sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Edição 126

Leia se Quiser
Convite:
Frequente os Restaurantes em Passo de Torres
- Quero nesta coluna fazer um convite à todas as pessoas que visitam Torres e Passo de Torres. Aqui em Passo de Torres temos os melhores restaurantes de toda a região onde são servidos frutos do mar. Todos são de alta qualidade não só no atendimento mas no bom gosto de todos os clientes. Temos o Restaurante Amarelinho que há 14 anos serve a famosa Tainha Grelhada e que já é conhecido por pessoas tanto da capital Gaúcha como da Capital catarinense. Quero também agradecer as pessoas que viram o comercial na nossa capa e disseram terem conferido as delícias do Restaurante Amarelinho. A todos os outros restaurantes do Passo parabéns pelo sucesso que só leva o município a crescer, já que politicamente não se desenvolve.
Por falar em desenvolvimento político do Passo de Torres, as vezes vejo uma certa demagogia de alguns vereadores dizendo que o Passo de Torres está bem, está andando, está tudo às mil maravilhas. Mentira: o município vive um impasse político muito sério, há problemas que quem está na situação faz de conta que não vê. Para quem viu o Programa Band Cidade na data de ontem pôde verificar o descaso com o meio ambiente no município. Aí tem vereador que diz que as informações continuam sem fundamentos. Não me interessa mais o assunto do lixão a céu aberto, o que eu quero mesmo é saber quem mandou enterrar as mais de 100 toneladas de lixo na areia,. Esse sim, deve ser punido com o rigor da lei. Ao prefeito em exercício que pegou o ‘’trem andando’’ eu o absolvo, mas não precisa deixar dito na imprensa regional que o cidadão Valmoci está perseguindo a prefeitura, isso não é perseguição, é ‘’fiscalização’’ que cada um de nós deveria fazê-lo e muitos não fazem por serem agraciados por siglas partidárias.
Porque acontece tantas coisas erradas aqui em Passo de Torres? Por exemplo: quantas crianças temos cadastradas no Peti? Quantas frequentam? Você sabe que o governo destina uma taxa para cada criança? Eu passo a cada meia hora no local e não vejo o Peti funcionando, nenhuma criança no local. Bom, também poderão estar em férias, se estiverem me desculpem. E os vereadores ao invés de se interarem do assunto ficam criticando o jornal que mostra os "podres’’.
- Não quero mais estes assuntos que possam estar ferindo a administração, mas pelo amor de Deus, façam a coisa certa, a CPI da Educação e do Fundeb, está virando numa gostosa Pizza, as coisas ficam se enrolando e documentação clara não aparece. Vamos respeitar o povo de Passo de Torres que desconta a taxa de energia elétrica e não é repassada a fornecedora, a taxa de lixo no IPTU, e lá está o lixo enterrado poluindo o lençol freático.
- Estão aterrando uma área de reserva no Bairro Passárgada junto à Lagoa da Barra e cadê a fiscalização municipal?
- Processo Seletivo em Passo de Torres, quase ninguém sabe disso, porque é publicado em um jornal de Sombrio, mas tem gente que ‘‘politicamente’’ foi avisada com antecedência.
- Dentro de poucos dias a redação do Nortesul estará recebendo a visita do deputado Pinho (DEM) do RS. Ele que foi durante 17 anos vereador em Gravataí e só saiu agora para assumir a suplência no lugar do Deputado Sperotto que foi cassado por infidelidade partidária. As portas da nossa redação estão abertas a qualquer cidadão, a qualquer político ou representante de qualquer partido, membros de administrações públicas também serão bem vindos.


Um passotorrense que leva o nome do municipio para as pistas de ciclismo

Muitas pessoas se esforçam para levar os nomes de seus municipios o mais distante possível de maneira positiva. João de Souza por exemplo mora em Passo de Torres, é ciclista profissional e participa de vários campeonatos estaduais , nacionais e internacionais. Antes de ser realizada a corrida oficial, Souza percorre os comércios do município em busca de apoio para realizar mais um de seus esportes preferidos: o Ciclismo, pois por enquanto não há um patrocinador oficial. Souza já participou da Copa União de Cclismo, Copa Internacional de Montevidéu, Copa Catarinense e Brasileiro de Master.
No próximo dia 28 correrá em Igrejinha pelo Campeonato Gaúcho e na oportunidade receberá o troféu de vice campeão gaúcho de ciclismo.








TV Bandeirantes faz matéria no lixão de Passo de Torres

O problema dos lixões a céu aberto não é só em Passo de Torres, recentemente a capa do Diário Catarinense mostrou a situação do lixão de Biguaçu na grande Florianópolis. A Ong Eco & Ação, entrou com uma ação no MP sobre o lixão de Timbé do Sul, que se encontra na mesma situação. Devido as matérias e ações de entidades governamentais, as grandes mídias também são atraídas pelo assunto como foi o caso da TV Bandeirantes que tem seu estúdio de verão na cidade vizinha de Torres.
Nesta terça-feira, a reportagem da Band, dirigiu-se ao lixão onde não está mais sendo depositado resíduos, mas a quantidade de lixo a ser retirado do local chega a mil toneladas ao ar livre há muitos meses. O mais grave disso tudo, é a quantidade de lixo enterrado no local.
Segundo informações da produção da reportagem da Band, o prefeito foi procurado mesmo por telefone e disse desconhecer a situação.
Em entrevista a um jornal diário da região, o prefeito diz que o terreno será limpo até a próxima semana só falta a vinda de um caminhão de reforço e que as denúncias, fazem parte da perseguição de um cidadão chamado Valmoci.

