quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Edição 122

Câmara do Passo fechada
A primeira ‘’boa’’ ação da nova presidente da Câmara de Passo de Torres, Ver. Marlene foi a de dar férias coletivas à todos os funcionários e manter as portas da Casa do povo totalmente fechadas por 30 dias. A meu ver, isso não deveria, até porque estamos em período de impasse político no município, movimento de verão, projetos sancionados e ainda não executados como a mudança no trânsito do município. Enquanto isso, acidentes já se tornaram corriqueiros no centro da pequena Passo de Torres.
Ponte Pênsil
Mesmo com um clamor do comércio do Passo de Torres, da imprensa falada, escrita e televisiva, não foi o suficiente para que se desse um jeito em ao menos começar a fazer algo na Ponte Pênsil para que o comércio não ‘’quebre’’ por completo. No último Sábado, tivemos a visita de um ‘’pré’’ candidato à Deputado aqui na busca de apoio do povo local, será que o nosso prefeito Valmor falou prá ele a situação da ponte?
Votos sim, promessas cumpridas também
Quando que gestores públicos vão aprender que não basta almoçar com Deputados e fazer ‘’gracinhas’’ não resolve os problemas? Queremos ação, queremos exigir benefícios ao município antes de sair de casa em casa pedindo votos de apoio à este ou aquele candidato que muitas vezes só colocam o pé na região prá isso.
Exame de Consciência
O povo deve fazer uma reflexão de como foram os mandatos e ações de todos os deputados de seu estado. Quase ninguém exige ou pesquisa o que o político fez pelo seu município, apenas querem sair na foto ou puxar a ‘’fitinha’’ de inauguração.
- Tenho promessas gravadas de deputados Catarinenses e Gaúchos que parecem ter caído no esquecimento. Quando for dada a partida à campanha eleitoral, vou expôr algumas delas para relembrarmos o que foi dito e não cumprido.
Mais um capítulo do Lixão de Passo de Torres
É lamentável a quantia de lixo que se vê ao ar livre em Passo de Torres. Onde era para ser o lixão, que nunca foi legalizado, há no mínimo umas mil toneladas que chega a uma altura de mais de 3 metros e ninguém faz nada. O Ministério Público tem em suas mãos várias denúncias e provas feitas pela Ong Eco & Ação, parece estar só no ‘’eco’’ pois ação é o que não estamos percebendo.
A prefeitura contratou uma empresa para recolher e dar o destino ao lixo em um aterro sanitário próximo de Criciúma, cada caminhão, recolhe e prensa o equivalente a 8 toneladas de lixo por vez e segue seu destino. Na quinta-feira dia 14/1, peguei um flagrante que prá mim seria um crime administrativo, o caminhão largando lixo no lixão que era para estar desativado, foi filmado e fotografado para algum vereador não dizer ‘’asneiras’’ que são notícias infundadas.
- Se o lixão foi desativado, porque não fazer a limpeza do local? e o lençol freático como fica? Assim, temos um lixão na Praia Azul, vejam bem ‘’Praia’’ que foi desativado há quase 2 anos e está lá toneladas de lixo nos mananciais d’água que correm pelos afluentes de Passo de Torres. Vamos lá Ministério Público de Santa Rosa, mais agilidade nesse assunto que é muito sério, ou vou ter que mandar para a imprensa nacional? Já que muitas delas da região fazem vistas grossas devidos à contratos no sistema toma-lá-dá-cá. Esse assunto ainda vai ‘‘feder’’ muito se ninguém der uma explicação ao Jornal Nortesul.

