quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Edição 125


Leia se Quiser

- Me perguntaram se eu não tinha medo de fazer matérias que falassem das ações ou da falta delas por parte das polícias da nossa região. Respondi o seguinte: ‘‘tenho medo, o dia em que eu fizer uma matéria seja contra quem for e eu não tiver fundamento nenhuma para fazê-la’’. Eu também fui policial e tenho orgulho de fazer elogios quando a ação tanto da polícia civil quanto da militar for exitosa. Quando acontece algo que envolve erro da parte policial, os assuntos são normais em dizer que a vítima tinha ficha suja, foi legítima defesa, o cara puxou com uma faca, o cara atentou contra o autor, tudo isso, é lógico para se eximir da responsabilidade de algum erro por. Por isso, que também me habilitei a fazer parte da Polícia Comunitária de Passo de Torres, é para ajudar as Polícias, e estar ao lado do povo para protegê-lo de alguns ‘‘perigosos’’ policiais infiltrados na sociedade. Quanto a reportagem, feita ‘‘por mim’’ não foi de segunda intenções contra qualquer tipo de orgão policial. Apenas tive acesso à Raio-X, BO feito na cidade vizinha e a vítima ferida além da reportagem gravada. Quanto ao assunto acontecido, leia nesta página a versão do Delegado responsável.
Transparência é bom e todo mundo gosta

- Gostaria que a nobre Vereadora e Presidente da Câmara de Passo de Torres, Marlene Dutra Vidor se informasse junto ao executivo municipal e ao responsável pelas licitações no município: ‘‘Como e quando aconteceu a licitação das publicações oficiais do município?’’. Vejam bem se eu não tenho razão: procurei a prefeitura para saber da licitação, me disseram que já estava tudo certo, o mesmo jornal que ganhou anteriormente com um valor de R$ 78.800,00 por ano, ganhou novamente em 2010. Mas ganhou de quem? se o Nortesul, o Jornal Vale das Águas e nem mesmo outro jornal que tem maior circulação na região ficaram sabendo do edital? Entrei com um pedido ao Sr. Prefeito Valmor de Souza (que com certeza não teve conhecimento deste assunto) que foi protocolado pela sua assessora no dia 26 de Janeiro, onde solicitei cópia do edital que dizem que foi colocado no quadro e publicado em jornal, mas nunca visto por mim e nem pelo meu colega Reginaldo Borges do Jornal Vale das Águas, e olha que somos daqui do município. Alguém explica o assunto e nos convença ou vou encaminhar à Promotoria e ao Tribunal de Contas. Atenção senhores vereadores do Passo, peçam à prefeitura cópia da ata do Processo Licitatório das Publicações Legais. Queremos saber quais os orgãos de imprensa que participaram? Qual o valor vencedor? Em que data foi publicado o edital e onde foi afixado o mesmo? (queremos cópia) até mesmo do Jornal em que foi publicado. Transparência, deve ser pública e não entre quatro paredes.

- Nesta terça-feira fui até o setor de licitações para saber de alguma resposta de meu pedido, me disseram que o setor Jurídico da prefeitura estava ‘‘preparando’’ o edital para me mandar, tendo em vista ter 30 dias de prazo para isso.

- Outro assunto pronunciado pelo vereador Filho foi a troca da Presidência da CPI do Fundeb. O Vereador Dorizete, foi nomeado pela Ver. Marlene que hoje é Presidente da Casa. No entendimento do vereador Filho, o vice-presidente é que deveria assumir o cargo. Lembrando que a Vereadora Marlene não comunicou oficialmente o seu desligamento da Presidência da CPI.

Passo de Torres: Executivo Familiar
- Para encerrar, muitas pessoas me perguntam em outros municipios quem é o prefeito no Passo de Torres. Bem, eu respondo que é um vereador chamado Sr. Valmor de Souza. Vereador? sim vereador e não mais presidente da Câmara. Mas pouca gente sabe, acredito não ter nada a ver com ‘‘nepotismo’’ pois é cargo de confiança e político, mas o Secretário de finanças é o próprio filho do prefeito em exercício.


Delegado Riva informa à imprensa porque não foi registrado a ocorrência por parte da vítima

Primeiramente o Delegado afirma à reportagem de um outro jornal que a matéria não foi fiel ao ocorrido e por isso também o Nortesul publica a versão do Delegado. Ele diz, que a primeira pessoa a se dirigir à DP, foi o autor dos disparos alegando que foi ‘‘ameaçado’’ com uma faca pela vítima e por isso o BO foi registrado. Declarou também, que não há necessidade de se fazer dois registros de um mesmo fato e que a mãe da vítima foi informada que seria ouvida após como testemunha do ocorrido bem como outros envolvidos e ques as provas serão verificadas através de um inquérito policial.


