sexta-feira, 8 de maio de 2009

EDIÇÃO 86 9 DE MAIO DE 2009

Leia se Quiser...

Bíblia Sagrada

A Bíblia já teve nomes diferentes, como ‘’Ítala’’ lá pelos anos 200 quando a lingua grega começava a se expandir por Roma. Mais tarde, foi substituída pela ‘’Vulgata’’, termo de versão à Ítala no século IV. Mas somente no século XVI, recebeu o nome definitivo de ‘’Vulgata’’ devido a sua imensa divulgação. Cinco séculos após, ela foi revisada e atualizada em versão latina, permanecendo-se como Bíblia. Esse, é um dos mais importantes ensinamentos que aprendi na introdução à Teologia e Filosofia que tive quando mais jovem nos meus 11 anos de colégio de Padres onde permaneci nos seminários em Carazinho e Canela no RS.

- Motivo pelo qual estou escrevendo isso, é que falei recentemente em minha coluna, que a trechos bíblicos estariam sendo usados nas sessões da Câmara de Passo de Torres, coincidindo-se com a atual situação política do município. Foi aí que a ‘’ilustre, religiosa, fervorosa’’ e vereadora Terezinha sentiu-se ofendida e disse na sessão do dia 5 em sua pronúncia que o Nortesul deveria esquecer a palavra Bíblia. Concordo que os ensinamentos bíblicos devem estar em qualquer lugar, mas não fazer ‘’politicagem’’ em cima da mesma.

- Tá certo que a vereadora, criou dois projetos muito importantes aos cristãos, um foi o da leitura bíblica antes das sessões, embora contrariado por alguns que quiseram demonstrar respeito ao povo de diversas religiões que visitam à câmara. Outro projeto seu, foi o da criação de um monumento à Bíblia na Praça dos Pescadores.

- Acontece, que o povo que visita as Câmaras em dia de sessões, querem saber de projetos que beneficiem à todos, ações, obras realizadas, melhorias, além disso, transparência e verdades no que dizem os vereadores, concordar corrigindo erros e elogiando acertos de um executivo. Não ver aos seus olhos a imensa ‘’crueldade’’ com o meio-ambiente e desrespeito com o dinheiro público e dizer que está tudo se encaminhando para o rumo certo.

- Outro assunto: será que em 16 anos de município não vai haver um presidente que faça o secretário da mesa fazer as leituras de atas e projetos? porque um funcionário faz isso? Secretário é para isso, é funciona em toda a região. Aliás nesta última sessão, foram 67 minutos de leitura, pelo regime interno a sessão tem duração de 2 horas, por isso o Vereador Filho disse ao presidente que deveriam aumentar para 3 horas, pois é uma ‘’vergonha’’ ser usado apenas 3 minutos para os vereadores esplanar suas ações ao povo presente.

- O prefeito do Passo de Torres exonerou vários cargos conforme lido a relação na sessão de Terça. Apenas uma pessoa tomará conta de vários departamentos e secretarias: o Sr. Volnei de Souza, até então Secretário de Finanças e filho do Presidente da Câmara Valmor de Souza que poderá assumir a prefeitura interinamente até a realização das novas eleições municipais.

- Assim é o meu querido Passo de Torres, terra de pescadores que labutam o peixe de cada dia, muitas vezes em alto-mar não sabem o que rola nos bastidores da política passotorrense.


- Algums moradores de Bella Torres procuram o Nortesul para reportar a situação da estrada que liga ao Passo de Torres, é uma vergonha, uma estrada importante àqueles que pagam seus mais altos impostos aos cofres públicos e que tiveram prometidos em uma reunião em Caxias do Sul que até Novembro de ‘’2007'’ estaria asfaltada. Sem contar, o abandono de muitas ruas naquela praia sendo tomadas por matagais e servindo de potreiros. É lamentável, a praia ter uma vereadora eleita pelo povo, líder de governo e estas queixas não chegarem até ela. Sugiro que façam isso imediatamente antes que terminem os quatro anos, além disso sugiro que todos os moradores de Bella Torres e Rosa do Mar, façam uma ‘’Romaria’’ às sessões em Passo de Torres para fazerem suas reinvidicações, pois mesmo mostrando imagens no jornal alguns vereadores dizem ser boatos ou somente noticias ruins.- Outro assunto polêmico, é o desvio do curso original da Interpraias onde querem fazer o asfaltamento para favorecer alguns donos de terras que nem vou citar aqui para não dizerem ser perseguição, mas o povo da Vila Ribeiro sabe disso.

