentes Sociais da região para um encontro de organização das atividades.
Professor cobra do governo ações de incentivo à energia solar
O uso da energia solar somente nos chuveiros no país aumentaria a demanda por coletores térmicos em 8 milhões de metros quadrados, afirmou o professor do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Sérgio Colle, em entrevista à Rádio Nacional.Atualmente a produção brasileira desses coletores, segundo o professor, está em 700 mil metros quadrados por ano. “O governo federal nunca pensou em aproveitar a energia solar até para reduzir o consumo de energia dos chuveiros elétricos”, afirmou o professor.Para Colle, falta integração dos gestores públicos de política enérgica e a comunidade científica para promover o uso de energia renovável. “Esse ligação é muito forte em todos os países desenvolvidos”, afirmou. De acordo com ele, no Brasil a comunidade científica faz a sua parte, mas falta apoio do governo.

Ministro do Turismo de Dubai confirma a Luiz Henrique presença no Encontro Mundial de Turismo em Floripa
O ministro do Turismo de Dubai, Khalid bin Sulayem, convidado oficialmente pelo governador licenciado Luiz Henrique para participar do encontro anual do Conselho Mundial de Turismo e Viagens (WTTC), que ocorrerá em Florianópolis no mês de maio, confirmou sua presença no evento. Durante reunião com o ministro e autoridades do WTTC, nesta terça-feira (10), em Dubai, Luiz Henrique disse que a expectativa é de que o Turismo no Estado tenha um grande impulso após o evento.
"Vamos mostrar que mesmo em um momento de crise, com as condições que o país e o Estado têm nesse momento econômico, temos condições de alcançar outro patamar e, desta forma, garantir mais emprego e renda", disse o governador.
O WTTC reúne mais de 100 executivos e controladores de grandes empresas do setor em todo o mundo. O tema central do grande encontro anual será a perspectiva do comportamento do Turismo frente à crise econômica mundial.
O evento de Florianópolis é organizado e apoiado pelo Governo do Estado em parceria com a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e o Convention Bureau de Florianópolis. A presidente da Embratur, Jeanine Pires, também confirmou nesta terça-feira (10), em Dubai, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do encontro. Na reunião da última segunda-feira (9), os dirigentes do WTTC, que têm empresas nos Emirados Árabes, elogiaram a iniciativa do governador Luiz Henrique em mostrar um video apresentando Santa Catarina, na língua árabe.

*As medidas acima foram anunciadas pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na abertura do Encontro (10), para mais de 3,5 mil prefeitos de todo o Brasil, sendo 150 catarinenses e 13 só da Amesc, que representou quase que 10% da comitiva de SC.
A ampliação no prazo do parcelamento da dívida dos municípios com o INSS para 240 meses e a redução nos juros agradou o Prefeito de Jacinto Machado, Antônio de Fáveri, que simplificou em uma frase: “ganhamos a semana vindo a Brasília e recebendo essa notícia”.
Para o presidente da Fecam, Ronério Heiderscheidt, o encontro não teve caráter reivindicatório como a Marcha a Brasília. “Foi um momento para conhecer as políticas públicas do governo federal. O presidente Lula mostrou-se parceiro dos municípios e quer eliminar a burocracia no repasse de recursos aos municípios", disse ele.
Matéria relacionada ao assunto acima – fonte: ClicRbsMedidas de interesse dos municípios são publicadas no Diário OficialForam publicadas na edição de quarta-feira do Diário Oficial da União as medidas de interesses dos municípios assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira, durante a abertura do Encontro Nacional dos Prefeitos e Prefeitas.
A Medida Provisória nº 457 amplia o prazo de pagamento das dívidas das cidades com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em até 240 vezes, ou seja, em 20 anos. A norma também prevê a redução dos juros de mora da dívida em 50%. A Medida Provisória nº 458 refere-se à regularização fundiária de áreas urbanas da Amazônia legal. O texto simplifica os procedimentos para a concessão de terra para construção de obras de interesse público.O presidente da República assinou ainda o Decreto nº 6.768, que amplia o Programa Caminho da Escola.
A norma permite aos municípios usarem uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a melhoria do transporte escolar.Está publicado também o Decreto nº 6.770, que prorroga o Imposto Territorial Rural (ITR) por prazo indeterminado e possibilita aos municípios optarem por um convênio com a Receita Federal para que 100% da arrecadação do ITR fique no próprio município. Antes, a arrecadação ficava com a União.Outra norma publicada é o Decreto nº 6.769 que transfere os bens da extinta Rede Ferroviária Federal para a Secretaria de Patrimônio da União e agiliza os processos de regularização da ocupação pelos municípios.

A conclusão dos nossos prefeitos
Após participação efetiva da comitiva da Amesc no Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, que aconteceu nos dias 10 e 11 de fevereiro, com o objetivo principal de fomentar a relação institucional do governo federal com os municípios, os prefeitos da região fazem um balanço do encontro.Na bagagem, os líderes municipais retornam com a ampliação do parcelamento da dívida dos municípios com o INSS para 240 meses; o aumento de recursos para o programa Provias, que permite às prefeituras a aquisição de ônibus para área rural e o projeto de Lei que regulamentará a transição de mandato, dando mais tranqüilidade aos novos gestores para assumirem as prefeituras no próximo mandato.