sexta-feira, 13 de março de 2009

Edição 78



Leia quem quiser...


Bate-bola


-Esqueceram de indicar responsáveis para a manutenção da recem colocada sinaleira no entroncamento da Estrada do Mar com a Castelo Branco. Na última semana, por pelo menos dois dias, o equipamento ficou sem funcionar, apenas no sinal amarelo. Empresários próximos, ligaram para a Brigada e estes comunicaram a prefeitura que passou a responsabilidade para o Daer, a Polícia Rodoviária Estadual também foi avisada e passou a bola para a prefeitura. Na Sexta, por pouco presenciei um grave acidente entre um Veículo Vectra que estava na preferencial e uma Kombi que cortou a frente, apenas um pequeno dano material em ambos.


Jornalista? Com a 5ª série apenas? essa é boa.

- Cada vez mais se descobre algo. Em 1976, uma lei favoreceu até mesmo para quem era “entregador” de jornal ser jornalista credenciado por função específica sem faculdade obrigatória como é o caso de um “jornalista” existente na região que enche o peito chamando prefeitos e vereadores de “sem-estudos”. Eu ainda não sou jornalista, mas dono de uma editora jornalística, poderia me favorecer se voltasse essa lei que beneficiou tantos “burros por aí”.

INOVANDO

A Partir da próxima edição (79), passaremos a circular definitivamente com 12 páginas. Assim, teremos mais espaço para publicar mais notícias, mais variedades, coluna do leitor, esportes etc. Teremos um espaço para apresentar talentos regionais (grupos e cantores) sem custo algum, por isso contamos com a sua participação neste jornal que circula desde Araranguá-SC até Três Cachoeiras-RS.

BEM LEMBRADO

O Vereador de Passo de Torres José Edson “Filho” do PSDB, lembrou na tribuna da Câmara que o Presidente faça uma assinatura dos jornais de Sombrio, pois as publicações legais e institucionais estão sendo publicadas somente neles, mas a maioria da população não tem acesso, inclusive os vereadores. “Se a Câmara não tiver condições de fazer uma assinatura, que o prefeito faça e envie para esta Casa, pois precisamos saber do que acontece no executivo” concluiu Filho.

APOIO

Tenho que apoiar o Vereador acima, pois temos dois jornais no município que tem mais circulação entre o povo passotorrense e somos “ignorados”, principalmente o Nortesul que até hoje nunca teve acesso à informações de alguma secretaria quanto mais uma entrevista com o “ilustre” prefeito. Talvez seja porque não costumamos fazer “gracinhas” pro diabo rir, e assim continuaremos. Mas se notícias boas chegar até nós, claro que as publicaremos.

FIZERAM A LIMPEZA “LIGEIRINHO” Muito estranho.
Era para ser antes da visita dos vereadores a limpeza e a retirada urgente dos moradores do lixão de Passo de Torres, não deu tempo. O que deu, foi retirar 6 containers de lixo que estava acumulado há quase 3 meses a céu aberto.Após a visita dos vereadores, a jurídica da prefeitura providenciou a retirada de pessoas e barracos. O caminhão onde morava uma família com 5 crianças e até os porcos do responsável pela reciclagem foram retirados. Só que o Vereador Fom tem fotos e imagens que poderão ser levados ao Ministério Público.



Vereador Ênio Silveira Luiz PSDB-Passo de Torres-SC

O Vereador Ênio Silveira Luiz foi eleito pelo 5º mandato. Para quem o conhece, é o símbolo de honestidade na política passotorrense. Ênio, era do partido da atual administração (PMDB), descontente optou por passar ao PSDB. Tornou-se oposição “ferrenha”. Nesta última eleição ganhou dois companheiros de partido no legislativo, o reeleito José Edson (Filho) e o Vereador Emerson Kijillin (Fom). Na sessão do último dia 3 de março, uma frase sua chamou atenção:“Eu não tenho medo de falar a verdade na política, tenho medo é de ir preso e ter que comer a comida paga pelo dinheiro público”.