- A Vereadora Marlene, líder de governo, afirmou em pelo menos três sessões que a licitação de materiais ao Posto de Bella Torres está sendo tramitado. O povo aguarda isso com ansiedade há algum tempo.

- Queremos informar à todos os vereadores de Passo de Torres que se o Jornal Nortesul receber notícias boas de suas ações ou do executivo, jamais deixaremos de publicá-las, pois em nossos arquivos temos muitas notícias boas do Passo, feitas pela nossa equipe de redação, mas com o passar do tempo, vimos que nosso ‘’ilustre’’prefeito nunca nos deu a mínima em conceder uma breve entrevista ou permitir que seus secretários enviassem ‘’boas’’ notícias ao nosso periódico, então alguma ‘’notícia’’ temos que procurar, seja positiva ou negativa. Raramente recebemos convites para participar de algo, enquanto outros municípios, inclusive a Secretaria Regional em Araranguá faz questão de se fazer-mos presentes.




Pe. Leonir Alves explica à imprensa à extorsão sofrida através da internet

Em entrevista coletiva à imprensa, o Padre Leonir Alves foco das atenções na última semana, relatou que foi vítima de extorsão conforme ocorrência policial feita em 28 de abril. O Padre, possuia uma conta em um site de relacionamentos e uma pessoa que se dizia uma mulher chamada Dirlene Torres passou-se como pessoa conhecida fazendo com que o Padre se mostra-se na web Cam para relembrá-lo. O fato aconteceu após o Padre ter chegado de um jogo de futebol e estar sem camisa em frente ao computador. Segundo ele, em trocas de e-mails, começou a ser extorquido no valor de 10 mil reais, o mesmo não aceitava e teria sido ameaçado pela suposta mulher chamada Dirlene. Isso, começou a ocorrer no dia 25 de abril. O extorquista, ameaçava largar imagens de outros modos em sites para abalar a moral do sacerdote.O padre, avisou a policia civil de Torres sobre o fato e começaram as negociações como se fosse aceita a extorsão e combinada a maneira de entregar o dinheiro em troca do CD com as imagens do Padre. No dia 28 nas proximidades da Caixa Economica em Torres às 12:00, com a simulação que o Padre carregava 10 mil reais em um pacote, apareceu o acusado Igor S. B. se aproximou da vítima com um CD na mão com o objetivo de receber a quantia extorquida, nesse momento, policiais da DP de Torres se aproximaram e detiveram Igor bem como efetuando a apreensão do referido CD. Nesse instante, o acusado Dirlene que estava com um veículo Parati nas proximidades fugiu até mesmo batendo com o veículo conforme relatou o Padre. A seguir, com um mandado de busca e apreensão deslocaram até a casa do acusado Dirlene onde foram apreendidos vários objetos como 66 Cds de mídia, CPU, uma munição de revolver 38 e documentos pertencentes à Igor. Já com Igor, foi apreendido 1 CD-R marca Philips no local. O Padre, afirmou ter sido vítima de uma montagem através de fotos captadas pela Web Cam e surpreendeu-se porque não houve a prisão em flagrante do suspeito. A PC continua trabalhando no caso. O Nortesul, não fez questão de obter imagens que denigrem a imagem do Sacerdote, mesmo oferecida por ele.

Combate diário contra Dengue e Febre Amarela em Torres
A Vigilância Ambiental em Saúde de Torres está em alerta máximo para prevenir a Febre Amarela e a Dengue em Torres. O município não tem o mosquito transmissor das doenças, o Aedes Aegypti, e para o status continuar negativo, o secretário de Saúde de Valmir "Pardal" Daitx Alexandre, destaca a importância da participação da população. “Cada um pode e deve colaborar não tornando o ambiente favorável para a sua proliferação”. Para o secretário “todos são responsáveis e devem adotar medidas preventivas permanentes para manter Torres livre da Febre Amarela e da Dengue”.

