sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Edição 103

Leia se Quiser...
- Ainda bem que apareceu alguém interessado em se manisfestar e pedir soluções para a situação da SC 450 que liga Passo de Torres à BR 101. Recentemente percebi uma operação tapa-buracos feitas por iniciativa da Secretaria de Desenvlvimento Regional, a situação amenizou, pois estava intransitável. Mas isto ainda não é suficiente, falta acostamentos e sinalizações que torna a rodovia extremamente perigosa para quem a usa. A comissão formada Pró-SC 450, está colhendo assinaturas e terá por objetivo encaminhá-las aos orgãos competentes até chegar na alçada do governo. Com certeza, o Secretário de Estado Heriberto Schimidt irá aceitar o pedido da comunidade de Passo de Torres e encaminhará ao governador Luis Henrique.

Correção
- Em algumas edições atrás, eu me referi sobre um comentário de um assunto falado na Câmara de que se a população de Passo de Torres tivesse alguma reclamação a fazer sobre o trabalho da Polícia Militar era para se dirigir ao comando e não ao jornal que circula em vários municípios. Na verdade, esse comentário não partiu do Comandante da PM Sargento D’Mattos como citei aqui nesta coluna e sim da Vereadora Terezinha. Quanto a quantidade de viaturas ao redor da Delegacia que chegava a ter até 8 veículos nos fins de semana, não se refere a viaturas da Polícia Militar e sim da Polícia Civil como de fato acontece, pois ao contrário, a Polícia Militar de Passo de Torres carece de uma viatura.
- Por falar em Polícia Militar, o vereador Filho bate firme na questão do executivo fazer uma doação de um terreno para a construção de uma sede própria à mesma. Além disso a sugestão do vereador é nas proximidades na ponte nova, onde é o local por onde os malfeitores podem entrar e dar problemas à população passotorrense.

Câmara Passo de Torres
Indicação 17/2009 aprovada
A indicação visa a criação do Conselho Municipal de Transporte. Segundo o vereador Filho (PSDB), um dos autores da indicação, diz que a matéria é constitucional e por isso foi enviada à Câmara Municipal. Em discussão, o Vereador diz que poderá assim, ser criada uma doutrina para o trânsito de Passo de Torres que se torna caótico na alta temporada. A indicação, foi aprovada por unanimidade.
Alguns assuntos
O Ver. Fom (PSDB) pediu que fosse reaberta a estrada centenária do município que costeia o Rio Mampituba até a BR 101. O mesmo, diz que levará o assunto ao prefeito Valmor de Souza (PMDB) pois a mesma é necessária aos moradores e útil aos moradores da costa do Rio Mampituba. Defendeu os professore que ainda não receberam a diferença dos seus planos de carreiras. Pediu a conclusão da obra do asfaltamento que liga a sede do município à Bella Torres. O Vereador Dorizete (PMDB) disse concordar com o vereador Fom e apóia a manisfestação em prol da SC 450. O Ver. Filho (PSDB) solicitou ao executivo que mande um projeto ao legislativo fazendo a doação de um terreno à Polícia Militar para a construção de sua sede própria e por opinião deveria ser na entrada do município próximo a ponte nova. Disse que o movimento pela SC 450 é válido mas pediu esforço e empenho dos demais vereadores e da sociedade para que aconteça algo de bom neste pedido. Filho ainda relatou alguns valores já disponibilizados pelo Badesc para obras de asfaltamento no município.
O Vereador Nivaldo Kijilin (PMDB) falou da confraternização que teve com seu partido no último Domingo na localidade de Morro dos Macacos. Também mostrou-se disponível para apoiar a manifestação em prol da SC 450, mas que tenha que ser pacífica e sem desordem. A vereadora Marlene, disse também ser parceira e apóia o assunto da rodovia SC 450. O Vereador Ênio, disse que é pedestre há 65 anos e que é preciso educá-los já que o Passo não terá uma avenida porque não pensaram nisso antes.


Telmo Dimer (PMDB) volta ao comando
Após 15 dias de licença, o prefeito de Dom Pedro de Alcântara Telmo Dimer (PMDB) retorna ao comando do executivo.
A entrega do cargo feita pelo prefeito em exercício Celírio Justo Schwanck (PT) aconteceu na manhã da última terça-feira no gabinete do prefeito logo após a leitura da ata. Celírio, agradeceu ao prefeito Telmo pela confiança e parceria no executivo.
Segundo Celírio, nesse pouco tempo, o município sofreu com 8 dias de chuva o que acabou ocasionando estragos em algumas estradas. Com a falta da patrola que está em conserto, a única mediada emergencial para melhorá-las foi a decisão de colocação de saibros. Celírio disse que mesmo assim, com esta decisão de reparos nas estradas feita sem máquina apropriada e com economia aos cofres públicos a população das áreas beneficiadas lhe agradeceu muito pelo feito.
Temo Agradece
Telmo Dimer além de agradecer a permanência do Celírio na linha de frente do executivo durante a sua licença, também agradeceu ao Hospital Nossa Sehora dos Navegantes de Torres por lhe dado muita atenção em um atendimento de emergência no último domingo dia 30 de Agosto.


Presidente da COHAB presta orientações do‘Minha Casa, Minha Vida’ na SDR Araranguá
A Secretaria Regional de Araranguá e a Companhia de Habitação de Santa Catarina - Cohab/SC - realizaram na manhã de segunda-feira (31) no auditório da SDR, uma reunião de esclarecimento sobre o programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, que contou com a participação do secretário regional Heriberto Schmidt, da presidente da COHAB/SC, Maria Darci Mota Beck, do deputado estadual Manoel Mota, Prefeitos e técnicos do setor de habitação das prefeituras.
No encontro, Maria Darci prestou as primeiras orientações de como participar do Programa do governo federal. Segundo ela, a COHAB será o agente financeiro para buscar os recursos para a construção, além de fornecer os projetos executivos das casas, parte da infra-estrutura e em alguns casos aquisição de terrenos, além de prestar todas as orientações necessárias aos municípios.
A presidente citou que Santa Catarina foi o primeiro estado a aderir ao Programa. Ele será beneficiado com a construção de 24.049 casas, que deverão ser construídas ainda este ano. Durante o encontro na SDR Araranguá, Darci orientou ainda na forma do preenchimento do formulário de cadastramento de proposta, diferenciado para os 14 municípios da regional que possuem menos de 50 mil habitantes. Em Araranguá houve uma orientação específica, já que o município apresenta um índice habitacional superior a 50 mil habitantes.
O secretário regional concluiu que todos os municípios de abrangência da SDR já receberam casas da Companhia de Habitação e que este programa será mais um parceiro no sentido de viabilizar a casa própria para outras famílias do vale.
A presidente da COHAB aproveitou a visita na SDR para dar ordem de serviço para a construção de 28 casas em Balneário Gaivota, através de parceria com o governo federal.
O Programa
O Minha Casa, Minha Vida viabiliza a construção de 1 milhão de moradias no país, para famílias com renda de até 10 salários mínimos, em parceria com estados, municípios e iniciativa privada. Ele vai impulsionar a economia, gerar empregos e trazer reflexos positivos para toda a sociedade. Enquanto muitos países diminuem os investimentos por conta da crise financeira internacional, o Brasil gera novas oportunidades de desenvolvimento para que a roda da economia continue a girar.