sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

leia se Quiser
Parabéns Sr. Governador
- Quero iniciar esta coluna dando os parabéns ao Governador de Santa Catarina Luis Henrique da Silveira que completou seus 70 anos neste dia 25 de Fevereiro. Luis Henrique, logo deverá deixar o Governo para concorrer ao Senado Federal. Não há dúvidas e já ouvi da boca de vários oponentes partidários que foi um ‘‘excelente’’ governador e com certeza seguirá seu caminho político sempre em busca do melhor para os catarinenses.
- E o experiente poeta também se indigna com certas atitudes de meus concorrentes. Leia na página 14.
CPI Fundeb Passo de Torres
- A ‘‘tramoia’’ continua. Documentos foram enviados para os componentes da CPI analisarem. Mas somente um técnico especializado no assunto poderá decifrar. A moda na Bahia é o ‘‘Rebolation’’ e no Passo de Torres o ‘‘Enrolation’’ com a diferença de estar há 5 anos na frente.
- Muito estranho, não sei porque que um dia antes da renião da CPI, a Câmara esvaziou-se e um comboio de vereadores da situação e funcionários da Câmara correram para Florianópolis. A inteligente Presidente da Câmara Ver. Marlene deve saber que não pode interferir na CPI, isso é trabalho para a comissão de inquérito.
- Descobri através de documentação do Fundeb que realmente existem desvios de funções pagos com dinheiro que deveria ser destinado somente aos professores.
- A ambulância nova que ficou pelo período de ‘‘apenas’’ 1 ano e 6 meses em uma oficina de Sombrio, agora viajou um pouco mais além. Já está em Araranguá, também aguardando conserto.
- A sessão da câmara em Passo de Torres parece estar ficando mais produtiva, vereadores que achavam estarem num paraíso de coisas certas, estão abrindo os olhos para a realidade e fazendo cobranças do executivo.
- Quem mudou da água para o vinho e fez a pronúncia desde que foi eleita vereadora, foi a vereadora Terezinha (PMDB) que também fez algumas cobranças. A Vereadora Janaína já fez cobranças anteriores, disse: ‘‘não me interessa se estou no partido do prefeito, quero as coisas corretas’’.
Sugestão de transparência
- O vereador Nivaldo, falou a respeito da importância da transparência de vencimentos de funcionários públicos mas também disse ser importante que no final de cada ano, fosse feito uma informação sobre os bens adquiridos pelos mesmos, e aí sim vamos ter uma transparência tranquila.
- Após muita luta do Vereador Filho (PSDB) finalmente o ônibus escolar entrará na Praia Caravelle para pegar os estudantes que tinham que caminhar longo trecho até a estrada principal. Esta foi uma informação dada pelo Vereador Fom na tribuna na últim terça-feira.
- As aulas nas escolas municipais de Passo de Torres iniciarão no próximo dia 8 de Março.


Vice Presidente da CPI do Fundeb, Ver. Filho impede reunião às portas fechadas

Um reunião da CPI que investiga os assuntos da Educação e Fundeb de Passo de Torres aconteceu na tarde desta quinta-feira nas dependências da Câmara Municipal com a presença de vários professores da rede municipal de ensino. Na mira das investigações, foram convocados o Secretário de administração Volnei de Souza, a Secretária de Educação Josandra Henrique e a Presidente do Fundeb Tatiane que foram indagados pelo mentor da CPI e vice presidente Vereador José Edson ‘‘Filho’’ do PSDB sobre a ausência de documentos que foram emitidos pelo Executivo onde há indícios de irregularidades nos recursos destinados à Educação do município.
A Comissão Parlamentar de Inquérito, é composta pelo Vereador Dorizete Santos Porto (PMDB) como presidente, pelo Vereador José Edson (PSDB) como vice presidente e pelo suplente de Vereador Nivaldo Kijillin (PMDB) como relator.
Antes do horário marcado (16:00), o presidente e o relator tiveram uma reunião às portas fechadas com os indiciados. O Vereador Filho, recebeu um convite para fazer a reunião às portas fechadas o que foi negado pelo mesmo, retirando-se do local e deixando claro toda responsabilidade dos dois membros: Presidente e relator de que fizesse retirar-se todos os presentes no auditório, sociedade, professores e imprensa.
Indícios de irregularidades dentro das documentações exigidas pela comissão, como por exemplo:
1- Extrato conta corrente relativo à fevereiro de 2008
2- Cópia de empenhos com respectivos documentos fiscais
3- Relação de folha de pagamento de pessoal individualmente
4- Pagamento de despesas não consideradas como manutenção e desenvolvimento da Educação Básica com recurso do Fundeb.
5- Realização e pagamentos de empenhos com recursos vinculados à pagamentos do pessoal do magistério (60%) de despésas não enquadradas pelo artigo 22 da Lei 11.494/2007.
6- Pagamentos de despesas não consideradas como manutenção e desenvolvimento da Educação Básica com recurso do Fundeb (artigo 23, inc. 1, da Lei 11.494/2007).
A restrição apontada pelo Tribunal de Contas do Estado, quando da rejeição das contas do exercício de 2008:
6.3.7 - Ausência de parecer do Conselho do Fundeb junto à prestação de contas do prefeito em desacordo com o artigo 27, parágrafo único, da Lei N. 11.494/2007 (ítem I.B.10 da conclusão do relatório do DMU).

