sexta-feira, 6 de março de 2009

Edição 77

Leia se Quiser...
Leitores de Passo de Torres
-Sempre procurei ser crítico em certas atitudes da administração do atual prefeito, o que de bom é feito merece crédito, o que está sendo feito errado, merece crítica para tentar se corrigir. Tem tanta coisa acontecendo neste município, parece até que a justiça abandonou tudo por aqui. Vereadores que entraram com um projeto para “beneficiar” uma Associação em Praia Grande, agora estão pedindo vistas do próprio projeto se não fosse a interferência da Presidente do Conselho Tutelar do município.
- O projeto da Casa Mortuária, discutido por pelo menos 4 anos pela ex-vereadora Elisabethe, agora parece que voltou à tona com outra autora. Quanto à este projeto, na época em que eu fazia noticiário na Rádio Comunitária Alternativa, entrevistei a 1ª Dama Srª. Jucélia Santos, em que ela me confirmou que o terreno já tinha sido adquirido e que até o final do mandato do prefeito estaria pronta a Casa que o povo tanto precisa. Terminou o mandato, começou outro...e...nada ainda. Então, o povo, os, vereadores são obrigados a cruzar os braços e aplaudir e dizer sim.
- Obras de pavimentação, estão sendo feita por funcionários da prefeitura (ótimo) só resta saber se o contrato da empresa que licitou, reza a mão-de-obra de funcionários públicos.
- Quanto ao lixão do Passo de Torres em que o vereador Fom, disse ser.
- Lixão do Passo de Torres, esta, é uma matéria gravísssima, até agora não divulgamos no Nortesul para não causar tanto impacto. A foto que colocamos na capa, é muito “light” no que a equipe de reportagem trouxe à redação (fotos e filmagens). Fechamos esta edição na manhã de 5ª feira, à tarde, vereadores iriam até o local onde está sendo construída uma bomba relógio com mais de 100 toneladas de lixo enterradas na areia. A situação é tão grave, que na 5ª feira queriam fazer uma devassa nos barracos que acomodam pessoas que trabalham no local. Pelo menos 5 crianças estão lá, uma adolescente de 13 anos não vai à escola porque não há condições. O prefeito sabe disso tudo, e nada é feito. Repito, estamos nos omitindo a publicar imagens “orrendas” para não sofrer-mos perseguição por parte do executivo.
Violência
É difícil alguém não se comover com o choro de uma filha que teve seu pai como escudo e vê-lo sendo assassinado brutalmente por um condenado com as “regalias” patrocinadas pela própria justiça e as leis brasileiras. Rafael Luciano de Azevedo, teve várias passagens pela polícia por furtos ocorridos em Caxias do Sul, Bento Gonçalves, São Marcos, Arroio do Sal e agora Torres. Rafael, cumpria pena no presídio de Torres e estava no regime semi-aberto.
O crime denominado roubo à mão armada com morte, aconteceu na última segunda-feira (2/03) em uma relojoaria na avenida José Bonifácio, área central de Torres.A Brigada Militar foi acionada de que havia acontecido o assalto, quando chegou ao local, foi encontrado na calçada próxima à loja, o empresário Michelangelo Becker Ronsani de 38 anos, baleado com dois disparos que perfuraram seu pulmão. A vítima, foi socorrida pelos bombeiros, mas faleceu logo após a chegar no hospital.
Essa testemunha, tem uma loja ao lado de onde aconteceu o crime ouviu a ação dos assaltantes que fugiram em uma moto. Segundo ele, quando saiu na porta da loja, um dos assaltantes chegou a lhe apontar a arma. Quando o assaltante entrava na relojoaria a filha do empresário saia para pagar títulos bancários quando foi abordada pelo delinquente acontecendo assim a intervenção de Michelangelo que ao proteger a sua filha, serviu de escudo sendo atingido por dois tiros.