O secretário destaca que é importante permitir o acesso dos agentes municipais às residências e estabelecimentos comerciais para as inspeções de rotina, assim é fundamental que cada um elimine os focos de água limpa e parada em seus domicílios. Algumas medidas simples devem ser adotadas: manter tampadas as caixas d’água, não juntar objetos que facilitem a propagação do mosquito, como pneus, garrafas, tonéis e baldes, não manter em casa plantas em água e deixar areia nos pratos de vasos e as bandejas de geladeira sempre limpas e secas. Ainda é importante desobstruir calhas, lajes e ralos, bem como realizar a manutenção de piscinas.

Pescadores são os campeões do Torneio das Profissões
O Torneio das Profissões deste ano teve como campeão o time dos Pescadores. O evento, que teve 14 equipes inscritas, aconteceu no Dia do Trabalhador, 1º de maio, no Centro Esportivo Mar Azul. O vice-campeão oi o time dos Carpinteiros. O goleador foi Marquinhos e o goleiro menos vazado foi Alexandre, ambos da equipe dos Pescadores. A equipe dos Pedreiros foi o destaque em Disciplina. O evento envolveu 250 pessoas, entre jogadores, reservas e equipe técnica. Um bom público prestigiou os jogos e torceu pela sua equipe. A organização do Torneio das Profissões foi do Esporte Clube Mar Azul e teve o apoio da Prefeitura de Torres. Inscrições para canastra trio.

Estão abertas as inscrições para o Campeonato de Canastra Trio, que começa na segunda-feira, dia 11 de maio. O campeonato acontecerá no Centro Esportivo Mar Azul, no bairro Getúlio Vargas. O evento tem o apoio da Prefeitura através do Departamento Municipal de Esportes. A equipe campeã e o jogador destaque receberão um troféu e o segundo e terceiro colocado, bem como o trio disciplina, receberão medalhas. Os interessados em participar devem se inscrever com Totinha pelo celular (51) 9725-8712.

Escolas de Educação Infantil pública serão municipalizadas
A municipalização da educação infantil começou em Torres. Quatro escolas que eram administradas por entidades passarão a partir deste ano a ser responsabilidade da Prefeitura de Torres. A informação foi passada na quarta-feira (29/04) pela secretária de Educação, Léa Gállio Gründler. O município passará a ser responsável por cinco unidades de educação infantil gerenciando as ações pedagógicas e administrativas através da Secretaria Municipal de Educação, com o repasse de recursos financeiros realizados dentro da própria rede municipal. Serão municipalizadas: Escola de Educação Infantil STAN, Escola de Educação Infantil São Francisco de Assis, Centro de Educação Infantil Alcino Pedro Rodrigues e Centro de Educação Infantil Salina. Estas unidades, juntamente com a Escola Municipal de Educação Infantil São Jorge, já atendem de segunda a sexta-feira cerca de 500 crianças em período integral. Para o processo as entidades que optaram pela municipalização cederam os prédios e terrenos. A Prefeitura se encarregará da manutenção, assessoria pedagógica, organizará o quadro de pessoal para atender as crianças, alimentação, material pedagógico e material de limpeza. As Escolas Municipais de Educação Infantil já estão implantando o Círculo de Pais e mestres (CPM). A abertura do processo de municipalização está de acordo com a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) e com a implantação do FUNDEB( Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação). “O esforço da Administração Municipal será grande para atender a educação infantil e Torres só tem a ganhar com essa mudança”, reforça Léa. Ela ainda salienta que a educação infantil é parte integrante da formação da criança e que está nos planos da Administração João Alberto “aumentar o atendimento através da construção de novas unidades e ampliação das já existentes”.

Clima frio favorece o aumento das doenças respiratórias
Basta o clima esfriar e as mudanças súbitas de temperaturas para os casos de doenças respiratórias aumentaram, principalmente entre crianças e idosos. No entanto, ninguém está livre de pegar uma doença típica de inverno. As doenças respiratórias que mais se manifestam nesta época do ano são: gripe, resfriado, rinite, sinusite, bronquite e asma. Entre os fatores que estimulam sua manifestação estão a queda de temperatura, a baixa umidade do ar e o contato com os ácaros das roupas que ficaram por muito tempo guardadas. Alguns hábitos, como permanecer por mais tempo em ambientes fechados, também são responsáveis pelo aumento das doenças típicas dos meses frios. Tosse, coriza, obstrução nasal, expectoração, febre, mal-estar geral e falta de apetite são alguns dos sintomas dessas doenças.

