sexta-feira, 5 de março de 2010

Edição 128

Leia se quiser ...
- Todos os vereadores na última sessão em Passo de Torres falaram no assunto das Publicações Legais em jornal local para fins de transparência nas ações do executivo.
- Mas parece que a comissão de licitação de Passo de Torres querem fazer nós proprietários de jornais de ‘‘idiotas’’. o edital nunca foi afixado no mural da prefeitura em Dezembro. Só para se ter uma idéia, a cópia do edital que pedi, levaram o prazo de exatamente 30 dias para o jurídico da prefeitura deixar pronto (o que não tem nada a ver) conforme um dos responsáveis pelas licitações. Era só pegar o edital, tirar cópia e me entregar na hora, sem burocracias. Aí dá para se perceber que não há transparência ‘‘nenhuma’’ em Passo de Torres, pois jamais um cidadão comum, conseguiria uma informação qualquer por parte do executivo.
- Mas não vou parar por aí, já quero antecipar mais um pedido ao Sr. Prefeito Valmor de Souza e a Comissão de Licitação: Quero uma cópia do processo licitatório das publicações legais. Quero e exijo como cidadão saber quais as empresas jornalísticas que participaram e qual o valor da empresa ganhadora. Os senhores tem transparência? não tem nada a esconder? então vamos ver o que vai acontecer.
- Ainda no assunto transparência, o vereador Filho na última sessão tocou no assunto da ambulância praticamente ‘‘0’’ km que ficou na oficina por 1 ano e 6 meses em Sombrio, praticamente empenhada até o município pagar os 18 mil que devia. Paga a dívida, a ambulância foi levada para Araranguá onde o custo para conserto é de R$ 15 mil reais. O Vereador perguntou onde está a licitação para conserto nestes valores? Sugeriu que o município usasse as empresas do município através de licitação, onde geraria mais emprego e renda aos moradores.
- Um TAC será firmado entre prefeitura e União Federal para regularizar o Terminal Pesqueiro de Passo de Torres. Eu tô querendo ver qual o prefeito que vai encarar essa ‘‘batata quente’’, se nem nós passotorrenses soubemos quem é quem dentro do município. A presidente da Câmara não assume a prefeitura conforme o Artigo 224 do Código Eleitoral, um vereador continua sendo prefeito em exercício. Uma coisa é certa, vem surpresas por aí em 10 dias, ou a vereadora Marlene assume a prefeitura até as próximas eleições ou o vereador mais votado (Fom do PSDB) poderá tomar o poder do executivo.
Cadê o concurso público de Passo de Torres?
- Para o leitor ver como as coisas são erradas mesmo: há mais de 5 anos, não há concurso público no município, somente Processo Seletivo e parece ser sempre os mesmos que continuam ‘‘mamando’’ na teta gorda do pequeno município. Isso tudo indica que somente quem votou e trabalhou por tal partido, tem direito. Ao lado, leia o que diz a Constituição Federal sancionada pelo saudoso peemedebista Ulisses Guimarães. Também a Lei Orgânica do município. ACT’s, é para substituir cargos efetivos, mas como cargos efetivos se não há concurso público.
- Outro detalhe já que o Processo Seletivo é duradouro no Passo de Torres é não divulgar o número de vagas no edital. Lógico que como os cargos seriam somente para substituição, isso não seria obrigatório. No caso são 5 colocados no cargo de motoristas, por concidência, há selecionados que já trabalham no cargo.
- Mais uma vez eu clamo ao Ministério Público de atender às necessidades de Passo de Torres. Tem muita coisa errada, resumindo: tá uma ‘‘balburdia’’. E não é exagero meu.