Milhares de pessoas participaram da passeata em Torres
População Torrense e empresários, fecharam as portas de seus comércios e aderiram a uma grande caminhada gritando por justiça. A caminhada, passou na frente do Ministério Público, Fórum e orgãos policiais pedindo mais segurança e menos arrecadação de impostos.
Praticamente 100% do comércio fechou as portas por volta das 15:00 desta quarta-feira. Estudantes, religiosos e visitantes se comoveram com o pedido de paz e justiça e acompanharam a filha, a esposa, o pai e a mãe do empresário que vieram do município de Praia Grande onde foi o funeral. Segundo amigos de Torres que estiveram em Praia Grande, o pai do empresário Sr. Gilberto Ronsani não pode acompanhar o funeral por estar sem condições em acreditar que era o seu filho que estava sendo enterrado naquele momento.
Após três horas do crime ter acontecido, a equipe de investigação da polícia civil de Torres prendeu o suspeito que foi reconhecido pela esposa da vítima e pela filha.
A Polícia Civil, já tem pistas do segundo participante, mas não quis dar detalhes ao Nortesul para não atrapalhar as investigações, acredita-se que dentro de pouco tempo já estará preso também.


Vice-prefeito Celírio vai em busca de recursos junto ao Deputado Pepe Vargas e consegue 150 mil


O Vice-Prefeito Municipal de Dom Pedro de Alcântara, Celírio Justo Schwanck, juntamente com o Gerente dos Correios do Município, suplente de Vereador do PT, Elton Bernst, participaram do Seminário de Gestão Fiscal, Financiamento Público e Projetos de Captação de Recursos organizado pelo Deputado Federal Pépe Vargas em Caxias do Sul.
No Encontro os representantes de Dom Pedro de Alcântara aproveitaram para reivindicar uma Emenda prometida pelo Deputado para pavimentação da Gruta Nossa Senhora de Lourdes.E as notícias foram boas, já nesta semana o Deputado enviou ofício ao Executivo Municipal dando conta que já pode ser feito o plano de trabalho para obras na Gruta no montante de R$ 150.000,00.
O executivo por sua vez, dentro de um programa de participação chamou o Pároco local, Adalberto Lumertz, para trocar idéias quanto a realização do Projeto a ser encaminhado ao Ministério do Turismo.


Secretaria da Saúde adere ao Projeto Sorrindo para o Futuro
Na última semana, o Secretário de Saúde de Dom Pedro de Alcântara Sandro Webber, assinou o termo de adesão ao convênio “Sorrindo para o Futuro” em parceria com o SESC. Nesta quinta-feira, o município encaminhou dois profissionais juntamente com as professoras Deise e Cheila à capital gaúcha para participarem de um encontro anual de coordenadores do programa. O programa, visa capacitar e desenvolver trabalhos juntos às escolas na orientação de higiene bucal com crianças da 1ª à 5ª séries. Os alunos, receberão aplicação de flúor gel e orientações, além de serem avaliados nas condições de saúde bucal sempre com acompanhamento técnico dos profissionais.Os materiais de avaliação do programa realizado durante o ano, serão enviados ao SESC até o dia 20 de novembro de 2009.
Contratação de Médico PediatraFoi aprovado por todos os vereadores de Dom Pedro, o projeto que visava a contratação de um Médico Pediatra ao Posto de sáude do municipio.Durante a sessão, a vereadora Elvira Magnus (PMDB) confirmou a tamanha necessidade de um pediatra no município.


EXPECTATIVA
O Secretário da Saúde de Dom Pedro de Alcântara, Sandro Webber, aguarda com muita expectativa a chegada da camioneta, S-10 ambulância equipada para o atendimento e remoção de pacientes. Segundo informações da Pinho Veículos que efetuou a venda do veículo, já está pronta e só falta ajustar detalhes de documentação na transformação do veículo.


Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara/RS, adquire definitivamente Roçadeira.
Depois de ter sido recolhida no final de 2008 por falta de pagamento, a roçadeira que estava no micro trator foi adquirida, agora definitivamente e com recursos próprios pela nova administração. Sabendo das necessidades de tal implemento, uma vez que sem ele a máquina fica praticamente inoperante nos serviços realizados pela prefeitura, tomou-se tal atitude com intuito de aprimorar os serviços oferecidos pela administração no que tange principalmente a área dos esportes e consequentemente o bem estar social da população. Tal feito segundo a administração é só um detalhe, mas não menos importante nos mais diversos que a administração está fazendo e fará para melhorar a vida população de Dom Pedro de Alcântara/RS.