Vereador “Filho” (PSDB) ainda na luta

Conforme já noticiamos aqui, a luta do Vereador José Edson (Filho) PSDB, continua com a reinvidicação feita desde o primeiro ano do mandato passado com promessas do prefeito Alemão, a negociação de uma área desocupada no Bairro Jardim Planalto para a construção de uma praça para que as dezenas de crianças deixem de brincar no meio da rua Antonio Teixeira de Farias. O pedido, já foi levado à tribuna várias vezes, mas sem sucesso.






EQUIPE DA ADMINISTRAÇÃO DE TRÊS CACHOEIRAS BUSCA RECURSOS PARA SANEAMENTO
Uma Equipe de Governo da Administração de Três Cachoeiras esteve em Porto Alegre junto a Secretaria Estadual da Habitação e a Coordenação Regional da FUNASA objetivando a captação de recursos para investimentos nas áreas de Habitação e Saneamento. Junto ao Governo do Estado foram obtidas as informações e definidos alguns encaminhamentos para obtenção de recursos na área de Habitação Popular por intermédio de convênios com a Caixa Econômica Federal (Governo Federal). Disponibilizam-se alguns investimentos que requerem uma contrapartida significativa (50%) hoje não previstos e disponibilizados no orçamento do município. Na mesma viagem a equipe participou de audiência com o Diretor Regional da FUNASA – Gustavo Mello, pleiteando recursos para serem investidos no saneamento do município, de modo mais específico no tratamento de esgotos. Ficou claro que é fundamental avançarem as tratativas no convênio com a CORSAN que elaborou até o momento apenas um Estudo de Concepção o que não significa a consolidação de um projeto de tratamento do esgoto. Além de um Plano de Execução inexistente também o estudo não contempla os encaminhamentos de licenciamento ambiental. Quanto aos recursos, o Custo total da obra está orçado em mais de 26 milhões de reais, mais de duas vezes o orçamento do Município. Embora todos estes esclarecimentos, foi possível visualizar a possibilidade de apresentar propostas para captar recursos que poderão ser investidos em projetos menores como o saneamento de localidades específicas.



DEPUTADO FEDERAL PEPE VARGAS VISITA O MUNICÍPIO


Em agenda pela região, o Dep. Federal Pepe Vargas – PT/RS visitou também o gabinete do Prefeito Edson. Na oportunidade colocou à disposição da administração o seu gabinete em Brasília para acompanhar os projetos do município. Destacou a importância de se adotar um modelo de administração que priorize o planejamento e a definição de metas. É desta forma que as administrações podem acessar os recursos diretamente nos Ministérios e Secretarias do Governo Federal que vem afirmando a disponibilidade de recursos.Com o apoio do Deputado, o município está recebendo uma emenda de cem mil reais que serão aplicados em equipamentos para as Unidades de Saúde e também uma emenda de cem mil para ampliação do Posto no decurso deste ano.




PASTORAL DA CRIANÇA BUSCA APOIO DA PREFEITURA

Um grupo de líderes da Pastoral da Criança esteve na terça-feira, dia 10, no Gabinete do Prefeito Municipal. Acolhidas na oportunidade pelo Vice-Prefeito, apresentaram uma pauta de reivindicações como apoio ao serviço prestado à comunidade junto a um grupo de mais de 220 crianças e suas respectivas famílias, além de 20 gestantes que recebem também um acompanhamento. O grupo conta com aproximadamente 100 líderes sendo trinta delas em atividade no momento.Ao longo da conversa, de ambas as partes ficou visível a disposição de construir uma parceria para que este acompanhamento no crescimento das crianças – especialmente as que se encontram em situação mais vulnerável, possa se efetuar com qualidade. Esta parceria se efetuará mais diretamente através da Secretaria de Assistência Social que tem em seu planejamento a implementação de uma política social direcionada especialmente para áreas de moradia, geração de emprego e renda, ações preventivas na área da saúde e atividades de qualificação da vida em suas mais diversas dimensões.




