sexta-feira, 26 de março de 2010

Edição 131

Leia se Quiser...
- Neste mês de Março em que comemoramos o Dia Internacional da Mulher, Passo de Torres agora terá por um período de tempo uma mulher no comando do executivo municipal. A Vereadora Marlene Dutra Vidor, foi empossada Prefeita em exercício pela Câmara Municipal de acordo com as Leis Eleitorais em que o Presidente eleito deveria assumir o executivo na impossibilidade do prefeito e vice eleitos.
- A Justiça eleitoral, foi provocada pelos próprios vereadores de oposição, mas o Juiz entendeu que isso seria um procedimento da Casa Legislativa conforme determina o Artigo 224 do CE.
- Muitas pessoas do município esperam algum tipo de mudança, não que o Vereador Valmor de Souza que deixou o executivo não tivesse competência, mas certos atos como o de ter o próprio filho como Secretário de Administração mesmo tendo sido colocado pelo prefeito anterior causava um certo ‘‘desconforto’’ e ‘‘fadiga’’ não só na administração, mas também na Câmara, onde os vereadores formaram CPI para investigações na área da Educação e do Fundeb.
- Acredita-se que a nova Prefeita em exercício Marlene Dutra Vidor que por ser mulher, com certeza vai procurar agir com mais transparência e cautela junto à quem estiver ao seu lado.
- É necessário e natural que a Prefeita tenha pessoas de sua confiança junto à sí, trabalhando sem prejudicar sua administração, aos funcionários e ao povo local.
- Sei perfeitamente que uma ‘‘ala’’ peemedebista não terá sido agradada pela transformação e ascensão da nova prefeita que surpreendeu há muitas pessoas que da qual a pouco a conheciam.
- Como vereadora, Marlene sempre mostrou-se equilibrada em suas palavras, embora algumas mais dificeis para a cultura local, mas o suficiente para serem entendidas e colocadas em práticas.
- Torceremos, para que tudo dê certo com a prefeita, que tudo esteja no seu devido lugar, bem como os funcionários concursados e contratados que estão com sérios problemas: o desvio de função.
- Outra sugestão, Sra. Prefeita, fazer uma limpeza na prefeitura e enxaguar com Água sanitária bem forte, para que a ‘‘patota’’ da malandragem, dos desvios de verbas, das falsificadas licitações não deixem resquícios de ‘‘podridão administrativa’’ como foi nesses últimos 9 anos.
- Trabalhe com pessoas da sua confiança, não se deixe ‘‘manipular’’ por pessoas que dizem ter experiência. Educadamente,faça-os, descer os degraus do prédio da prefeitura e tomarem seus devidos lugares antes que a Polícia Federal assim o faça. Ah, se o cidadão pudesse apontar os responsáveis por tanto desvios nessa pequena prefeitura.
- A oposição, demonstrou querer ajudá-la e serem parceiros, é isso que esperamos dos vereadores, dos funcionários públicos e de todos os munícipes, não ficando de lado a imprensa local, que quer dar-lhe o valor merecido, demonstrando parceria e divulgar suas ações ao povo passotorrense.

Vereadores de São João do Sul em visita


Na última terça-feira, a Câmara de Passo de Torres recebeu os visitantes do Legislativo de São João do Sul. Além do recém Presidente eleito Vereador Lindomar (PP) esteve o Vereador Sérgio (PSDB), Vereador Valmor Roxo e o ex-vice prefeito de São João do Sul. Na foto a bancada de oposição do Passo de Torres e o Vereador Valmor de Souza (PMDB) com os visitantes.