Jornal Nortesul consegue registrar a visita dos Vereadores ao lixão do Passo de Torres
Conforme convite feito pelos vereadores Filho e Fom (PSDB) na última sessão aos vereadores, uma comissão formada por mais o vereadores Doni, Ve. Terezinha e vereadora Marlene ambos do PMDB. Na chegada dos edis, já estavam à espera dos mesmo a Advogada da prefeitura Drª Angela Lobo, juntamente com o Biólogo recém contratado pelo município Luis Fernando Perelló. Em uma conversa bem formal referente ao futuro do lixo, o Biólogo pediu aos vereadores que fosse criado uma Comissão do Meio Ambiente para agilizar o mais depressa possível a administração do lixo. Os vereadores, mais antigos, Filho e Fom, relataram ao profissional que havia um outro projeto tramitando que foi apresentado em 2007, pela antiga Bióloga Srª Carina em que apresentou em uma reunião com a presença de empresários, o prefeito, vereadores e pessoas interessadas na situação da reciclagem no município. Nesta reunião, ficou certo que em 90 dias a usina de reciclagem estaria funcionando, o que não aconteceu até hoje, acreditando-se que o assunto foi desviado para o projeto “milionário” da extensão dos Molhes.O Biólogo Luis Fernando, se comprometeu e quer usar a tribuna na câmara para esclarecer o assunto referente ao futuro projeto de melhorias nesta área tão necessária ao município.


Sombrio bem representado no Garota Verão 2009
Fernanda Duminelli disputou a final regional do concurso, em Laguna, mas não conseguiu vaga à grande final estadual Aos 18 anos, a jovem Fernanda Duminelli representou de forma satisfatória o município de Sombrio na fase regional do Concurso Garota Verão 2009, promovido pela RBS TV. A etapa foi realizada no último sábado, 28 de fevereiro, na Praia do Mar Grosso, em Laguna.Na final regional da área coberta pela RBS Criciúma participaram 22 candidatas representando cidades e praias do Sul de Santa Catarina.A jovem meleirense de nascimento se tornou a representante de Sombrio ao deixar para trás outras 21 candidatas na primeira eliminatória do Garota Verão, realizada em Meleiro. Estudante do curso de Ciências Contábeis da Unesc e modelo fotográfica, a bela Fernanda Duminelli mostrou destaque durante a final regional, contando com grande torcida de amigos e familiares, que lotaram um ônibus e foram até Laguna para acompanhar o concurso, que teve transmissão ao vivo pelo Jornal do Almoço de sábado.Desfilando com peças de vestuário de verão e modelos de biquíni, as concorrentes mostraram ainda capacidade de criação, ao entrarem na passarela com camisetas customizadas, destacando potencialidades do município que representavam.
Ao final de cerca de duas horas de desfiles e show com a Banda Um-Sete-Uns, oito jurados, profissionais da moda, da comunicação, turismo e um representante do poder executivo da cidade sede, escolheram seis garotas por sua beleza, desenvoltura e apresentação e ainda uma sétima, pela melhor torcida.
Embora tenha apresentado de forma eficaz em cada uma das exigências, Fernanda Duminelli não ficou entre as sete jovens que seguem na disputada na edição 2009 do Garota Verão. A última etapa do concurso está marcada para o dia 14 de março, na Praia do Rincão, em Içara.