Informe à População passotorrense

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988
Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:
II - a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;
IX - a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
Art. 206. O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
V - valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas;

LEI ORGÂNICA MUNICIPAL
Art. 153 – Os cargos, empregos e funções públicas são acessíveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei e na forma dos incisos I, II, III, IV, V, VIII, IX, do art. 37 da Constituição Federal.
Parag. 1º - A investidura no cargo ou emprego público da administração direta e indireta, sem limite de idade, depende de aprovação prévia em concursos público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargos em comissão declarado em lei, de livre nomeação e exoneração.
Pois é, sai ano entra ano e a administração de Passo de Torres, não dá a mínima para a legislação acima mencionada; e olha que se trata nada mais nada menos do que a Constituição Federal e Municipal.
Continuam burlando o concurso público, para fazerem os fatídicos testes seletivos, aqueles, que dá para nomear cabos eleitorais.
Na educação, todos os anos são contratados mais de 20 professores ACTs, que lecionam praticamente o ano todo, será que já não deu para perceber da necessidade do concurso público, ou o Prefeito Municipal e a Secretária de educação não leram ou desconhecem o inciso V do Art. 206 da Constituição Federal?
Com a palavra, os vereadores municipais, o Tribunal de Contas do estado, o Ministério Público ou qualquer órgão que possa dar um basta nestas irregularidades.

1º lugar do Processo Seletivo busca seus direitos junto aos vereadores

‘‘Não é por questões partidárias que alguém vai ocupar meu lugar, o cargo é meu,além do mais Tècnico Educacional não pode ser cargo de confiança’’.
Passo de Torres - A primeira colocada no Processo Seletivo de Passo de Torres, Luciane Martim formada em Pedagogia esteve na tarde desta quinta feira na Câmara onde relatou aos vereadores que a Secretária de Educação Josandra afirmou à ela que não será chamada porque seu cargo estava ocupado. Luciane, candidatou-se ao cargo de Técnico Educacional (conforme lista ao lado).
Por questões democráticas e de direito, a cidadã procurou a Câmara de Vereadores para relatar aos edis o que ouviu por duas vezes da Secretária de educação do município. Ela citou a Lei 5994/72 que diz que no Brasil para exercer a função Educacional deve ser um técnico habilitado. Ela disse que foi à Câmara por uma questão Democráticas e de direito ‘‘não é por questões partidárias que alguém vai ocupar o meu lugar, o cargo é meu’’, disse ela.
Pelo quarto ano consecutivo ela participa de Processos Seletivo e nunca foi chamada, esta, é a primeira vez que ela tomou uma decisão de ir em busca de seus direitos. Ela alegou aos vereadores que há pessoas não habilitadas exercendo cargos de Orientadores Educacionais. Também deixou dito que quem está na função de Coodenação, não pode estar na função de Supervisão. Vereadores pediram à ela que aguarde até a próxima segunda feira quando se dará início às aulas municipais. Após isso, a Promotoria Pública poderá ser acionada.
O Jornal Nortesul ficará atento e acompanhará este caso. Mais informações sobre este assunto na próxima edição.


Atleta de Passo de Torres se destaca na modalidade Mountain Bike
Ciclista conquista o 2º lugar na segunda prova deste ano

O atleta João Luiz Souza da Silva, morador de Passo de Torres, participou no domingo (28/2) da 2ª etapa da 6ª Copa União/Gatorade de Ciclismo e conquistou o segundo lugar da categoria veteranos da modalidade mountain bike. A disputa aconteceu em Igrejinha, no Rio Grande do Sul. A competição é organizada pela Liga Rio Grandense de Ciclismo e este ano terá 13 etapas que ocorrem em várias cidades gaúchas. Souza relata que a prova foi difícil devido ao intenso calor. Na sua categoria participaram 10 atletas.
O ciclista sempre competia na modalidade speed (velocidade), mas este ano optou pela mountain bike. “Tenho boas chances e vou “brigar” pelo título”, anuncia. No final do ano, o campeão geral da Copa receberá um prêmio de R$ 1.000,00. Na primeira etapa, realizada em janeiro, Souza ficou em 4º lugar devido a uma falha mecânica. O problema foi resolvido e sua bicicleta desempenhou bem nessa segunda etapa.
Ele competiu com o apoio do comércio de Passo de Torres: Auto Escola Figueira, Passo Vídeolocadora, Nani Dog Buffet de Sorvetes e Cachorro Quente, Fábrica do Lanche, Padaria Doce Pão e Padaria Sabor de Pão. O patrocínio é para as despesas do pedágio, inscrição, gasolina e alimentação. Dessa forma, o atleta divulga o nome de Passo de Torres por onde compete.
Troféu e medalha de 2009
No domingo, em Igrejinha, Souza também recebeu a premiação final do 2º Circuito Vale dos Sinos de Ciclismo que disputou em 2009. Pelo encerramento dessa temporada ele recebeu um troféu de 3º colocado na modalidade speed, categoria máster B (nascidos de 60 a 69). Nessa competição ele também participou da categoria força livre – critério técnico, tendo recebido medalha de 5º lugar pelo seu desempenho durante o ano de 2009.