ESCLARECIMENTO
Bom lembrar, que o caso acontecido só se tornou público, porque chegou parar na Sessão da Câmara Municipal e comentado na tribuna pelo Vereador Pedro Paulo no dia 3 de Fevereiro e que da qual a vítima entregou a documentação do ocorrido nas mãos da Presidente da Câmara Ver. Marlene Dutra Vidor. Portanto, a reportagem do Nortesul que estava na sessão, foi procurada pela vítima para falar do assunto.
Portanto, a redação do Nortesul está disponível para qualquer esclarecimento de ambas as partes. O autor da reportagem e diretor deste jornal, Valmoci de Souza fará questão de acompanhar este caso e poder aqui mesmo esclarecer e mostrar se houve exageros, se houve culpados ou inocentes. Por isso não queremos omitir informações de nenhum orgão, tanto da Polícia Civil como da Corporação de onde pertence o autor dos disparos. Esperamos uma solução.
Valmoci de Souza - Diretor Jornal Nortesul


Polícia Comunitária de Passo de Torres ativa as urnas para críticas, sugestões e denúncias

Na última sexta-feira (5), às 14:00 foi feita oficialmente a ativação das urnas da Polícia Comunitária de Passo de Torres (Conseg). A decisão, foi tomada em reunião no dia anterior (na quinta-feira) quando aconteceu a primeira reunião do mês de Fevereiro. A cerimônia de ativação das urnas, aconteceu no rol de entrada da Delegacia de Polícia do municipio quando contou cos as presenças do Prefeito em exercício Valmor de Souza, o Presidente do Conseg Jonas de Souza, da vice presidente Fátima, do Comandante da Policia Militar Sgto. De Mattos, do Responsável pela Delegacia Paulo Prates e do integrante do Conseg Eduardo Maurer.
As três urnas que estarão espalhadas no municipio, servirão para receber críticas, sugestões e denúncias sem a necessidade de identificação de quem os faz. Duas das urnas, ficarão na sede do município e uma será itinerante nas localidades do interior permanecendo por 30 dias. As urnas, serão abertas de 15 em 15 dias por integrante de cada segmento, Polícia Civil, Militar e Conseg.

Conseg do Passo vai solicitar substituição de redutores de velocidades por lombadas

A resolução de número 336 de 24/11/2009, altera a resolução 39/1998 do Conselho Nacional de Trânsito para proibir tachas e tachões aplicados transversamente à via pública, como sonorizadores ou dispostivos de redutores de velocidade. Considerando que a aplicação de tachas e tachões causa defeitos no pavimento e danos nos veículos. Em reunião ocorrida com a diretoria do Conseg no último dia 4, ficou decidido a solicitação da prefeitura municipal retirar os tachões e substituí-los por lombadas, já que a velocidade não está sendo respeitada em vários pontos do município onde há instalações dos tachões.



Representantes do Garota Verão 2010- etapa Torres foram escolhidas sábado

No sábado (06) ocorreu na Praia Grande o Garota Verão 2010- etapa Torres. Oito meninas concorreram para representarem as praias de Torres, Itapeva e Estrela do Mar.
A eliminatória municipal ocorreu em uma tarde de sol forte e de bastante calor. As meninas desfilaram em uma passarela que foi montada especialmente para o evento, e logo após foram julgadas pelo corpo de jurados, o qual o secretário de Turismo Roniel Lummertz também fazia parte.
As vencedoras foram: Luana da Rosa Bauer, representando a praia Estrela do Mar, Ramyla Sassbinder representando a praia Itapeva e Gabriela Soltys representando a praia de Torres.
As três candidatas escolhidas representarão suas praias na seletiva regional. A grande final do concurso será no dia 06 de março, nas areias de Capão da Canoa, e vai eleger a mais bela gaúcha do verão 2010. O concurso Garota Verão 2010 - etapa Torres foi uma realização do Grupo RBS com o apoio da Prefeitura de Torres.