Contran regulamenta o uso de farol de descarga de gás
As Resoluções 227 e 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que tratam do sistema de iluminação dos veículos entraram em vigor no dia 1° de janeiro de 2009. Os veículos fabricados e modificados a partir desta data deverão seguir as normas previstas nessas Resoluções. As normas também regulamentam o uso dos faróis equipados com fonte de luz de descarga de gás e/ou com o fluxo luminoso acima de 2.000 (dois mil) lumens.
No que se refere aos faróis de descarga de gás (xenônio), as Resolução exigem dispositivo de limpeza e de regulagem. Tanto os veículos saídos de fábrica a partir de janeiro de 2009 quanto os que forem modificados para o uso deste tipo de farol deverão possuir esses dispositivos. Já os veículos fabricados e modificados com o farol de descarga de gás antes do dia 1° poderão continuar circulando, no entanto, no caso dos veículos modificados é necessário que tenham cumprindo as normas previstas na Resolução 292 que trata das modificações de veículos. A informação referente à modificação deve constar no Certificado de Registro do Veículo (CRV) e no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRV).
De acordo com o artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para realizar alterações nas características do veículo o proprietário deve antes solicitar autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Somente após a autorização é que alteração pode ser efetuada. Depois de realizada a modificação, o veículo deverá passar por uma inspeção de segurança veicular em uma Instituição Técnica Licenciada (ITL). Essa ITL é licenciada pelo Denatran e acreditada pelo Inmetro. Caso o veículo seja aprovado na inspeção, a ITL emitirá o Certificado de Segurança Veicular (CSV). O Certificado deverá ser entregue ao Detran, que incluirá a alteração na documentação do veículo.
Para a modificação do sistema de iluminação do veículo é recomendável que o proprietário se informe junto ao fabricante se o veículo pode sofrer as modificações desejadas. No caso do sistema de iluminação deve se observar também as cores das lâmpadas. Segundo a Resolução 227, independente do tipo de lâmpada a cor do facho de luz emitido pelo farol deve ser branca. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir o veículo com característica alterada é uma infração de natureza grave, com multa de R$ 127,69,00.



Grupo da UFSC e Defesa Civil Estadual entregam relatórios técnicos aos municípios afetados pelas chuvas em 2008
Equipes multidisciplinares formadas por professores e estudantes da UFSC trabalham desde dezembro na avaliação técnica de áreas afetadas pelas fortes chuvas que atingiram Santa Catarina em 2008. É um trabalho minucioso de vistorias dos pontos críticos, de deslizamentos e movimentação de solo. O resultado do trabalho – fruto de uma parceria entre o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC) e a Defesa Civil Estadual – é agora entregue às prefeituras de 22 municípios, em forma de relatórios técnicos compostos por avaliações geológicas, avaliação de danos e aspectos sociais. Para muitas famílias, este é o momento de voltar definitivamente para casa ou de construir um novo lar, deixando suas moradias provisórias em abrigos ou em casas de amigos e parentes. Além disso, com esses relatórios disponíveis os municípios poderão atuar nas áreas interditadas e prever com mais detalhe como os recursos serão empregados no atendimento às famílias afetadas. A Defesa Civil Estadual terá um mapeamento inédito dessas áreas de risco, facilitando suas ações de prevenção e preparação para emergências.



Abatedouro recebe o S.I.M. e abre as portas em Sombrio
Estabelecimento é o sétimo a receber o selo do Serviço de Inspeção Municipal, oportunizando a venda de aves e peixes dentro do município O Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.) de Sombrio possibilita nas próximas semanas a abertura de mais um estabelecimento para a venda de produtos de origem animal dentro do município.
O Abatedouro Ducampo está prestes a abrir suas portas e, inicialmente e com produção própria, pretende abater aves.
Nercídio Rogério Machado Espíndula, 40 anos, proprietário do estabelecimento localizado na comunidade de Sanga Negra, é produtor de frangos e peixes e diz que a ideia surgiu de iniciativa própria, vendo a necessidade de um abatedouro no município. “A princípio, a produção será minha própria, mas, a partir do momento em que ganhar mercado, poderei atender também criadores vizinhos, que hoje vendem sua produção para serem comercializados em outros municípios”, afirma.Pelo modo que são criados, os frangos caipiras, que tendem a ser vendidos por um valor mais alto, poderão ser comercializados a preço do frango comum. “Primeiramente o abate será apenas de frangos e, futuramente, pretendo abater peixe também”, diz.O abatedouro é o sétimo estabelecimento de Sombrio e receber o selo do S.I.M., que proporciona a venda em território municipal. O acompanhamento é feito pelo médico veterinário da Prefeitura, Luiz Felipe Ribeiro, garantindo que todas as exigências das leis de inspeção sejam rigorosamente atendidas antes que seja liberada a industrialização. A inauguração está prevista para quarta-feira, dia 11 de março.