CRIADO O CONSELHO DE MULHERES DE DOM PEDRO DE ALCÂNTARA

Em reunião que aconteceu dia 04 de março promovida pela Emater/RS e Departamento de Assistência Social, foi criado o Conselho Municipal dos Grupos de Mulheres de Dom Pedro de Alcântara.Estavam presentes as Presidentes e Vice-presidente dos grupos, o Vice-prefeito Municipal, Celírio Justo Schwanck, a Chefe do Departamento de Assistência Social Marizete Fernandes Dimer, o Secretário Municipal de Saúde, Sandro Zamir Selau Webber, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Carlos de Mattos e a Emater/RS representada pela Extensionista Sílvia Christovam Corrêa .Todas as entidades representadas comprometeram-se em colaborar com o Conselho e com suas atividades. Na mesma reunião já foi feita uma previsão de ações para o ano de 2009, começando já em abril com o 7º Encontro Municipal de Mulheres, que nesse ano acontecerá na comunidade de Porto Colônia, sendo anfitrião o Clube de Mães Amor Perfeito.Também foram previstos cursos nos grupos e ginástica para a Terceira Idade.Ficou marcada nova reunião para o dia 5 de maio, quando as Presidentes trarão novas sugestões dos grupos para o plano de trabalho.





Secretaria de Turismo busca recursos na Capital

Arroio dos Sal - O Secretário de Turismo, Mateus Coelho Ribeiro; o Vice-Prefeito e Secretário de Obras, Affonso Flávio Angst (Bolão); e o Patrão do CTG Rincão de Estância, Nery Coelho estiveram em Porto Alegre no dia dez de março, acompanhados do Assessor do Deputado Estadual Alceu Moreira, Márcio Rodrigues, para diversas audiências de interesse de Arroio do Sal. O objetivo da viagem foi angariar verbas para três projetos que acontecerão no município no decorrer do mês de abril. Para isso o grupo visitou diversas autoridades e estatais na busca de apoio. Durante o dia, a comitiva visitou o Secretário de Habitação do Rio Grande do Sul, Marco Alba; a Assembléia Legislativa, onde foram recebidos pelo Diretor de Publicidade da casa, Tiago Machado; a Direção da CEEE; a Secretaria de Desenvolvimento de Assuntos Internacionais do estado, onde falaram com o Diretor, Orvalino Kuhn; na Caixa RS; no Barisul, através do Assessor de Marketing e Gerente Executivo, Jorge Morais. Em todos os locais visitados, foram entregues os projetos para a Pascofest, Semana do Município e Rodeio Crioulo Nacional. Além das visitas realizadas, ficou o comprometimento da Secretaria de Turismo de Arroio do Sal de encaminhar ainda esta semana os projetos e o calendário de eventos anual para a Secretaria Estadual de Turismo. É importante destacar que toda a área do CTG receberá uma atenção especial tendo em vista que há um estudo para tornar o local um Centro Municipal de Eventos.





Projeto para responsabilidade ambiental será lançado em Osório nesta sexta-feira

Os municípios de Osório, Torres, Maquiné, Balneário Pinhal e Mostardas vão passar a se beneficiar de atividades socio-educativas, mediante a formação e capacitação de representantes dessas comunidades, através do projeto Responsabilidade Ambiental: Mudando Conceitos e Atitudes. O projeto lançado em Osório nesta sexta-feira (13) pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Programa Pró-Mar-de-Dentro, em solenidade às 10h30min, na Câmara de Vereadores, com a presença do secretário do Meio Ambiente, deputado Berfran Rosado. As ações previstas no projeto advêm da Consulta Popular 2007, em demanda aprovada pelo Corede Litoral. Na solenidade, será assinado o convênio entre o Estado, por meio da Sema, e a ONG Nordestão, com interveniência do município de Osório, para a execução do projeto que visa a promover o consumo consciente, a geração de renda, a preservação dos recursos naturais e a gestão ambiental local, utilizando como instrumento a educação ambiental, a fim de construir um processo sólido de mudança de conceitos e atitudes nas comunidades envolvidas.