Operação ‘‘Corsário’’ no Camelódromo de Torres

Delegado do Deic fala com exclusividade ao Nortesul sobre a operação e o envolvimento que teve 200 homens em 3 cidades do litoral: 45 só em Torres
Como em todos os lugares do país, os produtos de marcas não originais são considerados como falsificação e alvo de assessorias jurídicas das mais famosas marcas que ingressam no Ministério Público solicitando o recolhimento em milhares de estabelecimentos. Em Torres, no último ano pelo menos 3 operações como esta já aconteceram. Recentemente a Brigada Militar fez no local apreensões de Cd’s e DVD’s. Nesta terça-feira foi a vez de roupas, calçados e bolsas. Desta vez a operação envolveu somente em Torres 45 homens do Deic em conjunto com o Ministério Público.
Operação da Policia Civil e MP fazem apreendem mercadorias no Camelódromo em Torres
Na tarde desta terça feira o camelódromo de Torres e lojas arredores receberam uma visita inesperada de pelo menos 45 homens, sendo 4 Delegados e 41 agentes do Grupo de Operações especiais da Policia Civil onde efetuaram a apreensão de milhares de ropuas e bolsas com nomes de marcas famosas. Em entrevista exclusiva ao Nortesul o Delegado Marcelo que comandou a operação conhecido por Corsário efetuada por policiais do DEIC e pelo Ministério Público Estadual em pelo menos 3 cidades do litoral: Torres, Capão da Canoa e Tramandaí, disse que a operação envolveu neste dia mais de 200 agentes no combate ao crime de falsificação de produtos, principalmente camisetas, tênis e bolsas. Os mandados de busca e apreensão foram de diversas marcas famosas. Produtos que visivelmente trazem problemas à saíde da população também foram recolhidos no caso de cosméticos e perfumarias. O destino dos produtos apreendidos foram encaminhados para a Delegacia do Consumidor de Porto Alegre e as pessoas responsáveis responderão aqui mesmo na Comarca de Torres e existe um acordo dessa comissão que alguns produtos serão aproveitados, principalmente camisetas que são descaracterizadas e doadas às Instituições de Caridade.
Durante a operação, o nervosismo foi visível em váraias pessoas prorietárias de bancas no camelódromo, houve até mesmo desmaios de pessoas em ver suas mercadorias sendo retiradas dentro de sacos e caixas para serem colocadas em um caminhão baú da Polícia Civil. Um proprietário de uma banca que vende eletrônicos e não teve produtos apreendidos, usou de seu nervosismo até mesmo para se alterar com a presença da nossa equipe de reportagem.


Prefeitura e Brigada Militar realizam abordagem de andarilhos
A Secretaria Municipal de Ação Social, em parceria com a Brigada Militar de Torres, atendendo a denúncias da comunidade sobre a presença de moradores de rua acampadas em locais públicos, realizou ação de abordagem, identificação. A ação foi realizada na Praça Getúlio Vargas, margens da Lagoa do Violão e lateral do Ginásio Municipal na segunda-feira, dia 8 de fevereiro, e teve o acompanhamento das assistentes sociais do município. O secretário da Ação Social, Carlos Roberto Monteiro, e a gerente de Ação Social, Marivânia Rodrigues Oliveira acompanharam os trabalhos de abordagem aos andarilhos.
Foram abordadas no total 13 pessoas, sendo duas mulheres e 11 homens. A maioria de outros municípios: Gravataí, Caxias do Sul, Alvorada, e Itapiranga (SC), os demais disseram ser de Torres. Os moradores de rua foram orientados a procurarem a Secretaria de Ação Social para poderem retornar, gratuitamente, aos seus Municípios de origem. A Secretaria de Ação Social solicita aos moradores que denunciem os locais com andarilhos, para que possam ser realizadas a abordagem e os devidos encaminhamentos.


Rio Canoas: um refúgio para a refrescância
Nos dias de alta temperatura muitas pessoas procuram alternativa para amenizar o intenso calor que anda fazendo nos últimos dias passando dos 35ºC. Neste domingo, na região da Praia Grande, a temperatura chegou a 36º, muitos pessoas não só do municipio mas de vários outros arredores que não são adeptos às ‘’escaldantes’’ areia da praia, procuram os rios em Praia Grande onde encontram uma água cristalina e de baixa temperatura que tem como nascentes os morros dos aparados da serra.No último Domingo em vários pontos do Rio em Praia Grande haviam pessoas se banhando, quando crianças, sempre acompanhadas com seus pais ou um adulto, pois além do conforto da refrescância, os rios continuam com um índice alto de mortandade de banhistas. No caso do Rio Canoas, há trechos que chegam a mais de 3 metros de profundidade e por isso não é recomendado que crianças fiquem muito à vontade no leito do rio. O lugar é estremamente exuberante para quem prefere sair das rotinas da areia da praia. Nesta turma da foto, encontramos pessoas de Passo de Torres, de Santa Rosa do Sul e de Palhoça.
Pessoas que fazem visitas à parentes e amigos em Praia Grande sempre procuram alternativas de divertimento fora de suas rotinas em suas cidades de origem principalmente o Rio Canoas que já foi e voltará a ser palco do evento Bóia Cross que atrai milhares de pessoas ao pequeno município de Praia Grande.