sábado, 18 de julho de 2009

Edição 96


Leia se Quiser...
Apae Praia Grande
- Apae de Praia Grande, sem repasse de verbas do executivo, está se mantendo com ajuda de empresas e da comunidade. Parabéns à Ceprag e à Coperja pela iniciativa de ajudar a entidade.
-Quando foi para tratar do assunto de repasses de verbas à Casa Tia Luiza em Praia Grande, os prefeitos de Santa Rosa, São João do Sul e Passo de Torres, almoçaram em um restaurante longe do público às margens de uma lagoa onde puderam saborear frutos do mar e muita regalia, para depois, alguns deles, principalmente São João do Sul e Passo de Torres não cumprirem com o combinado. Enquanto São João do Sul atrasa as parcelas, Passo de Torres não pagou nenhuma àquela entidade que serveria como Casa de Passagem aos menores desses municípios. Estive na Casa Tia Luiza esta semana, só vi carinho com as crianças por lá, o que falta, são os vereadores de situações a tomarem atitudes e fazerem cumprir com suas obrigações, já que se ‘’espernearam’’ para aprovar o projeto. Se aprovaram, é porque tinha verba e agora vereadoras de Passo de Torres, o que dizer e fazer? Não adianta vir dizer que o Jornal Nortesul só pega no pé das senhoras vereadoras Terezinha e Marlene.
- Tenho certeza, que o prefeito que está no comando de Passo de Torres, é de boa índole. Valmor de Souza está tentando fazer a coisa certa, com diálogo, negociações e pelo menos esse não vira as costas pra ninguém dentro de Passo de Torres, continua sendo popular.
-Outro caso sério, que algum tempo escrevi aqui: o débito da conta de luz de Passo de Torres com a Ceprag, antes eram 169 mil reias, agora, já atingiu 249 mil do débito, quase que a população passotorrense estaria ‘’chique’’ só a luz de velas. Mas conversando esta semana com o presidente da Ceprag ‘’Gringo’’ sobre a dívida de energia elétrica do município, ele me informou que o atual prefeito Valmor de Souza está tentando cumprir com a sua obrigação, já que o ex-prefeito Alemão não vinha cumprindo. Segundo ele, Valmor efetuou um pagamento no valor de 40 mil reais à Cooperativa e tão logo estará repassando mais um valor para amenizar a dívida e evitar que o município fique às escuras. A Vereadora Terezinha, disse na sessão que as luzes do viaduto na BR 101 na entrada do Passo, não foram ligadas não por falta de pagamento. Pelo que entendi do presidente da Ceprag, não foram ligadas, para não acumular mais dívidas e se tornar uma ‘’bola de neve’’.
Motorista deve ser punido sim
- Pois deixar uma paciente com a mão quebrada e 20 reais no bolso em Florianópolis, em plena greve de ônibus, isso é grave não só à Secretaria da Saúde mas também para a gestora Gessi Casagrande, que alíás ainda o Nortesul não teve a oportunidade de fazer uma entrevista com a mesma, achei mais fácil falar com o Governador Luis Henrique do que com a prefeita ou ao menos a sua chefe de gabinete que nunca nos atendeu chamada Nice Cabral que nem de graça nos manda informações para serem divulgadas.
Festa do Peixe no Passo, o que fizeram com o dinheiro arrecadado?
Vários municípios estão nesta época realizando suas festas relacionadas ao peixe, Arroio do Sal, Tramandaí, Arroio do Silva. E o Passo? Como ficou aquele agito todo relacionada a 1ª Festa estadual do Peixe? Para onde foram os $$$$ arrecadados no jantar, onde muitos empresários se mobilizaram em gastar dinheiro colocando suas candidatas a Rainha.



VEREADORES DO PSDB DE PASSO DE TORRES VISITAM A CASA LAR EM PRAIA GRANDE
Na última segunda-feira, os Vereadores do PSDB Filho e Fom estiveram na Casa Lar no muncípio de Praia Grande. O Projeto do convênio, foi somente aprovado pelos vereadores das situação, conforme acordado, o município deveria fazer um repasse mensal para que se fosse preciso os menores do munípio fossem atendidos naquele local como Casa de Passagem. Acontece, que o município de Passo de Torres não está cumprindo com o acordo. Em entrevista ao Nortesul, o responsável pela Casa Sr. Manoel Jairo diz estar enfrentando dificuldades e relatou as dívidas assumidas em reformas e melhoramentos da Casa aos menosres encaminhados pelos municípios de Praia Grande, São João do Sul, Santa Rosa e Passo de Torres. Os municípios que estão em dia com a entidade, são somente Praia Grande que na data do dia 13 de Julho só tinha uma criança no local e Santa Rosa que tem 6 menores sendo atendidos pela Casa. São João do Sul tem 2 crianças e Passo de Torres nenhuma, só que os acordos devem serem cumpridos mesmo assim, pois de uma hora para outra, os Conselhos Tutelares desses municípios poderão encaminhar seus menores.
No íniciar dos acordos, cada prefeitura deveria desenbolsar o equivalente à 7 mil reais para custear, as reformas e melhorias, e em sequencia, um repasse de R$ 1.500,00 por mês para a manutenção de funcionários, aguá, luz e alimentação. O Município de Passo de Torres não repassou absolutamente nada à Casa e São João do Sul fez somente o repasse de 7 mil mas não firmou convênio com a entidade.
Além dessas dificuldades todas, a Casa Lar Tia Luiza, necessita de um veículo próprio para o transporte de crianças que estudam e para o uso em geral . Segundo o responsável pela Casa, já tiveram inúmersos contatos com o ex-prefeito Alemão e principalmente com o Sr. Volnei de Souza que seria o Secretário de Finanças da prefeitura e que protelava uma solução aos débitos. O caso, foi muitas vezes, tratado com a máxima ‘‘desanteção’’ pelo poder público de Passo de Torres , este que foi um projeto votado, aprovado e garantido pelos vereadores Terezinha, Marlene, Janaína, Dorizete e pelo na época presidente da Câmara Vereador Valmor de Souza.