Dom Pedro

A Prefeitura Municipal de Dom Pedro de Alcântara, através de um programa de qualidade de vida as pessoas, adquiriu com recursos próprios um Ônibus Escolar para os transporte de alunos da Rede Pública.O ônibus ano 97 modelo 98 chegou no Município na última quarta-feira, 11 de março, quando foi buscado em Porto Alegre, onde o Prefeito recebeu das mãos do antigo proprietário as chaves do veículo, antes de se dirigir a audiência com o Deputado Marco Alba, e já está a disposição dos estudantes.O Prefeito Municipal Telmo Dimer, satisfeito com a aquisição comentou: "foi uma boa conquista, mas ainda queremos adquirir um ônibus escolar zero Km através do programa Caminho para a Escola do Governo Federal, porque os adultos devem ter direitos e deveres e as crianças, regalias".






FUNDADO O ESPORTE CLUBE CRUZ VERMELHAEM DOM PEDRO DE ALCÂNTARA

O último dia 09 de março de 2009 foi um dia histórico para a Comunidade de Hilários. Com vistas a regularização da situação esportiva da Comunidade foi criado de Direito o Esporte Clube Cruz Vermelha, em reunião no Salão Comunitário Nossa Senhora das Graças.Com a presença do advogado Jaime Bernsts, foi aprovado o Estatuto e eleita a diretoria composta pelos seguintes membros: Presidente - Fábio Schwanck; Vice-Presidente - Fabiano Justo; Tesoureiro - Jader Schwanck; Secretário - Elbio Behenck; Diretor Desportivo - Rodinele Schwanck. Para o conselho fiscal foram escolhidos Celírio Schwanck e Rodrigo da Silva como titulares e Valcir Mengue e Marcelo Schwanck.O próximo passo do Clube será o registro do Estatuto e a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas, para a realização de projetos para captação de Recursos.







VETERANOS DO AYMORÉ COMEÇAM O ANO COM EMPATE

Os veteranos do Aimoré de Dom Pedro de Alcântara-RS, iniciaram suas atividades do ano de 2009.A diretoria composta pelo presidente Naldo, vice-presidente Jaime e tesoureiro Xandi, receberam no último sábado em casa, no Estádio Salseiro, o São Miguel de Areia Grande.Em um jogo disputado com grande atuação do goleiro alvi-azul, Dionas, a partida terminou empatada em 2X2. Elton e Jaime macaram para o time da casa que jogou com: Elton (Dionas); Eusébio, Romildo, Édson e Márcio (Xandi); Xalaco, Lúcio, Binho (Nelinho) e Biju; Jaime e Édson.Após a partida os times como de costume, realizaram uma confraternização na lancheria Nossa Senhora de Lourdes.O próximo jogo dos dom pedrenses é contra o Lageadinho em Três Cachoeiras








Ações habitacionais beneficiam Dom Pedro de Alcântara

O prefeito municipal de Dom Pedro de Alcântara, Telmo Pedro Dimer, esteve na secretária de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, na última quarta-feira (11 de março), para solicitar investimentos do Estado em habitação. O objetivo é atender a população de baixa renda, especialmente das localidades do interior. Segundo o prefeito, a população do município mais necessitada de ações concentra-se na zona rural, onde, além das moradias, faz-se necessária a realização de obras de reforma e construção de módulos sanitários. O secretário Marco Alba afirmou ao prefeito que poderão ser construídas até 30 moradias e 30 módulos sanitários. Os recursos poderão ser captados, através do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social, na ordem de R$ 7 mil por moradia, pelo Governo Federal, e de R$ 3 mil como contrapartida do Estado. O município vai participar com a mão-de-obra e o restante dos investimentos necessários.Acompanharam a reunião a Secretaria Municipal de Assistência Social, Marisete Dimer, o Assessor Jurídico, Jaime Bernsts, o diretor do Departamento de Produção Habitacional da Secretaria, Marcelo Soares e os amigos pessoais de longa data do Secretário, Elton Bernst e Henrique Krás Paulo





