sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Edição 104

Leia se quiser...

- Prá quem acha que nesta coluna é só ‘‘pauladas’’ contra maus políticos, enganou-se. Quero adiantar aqui um desafio de entrar na campanha junto com a Polícia Rodoviária Federal de Torres na Semana Nacional de Trânsito. Estarei dando ênfase ao assunto impresso nesta edição e durante a semana acompanhando o trabalho dos policiais em abordagens no Posto Policial da Vila São João e nas escolas na entregas de milhares de panfletos de conscientização sobre o trânsito.

‘‘Gatos e Sapatos’’ continuam no Passo de Torres
- Críticas sempre devem haver e tenho certeza que é construtiva: no Passo de Torres quando se cria uma Associação, um Conselho ou uma Entidade sem fins lucrativos, sempre há alguns vereadores ‘‘metidos’’ no meio. Engana-se quem pensa que estão alí para ajudar a fazer algo, é para fazer uma ‘‘boa politicagem’’ em cima de assuntos de interesses públicos. Parece que estão criando o Lyons Club, mas lá estão, representantes do Legislativo na primeira fila para ‘‘trabalharem’’ em pról dos necessitados. Acho que vereadores devem trabalhar para todos não interessa se há entidades ou não. Trabalhar para o município e não só para aqueles que votam em ‘‘fulano’’ Vão criar projetos e colocá-los a funcionar e não pensar em serem reeleitos. Para isso trabalhem e façam a coisa certa que o povo sabe quem merece repetir o lugar na Casa Legislativa. Peço desculpas se estou atingindo os ‘‘bem intencionados’’ que são raros.
- Por falar em política estive cobrindo uma reunião do PT no Passo de Torres. Ví muita espectativa em fortalecimento do partido no Passo de Torres até porque muita gente boa tiveram as suas fichas abonadas pelo Deputado Décio Goes com quem tive a oportunidade de relatar alguns ‘‘rolos’’ no meio ambiente do Passo de Torres até porque o Deputado é Presidente da Comissão do Meio Ambiente do Estado. Parabenizo os novos filiados, só não concordo de uma coisa: acho que funcionário público concursado do estado não deveria escolher partido político, principalmente quando se trata de Segurança Pública, como foi o caso da filiação do responsável pela Delegacia de Polícia do Passo de Torres. Esta é uma opinião minha e ninguém me faz mudar.
- Os rolos quanto a formação de loteamentos no Passo de Torres parece que sse tornou corriqueiro, enquanto uns trabalham na legalidade, pagando ITBI’s e licenças, outros simplesmente derrubam árvores, desmancham escômoros de areia e saem vendendo lotes sem o mínimo de respeito ao meio ambiente e aos cofres públicos. Nisso tudo só há uma pergunta a fazer que ‘‘nunca’’ haverá resposta, quem fiscaliza isso também está fazendo a s transações corretas? Vou continuar pedindo interferência rígida do MP em Passo de Torres.
- Fiquei muito honrado por ter sido convidado pelo amigo Ângelo Moro da Rádio Integração para fazer parte do corpo de jurados na festa de Santa Gertrudes no dia 2 de outubro na Noite dos Violeiros em Morro Grande-SC.
- Por falar em Ângelo Moro, ele será um dos colaboradores que fará o Jornal Nortesul circular além do que estamos. Em sua nova rota, Ângelo estará tomando conta do jornal em Forquilhinha, Nova Veneza. Morro Grande e Criciúma, inclusive contatando com prefeitos interessados em divulgar seus trabalhos e ações. Bem vindo Ângelo.



Mesa Diretora do Legislativo de Passo de Torres tem formação fora do regimento
A bancada de oposição de Passo de Torres entrará com um mandato de segurança quanto a formação da mesa diretora da Câmara Municipal. A iniciativa foi dos Vereadores Filho e Fom do PSDB em tomar frente do assunto, tendo em vista que a constituição afirma que o princípio da proporcionalidade dá direitos aos partidos políticos representarem comissões especiais e da mesa diretora. A formação da mesa deve ser de acordo com o número de vereadores de cada bancada dando direito ao que diz a Democracia.





Pedido de moção
O Vereador Filho do PSDB de Passo de Torres entrou com uma moção para tornar o Sr. Hercídio Marciano Cardoso ex-presidente da Ceprag como cidadão Passotorrense, pelo excelente trabalho prestado junto à Cooperativa de Eletricidade nos 8 anos que da qual esteve na liderança da entidade.
Agora só dependerá de ser colocado em pauta e ir à votação.




PT de Passo de Torres realiza reunião e anuncia novos filiados


Na última segunda-feira o Partido dos Trabalhadores de Passo de Torres realizou uma reunião com lideranças políticas do município, simpatizantes e novos filiados totalizando 62 pessoas presentes. O encontro, teve a presença ilustre do Deputado Petista Décio Góes presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente de SC. A princípio, os petistas mostraram um vídeo das belezas naturais que Passo de Torres tem a oferecer aos turistas e moradores. Após, imagens do que está por ser feito, o abandono em que se encontra o município devido ao processo eleitoral que se estende sem solução definitiva. A relação dos seguintes filiados é esta:
1- Caroline Aguiar Pereira 2- Jonas Gomes de Souza
3- Jose Paulo Prates da Silva 4- Martin Gomes Lummertz
5- Vladimir Henriques da Silva 6- Silvane da Luz Castro
7- Maria Ines Silveira Maurer G. 8- Iara Terezinha Buss
9- Iolanda Maurer Gomes 10-Neuri Henrique da Silva
11- Gisele Jaqueline Buss 12-Maicon Jose Roldão Peres
13-Lidinéia Ferraz Z. Justo 14-Athanasio Buss
15-Leni Maria Santos da Silva 16-Guinther Gomes ummertz
17-Nair Terezinha Salbego de Castro 18-Simone dos R. Passaia
19-Leonardo Silveira Maurer Gomes
20-Karen uian Schefer Rodrigues
21-Luciano Silveira Maure Gomes




Emenda do Deputado Busato: conquista do Vereador George Reck de Torres
Em outra ocasião quando mostramos aqui a reportagem da emenda parlamentar do Deputado Federal, Luis Carlos Busato (PTB) de 1 milhão para Torres, esqueci de citar um dos grandes conquistadores desta emenda, o Vereador George Reck do PTB. Graças à ele o mesmo solicitou verba para Torres relatando ao Deputado as necessidades do município. Reck, percebeu uma grande atenção e simpatia por parte do parlamentar que demonstrou interesse em ajudar Torres a pedido do vereador, mesmo que tenha feito ‘’apenas quatro’’ votos e que tudo pareceu ter sido por engano ainda, o Deputado mostrou interesse pela necessidade.
O Vereador, propôs ao Deputado melhorias em asfaltamentos, beira-mar e uma verba específica para a agricultura. George Reck, ainda quer mais através de emendas do deputado petebista; quer solicitar um trator, uma grade e uma ensiladeira que são necessidades na agricultura de Torres.
Em entrevista coletiva, o Deputado Busato, disse que cada deputado Federal tem o equivalente a 10 milhões para gastar em emendas para a sua região durante um mandato. O deputado, afirma já ter gastado em torno de 20% de seu valor em emendas, sendo 1 milhão para Xangri-lá, 500 mil para Imbé, 1 milhão para Torres e mais 500 mil distribuídos em pequenos municípios gaúchos.