Prefeita Marlene (PMDB) toma posse em Passo de Torres

Na tarde da última segunda-feira (22) na Câmara de Vereadores de Passo de Torres às 16:00 houve uma sessão extraordinária para apreciação do Decreto 01/2010 que visava a posse da Presidente da Cãmara ao comando do Executivo pela determinação do Artigo 224 do Código Eleitoral,bem como o artigo 150 da Lei Orgânica do municipio em que no impendimento do prefeito e do Vice prefeito ou vacância dos referidos cargos, é chamado ao exercício do cargo de prefeito o Presidente da Câmara Municipal.
As 18 horas. iniciou-se a Sessão Solene para a posse da nova Prefeita em exercício. Após o anúncio do Decreto, a sessão foi suspensa por 10 minutos para que as comissões fizessem a apreciação do referido decreto de posse da Presidente da Casa Legislativa Vereadora Marlene Dutra Vidor. Reaberto os trabalhos, foram lidos os relatórios. Após o juramento, a nova prefeita empossada, cumpimentou a todos e falou da responsabilidade que terá em administrar o município. ‘‘Vamos batalhar para que tudo seja feito, não vamos fraquejar, com o apoio dos vereadores, todos nós podemos fazer o Passo de Torres crescer, só podemos buscar soluções e crescimento com muita honestidade, clareza e humildade, todos terão o atendimento que merecem ter’’, essas foram algumas palavras de seu pequeno discurso usadas após a sua posse.
O Prefeito em exercício que deixou o cargo, disse ter assumido no dia 18 de Junho de 2009 e pensava em ficar não mais de 30 dias até que a justiça resolvesse o impasse polítco do município, mas acabou permanecendo por 9 meses e 4 dias no poder. Agradeceu o apoio da mesa diretora da câmara e demais vereadores além de todos nos funcionários da prefeitura.
As dependências da Câmara ficaram lotadas, pois muitas pessoas que optaram por chegar às 16 horas até o término da cerimônia. Funcionários públicos também estiveram presentes, também o Assessor Jurídico da prefeitura, e muitos familiares da nova prefeita.
A prefeita em exercício, Marlene Dutra Vidor (PMDB), recebeu os cumprimentos de todos os que estavam presentes e mesmo de vereadores de oposição que tanto lutaram para que a Lei fosse cumprida.


Estrada Geral da Barra Velha recebe placas e pinturas

A prefeitura Municipal de Passo de Torres, cumprindo a resolução do Denatran, efetuou a retirada de todos os tachões usados como redutores de velocidades na Estrada Geral da Barra Velha. Além disso para manter a segurança, estão sendo feitas as pinturas laterais e centrais da pista de rolamento. No trecho mais movimentado por moradores no Bairro Campinas, foram colocadas várias placas com a velocidade obrigatória de 50 KM/H. Essa foi uma das últimas ações do prefeito em exercício valmor de Souza. Pelas informações de moradores, a prefeitura prometeu a colocação de lombadas no local.

AUXÍLIO A ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS:
Mais um ano que passa, e os coitados dos universitários de Passo de Torres, continuam correndo atrás do prejuízo.
Conversando com alguns deles, notei a batalha que travam todos os meses para poder custearem as mensalidades e o transporte.
E o que é pior, seus irmãos, que estão se formando no 2º. Grau terão que esperar dois ou três anos, até que os mesmos se formem, para que os pais possam ajudar a custear a faculdade.
Já foi criada até uma associação para obtenção de recursos, porém até agora, só receberam parabéns pela intenção, pois dinheiro que é bom, nada.
Que o prefeito anterior (o cassado) não cumprisse com o que determina a Lei Orgânica do Município, não é surpresa alguma, mais sim, o que o substituiu, não o fazer. Chega a causar revolta, pois o mesmo, segundo alguns estudantes, muitas vezes criticou a atitude do seu antecessor, por não atender as reivindicações dos estudantes.
Agora, surge um fio de esperança, pois o município está com novo prefeito, ou melhor dizendo, prefeita. Falo da esperança, porque quando vereadora, nossa prefeita muitas vezes usou da tribuna, para saldar e principalmente elogiar a atitude da vereadora universitária, pela formação da associação dos estudantes, pois que os mesmos necessitavam muito de apoio.
Não só ela elogiou, como também, hoje a presidenta da câmara, que inclusive se prontificou a auxiliar os estudantes no que fosse necessário.
Lanço aqui o desafio, para que a nova prefeita, contando com sua maioria de vereadores na Câmara Municipal, tendo entre eles, inclusive, uma estudante universitária, para que retorne a conceder o auxílio aos estudantes, direito este adquirido através da lei Orgânica Municipal, através de seu artigo 113, o qual, para lembrança e ou conhecimento de alguns, transcrevo abaixo:
"Art. 113 – O Município, além do que prescreve o artigo anterior, destinará 1% (um por cento) do seu orçamento, para auxílio a estudantes de Curso Superiores, residentes no Município".
Leitor de Passo de Torres.