Para prevenir as doenças de inverno o Dr. Cris Feijó aconselha a população a realizar algumas medidas como: “manter o ambiente limpo e ventilado para não acumular pó e mofo; lavar as roupas de frio antes de usá-las; evitar lugares fechados e grandes aglomerações; ter uma alimentação saudável; ingerir muito líquido; evitar o contato com o cigarro em ambientes fechados; substituir os agasalhos de lã por moletom, couro ou nylon; e remover o pó dos móveis com panos úmidos e não com vassouras e espanadores”.
O secretário de Saúde, Valmir “Pardal” Daitx Alexandre, orienta a população em caso de febre por mais de quatro dias e falta de ar procurar a equipe de saúde. “Só os profissionais da saúde poderão avaliar corretamente o tipo de doença e como ela deve ser tratada”, afirma. A automedicação deve ser evitada, pois o uso indiscriminado de antibióticos pode gerar uma resistência bacteriana e até mesmo promover efeitos colaterais. A Secretaria de Saúde de Torres conta com serviços e profissionais especializados para a detecção e o tratamento das doenças respiratórias. Para isto, procure a Unidade de Saúde Américo Muniz dos Reis (Posto Central) ou os Postos de Saúde dos bairros São Francisco, São Jorge, Curtume, Vila São João, São Brás e Rio Verde.



TRÊS CACHOEIRAS PODERÁ ARRECADAR R$ 700 MIL EM EMENDAS
Num esforço conjunto dos partidos que compõem o governo de Três Cachoeiras, neste primeiros meses de administração foram confirmados R$ 700.000,00 em emendas parlamentares provenientes de recursos autorizados pelo Congresso Nacional. O empenho dos valores destinados vincula-se agora à apresentação dos respectivos projetos que deverão ser cadastrados e aprovados.

As emendas estão assim distribuídas: duas emendas de cem mil reais cada, uma do Dep. Pepe Vargas(PT) e outra do Dep. Eliseu Padilha(PMDB) para ampliação do Posto de Saúde Central. Duas emendas de cem mil cada, uma do Dep. Vieira da Cunha e outra do Dep. Ênio Bacci (ambos do PDT) para investimentos em quadra de esportes. Outra emenda de cem mil para instalação de espaços culturais por intermédio do Dep. Henrique Fontana (PT). Outra reserva de emenda de cem mil procede do Deputado Marco Maia (PT) para área de infra-estrutura urbana – pavimentação. Para a área da agricultura, o Senador Paulo Paim(PT) acenou com uma emenda de mais DE 100 mil reais.Em momentos de crise econômica que pesam na arrecadação dos cofres públicos municipais, a possibilidade de contar com estes recursos para investimentos cria uma expectativa positiva para o município, fruto do empenho dos partidos que assumiram esta coligação.

HEMOCENTRO COLETA SANGUE EM TRÊS CACHOEIRAS
Numa parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde, o Hemocentro de Porto Alegre e o Hospital de Torres, no dia 06 de maio, houve uma coleta de sangue no município de Três Cachoeiras. Durante todo o dia o ônibus do hemocentro esteve na praça da matriz com enfermeiras e técnicos orientando e acompanhando a coleta. Foi marcante a presença de munícipes que sentiram-se motivados a este ato de doação.



