quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Edição 107

O destino de cada um
- Ás vezes fico pensando no ciclo da vida. Como pode, um jovem que trabalha em uma roça de fumo, cumpre seu horário, ao meio dia sai para alimentar o seu corpo cansado e ao atravessar a sanguinária BR 101 é atropelado por uma patrola perdendo a sua esperada e longiqua vida no mesmo dia em que completa 18 anos? Enquanto isso, no banco dos réus um assassino sendo julgado por ter tirado a vida de duas lindas jovens com muita brutalidade com a chance de viver muitos e muitos anos pago com o dinheiro público. Me admiro da tentativa de uma defesa alegar ‘’insanidade mental’’ devido à problemas causados por agrotóxico nas lavouras. Imagine você leitor, quantos mil assassinos deste tipo teria-mos em nossa região se fosse por isso.
No julgamento ocorrido na última sexta-feira em Torres o desfecho foi positivo segundo a família e o Advogado de defesa Dr. Alessandro Santos de Oliveira que batalhou pela pena máxima, o que resultou com a participação consciente do corpo de jurados formado por 15 pessoas. Exposto o palanque de 2 metros e a faca usados no crime Resultado disso: 35 anos e 8 meses de prisão por duplo homicídio, estupro e lesão corporal. Acho em minha opinião própria que a justiça foi feita, o que resta agora é ser cumprida. O condenado está preso há 3 anos Não se surpreendam se daqui há 2 anos o ‘’monstro’’ da Vila João XIII estiver rondando os vizinhos prometidos por ele na época em que foi preso. Pois a Lei permite que o cumprimento de 1/6 da pena já tem direito ao regime semi-aberto.
Conselhos e Conselhos
- Quando escrevi aqui que tem alguns Conselhos que não funcionam, teve gente que não gostou e veio me tirar satisfação, principalmente quando se trata do Meio Ambiente, continua tudo na mesma. Ao contrário do Conselho de Segurança criado no dia 17 de Setembro e já está agindo junto à diretorias de escolas e com os alunos no município. Eu como faço parte da diretoria de comunicação do mesmo tenho que abrir o bico e dizer que somos os melhores até que outros ‘’ditos’’ Conselhos nos provem o contrário. Vamos trabalhar em conjunto com a polícia em benefício de um Passo mais seguro à todos independente de siglas partidárias e sem politicagem.
Parabéns Forquilhinha
- Parabéns ao prefeito de Forquilhinha Vanderlei Alexandre e a população por ser o único município de SC entre 3 no Brasil a receber o Prêmio Selo Cidade Cidadã. Bom exemplo à outros prefeitos.

Conseg do Passo em ação
O Conselho de Segurança criado no último dia 17 de Setembro, teve suas ações iniciadas no último dia 24 nas dependências da Câmara Municipal quando houve a 1ª reunião juntamente com membros da Polícia Civil e Militar, onde se discutiu o estatuto e as funções de cada membro, além de pautas e a criação de um slogam ao mesmo através de um ‘’concurso’’ nas escolas para incentivar os alunos à contribuir com a segurança no município. Na última terça-feira (29) pela parte da manhã, uma comissão formada pela diretoria, esteve na Escola Municipal Manoel Rodrigues da Silva em reunião com as professoras Thaysa Benedetti, Juliana e com a supervisora Tatiana sobre a inserção e a importância do Conseg na escola. Além disso, foram entregues quase cartilhas, cartazes e folder tratando tudo do assunto ‘’Polícia Comunitária’’. Uma turma ouviu atentamente em sala de aula a proposta do comissão na criação de um slogam ou frase que será usado em definitivo pelo Conselho. A Professora Thayse, sugeriu à comissão a colocação de urnas no comércio para depositarem sugestões. Do mesmo modo, aconteceu com a Escola Estadual Ildo Meneghetti com o atendimento da Professora Vanderléa Godinho onde duas turmas da 8ª série puderam ouvir a mesma proposta e se mostraram entusiasmados com a idéia de participar. A tarde, a comissão dirigiu-se à Escola da localidade de Rosa do Mar para o mesmo procedimento com o objetivo de aproximar à escola ao Conseg de Passo de Torres. A comissão que realizou estes trabalhos foram formadas pelos componentes Jonas, Fátima, Marcelo, Thiago e Valmoci.