PM de Torres embriagado atropela ciclista, mata e foge do local

Jornal Nortesul - No último dia 19, por volta das 07:00 um Policia Militar à paisana de nome S. L. A. A, 32 anos, atropelou e matou o funcionário da prefeitura de Torres Luis Hilário da Silva Dutra de 46 anos, casado, e um filho. Hilário se dirigia de bicicleta ao trabalho no Parque de Máquinas da prefeitura onde trabalhava como chapeador, quando pela Avenida Castelo Branco foi atingido pela Parati branca conduzida pelo policial preso em flagrante após fugir do local. Testemunhas que viram o PM quando da abordagem, disseram ao Jornal Nortesul que chegou logo após o acontecido que o mesmo apresentava alto índice de embriaguês.
Exames clínicos feitos no hospital de Torres, comprovaram que o condutor dirigia embriagado. Após lavrado o flagrante por homicídio culposo (sem intenção de matar) o Policial pagou uma fiança de R$ 600,00 e foi liberado. O inquérito será respondido em liberdade.

Moradores de São Bráz fazem protesto na BR 101

Jornal Nortesul - Na manhã da última terça-feira, um grupo de moradores do Bairro São Brás em Torres interromperam a via lateral da BR 101 KM 8 usada para movimentação de veículos da empresa Queiroz Galvão responsável pelos trabalhos de duplicação da rodovia. Os moradores exigem que seja feita uma via marginal, pois o Dnit alega que a construção da mesma naquele trecho não está no projeto por não haver população suficiente e comodidade para tal obra. O local considerado área rural, tem movimentação de crianças que aguardam ônibus escolares, de veículos, ciclistas e agricultores. Segundo um dos organizadores Sr. Maurício Melo da Silva o povo local solicita pelo menos uma área de domínio onde possa haver circulação dos moradores locais. No protesto, moradores usaram troncos de árvores, faixas, veículos de transportes e até tratores para interferência da estrada, pois a meta do Dnit era liberar o trecho e mantê-la original dentro de poucos dias em mão dupla até que a segunda pista ficasse pronta. No momento em que a reportagem do Nortesul estava no local Supervisores da obra estiveram no local. Segundo um dos supervisores a prefeitura municipal já fez uma reinvidicação da via lateral o que está em estudos pelo Dnit. A comunidade lamentou não haver nenhum representante do Poder Executivo e do Legislativo para apoiá-los. O protesto durou a manhã toda e teve o acompanhamento da Polícia Rodoviária Federal de Torres. A tarde, às 15:30, houve um bloqueio da via principal da BR 101 que teve a duração de pelo menos 10 minutos.


Ceprag investe e atende família que aguardava energia elétrica há 27 anos

O local é invejável a qualquer pessoa, o visual é exuberante. No alto de uma colina, uma família de agricultores, um rádio à pilha. Não seria notícia se esta história não tivesse começado ha 28 anos quando a Senhora Marli Guimarães Vieira e seu esposo Joelcio de Melo Pacheco moradores da Serra do Faxinal em Praia Grande Santa Catarina começavam um drama às escuras. O casal, em 1982, procurou a Cooperativa de Eletricidade Praia Grande (na época Cerprag, hoje Ceprag) para solicitar uma ligação de energia elétrica, na época, o Presidente disse ser mais fácil comprar um terreno na sede do município do que colocar energia naquele local tamanha a dificuldade de acesso.
O funcionário da Cooperativa Nereu, atual encarregado da área técnica, já conhecia a família e sabia de seu drama. Antes do atual Presidente Olivio Nichele ser eleito, fez uma promessa àquela família, sendo ou não eleito ele iria dar um jeito de conseguir energia àquela que seria uma das últimas famílias na divisa de SC com RS.
Recentemente, no ano de 2009, começou a batalha junto aos órgãos ambientais para que se pudesse fazer uma extensão da rede de 2,9 quilômetros para atender aquela necessidade. Foram vários contatos com o Ibama e Deinfra, para que a rede pudesse ser começada. Somente o Deinfra, exigia uma taxa de R$ 3200,00 cada travessia, sendo elas em número de sete, disso a Cooperativa conseguiu se eximir.
Para atender a família nos quase três quilômetros de rede, foram necessários 19 postes, compras de cabos isolados em alta tensão para compor a rede e a instalação de um tranformar de 5kwa. O projeto teve um custo de R$ 15.000,00, segundo a legislação vigente, o associado deveria contribuir com 30% desse valor. Mas, neste caso, a família sem condições de pagar sua parte, recebeu todo o investimento da CEPRAG.
Nesta terça-feira, o Presidente Gringo, o Gerente Geral Patrique e o encarregado técnico Nereu, estiveram na residência da família para ver como ficaram os procedimentos da instalação , onde puderam presenciar a grande satisfação da familia.
O Presidente Gringo, comentou: " Nenhuma aquisição, ou obra, por maior que seja, se compara a alegria de poder realizar o sonho e atender a necessidade desta família, que em pleno século XXI, ainda não tinha contato com os benefícios da energia elétrica".