Agricultores da região de Araranguá receberão calcário do Programa Terra Boa
Agricultores dos municípios da SDR Araranguá receberão a partir da próxima semana 5.755 toneladas de calcário através do Programa Terra Boa, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura. O intuito é possibilitar às famílias rurais a correção do solo, proporcionando a conseqüente melhoria da produtividade. O gerente de Desenvolvimento Sustentável e Agricultura da Secretaria Regional de Araranguá, Vilmar da Silva e o gerente regional da Epagri, Eclair Alves Coelho, participaram de uma reunião com o secretário Heriberto Schmidt, para discutirem a agricultura no município e também verificar a cota de calcário destinada à região: “Temos que continuar dando condições e apoio ao homem do campo”, disse Schmidt. O gerente regional da Epagri citou que a distribuição do calcário será novamente gratuita e que os agricultores precisam apenas arcar com o transporte do material. Os interessados devem procurar os escritórios locais da Epagri. Ainda este ano a região deve ser contemplada com uma cota adicional de calcário. Em 2008, durante todo o ano, a retirada foi de 7.645 toneladas do produto para a regional de Araranguá.





Região de Araranguá receberá Gás Natural este ano
Araranguá – O Presidente da Associação Empresarial do Vale do Araranguá (Aciva), Karoly Agardi, participou de uma reunião com o secretário regional de Araranguá, Heriberto Afonso Schmidt, na sede da SDR na tarde desta quarta-feira (11). O objetivo era verificar o andamento do projeto de distribuição do gás natural para Araranguá e região.O secretário explicou que em reunião na SC Gás em Florianópolis no início da semana, com o diretor técnico comercial Walter Fernando Piazza, foi informado que a construção da rede de distribuição (17 quilômetros) já está no orçamento para 2009, no valor de R$ 7 milhões e 240 mil.A previsão, segundo Heriberto, é que a obra seja iniciada no mês de agosto e concluída até dezembro deste ano: “Em abril o presidente da SC Gás Ivan Ranzolin estará presente na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional para lançar o edital de início da tão esperada obra, que beneficiará a geração de emprego e renda da região com a vinda de novas e o fortalecimento das indústrias existentes”, disse.O presidente da Aciva citou que esta é uma vitória da sociedade civil organizada, que pleiteou a obra, e a demonstração da força política da região através de seu secretário e seus deputados estaduais e federais: “Luiz Henrique está mostrando que governa para todos os catarinenses, independente de partido político viabilizando esta importante obra. Agora, com a concretização da rede de gás natural para Araranguá e região, teremos as mesmas condições de atrair investimentos de empresas que utilizam energia térmica em seus processos como outras cidades que já possuem e não perderemos mais empresas importantes, como a Angel Gress. Ao contrário, atrairemos outras indústrias principalmente do Rio Grande do Sul, porque o nosso gás será o mais próximo do estado gaúcho”, concluiu Agardi.