Moradores da Estrada Geral solicitam redutores de velocidade com urgência
Moradores do Bairro Campinas solicitam com urgência à administração Pública de Passo de Torres para que seja colocado redutores de velocidades em no mínimo três pontos. Pois a Estrada Geral que liga o município à Bella Torres possui um intenso fluxo de veículos que passam em alta velocidade. Muitas crianças, ciclistas, pedestres e carroças utilizam a via que em certas ocasiões fica estreita devido à estacionamentos até mesmo de carretas de grande porte. Na última sexta-feira a comunidade presenciou mais um de muitos acidentes já acontecidos naquele trecho. O pedido de providência para colocação dos referidos redutores, já foi assunto na tribuna explanado pelo vereador Tucano Emerson Kijilin ‘’Fom’’, mas até hoje não foi atendido pelo executivo. Os moradores dizem ser de extrema urgência já que o verão se aproxima e a demanda de veículos leves e pesados aumenta devido a população serrana descer em peso ao Balneário Bella Torres. Um grupo de pessoas dizem que se não for tomada providências, a estrada será interditada em forma de protestos.


Loteamento com problemas
Os moradores do loteamento Silveira, próximo ao centro de Passo de Torres que adquiriram lotes e construíram suas casas há algum tempo atrás só conseguiram energia elétrica após chamarem a imprensa e mostrar a situação em que estavam. Desta vez, é a calamidade da rua principal que dá acesso ao bairro. Como não há nenhum tipo de cascalho ou base adequada na rua, com a chuva fica impossível as crianças e adultos se deslocarem para as escolas ou ao centro do município devido à grande quantidade de lama. Veículos ficam atolados por menor que seja a chuva. Os moradores solicitam aos responsáveis pelo loteamento que invistam mais em infra-estrutura antes de vender os terrenos.

Esgoto Pluvial
O sistema de esgoto pluvial feito pela prefeitura também deixou a desejar, pois as bocas de lobo, não são interligadas, fazendo com que a cada chuva a água transborde e saia prá cima da faixa inundando terrenos. Algumas bocas de lobo tiveram de serem avariadas com aberturas de buracos laterais para que a água saia por baixo em direção à lateral da estrada.





Assassino de Juliana e Daiane é condenado em Juri Popular
O Julgamento iniciado por volta das 9:30 no último dia 25 de Setembro na Sala de Juiri do Fórum de Torres, atraiu um número suficientes para lotar os espaços disponibilizados pela justiça. Na mesa dos réus, Agnaldo Peres Bauer autor dos dois assassinatos ocorrido em Maio de 2006 na localidade de Vila João XIII interior de Torres.
Familiares, vizinhos e amigos da vítimas desde cedo chegaram em frente ao prédio do Fórum e em uma manisfestação silenciosa, colocaram muitas faixas nas árvores pedindo justiça e com homenagens às vítimas.
Durante o julgamento, o Pai de Juliana José Vargas Peres, a mãe Maria Helena Vargas e a mãe de Daiane Vargas de Matos não sairam do local.
Segundo informações, em trechos na linha de defesa, chegou-se até mesmo pedir internação do réu por tratar-se de insanidade mental provocado por produtos agrotóxicos usados nas lavouras. Testemunhas afirmaram que Agnaldo não manuseava produtos fortes e que os mesmo eram aplicados somente por avião. Também foi lembrado que no dia anterior ao crime da sua esposa, Agnaldo havia sido convocado para uma partida de futebol que ocorreria no sábado, o que demonstrava lucidez e tarnqulidade contrariando a defesa quanto à Insanidade Mental.



Familiares e Advogado de acusação satisfeitos com a justiça
Segundo o Advogado das duas famílias que tiveram suas filhas vitimadas por Agnaldo, Dr. Alessandro Oliveira, o processo e o julgamento ocorreram tudo dentro da normalidade e se mostrou satisfeito com o resultado final. Dr. Alessandro falou ao Nortesul também do profissionalismo, ética e da destreza do Advogado de defesa do réu Dr. Moacir Alves, que em nenhum momento do julgamento usou da defesa em rebaixar as vítimas e os familiares. A defesa fazia a parte dela pedindo internação do réu para tratamento de uma possível Insanidade Mental ocasionada por manuseios de agrotóxicos, o que não foi o suficiente para que os 15 jurados mudassem o rumo e o desfecho do julgamento.
O Nortesul perguntou ao Sr. José Vargas Peres conhecido por ‘‘Zé Bugio’’, pai de Juliana quanto ao resultado do julgamento.
‘‘Olha, acho que a justiça foi feita, mas é claro que isso nunca trará minha filha e minha sobrinha de volta, mas seja o que Deus quiser, espero que a justiça não dê regalias em soltá-lo tão cedo, o que poderá conforme o condenado atacar mais pessoas em nossa comunidade como ele prometeu quando voltasse, não queremos nunca mais ele lá em nossa comunidade’’. O nosso sofrimento de perder um filho é muito pior do que perder um pai ou uma mãe’’. Concluiu Zé Bugio.