Associação de Moradores forma terceira turma de Informática
Curso é resultado da parceria entre a Associação de Moradores do Bairro Januária, Escola Alda Santos de Vargas e Prefeitura de Sombrio Sombrio- O esforço, união e comprometimento dos membros da Associação de Moradores do Bairro Januária (AMJA) têm rendido bons frutos à comunidade. Na última semana, foi realizada a formatura da terceira turma do curso de informática promovido pela associação.Por iniciativa da diretoria da AMJA, o curso de Informática Básica foi implantado no final de 2007, quando o poder executivo municipal foi procurado para dar suporte ao aperfeiçoamento profissional dos moradores.
Desde então, associados da entidade foram selecionados para participar do curso, onde aprendem a trabalhar em vários softwares livres, dando seus primeiros passos no mundo da computação, de fundamental importância para entrar ou se manter no mercado de trabalho atual.Com a parceria que proporcionou a implantação do curso, coube à Prefeitura ceder o professor e, através da escola do Bairro, Professora Alda Santos de Vargas, o espaço físico e equipamentos. A Associação organiza as turmas e acompanha o processo, indo em busca do suporte necessário para sua continuidade.Da cerimônia de formatura, além dos 15 alunos formandos, participaram o professor João Batista da Silveira, o prefeito municipal, Professor Jusa, as secretárias de Educação, Esporte e Cultura, Christhina Souza de Luca, e de Desenvolvimento Social e Ação Comunitária, Neliane Freitas da Silva, a diretora da escola, Teresinha Trajano, representante do poder legislativo, vereador Paulo Humberto Borges, o presidente da AMJA, Silvano Cláudio Pereira, e demais membros da diretoria da Associação.Com a conclusão do curso, os alunos estão habilitados no Sistema Operacional Linux, BRoffice, iniciação em internet e uma variedade de softwares livres.


Aguardada obra está autorizada na Nair Alves Bratti
Prefeito fez a entrega da Ordem de Serviço da primeira grande obra de seu governo, que garantirá maior qualidade na estrutura de ensino de Sombrio Autoridades municipais, direção da comunidade escolar, professores e pais reunidos para o ato considerado de grande importância para a Educação, em Sombrio.
A entrega da Ordem de Serviço para a construção de um novo bloco na Escola de Ensino Básico Municipal Professora Nair Alves Bratti reuniu um bom número de pessoas, mesmo com a chuva que caiu da noite de quinta-feira, dia 26. O ato solene foi realizado na própria escola, no Parque das Avenidas.A obra, que teve um orçamento inicial de cerca de R$ 550 mil, será de responsabilidade da empresa Aclive Arquitetura e Engenharia Ltda, venceu do processo licitatório com um preço final de pouco menos de R$ 450 mil. A Ordem de Serviço prevê a construção de um bloco com três pisos, onde vão funcionar secretaria, um grande refeitório e vários banheiros no primeiro, sala de professores, oficina pedagógica e laboratórios de ciências e informática no segundo; e um confortável auditório no terceiro. “Com certeza um dia muito especial para todos, principalmente professores, alunos e pais. Sabemos que uma escola não se faz apenas com espaço físico, mas a estrutura onde funciona é muito importante para a qualidade do ensino”, declarou a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Christhina Souza de Luca.Com a entrega da Ordem de Serviço, a empresa tem um prazo de cinco meses para a sua conclusão. “Considero essa entrega um grande momento.
A Associação de Pais e Professores (APP) acompanha desde a elaboração do projeto e sabe do empenho para que este dia chegasse”, disse o prefeito, Professor Jusa, antes de assinar a documentação daquela que, lembrou, é a primeira grande obra de sua gestão. “Queremos e estaremos promovendo ações em todas as secretarias em prol da população de Sombrio.”Fizeram parte da mesa de autoridades, além do prefeito e da secretária de Educação, o representante do poder legislativo municipal, vereador Lucas Tadeu Coelho, o presidente da APP, José Elias Coelho, a diretora da Escola Nair Alves Bratti, Fabiana Pereira e a representante da Aclive Arquitetura e Engenharia, Liliane Machado