Bergui recebe a Presidência do Bairro Passárgada em Passo de Torres
Aconteceu nesta quarta-feira às 20:00 no Salão comunitário do bairro Passárgada a tranmissão de cargo da Presidência de Marli Scheffer para o eleito na data do último dia 8 de Julho Sr. Lindebergui Vargas da Costa ‘‘Bergui". No ato, foram apresentadas todas as prestações de contas dos anos de 2006, 2007, 2008 e do primeiro semestre de 2009. O caixa, foi entregue com um pequeno saldo positivo no valor de R$ 6,61 (seis reais e sessenta e um centavos) além das chaves do centro comunitário Passárgada, foram entregues toda a documentação da Associação do Bairro.
Bergui, disse que daqui para a frente, vai orgazizar reuniões com os moradores e buscar o maior números de pessoas para se associarem criando junto com a comunidade projetos sociais na área habitacional, lazer e promover peridiodicamente bingos e festas beneficentes para arrecadação de fundos à associação. Outra idéia, será a de buscar parcerias com empresas privadas e com o comercio local para beneficios dos associados.
Hoje, o bairro Passárgada é o lugar que mais recebe turistas e veranistas dentro do município, até por ser a localidade da primeira praia quando se entra no estado de SC pelo litoral norte do RS.
FORMAÇÃO DA NOVA DIRETORIA:
Presidente: Lindebergui Vargas da Costa
Vice -Pres.: Claudemir Pereira Gonçalves
1 Secretário: Gabriel Pedroso Abreu
2 Secretário: Géssica Santana
1 Tesoureiro: Roger Batista de Matos
2 Tesoureiro: Francieli Santos da Silva
Pres. Conselho Fiscal: Jorge Muraro
Conselheiros Fiscais:
Adílio Gonçalves dos Santos
Aguinaldo Costa
Juarez Gonçalves dos santos
Jodoé Raupp de Souza


Vereadores do PSDB de São João do Sul a trabalho
No o último dia 28 de junho, os Vereadores da bancada do PSDB regional Sérgio Luis dos Santos, Valmor Roxo e José Lucas Delfino, estiveram no gabinete do Dep. Jorge Melo levando em mãos 14 projetos do muncípio, dentre eles o de uma quadra poliesportiva e 1 ginásio de esportes. Na ocasião, foi solicitado também uma ambulância ao muncípio. A ata dos projetos foram aprovadas pela 22a. Secretaria Regional de Desenvolvimento.



ALUNOS DO GRÊMIO DE PASSO DE TORRES EM TARDE DE SONHO
Os alunos da categoria s-11 tiveram um dia inesquecível no domingo dia 12/07. Eles tiveram a oportunidade de entrar em campo com os jogadores do Grêmio no jogo contra o Corínthians. A única escolinha da região que proporciona este tipo de experiência e de realização de um sonho para estas crianças, viu seus alunos se encherem de orgulho e ao mesmo tempo ver em seus olhos a satisfação e alegria de estar num dos templos do futebol nacional e ainda mais, do outro lado, havia Ronaldo, ao qual alguns alunos puderam se aproximar e apertar a sua mão. Os alunos formaram um corredor no gramado e no momento em que os jogadores iam passando em direção ao centro do campo, os meninos da escolinha seguravam em suas mãos e os acompanhavam. Foi um momento mágico para estas crianças, já que as mesmas foram acompanhadas daqui pelos pais que os assistiam pela TV.



S-15 EMPATA COM GRÊMIO FBPA
O domingo foi mesmo perfeito para o Clube de Passo de Torres. Durante a manhã, a equipe S-15 enfrentou o Grêmio FBPA e arrancou um empate em 1 a 1. O golaço anotado pelo atleta passotorrense Daniel. Foi um empate com gosto amargo de derrota, pois a equipe conveniada de Passo de Torres foi muito superior e mais uma vez pecou nas finalizações, deixando assim de vencer facilmente a partida. A partida teve ainda a participação do agente FIFA Daniel Loose, o qual observou a partida e mostrou interesse em dois atletas do Centro Grêmio de Passo de Torres.
Maicon Monteiro no São José-PA
O volante da S-17 Maicon Monteiro viajou na última sexta feira para Porto Alegre, aonde se apresentou segunda, dia 13/07 na categoria juvenil do Zequinha. Após boas atuações e gols pela equipe S-17, o atleta terá a oportunidade, agora, de mostrar o seu talento para a equipe portoalegrense