Casca lutará em Sombrio
Casca Boxe é campeão Mundo Hispânico de Boxe Profissional.
O boxeador radicado em Araranguá venceu o Paraguaio, Victor Cardozo, e se prepara para o título mundial.
Casca conquista título Intercontinental Mundo Hispânico na capital
O Campeão Brasileiro e Latino Americano de Boxe, Claudionei Rodrigues Lacerda, o Casca, morador de Araranguá/SC, levou o título Intercontinental Mundo Hispano, no último, 20 de Fevereiro, na disputa contra o Paraguaio Victor Cardozo, no Floripa Music Hall, na capital.
Para Casca a conquista deste título é mais uma vitória. “Estou feliz. Já estão me falando que um novo Popó está surgindo e este título é o que estava faltando para me levar ao título mundial”
Segundo o treinador Sérgio Macedo, Casca venceu o Paraguaio com torcida forte, golpes duros de esquerda e manobras exibicionistas que desenhavam flechas no ar. No total foram somados 110 contra 91 pontos do adversário. “Casca não estava no seu melhor desempenho físico, quebrou a mão direita no treino, mas a torcida ajudou muito e eu ele estava com muita força de vontade para vencer”, comentou o treinador.
O campeonato recebeu o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, através do FUNDODESPORTE. Para o Secretário Gilmar Knaesel, este apoio é um importante incentivo aos atletas e ao estado. “Casca está hoje na mesma posição que um dia já foi do Boxeador Popó. Nosso apoio não é apenas o reconhecimento de um grande atleta, mas uma excelente oportunidade de representar Santa Catarina para o Brasil e o mundo”.
Com o título Mundo Hispânico, Casca soma 2 títulos Internacionais e um Brasileiro. “A busca agora é pelo mundial”, diz Casca. O combate da noite de domingo é o começo de um planejamento para credenciar o atleta à disputa do título mundial pelo Conselho ou pela Associação Mundial de Boxe.
Casca está em Araranguá desde segunda-feira, e deve retornar a Florianópolis na quarta-feira, 23, para cumprir uma agenda de treinos e entrevistas com a imprensa que já anuncia os rastros do novo Popó Brasileiro.


Esportistas que orgulham Santa Catarina
No último sábado o Diretor do Nortesul Valmoci de Souza esteve em Araranguá onde pôde conversar com o Martinho das Embaixadas, (foto à esquerda) recordista mundial de 2003 à 2009. Martinho, já esteve 2 vezes no Faustão, 2 vezes no Gugu Liberato, Tom Cavalcante e Datena. O recordista, estará no mês de abril no Shopping Iguatemi em Florianópolis e tentará bater o seu próprio recorde que é de 25 horas fazendo embaixadas sem parar.




No mesmo dia, encontrava-se com o Secretário de Turismo e Desportos Deputado Gilmar Knaesel, Claudionei Rodrigues Lacerda, o Casca, (esquerda da foto) campeão de Boxe Peso Leve que lutará no dia 1º de Abril para defender o Título Catarinense. A luta a ser realizada no Ginásio Municipal, será contra o Baianinho. Casca hoje, segura o título de Campeão Catarinense, Campeão Brasileiro, Campeão Latino Americano e Campeão Mundo Hespano.