EDUCAÇÃO EM AÇÃO
Teve início no dia 25 de fevereiro, no auditório da Prefeitura de Três Cachoeiras, as atividades pedagógicas dos profissionais da Educação do município (escolas estaduais, municipais, particulares e filantrópica), com uma palestra com o psicólogo Júlio Gomes Marques, onde o tema desenvolvido foi “Educação e Vida”, enfocando a importância da humanização na educação. O auditório lotado demonstrou a motivação dos participantes em desenvolver um bom ano letivo.No dia 02 de março os alunos das redes municipal e estadual foram recebidos nas escolas para o primeiro dia de aula.Nesta quinta-feira (05/03) aconteceu no Auditório da Prefeitura um encontro com todos os profissionais da Educação da rede municipal, representantes dos CPMs, vereadores e representantes do executivo com a consultora do MEC, Marlinda Andrade, que fará a apresentação do PAR (Plano de Ações Articuladas) do município de Três Cachoeiras, agora pactuando com o Ministério da Educação e Cultura.




Prefeito entrega hoje Ordem de Serviço para pavimentação
Além do início do asfaltamento da Telegrafista Adolfo Coelho, será assinado convênio em auxílio ao CEI Lar da CriançaEm ato oficial realizado na noite de 5ª feira, dois benefícios foram confirmados para a população de Sombrio, em especial ao Bairro São Luiz. O primeiro se refere à infra-estrutura viária, com a entrega da Ordem de Serviço para a pavimentação asfáltica da Rua Telegrafista Adolfo Coelho, que interliga o Centro aos Bairros São Luiz e São Francisco. O segundo benefício, diz respeito à Educação, com a assinatura de convênio em auxílio ao Centro de Educação Infantil Lar da Criança.
Com um investimento total de mais de R$ 560 mil, quatro trechos distintos da Rua Telegrafista Adolfo Coelho receberão obras de drenagem pluvial e pavimentação com concreto asfáltico usinado em 8.911,98m². A obra estará sob responsabilidade da empresa Esteio Pavimentação e Construção Ltda, que terá o prazo de 90 dias para a conclusão de suas etapas.Já o convênio, com valor de R$ 97.500,00 divididos em 12 parcelas, irá beneficiar crianças de zero a cinco anos, de forma descentralizada. A assinatura será entre o governo do município de Sombrio e a Sociedade Beneficente São Francisco de Assis, que mantém o centro educacional.O ato oficial está previsto para às 20h, no próprio CEI Lar da Criança, no Bairro São Luiz.

Reunião encerra sem definir diretoria
A reunião na Amesc, na noite de quarta-feira (04), que definiria o nome do novo presidente da entidade para esse ano e o rodízio de partidos para o mandato encerrou as 22h30 e sem definição. O impasse ficou quanto à ordem dos partidos (PP, DEM, PT, PMDB) que assumirão até 2012, já que o mandato é anual. O Presidente interino, Jonnei Zanette, prefeito de Meleiro, ressaltou que a definição da presidência da Amesc acontecerá nos próximos dias e, como vem acontecendo, de forma pacifica e positiva para a entidade.