Audiência Pública
Na quinta-feira (30/04), foi realizada a terceira etapa das Audiências Públicas para a Elaboração do Plano Plurianual do quadriênio 2010-2013, no distrito de Porto Colônia. Coordenada pelo Assessor Fazendário, Diniz da Luz, a solenidade foi aberta pelo Prefeito Telmo Dimer e o Vice-Prefeito Celírio Schwanck, os quais relataram a atual situação da Prefeitura e das futuras ações a serem desenvolvidas. Em continuidade os Secretarios Municipais e Chefes de Departamento explanaram sobre suas pastas. Depois foi a vez do Assessor Jurídico, Jaime Bernsts, e do Analista de Sistemas, Márcio Hahn, mostrarem a Prestação de Contas de Janeiro e Fevereiro, assim como o Planejamento extratégico que o Município está realizando para aquisição de bens e realizações de obras, através de convênios com o Governo Federal e Estadual. O Vereador José Sebastião (Zezo) também teve a palavra para falar aos presentes sobre o Projeto de Lei que tramita na Câmara sobre a venda do Terreno, onde um dia foi porometido a instalação de uma unidade da Empresa Randon, para a compra de outro, no qual será contruída uma Escola de Educação Infantil (Creche).

Ao final, após breve debate, as comunidades apresentaram suas propostas para a Elaboração do Projeto do Plano Plurianual, sendo elas:

Porto Colônia: 1. Conservação das Estradas Públicas e Abertura de Estradas Rurais; 2. Ampliação da Iluminação Pública 3. Melhorias no Campo de Futebol.

Porto Fagundes e Porto Colônia Norte: 1. Ampliação do Abstecimento de Água encanada; 2. Pavimentação do Mercado Porto Colônia e a residencia da Sr.ª Maria Hahn Leffa; 3. Aquisição de um Caminhão para a Secretaria da Agricultura, para transporte de Insumos.

São Brás: 1. Iluminação Pública; 2. Melhoria nas estradas rurais; 3. Trasnporte Coletivo, Recolhimento de lixo e Água Encanada.

Ao final a comunidade listou os pontos em que há a necessidade de troca de lâmpadas e instalação de luminárias. O último encontro será na Sede na próxima semana.


Creche de Porto Colonia reaberta
A creche de Porto Colônia em Dom Pedro de Alcântara que havia sido fechada para reformas conforme acordo com a comunidade local no inicio do mês de abril, foi reaberta neste último dia 4 de maio. O Prefeito Telmo Dimer e o Vice Celírio, sentem-se com o dever cumprido com a comunidade de Porto Colônia juntamente com a secretaria de Educação do município. Além disso, Telmo e Celírio, agradecem muito em especial ao morador da localidade Sr. Luis ‘’Padeiro’’ que sem medir esforços, liderou as ações na mão-de-obra com a participação da comunidade.






Secretaria de Obras realiza limpeza da cidade

A Prefeitura de Torres, através da Secretaria de Obras e Trânsito (SMOT) está desenvolvendo ações no sentindo de limpar a cidade. Durante esta semana (4 a 8/5) a Prefeitura mantém uma equipe de funcionários realizando a limpeza da Avenida do Riacho. No local estão sendo realizados o corte de grama, capina e pintura do meio-fio. A intenção do secretário de Obras e Trânsito, Aristeu Moreira, é após limpeza deste local realizar os trabalhos de manutenção nas ruas compreendidas entre Avenida do Riacho e Rua Joaquim Porto.

Além disso, outra equipe responsável pela manutenção e conservação da limpeza do município trabalha diariamente na retirada de materiais depositados em locais de inadequadas. No entanto, isto não basta, é preciso que os moradores colaborem com o trabalho não depositando materiais em locais indevidos e denunciando quem age de forma irregular.

Trata-se de restos de material de construção, móveis deteriorados pelo tempo, eletrodomésticos estragados, podas de árvores e gramas que são jogados em lotes vagos e passeios públicos. Conforme os Códigos de Postura e Obras do município a manutenção dos espaços públicos é feita pela Prefeitura, já os particulares são de responsabilidade dos proprietários. As denúncias podem ser realizadas através ligação para os números 3664-1411 (Prefeitura), ramais 223 e 232, e 3626-4797 (Patram).