Luis Henrique renuncia e Leonel Arcângelo Pavan (PSDB) é o novo Governador de Santa Catarina

Nesta quinta-feira (25) o Governador do Estado de Santa Catarina Luis Henrique da Silveira (PMDB), cumpriu com o seu papel junto à coligação e renununciou o cargo de governador para concorrer ao Senado Federal. O prazo, foi antecipado em oito dias. Por volta das 8:30, Luis Henrique chegou no Palácio Barriga Verde com honras militares para entregar a carta de renúncia ao Presidente da Assembléia Legislativa, Deputado Merísio (DEM). As 9:05 foi lida a renúncia de Luis Henrique, mais tarde, Leonel Arcângelo Pavan (PSDB) assina o livro de sua posse ao olhares de centenas de simpatizantes, deputados, prefeitos, vereadores e imprensa.
Luis Henrique, visivelmente e naturalmente emocionado, relembrou em seu discurso o que fez por SC nos seus 7 anos de mandato. Disse ter mantido sua palavra com o PSDB e seu vice. Falou do crescimento que o estado teve desde quando assumiu o governo, disse que a economia do estado teve um crescimento de 153,10%, teve um aumento na arrecadação de 4,6 bilhões para 11 bilhões, citou que o governo que menos gasta em máquina administrativa é o estado de Santa Catarina, apenas 7,7 do PIB e relacionou vários estados do país e seus indíces. Relacionando o PIB desde 2002, quando assumiu o governo que era de 55 bilhões chegou em 2008 a 118 bilhões superando três países juntos da América Latina, Bolivia, Uruguai e Paraguai. Luis Henrique, fez 3035 viagens aos 293 municipios do estado catarinense, percorrendo 679.815 km, dados controlados pela Casa Civil.
Luis Henrique, foi muito aplaudido pelas centenas de pessoas que lotaram o plenário da Assembléia e pelos que estavam acompanhando a cerimônia através de um telção no saguão do Palácio Barriga Verde.
Na chegada ao Palácio Barriga Verde, o Jornal Nortesul perguntou à Pavan se ele temia o andamento do processo contra ele, Pavam respondeu que fez tudo o que um homem público tinha que fazer, o de mostrar e provar sua inocência.
Após ser empossado Governador do Estado de Santa Catarina, Leonel Pavan fez seu discurso e disse manter o compromisso como governador agindo da melhor maneira possível e deixar o povo satisfeito com aquilo que puder realizar durante seu tempo no governo. Pediu apoio dos 40 Deputados da Assembléia independentemente de partido político.
Pavam recebeu o governo de Luis Henrique à oito dias do prazo máximo para que pudesse concorrer ao Senado Federal.
Um dos motivos também da antecedência, foi que nesta sexta-feira Pavan, já como Governador manteria o compromisso de viajar ao Japão para firmar um empréstimo junto a um grande banco daquele país na ordem de R$ 395 milhões para serem investidos no saneamento básico dos municípios catarinenses atarvés da Casan. Nesta viagem, o prefeito de Criciúma e ex-deputado estadual Clésio Salvaro também o acompanharia.
Pavan, uma hora após ser empossado já tinha compromisso como governador e deixou o Palácio Barriga Verde rodeado de repórteres e simpatizantes do PSDB.

Tucanos de Passo de Torres e São João do Sul participam da Posse de Leonal Pavan

O Vice prefeito de São João do Sul, ‘‘Betinho’’, esteve na cerimônia de posse de Pavan juntamente com o ver. Sérgio, ver. Valmor Roxo e o fundador do partido no municipio, Osni Maciel.
O Ver. Filho, do PSDB de Passo de Torres, aproveitou e deixou a cargo da assessoria do Deputado Jorginho Mello agendasse uma audiência com o presidente da Casan para tratar de assuntos do contrato firmado com a prefeitura a respeito do Saneamento Básico do municipio.
Além desses, também estiveram presentes, Seu Pereira, Eloiza e o Diretor do Jornal Nortesul Valmoci de Souza.