Força Nacional terá grupo para combater crimes ambientais
Grupo deve contar com mais 350 homens até o fim do anoCinquenta homens da Força Nacional de Segurança (FNS) começaram na segunda-feira o treinamento especial para atuação específica na repressão a crimes ambientais. A chamada Guarda Nacional Ambiental deve contar com mais 350 homens até o fim do ano. O anúncio foi feito na segunda-feira pelos ministros da Justiça, Tarso Genro, e do Meio Ambiente, Carlos Minc, que assinaram portaria que cria o Comitê Interministerial de Combate aos Crimes Ambientais. Além do contingente policial específico, a atuação da Força Nacional de Segurança em ações ambientais também foi modificada. A partir de agora, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Polícia Federal (PF) poderão convocar o auxílio da FNS em ações de combate a crimes ambientais. Atualmente, a participação da FNS depende de pedido dos governadores dos Estados.
Mais de R$ 180 mil serão liberados para as APAE’s da regional de Araranguá
Araranguá– A Secretaria Regional de Araranguá reuniu-se nesta terça-feira (03), as horas, os diretores e presidentes das 12 APAE’s do extremo-sul para tratar da liberação de recursos do Fundo Social. Serão no total mais de R$ 180 mil divididos às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais, referentes às parcelas dos meses de dezembro de 2008 e janeiro de 2009. Segundo o gerente de Administração da Regional, Arilton Scheffer, o valor recebido por cada Apae é proporcional ao número de alunos, e deve ser aplicado na manutenção da entidade ou investimentos. Cada instituição recebe anualmente 12 parcelas.
Valor do repasse às Apaes:
APAE de Araranguá – 41.602,80
APAE de Balneário Arroio do Silva – R$ 8.058,20
APAE de Jacinto Machado – R$ 16.491,20
APAE de Maracajá – R$ 8.620,40
APAE de Meleiro – R$ 8.620,40
APAE de Passo de Torres – R$ 6.746,40
APAE de Praia Grande – R$ 20.801,40
APAE de Santa Rosa do Sul – R$ 10.307,00
APAE de São João do Sul – R$ 11.244,00
APAE de Sombrio – R$ 26.236,00
APAE de Timbé do Sul – R$ 11.806,20
APAE de Turvo – R$ 11.056,60Total: R$ 181.590
Regional de Araranguá repassará R$ 2,8 milhões para transporte escolar
Araranguá– O secretário de Desenvolvimento Regional, Heriberto Schmidt e os 15 prefeitos da região assinaram na tarde desta quarta-feira (04), às 17 horas na SDR de Araranguá, as planilhas do transporte escolar dos estudantes do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino. Serão 8.682 alunos transportados, regularmente matriculados e freqüentando a escola, de acordo com o quantitativo extraído do Sistema Estadual de Registro e Informações Escolares. Segundo o secretário, o Governo do Estado repassará aos 15 municípios do extremo-sul catarinense R$ 2,8 milhões, valor calculado com base na distância percorrida e no quantitativo de alunos transportados: “A partir do segundo semestre de 2008, com aprovação do Fundeb, os alunos do ensino médio começaram a ser contemplados com o transporte escolar, um ganho para aqueles que precisavam se deslocar até a escola”. Os recursos serão transferidos aos municípios em nove parcelas mensais.
A supervisora de assistência ao estudante, Rosmere Macalossi, explica que o número de alunos será revisto no início do segundo semestre, bem como os valores per capta. O transporte escolar é fornecido ao aluno da rede estadual que precisa se deslocar por mais de seis quilômetros, em um percurso de ida e volta da sua casa até a escola. Municípios, valor a ser repassado por quantidade de alunos
AraranguáR$ 858.815,002.767
Balneário Arroio do SilvaR$ 135.980,00433
Balneário GaivotaR$131.454,00376
ErmoR$ 88.441,00256
Jacinto MachadoR$ 192.886,00544
MaracajáR$ 144.606,00462
MeleiroR$ 176.347,00522
Morro GrandeR$ 80.591,00197
Passo de TorresR$ 58.728,00158
Praia GrandeR$ 97.291,00272
Santa Rosa do SulR$ 148.765,00507São
João do SulR$ 225.051,00557
SombrioR$ 221.516,00730
Timbé do SulR$ 81.949,85308
TurvoR$ 211.009,00593
TOTALR$ 2.654.064,858.682