- Comerciante da Beira Rio foi fazer a cobrança do prefeito o porquê da não execução da Lei que altera o trânsito em Passo de Torres, o chefe do executivo respondeu que a responsabilidade seria agora do Presidente do Conseg do município, que não tem nada a ver com executivo.
- A nova praça central virou ‘‘bagunça’’ mesmo, nem mesmo foi inaugurada e lá está tomada por veículos estacionados em cima. Agora um ponto de táxi está sendo feito sobre ela. Muito engraçado isso, pois os vereadores aprovaram a criação de um ponto único foi ao lado do restaurante e não em cima da praça.
- Outra coisa, como é que as quatro pequenas casinhas de artesanatos existentes no município não ganham espaço na imensa praça?
- Viram a falta que faz uma Casa Legislativa não fechar as portas por 30 dias? O povo sem vereadores no trabalho ficam a mercê de alguns que mandam e desmandam no municipio.
- Começaram a aparecer os saibros nas ruas que se apresentavam em péssimo estado na área central do Passo. Com certeza, este foi o resultado da verba enviada pela Defesa Civil com o objetiovo de recompor os estargos feitos pelas fortes chuvas acontecidas.
Licitação de Jornais
- Mais uma vez, a administração pública de Passo de Torres conseguiu nos ‘‘enrolar’’ e fazer com que nem mesmo tivessemos conhecimento da publicação do edital com relação às publicações legais do município, que aliás, hoje posso provar documentalmente que não é nescessário ser em jornal diário. é o terceiro ano consecutivo que o povo passotorrense não terá acesso às prestações de contas e outras publicações do executivo.
Mais uma vez o mesmo jornal de Sombrio foi o favorecido
- Lembram daquele que tinha um contrato de R$ 78.800,00 por ano?, é esse mesmo que novamente ganhou, não sei de quem se os outros daqui nem participaram.
- Este assunto está sendo levado ao Ministério Público e ao conhecimento do Tribunal de Contas do Estado.



Caso terminal pesqueiro: não ata e nem desata

O Terminal Pesqueiro Público de Passo de Torres está praticamente parado devido ao processo da Marinha pela desocupação da área na Beira do rio Mampituba. Empresários da área da pesca não podem continuar seus investimentos, como foi o caso do Sr. Jorge Scheffer que fez um investimento de mais de 130 mil reais na construção de um pavilhão que poderia estar empregando mais de 20 funcionários além da arrecadação ao municpio de Passo de Torres. Praticamente todos os moradores que residem na área do estaleiro na beira do rio, vivem da pesca, mas em novo processo, o Ministério Público decidiu pedir a área somente aos moradores e deixar apenas os pavilhões que fazem a industrialização pesqueira. Neste dia 21, houve uma reunião com o MP, IBAMA, Patrimônio da União e Pescadores para ser tomada uma decisão. Na próxima edição, detalharemos o que ficou acordado.




Acidente no centro de Passo de Torres
Mais um acidente na esquina das ruas Antonio José Scheffer e Guilherme Rodrigues da Silva ambas no centro do municipio de Passo de Torres.

Na tarde de segunda-feira, o veículo camioneta Chevrolet C-14, de placas IDJ 5304 de Passo Fundo conduzido por Gilberto Nunes transitava em sentido centro bairro pela Rua Antônio José Scheffer, quando o Palio Weekend de placas IPF 6093 de Torres conduzido por Simone da Silva Maggi não obedecendo a parada obrigatória cortou a frente da camioneta que acabou colidindo no canto direito frontal do Pálio o jogando para cima de uma calçada e causando o tombamento. Gilberto, o motorista da camioneta, está a passeio na Praia de Rosa do Mar, na hora do acidente, havia toda a sua família num total de seis pessoas no interior do veículo que teve o pneu estourado e a barra de direção quebrada. Na camioneta, não teve ninguém ferido ao contrário do Pálio que teve a sua condutora encaminhada ao hospital de Torres que não aparentava gravidade nenhuma.
Neste mesmo local, no último dia do ano de 2009, houve um acidente nas mesmas condições, porém envolvendo três veículos e uma pessoa ferida.