Polícia prende ladrão de igreja em Joinville

Homem roubou objetos e escondeu no cemitério que fica ao lado do temploUm roubo seguido de perseguição policial agitou a pacata Estrada da Ilha, no distrito de Pirabeiraba, no fim da tarde desta segunda-feira. O ladrão furtou diversos equipamentos da Igreja Evangélica Luterana e os escondeu no cemitério localizado ao lado da Igreja. Edir Carlos Pinto, 29 anos, foi preso logo após fugir por um matagal e encaminhado à Central de Polícia. Segundo informações da Polícia Militar (PM), Edir trajava um guarda-pó e usava uma mochila azul. Ele foi flagrado pelos próprios moradores da estrada durante o roubo. Entre os objetos que ele levou estavam um projetor, um aspirador de pó, um teclado marca Casio, um microfone com fio, um kit de transmissor para microfone sem fio, um microfone sem fio, uma impressora multifuncional, uma mesa de som, um módulo de potência e um lâmpada de emergência. Todos foram recuperados pela PM.



Praia Grande – Turismo

Com objetivo de implementar ainda mais o turismo da “Cidade dos Canyons”, no último dia 6/03, o prefeito Valcir Daros, juntamente com a equipe técnica da prefeitura e empresários do setor receberam o Eng. do DNIT, Dalvo José Vidal, para discutir sobre a sinalização da BR 101 referente ao município de Praia Grande, que devido as obras de duplicação ficou muito deficitária.De imediato ficou acertado a implantação de mais placas indicativas, e agendamento de uma reunião com o DNIT em Florianópolis para a efetivação de uma sinalização mais eficaz em relação a divulgação do município. Neste mesmo dia, no período da tarde, o Prefeito Valcir junto com sua equipe participou de mais uma importante reunião, na sede do Parque Aparados da Serra com os Coordenadores de Visitação do ICMBio, Júlio e Benita, e os município de Jacinto Machado e Cambará do Sul, com o objetivo de agilizar os processos relativos à visitação nos parques. De acordo com os coordenadores do ICMBio, uma nova reunião será agendada em abril, com prefeitos e equipes técnicas responsáveis, para definir as atividades a serem desenvolvidas dentro dos parques.



Educação

Piso dos professores é lei, mas ainda não foi implantadoSegundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, pelo menos 17 estados ainda pagam salários abaixo do estabelecidoA questão salarial dos professores espelha a enorme desigualdade regional e social brasileira. No Distrito Federal, por exemplo, o salário inicial é de quatro vezes o piso A pontada como uma das mais importantes medidas para valorizar a educação pública do país, a Lei 11.738/08, que criou o piso salarial nacional dos professores, entrou em vigor em 1º de janeiro passado, mas, até agora, teve como principais resultados uma disputa judicial em torno de alguns de seus dispositivos e uma ameaça de greve nacional dos docentes, sob a alegação de que a maioria dos estados e municípios não estaria pagando o piso.As questões levadas ao Supremo Tribunal Federal não têm relação com o valor do piso em si (R$ 950 para 40 horas semanais), mas é justamente a falta de recursos a principal razão apresentada pelos governadores e prefeitos, em geral, para explicar a não-implantação plena do piso.Segundo levantamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), pelo menos quatro estados ainda não implantaram o piso (Goiás, Rondônia, Rio Grande do Sul e Tocantins) e aqueles que o fizeram "falharam" na interpretação da lei, prejudicando a remuneração de muitos educadores. A maioria das prefeituras também não o tem aplicado, sendo que muitas vinculam a remuneração ao salário mínimo.Pelos dados do IBGE, 37% dos professores ganhavam abaixo do piso salarial nacional hoje em vigor para uma jornada de 40 horas. Já para a CNTE, entre 60% e 65% dos professores brasileiros recebem menos que R$ 950. "Ainda há professor no Brasil ganhando menos que um salário mínimo", diz o presidente da CNTE, Roberto Franklin Leão.A questão salarial dos professores espelha a enorme desigualdade regional e social brasileira. Enquanto o Distrito Federal, por exemplo, paga salário inicial de quatro vezes o piso, no seu vizinho e rico estado de Minas Gerais o patamar não chega a R$ 850. Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 11 países, a insatisfação dos professores brasileiros – 83,2% dos alunos de quarta série têm professores que reclamaram de sua remuneração – só não é maior que a dos uruguaios, com um índice de insatisfação de 89,4%.