Praia Caravelle pede iluminação

Moradores da Praia Caravelle estão reclamando que o veneno colocado para bicho-de-pé, só serviu para fortalecê-los, pois de nada adiantou.
Além disso, dos oito postes que existem no local, apenas um tem iluminação. Moradores provaram que a taxa de iluminação pública está sendo descontada e exigem seus direitos.





Trágico acidente na Estrada do Mar tira a vida de Oficial da Brigada Militar

O acidente aconteceu proximo ao meio dia no KM 80 da Estrada do Mar em Torres quando o veículo Honda Civic dirigido pelo Major da Brigada Militar Antonio Carlos Barcellos de 46 anos. o Major saia de Torres rumo à Tramandaí quando o veículo atravessou a pista e caiu em um dos muitos açudes laterias da rodovia. No local, havia marcas da freada. Motorsitas que passavam no momento pularam na água para socorre-lo e acionaram o SAMU que dentro de poucos minutos estavam no local na tentativa de reanimá-lo mesmo em cima da pista. Barcellos faleceu à caminho do hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Torres.
A morte do Major, chocou colegas oficiais e soldados da Brigada Militar que atenderam a ocorrência no local. O comandante do Policiamento Rodoviário da Brigada Militar, Capitão Marcelo Ranheri que esteve no local, avaliou a hipótese de um mal súbito no volante.
A comunidade de Torres também sentiu-se muito chocada com o trágico acidente, pois o Major Barcelos que até pouco tempo comandava a 2a. Companhia de Torres era muito participativo em reuniões da Sociedade, do Executivo e do Legislativo além de ter sido um homem bastante carismático com seus colegas brigadianos.
O Major deixou sua esposa e dois filhos.



Honras fúnebres
Na terça (23/12) os Alunos Soldados da Escola Técnica de Polícia Militar (ETPM-Osório) formaram Guarda de Honra no funeral do Major ANTÔNIO CARLOS BARCELOS, ocorrida às 10h na Capela Santa Cruz, em Torres, onde foi prestada a última homenagem dos colegas de farda, com honras fúnebres o Major BARCELOS recebeu a salva de tiros. Após a cerimônia o corpo foi transladado para São Leopoldo com escolta militar, onde foi cremado em cerimônia.
Natural de Porto Alegre, o Maj BARCELOS, 46 anos, inclui na Brigada Militar em 03.Fev.1983, atualmente encontrava-se trabalhando no CRPO-Litoral, como Chefe do P-3, também na Área do Litoral comandou a 2ª Cia/Torres, do 2° BPAT, além de ser Instrutor na ETPM-Osório, ministrando aula de História da Brigada aos Alunos Soldados.
RENATO ANTONIO NUNES FRAGA
TCel QOEM – Cmt ETPM/Osório


Dóia, Pré Candidato à Deputado em Praia Grande

Na noite da última quarta-feira, o Tucano Dóia, ex- assessor de Clésio Salvaro esteve em Praia Grande entre várias lideranças da região do PSDB dos municípios de São João do Sul, Passo de Torres e Praia Grande. Dóia, falou de sua pré candidatura e pediu apoio aos vereadores e lideranças presentes. O ex assessor de Clésio Salvaro mostrou-se um pré candidato nas regiões da Anrec, Amurel e busca apoio na região da Amesc. Dos 11 municipios da região da Anrec aprovaram por unanimidade a pré candidatura de Dóia, no diretório em Criciúma, pelo menos 42 dos 45 integrantes também deram o seu apoio. Também lembrou que ficou muito conhecido graças ao Ex deputado e então prefeito de Criciúma Clésio salvaro. Lembrou que os votos dos pequenos municípios é o rendimento certo para eleger um Deputado da região.
Dóia falou vários assuntos da política estadual e nacional e como estão as estratégias para o pleito de 2010, não deixando dúvidas de mostrar e pedir apoio ao Deputado Estadual Jorginho Melo (PSDB) que poderá concorrer à uma vaga na Câmara Federal Falou de alianças que o PSDB está buscando para se fortalecer. Assuntos em relação à situação do vice governador Pavan também entraram em pauta.
Estiveram na reunião acontecida da Associação dos Funcionários da Ceprag o Vereador José Alvaro da Rosa, coordenador do PSDB na região, o Presidente da Ceprag Gringo, Sr. Ercídio, o prefeito em exercício de São João do Sul Betinho, Vereador Sérgio, Vereador Filho de Passo de Torres e outras pessoas influentes ligações ao partido Tucano.