domingo, 3 de maio de 2009

Leia se Quiser..
‘’No limite’’
- Não é demagogia minha, mas o ‘’homem’’ que concluiu a obra da ponte no Passo de Torres que já estava encaminhada há 12 anos atrás, lembrada sempre em todas as sessões até hoje pelos vereadores da situação, parece ter chegado ao limite de seus recursos, suas liminares e mais um pouco. Na última segunda-feira, as preliminares suscitadas na tribuna pelos seus advogados e juntadas de documentos para evitar a cassação do diploma do prefeito de Passo de Torres, foram rejeitadas e reafirmadas pela Côrte por unânimidade, ou seja por 7 votos a zero conforme já ocorrido no julgamento em 30 de março, segundo o acórdão 23541 do processo 1444 no TRE de Santa Catarina.
Negado o Recurso Especia- Já na terça-feira (28) conforme o acordão 23613 em sua decisão, o Tribunal indeferiu por unanimidade novamente por 7 votos à 0 a juntada de novos documentos e suspendeu o julgamento do recurso especial dando provimento nos termos do voto do relator Juiz Samir Oséas Saad. Resumindo, negado o Recurso Especial contra a expedição do Diploma do Prefeito de Passo de Torres.
Cautelar Negada
- Na quarta-feira, uma medida cautelar (petição 26101) foi negada, mantendo-se assim a ordem para cumprir diligências e intimação.
Câmara do Passo
- Outra coisa que me chama a atenção, são as leituras bíblicas sendo feitas na Câmara de Vereadores de Passo de Torres. Os versículos, parecem serem escolhidos não para passar mensagens que sirvam à todos, e sim mensagens direcionadas à situação do momento político no município. Eis um exemplo lido na última Terça pela Vereadora Terezinha ‘’ Eis de fortalecer-te com mentiras e boatos’’. Talvez uma mera coincidência, mas até agora todos os textos lidos ou atingiram a situação do momento ou aos oposicionistas no legislativo.
- Até a pouco tempo no Passo de Torres diziam que o Jornal Nortesul só vivia de boatos, mentiras e fofocas em sua linha editorial. A partir de um certo tempo, resolvi como Diretor e editor deste, mostrar imagens, aí o povo local começou a perceber que não era só boatos, as contravenções ao meio-ambiente eram mais grave do que se esperava. Após nossas matérias serem divulgadas sobre a situação ‘’irresponsável’’ do lixão de Passo de Torres o Promotor Público Exmo. Dr. Ernest Kurt da Comarca de Santa Rosa tomou conhecimento através do Nortesul e atenciosamente viu que a situação não era nada agradável e assim nos oficializou solicitando mais informações a respeito do caso. A procuradora da República em Criciúma foi acionada e haverá o desarquivamento de um processo civil 021/2006 de crime ambiental.
- Nesta Terça-feira uma visita surpresa da Patrulha Ambiental causou espanto e curiosidades a muitas pessoas no Passo de Torres. Procuraram a nossa redação para mostrar à eles as ‘’mentiras e boatos’’ que publicamos, em relação às 100 toneladas de lixo enterradas na areia. E agora, verdade ou mentiras?

POLÍCIA AMBIENTAL FAZ VISTORIA NA ÁREA DO LIXÃO EM PASSO DE TORRES
Na última segunda-feira dia 27, uma Patrulha da polícia Ambiental de Maracajá através de uma solicitação judicial estiveram no lixão de Passo de Torres para vistoriar a área onde fora noticiado que havia pelo menos 100 toneladas de lixo enterrados. No local, os policiais fizeram o uso de um GPS para demarcar a área agredida pelos resíduos, além de fotografarem todos os detalhes do terreno.O Jornal Nortesul, a pedido dos policiais que tinham documentos judiciais e cópia da matéria do dia 27 de março intitulada ‘’a novela do lixão em Passo de Torres continua...pior ainda’’, os acompanhou até os local exato onde há o crime ambiental.Nenhum detalhe foi esquecido pelos policiais, nem mesmo a abertura de buracos no solo para certificar-se do maior dos problemas: o lixo enterrado conforme mostra a foto abaixo.


POR TRÁS DE UMA MATA LINDA E MARAVILHOSA, UM IMENSO BURACO A ESPERA DE MAIS LIXO
A Polícia Ambiental certificou-se de todos os detalhes, inclusive as medidas e a altura de um buraco no solo onde seria jogado ‘’criminalmente’’ mais lixo. Lembrando, que próximo a essa imensidão de lixo enterrado, há poço artesiano de onde pessoas que trabalham no local bebem água e há uns 200 metros de um riacho.