Agropecuária foi o setor que mais cresceu em 2008, aponta IBGE

Taxa de crescimento da agropecuária foi de 5,8%, com destaque para o desempenho da lavouraA agropecuária foi a atividade econômica com maior crescimento em 2008, revelam os dados do Produto Interno Bruto (PIB) que estão sendo divulgados pelo IBGE. O resultado do valor adicionado acumulado nos quatro trimestres do ano passado decorreu do desempenho dos três setores que o compõem: agropecuária (5,8%), serviços (4,8%) e indústria (4,3%). A taxa de crescimento da agropecuária foi de 5,8%, com destaque para o desempenho da lavoura. Os destaques positivos na produção agrícola do ano foram: trigo (47,5%), café em grão (25,0%), cana (19,2%), milho em grão (13,3%), arroz (9,7%), feijão (5,0%) e soja (3,4%). Já os negativos foram o fumo (-6,9%), o algodão herbáceo (-2,4) e a mandioca (-1,3%). Entre os subsetores da indústria, a maior alta foi na construção civil, com crescimento de 8,0%. A seguir veio a eletricidade e gás, água, esgoto e limpeza urbana, com 4,5% de expansão. A indústria extrativa mineral subiu 4,3%, impulsionada principalmente pelo crescimento anual de 5,2% na produção de petróleo e gás e de 1,9% na produção de minério de ferro. A indústria da transformação apresentou crescimento de 3,2%. Na área de serviços, as maiores altas ficaram com os subsetores de intermediação financeira e seguros, com crescimento de 9,1%. Serviços de informação (mais 8,9%) e comércio (mais 6,1%) também se destacaram. Também cresceram os subsetores de outros serviços (4,5%); transporte, armazenagem e correio (mais 3,2%), serviços imobiliários e aluguel (expansão de 3,0%), e administração, saúde e educação pública (mais 2,3%





Secretário Regional vistoria prejuízos causados pelas chuvas em Praia Grande

Praia Grande – O Secretário regional de Araranguá, Heriberto Schmidt, acompanhado do deputado federal Acélio Casagrande, do prefeito Valcir Darós e do vereador Adelirio Monteiro dos Santos, vistoriaram os locais atingidos pelas fortes chuvas de domingo no município de Praia Grande, que deixaram várias comunidades isoladas. Segundo o prefeito, esta é a segunda enchente registrada em menos de 60 dias. Entre as comunidades atingidas pelas águas do Rio Pavão e que se encontram incomunicáveis estão Rio do Boi, Alto da Esperança, Passo Fundo, Pedra Branca, Mãe dos Homens e Aparecida. Há ainda várias casas atingidas no bairro Leão e demais localidades como Vila Rosa, Alvorada, Zona Nova, entre outras: “As cabeceiras das pontes foram destruídas. Agora elas precisam ser refeitas e as estradas recuperadas”, disse Darós.O Secretário Heriberto Schmidt garantiu que em uma semana duas máquinas hidráulicas S 90 serão disponibilizadas ao município para o desassoreamento dos rios, evitando futuros alagamentos: “Verificamos que a situação de muitos moradores de Praia Grande é mais uma vez crítica. Juntamente com o prefeito e demais lideranças buscaremos ações para amenizar esta triste situação”.O deputado federal Acélio Casagrande ressaltou que após a vistoria, reforça a proposta da criação de uma frente parlamentar da Defesa Civil, que vai trabalhar fortemente na obtenção de recursos para a prevenção: “A cada R$ 1 investido na prevenção, economiza-se R$ 20 de restauração”. Ele ainda citou que após receber os relatórios da Defesa Civil, juntamente com os documentos que serão enviados pelo Prefeito de Praia Grande, tentará viabilizar recursos para a recuperação da infraestrutura da cidade.