quinta-feira, 10 de junho de 2010

Leia se Quiser...

Não dá para entender
Em todo o mundo, tendo em vista a já famosa crise financeira, os países estão apertando o cinto, ou seja, diminuindo os gastos públicos. Exemplo disso foi a divulgação na imprensa esta semana, de que a Alemanha anunciou a demissão de 15 mil funcionários públicos e 40 mil postos nas Forças Armadas, e que na Inglaterra, o novo primeiro-ministro disse que é tempo de apertar os cintos.
O Brasil, como sempre, vai na contramão. Embora todos os economistas do mundo afirmem que é necessário cortar gastos para garantir o futuro, aqui, o governo está cada vez mais aumentando os gastos. Será efeito de ano eleitoral?
Somente o Senado federal, contratou empresas de terceirização de mão de obra, cujo custo mensal, ultrapassa R$ 1.500.000,00.
Pelo visto, em Passo de Torres, também não é diferente. Embora na audiência pública realizada em 01 de junho, tenha sido constatada a precária situação financeira do município, tendo sido inclusive dito pela administração que por causa da situação, não poderia nem pensar em aumentar o salário do funcionalismo público, pois o município já estava prestes a ultrapassar o limite legal para gastos com pessoal, porém, as nomeações de cargos comissionados e distribuição de funções gratificadas continuam a todo vapor, conforme decretos lidos na última sessão da Câmara de Vereadores.
Segundo o Portal do Cidadão, do TCE/SC, no mês de abril/2010, o município possuía 205 funcionários públicos, sendo este, o maior número de funcionários, desde o mês de junho de 2007.
Outro fator que chama atenção é a comparação de passo de Torres, com outros municípios de pequeno porte da região da AMESC, conforme quadro abaixo:






O que se observa, é que quanto menor o número de habitantes, maior é o número de funcionários públicos. Será que isto está certo?
Se essa "nova administração" quer realmente sanar as finanças do Município, não pode e nem deve nomear secretários para simplesmente ficarem sentados em uma cadeira (quando ficam), e receberem seus vencimentos todo mês.
Gostaria de realmente saber o que fazem ou o que podem fazer, com o orçamento que lhes são destinados, os secretários da Pesca, Agricultura, Turismo, entre outros?

Bombeiros fazem resgate com sucesso em Torres

Passava das 19 horas quando o pescador Moisés mais conhecido por ‘‘Moita’’ pescava com uma tarrafa no local conhecido como Escadaria do Saltinho acompanhado por seu cunhado quando ao efetuar uma tarrafada acabou caindo na água, sendo arrastado por quase 100 metros e indo parar no paredão no Alto do Tocão. De lá, Moisés não pode mais sair devido a tamanha força da água. Com a maré subindo piorava a situação. Seu cunhado foi buscar socorro entrando em contato imediato com os bombeiros de Torres.
Moisés ficou ficou preso entre o mar e o paredão de 34 metros de altura. A equipe de bombeiros se viu obrigada a chamar mais uma equipe para o resgate que chegou logo em seguida com o acompanhamento do Comandante dos Bobeiros de Torres Capitão Renato. Teve de ser solicitadocabos maiores e mais reforçados para resgatar o pescador. Primeiro os bombeiros desceram roupas para que o pescador não fosse atingido por uma hipotermia. Pessoas entre amigos e parentes do pescador se aglomeravam no local na tentativa de manter a calma do pescador trabalho dos profissionais do salvamento. Por volta das 23:20 minutos, quando da chegada de equipamentos de rapel entre grampos cabos e capacetes mais reforçados, o Soldado Deivid devidamente equipado e com muita destreza desceu o paredão até o pescador que foi devidamente preparado e ser içado por pelo menos 20 pessoas que auxiliaram os bombeiros em puxar o cabo estático até o Capitão Renato segurá-lo pelas mãos, isso em torno das 23:50. Logo após, o trabalho recomeçou para içamento do bombeiro Deivid Souza.
A maior dificuldade dos bombeiros, segundo Deivid, é a falta de visibilidade e a subida da maré para um resgate que se torna mais minucioso, pois em todo o tempo somente pequenas lanternas (inclusive da nossa reportagem) foram o suficiente no imenso precipício obscuro para tamanho sucesso do salvamento.
Devido a falta de acesso ao morro, ambulâncias de resgate aguardavam longe do local. Somente uma camioneta tracionada da equipe de resgate dos bombeiros é que pode chegar mais próximo.
O pescador ‘‘Moita’’ teve apenas um leve ferimento em uma das pernas ao ser arrastado pelas águas furiosas do mar em direção às pedras.
Toda a equipe de salvamento receberam aplausos das pessoas presentes.

