quinta-feira, 9 de julho de 2009

EDIÇÃO Nº 95 - 10 DE JULHO DE 2009


Coluna LEIA...SE...QUISER
por Valmoci de souza


- Na semana que passou, foi instalado o Conselho Comunitário de Segurança em Sombrio (Conseg). Pessoas idôneas da comunidade que participaram e formaram a diretoria. Outros municípios da região já haviam feito isso anteriormente. Quando seria a vez de Passo de Torres, entra a ‘’enchafurdada política’’ e decisões de campanha ora decidida pela justiça ora suspensa, aí não se formou o Conseg no município para não ser usado pelo momento político, que é o que se mais vê em Passo de Torres onde lideranças políticas querem se influenciar em tudo para se beneficiarem. Mas nós do Nortesul que estávamos presentes na reunião em Sombrio se certificamos que o Passo de Torres também merece um Conseg, e nos dispomos a fazer parte de tudo o que for de encontro ao bem da comunidade passotorrense. Este está sendo um belo trabalho em conjunto da Policia Militar e policia Civil catarinense. Nesta palestra de formação do Conselho ministrada pela policial civil Cida e pelo Major Espíndula esplanaram da necessidade da população também se dedicar à segurança do município servindo como apoio às policias estaduais e a própria comunidade.- Não pude estar presente na Câmara de Vereadores de Passo de Torres nesta terça, devido a compromissos neste horário em Jacinto Machado, mas me disseram que o comando da Policia Militar não se agradou que as pessoas reclamassem a falta de ação ao jornal que circula por toda a região, é para reclamar direto à ele.


- Como não somos um jornal ‘’privilegiado’’ por informações da polícia de Passo de Torres, principalmente a Civil, temos que agir corretos em todos os sentidos, criticando ou elogiando, mas sempre estando ao lado da população que solicita providências e não são atendidas. Passo de Torres é um município tranqüilo, talvez seja porque muitas vezes vimos nada mais nada menos que até 8 (oito) viaturas ao redor da Delegacia nos finais de semanas.


- O Jornal Nortesul, estará a partir de hoje, também circulando no município de Jacinto Machado. Temos percebido lá um povo bem acolhedor. Não queremos atrapalhar ninguém queremos apenas conquistar espaço a pouco tempo antes de completar-mos nosso segundo ano. Temos credibilidade, pois publicamos mídias de governos estadual e federal e por isso honramos com o compromisso de fazer nosso periódico circular por toda a região do extremo sul de SC comprovando ser-mos um jornal 100% registrado. Por mais este feito, queremos agradecer em especial à Sr. Rita, proprietária da Auto Escola Premium de Sombrio, do CFC Santa Rita, Loja Lolli Pop, CFC Turvo e agora com mais um empreendimento no ramo farmacêutico.


- Por falar em registro de jornal, até não consigo entender como uma Câmara e uma prefeitura fazem publicações em um jornal que não tem condições nem mesmo de tirar uma certidão negativa de débitos. Como comprovam isso ao Tribunal de Contas? Ainda usam o selo da Adjori sem serem filiados ao orgão, isso não pode. Em Santa Catarina, a maioria das prefeituras e câmaras exigem dos jornais registros ou na ADI ou Adjori. Mas parece que aqui no extremo sul as coisas não funcionam.


Ex-Prefeito ‘’Alemão’’ tem convicção que voltará ao cargo

Esta semana. o prefeito cassado de Passo de Torres, ‘’Alemão’’ deu entrevista à um jornal da região que não falou à imprensa antes porque não quer ser mau interpretado em suas colocações e disse este ser um momento de muita fofoca e por isso resolveu se dedicar apenas à sua defesa, sem fazer alardes.


Segundo ele que tem acompanhado todos o processo disse que seus advogados estão no caminho certo.Foi perguntado à ele se ele acredita na possibilidade de governar o município. Ele disse ter convicção, e que no TSE poderá ser considerado que as testemunhas contra ele são seus inimigos políticos, disse que em Florianóplis isso não foi levado em conta, mas tem certeza que em Brasília será.


Quanto ao enfrentamento do processo, disse estar tranquilo, pois foi afastado sob a acusação de ter dado umas caçambas de areia e isso não seria verdade, mas ainda que fosse, disse que não foi acusado por outros crimes piores, tais como ladrão ou corrupto.


Segundo o ex-prefeito, disse que o municipio tem 5 milhões destinados pelo PAC à Educação. ‘’Vou continuar trabalhando pelo povo, sem caça às bruxas’’, concluiu Alemão.


Nortesul recebe a visita de representantes da Eco & Ação

por: Valmoci de Souza

Alarmados pelos crimes ambientais acontecidos em Passo de Torres e acompanhando os acontecimentos através do blog e da edições impressas do Jornal Nortesul, nesta última quinta-feira esteve em nossa redação à Drª. Ana Cândida Achenvaguá, jurídica da Ong Eco & Ação de Florianópolis para saber de alguns detalhes dos crimes ambientais citados pela nossa reportagem. Lembrando que há pouco tempo, a Polícia Ambiental, também procurou o Jornal Nortesul a pedido da Procuradora da República sediada em Criciúma para maiores esclarecimentos dos fatos e comprovações ‘’in-loco’’, o que fora feito pelos policiais mais precisamente no lixão do município onde a vistoria foi registrada em GPS.Ana Cândida, também é do Departamento Jurídico da AEXPRE/SC (Associação dos Ex-Prefeitos de Santa Catarina).


Pela conversa e comprovações de fotos e filmagens, ficamos certos que o caso é grave no município se tratando de meio-ambiente.Relatamos à ela, que foi formada uma comissão de meio-ambiente em Passo de Torres, mas que não chegou a nosso conhecimento quem seriam os integrantes desta comissão. Apenas, indicamos à ela, procurar alguns vereadores que poderiam estar nessa formação e poder dar mais detalhes do que está sendo feito por essa comissão ambiental em Passo de Torres.


Se tiver alguém responsável por esta ‘’dita’’ comissão, favor informar ao nosso orgão de imprensa para que possamos informar às autoridades competentes que ‘’alguma’’coisa já está sendo feita em relação às degradações ambientais acontecidas no município de Passo de Torres.


Bairro Passárgada com Nova Presidência


Passo de Torres - No último Sábado (4/7) 210 eleitores do bairro Passárgada em Passo de Torres, estiveram cumprindo com o seu dever de cidadão de escolherem pelos próximos três anos o novo presidente do bairro. No resultado geral na urna, o Sr. Lindenbergui Vargas da Costa “Berguer” fora eleito pela chapa 1. A segunda colocada nas urnas foi a Srª Maria Helena, também muito conhecida no bairro, pertencente à chapa 2.‘’Aqui no bairro, não tivemos uma disputa, tivemos uma forma democrática de alguém tomar frente pelo bairro, quem sai vencedor nesta, não é eu, é a comunidade do bairro Passárgada, vamos reinvindicar o melhor possível’’, disse Berguer.

A data da posse do novo presidente que estará recebendo o cargo de Marli Scheffer está marcada para o próximo dia 15 de Julho no Salão Comunitário do bairro.