Prefeito de Jacinto Machado fala ao Nortesul de suas prioridades para 2010

Como foi o fechamento de 2009 ? ‘‘O ano de 2009 foi fechado dentro das previsões embora houve crise econômicana questão da arrecadação nos meses de Junho, Julho e Agosto. Setores como a Educação, Saúde e Obras tiveram suas ações normais mas com certa segurança. Para nossa felicidade, fechamos 2009 com sobras de recursos para começar 2010, salários em dia, fornecedores, INSS tudo zerado sem dever-mos 1 real sequer. Com muito mais confiança e experiência vimos que é possível administrar Jacinto Machado com honestidade e transparência.
Quais as prioridades para 2010? ‘‘Evidente que continuam a área social, saúde e educação, mas como somos o maior municipio da região da Amesc geograficamente, também temos que priorizar as nossas estradas e acessos aos agricultores qu e foram muito danificados devidos às enchentes ocorridas. Como temos recurso garantido, vamos ter obras em várias áreas, na questão de infra-estrutura urbana já temos empenhado 350 mil para pavimentação asfáltica e de lajota, temos 600 mil para investir na prevenção de cheias após um levantamento de vários trechos do interior do nosso município, temos agora a obra da ponte no Costão da Pedra que já está licitada e já vai ser iniciada, na educação abrir licitação de mais duas salas de aula no bairro Arizona, vamos investir em habitação popular que serão mais de 70 unidades habitacionais para a população mais carente, também temos recursos na questão de saneamento básico na ordem de 3 milhões e só estamos aguardando a liberação deste recurso para licitar e iniciar uma obra que é fundamental para Jacinto Machado.
Como vai o andamento da obra da ponte? A empresa que foi a vencedora da licitação, tem um prazo de 180 dias para entregar a obra, ou seja ela está dentro do prazo e pelos contatos que temos com a empresa construtora a mesma será entregue dentro do prazo previsto. É evidente que como prefeito e cidadão a gente gostaria de ter a obra concluida o mais rápido possível por causa da agonia da população e do prefeito de ver normalizada a situação da ponte, pelo prazo de conclusão seria no final do mês de março, isso também das condições climáticas para contribuir na agilidade de conclusão da obra.
Alguma informação à população? Quero dizer muitas vezes a população se decepciona em muitos aspectos, mas sempre deixei claro que a gente não sabe fazer milagres e que muitas vezes por escassez de recursos temos que usar muita criatividade na aplicação do pouco recurso que temos, estamos esperançosos e conscientes do que estamos fazendo, sabemos que Jacinto Machado merece muito mais , por isso não vamos medir esforços, vamos levantar mais recursos através de projetos em Brasília, junto ao governo do estado para que Jacinto possa ser destaque e estar no lugar que merece. Vamos trabalhar de cabeça erguida com seriedade e criatividade.



Ossada humana é encontrada em saco plástico na porta de um galinheiro em Jacinto Machado
Nocrânio ainda havia cabelo e nos pés um par de meias

O caso ‘‘sinistro’’, aconteceu na Rua Vereador Pedro Rosso no Bairro Gávea em Jacinto Machado. Ao chegar em sua casa por volta das 11h de segunda-feira o Sr. J.A.O após ter chegado da praia, foi até os fundos do pátio onde há um galinheiro e se deparou com um saco branco, o que seria uma embalagem de adubo, dependurado na porta. J. foi verificar o que havia e com um objeto começou a mexer até percebr um crânio ainda com cabelo. Junto à ossada humana, também havia um crucifixo de metal. A sogra de J. já havia percebido a embalagem dependurada na porta do galinheiro já no Domingo pela manhã quando foi levar ração às galinhas, mas não tocou e nem percebeu nada. Pelas informações, este mesmo morador já havia encontrado em seu pátio velas acesas e roupas íntimas femininas. Conforme a responsável pela delegacia de Jacinto Machado, Liliane Goulart, foi instaurado inquérito policial para analisar os fatos, e a ossada encaminhada para o Instituto Geral de Perícia, em Florianópolis, para levantar dados do esqueleto e saber se é do sexo masculino ou feminino, a idade e o tempo da morte.
A Polícia Civil de Jacinto Machado tomou depoimentos do Pároco da cidade e do Presidente do Cemitério para saber se houve algum tipo de violação em algum túmulo. O mais incrível e estarrecedor é que a parte dos pés do esqueleto ainda estava de meias.
O propietário da casa é que foi até a polícia relatar o que tinha encontrado.