Apreensão de veículo clonado

Os policiais Sargento Coelho e Soldado Rafael faziam patrulhamento normal quando perceberam no bairro Igra o veículo Renault Logan de placas IPL 0672 ano 2008/2009 de São Leopoldo. Os policiais estavam com o número da placa do veículo que supostamente havia sido clonado. Identificado o condutor e averiguação na marcação do chassi do veículo, foi constatado pelos policiais a veracidade da clonagem. O condutor e o veículo foram encaminhados à Delegacia. O condutor relatou à reportagem do Nortesul que havia adquirido o veículo através de uma loja do ramo de Torres, e que teria dado o valor de 5 mil reais e assumiria o restante do carnê. Disse ter comprado pela indicação do valor estar com preço bem atrativo. O proprietário do veículo original Sr. José Selmar Roir da Silva de São Leopoldo havia recebido multas e comunicados de acidentes de trânsito sem nunca ter sofrido nenhum dos atos cometidos pelo veículo clonado. O condutor do veículo clonado foi ouvido e liberado e o veículo ficou preso.

Morte no trânsito
Na última domingo (6) por volta das 12:45 horas no km 2,2 da BR 101 na localidade de Campo Bonito o veículo Corsa de placas LWW 2685 colidiu contra o caminhão Ford Cargo de placas IDC 4448 conduzido por Jandir Batista que se deslocava para Santa catarina. Morreu na hora o motorista do Corsa Filip Bondarczuk quando saia do posto Belvedere em direção à Porto Alegre. A caroneira Rejane Regina Koltz de 47 anos sofreu graves ferimentos. O motorista do caminhão foi ouvido na Delegacia de Policia de Torres e liberado.

Encontro de cadáver
Encontrado no último domingo o corpo de um homem entre 30 e 35 anos, próximo ao mar na escadaria do saltinho na Torre do meio no Parque da Guarita. O corpo foi avistado por um pescador por volta das 18:30 que acionou a a Brigada Militar. O corpo foi resgatado pelos Bombeiros de Torres.

BM realiza operação em vilas e entro de Torres
O Comando da Brigada Militar de Torres desenvolveu operação para este feriado de Corpus Christi, que para muitos foi prolongado, executando ações de prevenção e combate à criminalidade. Na noite de sexta-feira desenvolveu-se uma operação nos bairros Dunas, Arroio, Predial, Getulio Vargas, São Francisco, São Jorge e Vila São João, bem como blitzes em diversos locais de Torres com o intuito de inibir a ocorrência de delitos, especialmente furtos, roubos e entorpecentes. A atividade foi realizada sob forma de abordagens e fiscalizações em Bares, lanchonetes e lan houses. A operação contou a com a ação de 15 policiais militares.
Segundo o comandante, Capitão Bastos, essas operações serão rotineiras, principalmente naqueles lugares de maior incidência de crimes.

Prisão de traficantes
Na segunda-feira, os policiais Sargento Coelho e os soldados Rafael e Possa acompanhados por dois policiais civis cumpriram mandados de prisão na Rua Recife quando três pessoas foram presas em posse de 8 pedras de crack e uma certa quantia de maconha.

Polícia detém menor na Barra Velha por tentativa de homicídio
Na madrugada de quarta-feira por volta das 01:20, a Brigada Militar de Torres recebeu um comunicado em que na Rua Artur Sutério Alves, no bairro Getulio Vargas, havia um homem caído em via pública ferido com arma de fogo. Os Policiais chegaram no locla e constataram a veracidade do fato em que o Rogério teixeira Gomes de 29 anos apresentava dois tiros em uma das pernas. A vítima informou quem foi o autor dos disparos. Logo após em busca, os policiais encontraram nas proximidades da ponte de divisa entre RS e SC o menor G. D. S. C de 17 anos quando este empregou em fuga para o lado de Passo de Torres sendo perseguido e detido na localidade de Barra Velha. O menor desfez-se da arma jogando-a dentro do Rio Mampituba durante a fuga. Participaram desta ocorrência o Sargento Coelho, Sd Rafael, Sd Gledson e Sd Braga.

Revelações feitas pessoalmente a respeito do relacionamento da médica assassinada
Médica paulista esteve na redação do Nortesul em janeiro e fez revelações que nenhum orgão de imprensa teve acesso