Frei Helio, chateado

O Frei Helio de Praia Grande em entrevista ao Nortesul que ficou sabendo da exumação do corpo do então falecido Frei Adercide mostrou-se chateado com a situação ocorrida a pouco mais de um mês.
Para quem lembra, ou conheceu, Frei Adercide nascido em Mampituba, teve sua carreira religiosa iniciada em Garibalna serra gaúcha. Em 1992, faleceu com 37 anos de idade, época em que trabalhava em São João do Sul. Seu corpo foi enterrado no Cemitério Municipal de Praia Grande junto à família Santos Silva.
A data ficou marcada por dezenas de pessoas que todos os dias 19 de Fevereiro saiam em caminhada e oração de São João do Sul até o cemitério de Praia Grande onde costumava-se nesta data haver a realização de uma missa na Capela do cemitério.
Este ano de 2010, foi diferente. Representantes do grupo responsável pela caminhada procuraram o Frei Hélio para avisá-lo que o corpo de Frei Adercide havia sido retirado do túmulo e levado para o cemitério de São João do Sul, onde será construído um memorial à Frei Adercide.
Segundo o Frei, o túmulo nem parece ter sido violado, mesmo com algum tipo de autorização conseguida para tal ato.
O motivo dos Freis locais, tanto de Praia Grande como de São João do sul, foi o de uma falta de comunicação anterior ao ato feito, pois os mesmos nem sequer foram avisados e até mesmo não foram procurados para orientações junto aos religiosos.
Frei Hélio, avisa que a partir de agora as missas serão em São João.
A redação do Nortesul, tentou contato na noite de quarta-feira com uma prima do Frei Adercide, uma das últimas pessoas com o grau parentesco mais próxima para esclarecer o fato.
na próxima edição traremos mais detalhes sobre este assunto.



Moradores contra projeto de aumento do perímetro urbano

Os assentos da Câmara de Vereadores de Praia Grande ficaram todos ocupados na última quarta-feira (17) ocasião em que quatro jornais da região puderam comprovar a manifestação de representantes de pelo menos cinco comunidades; Pé da Serra, Pintada, Alvorada, Rua do Britador e Bairro 1º de Maio. O Vereador Álvaro da Rosa (PSDB) usou a tribuna para ler um manifesto das comunidades contrárias aos Projetos de Lei 031 e 034 de 2009 que tratam do aumento do perímetro urbano e pela maneira que os mesmos foram conduzidos.
O Projeto 031 foi aprovado em primeiro turno por unanimidade e no segundo turno em uma reunião extraordinária aprovado por 6 votos sendo que neste houve duas ausências de vereadores. O objetivo do projeto de expansão da área urbana visa os 9 milhões para o saneamento básico do município e que da qual parte desta verba já está liberada.
Após a leitura do manifesto os moradores fizeram uma salva de palmas, ergueram uma faixa preta e viraram de costas para deixarem as dependências da Casa legislativa.
O Presidente Jorival Hendz falou da maneira como foi a aprovação deste projeto e agradeceu ao povo pela manifestação e pediu desculpas pelo manifesto não ter sido lido por um membro da comunidade por ter chegado em última hora e não pôde ter sido avaliado pelas bancadas.
O Jornal Nortesul entrevistou um membro de uma das comunidades e foi objetivo na pergunta: Contra o que voces estão se manifestando? ‘’Somos contra a expansão do perimetro urbano que o prefeito fez o projeto e ele mandou para a Câmara que aprovou em primeiro turno e quando a gente descobriu a gente acompanhou o segundo turno e pedimos para não for votado que fossem nas comunidades e colocassem o objetivo do projeto para os moradores ficarem cintes, então fizeram uma renião lá no Pé da Serra, mas não foi prefeito, foi somente os vereadores e a reunião foi em horário inviável, dez horas da manhã quando todo mundo está trabalhando. Nós somos contra, pois este projeto atinge as áreas rurais’’. Sabe o motivo deste projeto? ‘’ Pelo que a gente sabe é para vir uma verba de 9 milhões de reais para o Saneamento Básico’’, concluiu a moradora.
Em conversa com o Presidente da Câmara após o término da sessão, o mesmo disse que esse é um benefício para a comunidade na questão de saneamento básico e não vê o porquê o motivo do protesto, mas entende que o povo tem todo o direito de também fazer as suas exigências exigindo a sua Democracia.


PSDB assume prefeitura em São João do Sul
Na tarde da última sexta-feira(12) com uma cerimônia na Câmara de Vereadores de São João do Sul, o vice-prefeito GilbertoCelestino Delfino ‘’Betinho’’ (PSDB) recebeu das mãos do prefeito Alex Bianchin (PT) a chave da prefeitura onde permanecerá à frente do executivo por 30dias . Alex, em seu discurso demonstrou muita tranquilidade e confiança em seu vice e também falou da parceria de sucesso que teve com o poder Legislativo em 2009 onde teve todos os projetos aprovados e mais de 80% deles por unanimidade onde teve a participação positiva de todos os partidos o que favorece o povo de São João do Sul.
O prefeito Alex, fez uma rápida lembrança das dificuldades passadas em 2009 e que em 2010 ainda não será um ano de recuperação total, pois as prefeituras em sua maioria vivem de FPM (Fundo de Participação dos Município) e o mês de Janeiro já demonstrou isso com uma queda de 14% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Lembrou o vice-prefeito que assume que deverá haver inaugurações de pontes no município no período em que ele estiver no poder.
Betinho falou de sua parceria com o prefeito e lembrou que recentemente não pôde assumir o Legislativo na ausência do prefeito Alex, mas o mesmo ficou em boas e competentes mãos que foi do atual Presidente da Câmara Edson Pereira Trajano.