O caso do assasinato da médica Glaucianne Hara que teve repercurssão nacional teve seu começo em Torres no último dia 4 de junho quando Rodrigo Fraga da Silva em frente a um hotel no centro de Torres desferiu-lhe várias facadas. O Nortesul teve acesso à parte reservada do orkut da vítima com a liberação de um membro e amigo da vítima residente em Curitiba, o empresário Fernando Berghan assistente da comunidade em que Glaucianne fazia parte.
Começo do relacionamento de Glaucianne com Rodrigo
A médica Glaucianne Hara 40 anos, começou o relacionamento pelo Orkut com o marceneiro Rodrigo Fraga da Silva na época com 30 anos, quando ela relata na sua página de relacionamento o seguinte: ‘‘Mas quando me conheceu, lembro como se fosse hoje como se referia a mim, eu era teu anjinho, tua menina, teu amorzinho lindo, como falou tão carinhoso. Lembra de quando me pediu em namoro na frente do boteco onde tomamos café-da-manhã na Farrapos?’’ Ela também lembra que em Julho de 2007, eles foram ao cinema juntos. De lá para cá o relacionamento ficou muito conturbado devido Rodrigo ser casado. Glauciane insistia muito em se relacionar com Rodrigo onde por várias vezes ela saiu de São Paulo para Torres para tentar se encontrar com Rodrigo. Segundo ela, em uma ocasiões foi agredida por Rodrigo quando ficou hospitalizada.
Em Janeiro deste ano, Glaucianne esteve em Torres acompanhado de seu filho de 6 anos e de um amigo de Curitiba o empresário Fernando Berghan, ocasião em que estiveram na redação do Nortesul devido Fernando ser conhecido do diretor deste jornal há mais de 26 anos. Berghan disse ter vindo a convite para dirigir o veículo para Glauciane devido o estado nervoso da mesma e ansiedade para vir à Torres. Na redação, Berghan relatou em frente dela os problemas sérios do relacionamento dela com Rodrigo. Glaucianne disse em nossa redação que era apaixonada por Rodrigo e que estava disposta a dar à ele uma moto Falcon ‘‘dois canecos’’ que na época custava 48 mil reais e que era um dos sonhos dele. Por várias vezes, Glaucianne ligava de seu celular para a mulher de Rodrigo pedindo à ela que apenas deixasse ela conversar com ele. Nesse mesmo dia, Rodrigo tentou esfaqueá-la em frente à sua casa na rua Recife na Praia da Cal, quando seu amigo Berghan interferiu. O fato foi registrado na DP de Torres. Glaucianne também contou que uma vez esteve na marcenaria onde Rodrigo trabalha com uma quantia de 3 mil reais para pagar a cerca da casa da mãe dele que ela estragou batendo com o carro. Na marcenaria Rodrigo disse não precisar mais do valor e a mesma relatou que tirou a quantia em dinheiro da bolsa e atirou nos pés de Rodrigo.
A médica também relatou que tiveram relacionamentos carnais por um período de 6 meses, segundo ela ‘‘às mil maravilhas’’ a partir de junho de 2007. E quando ela vinha à Torres Rodrigo a levava para um hotel em Passo de Torres para não deixar suspeita do relacionamento com Glaucianne.
A reportagem do Nortesul entrou em contato com o amigo de Glaucianne Fernando Berghan de Curitiba e ele nos relatou que no último dia 28 de maio recebera um telefonema da médica comentando que iria comprar uma loja em Torres. Que ele (Rodrigo) havia pedido à ela uma Lan House, mas que ela não havia encontrado nenhuma à venda e que para ser tudo mais rápido, ela tinha encontrado outra loja de ramo diferente à venda e iria ver quais as condições para poder dar algo que ele tanto queria que era ser proprietário de algo que lhe desse renda sem trabalhar de empregado. Segundo Berghan, apesar dos comentários, a médica não tinha intenção de sair de São Paulo pois a mesma havia arrumado um novo emprego e estava fazendo o que tanto amava mas a tentação de poder focar perto de quem tanto ela queria a fez parar de pensar e cair em uma armadilha sem volta.
A irmã de Glaucianne Caroline Hara esteve em Torres após o corpo da médica ter sido cremado em São Leopoldo. O Nortesul manteve um contato com ela no momento em que a mesma voltava para São Paulo quando nos relatou por telefone que agora uma dos grandes obstáculos era de enfrentar as crianças, um menino de 6 anos e uma menina de 4 anos de idade que ficaram sem a mãe e que até a última segunda-feira não tinham recebido a triste notícia.

Empossado novo diretor geral da SDR Araranguá

Em solenidade realizada no auditório da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá na noite desta segunda-feira (7) o secretário regional Heriberto Afonso Schmidt empossou o novo diretor geral da SDR, Paulo Roberto de Oliveira.
Na reunião, o secretário regional fez referência à estrutura da SDR Araranguá, das ações que nela são realizadas e seu reconhecimento junto ao governo do estado. Schmidt deu as boas-vindas ao novo diretor. "Paulinho somará à equipe de trabalho da SDR e com certeza desempenhará um papel importante no auxílio aos municípios e à população do extremo-sul".
O novo diretor Paulo Roberto de Oliveira disse que será um grande parceiro na prestação de serviços. "Darei o meu máximo para realizar um bom trabalho como diretor geral, e tenho certeza que esta parceria será positiva", disse.
Paulinho iniciou sua atuação na SDR na última semana (1). Nesta terça-feira (8) o diretor já acompanha o secretário regional em várias audiências em Florianópolis.
Tucanas de Sombrio, muito orgulhas também estiveram em Araranguá prestigiando a posse do novo diretor da Secretaria Regional de Desenvolvimento.

Novo diretor da SDR reúne Tucanos dos municípios do extremo sul e ouve reinvidicações
Já no segundo dia após ser empossado, Paulinho reuniu lideranças do PSDB de Passo de Torres, São João do Sul, Santa Rosa, Gaivota e Sombrio onde vereadores e líderes de partidos puderam entregar pessoalmente reividicações e projetos já protocolados para que o Tucano desse uma maior atenção aos municípios do extremo sul. Paulinho, não exitou exitou em fazer4 o possível para que algumas reinvidicações sejam atendidas. Otimismo e convencimento junto ao governo do estado serão a bandeira principal para que o novo diretor deixe mesmo que em pouco tempo junto à SDR uma marca de sua passagem.
Os vereadores Tucanos de Passo de Torres, Filho, Ênio e Fom mostraram em números a necessidade do município e pediram um empenho muito especial ao novo diretor.
Vereadores de outros municípios disseram na reunião que nunca tiveram esta aproximação tão cheia de esperanças junto à um representante da Secretaria Regional.
A reunião acontecida nesta quarta-feira à noite em Sombrio não deixou dúvidas aos Tucanos do extremo sul que Paulinho irá fazer um grande trabalho com muita força de vontade em sanar solicitações dos municípios da região.

Protesto na Serra do Faxinal solicita continuação da obra prometida
Informações do Presidente da Câmara de Praia Grande e do Vereador José Alvaro é que o prefeito Valcir Darós mostrou-se contrário à manifestação e contatou com demais lideranças políticas do PMDB da região para que não fossem até o local prestar apoio aos manifestantes
Dezenas de pessoas participaram na manhã da última quinta-feira na Serra do Faxinal em proptesto contra a paralisação da obra de asfaltamento da rodovia que liga Praia Grande ao município gaúcho de Cambará do Sul. O ato, contou com apresença de vereadores, comerciantes, moradores e do pré candidato à deputado estadual José Milton Scheffer.
A manifestação organizada pelo Cabo Loro e com apoio do Presidente da Casa Legislativa Ver. Jorival Henz (PP) e acompanhada pelo vereador Alvaro da Rosa, presidente da Câmara de Santa Rosa do Sul Pedro Dávila da Cunha e presidentes de partidos.
A obra teve uma parte asfaltada quando o então governador na época esteve fazendo uma inauguração de um trecho, isso no dia 24 de setembro de 209. Delá para cá, muitos entraves aconteceram com paralisação da obra, devido à problemas ambientais. O Secretário Heriberto juntamente com o prefeito de praia Grande fizeram vários contatos e tiveram a promessa de continuidade da obra. A empresa responsável ‘‘levantou’’ acampamento e saiu de Praia Grande deixando a maior parte com impossibilidade de tráfego de veículos com apenas trechos asfaltados mas sem sinalização alguma na pista o que dificulta o trânsito para que sobe a serra, trecho esse que tem um fluxo considerável de véiculos de passios, cargas e linhas de ônibus.
Durante a manifestação até um ônibus que fazia a linha Criciúma/Caxias do Sul, ficou imposibilitado de passar. Os passageiros tiveram que descer e passram a apoiar a manifestação como foi o caso da passageira que viajava com seus três filhos Lisandra da Silva de Cambará do Sul que pegou o microfone e també fez seu desabafo: ‘‘isso é uma pouca vergonha, mes esposo também é motorista de ônibus e acaba arriscando a vida de muitos passageiros’’, concluiu ela.
O Presidente do CDL João Rubens deixou seu apoio e lembrou que a manifestação poderia ter acontecida muito antes. Sugeriu a formação de uma comissão de todos os psrtidos e prefeitos da região para fazer esta reinvidicação organizada.
O manifestante de Praia Grande ‘‘Cavalo’’ lembrou que na Secretaria Regional há um painel dizendo que 50 da obra está concluida o que não confere com a realidade.
O vereador José Alvaro (PSDB) usou da palavra sobre a situação da obra parada e lamentou a falta do prefeito de Praia Grande que disse ser contra a manifestação para continuar a obra. Disse que lideranças partidárias do Vale do Araranguá e demais prefeitos da região foram convidados e o prefeito de Praia Grande contatou com os mesmo pedindo para que não viessem apoiar a manifestação e que ele é contra e não concorda com o ato.
A empresa União, em nome do seu José Carlos foi avisado da interferência da estrada entendeu o motivo da manifestação. O ato foi acompanhado por toda a imprensa da região das 07:00 até às 13:00.