sexta-feira, 5 de setembro de 2008

EDIÇÃO Nº 54 - 2º ANO - 06 SETEMBRO DE 2008

COLUNA: LEIA...SE...QUISER


por Valmoci de Souza



- Eis aí, iniciamos esta edição de número 54, entrando no segundo ano deste Jornal. Muito esforço, muito trabalho, muitas propostas e muita “pedrada” de todos os lados, isso, até hoje, embora estejamos todo regularizado perante os orgãos e leis que exigem para funcionamento de um meio de comunicação.
- Vamos lá, vamos prosseguindo, o pior, garanto que já passei, agora, é só mostrar credibilidade, que não fomos criados só para trabalhar em ano eleitoral.

Carroceata?
- Foi de emocionar a grande “carroceata” organizada pela coligação “Um Novo Tempo” (PP, PSDB e DEM) no município de Passo de Torres no Domingo que passou. 100% dos carroceiros estiveram presentes, com suas carroças enfeitadas com bandeiras dos partidos que compõem a coligação. Como não bastasse só as carroças, motoqueiros e muitos veículos e pessoas a pé participaram até o local do comício.
-No Domingo passado tive a honra de ser convidado pelo candidato à Prefeito de Dom Pedro de Alcântara Telmo Dimmer (PMDB) em almoçar em sua casa com a sua família e dentre eles, duas pessoas ilustres: Os Deputados peemedebistas Alceu Moreira (Estadual) e Eliseu Padilha (Federal). Padilha disse ao Jornal Nortesul que quer inserir Dom Pedro na influência da política estadual e nacional. Citou também que a aliança PMDB, PT e PSB dá o contrito direto ao governo federal, pois todos os grandes programas hoje que beneficiam a população brasileira são programas do governo e com certeza, Telmo e Celírio, se aliará ao Governo e Dom Pedro só tem a ganhar com isso, concluiu Padilha.Falando de Torres, o Deputado Padilha disse que sempre teve um pouco de “dor de cotovelo” por ser Torres a “mais Bela Praia Gaúcha”, até porque ele é de Tramandaí. Torres está mais bonita ainda pelo bom governo do João Alberto e essa eleição vai mostrar isso, “porque time que está ganhando, não se mexe”.- Estava analisando, como os Deputados no lado do RS estão aparecendo na região para apoiar os candidatos de seus partidos embora os municípios sejam pequenos. No lado de SC, parece que os candidatos e povo ficam esquecidos por aqueles Deputados que eles ajudaram elegê-los em 2006. Os coordenadores das coligações, devem ter mais “pulso firme” e exigir a presença deles.

PARA ENCERRAR MINHA COLUNA- O Secretário de obras do município de Ermo, será demitido do cargo porque em um dia de Sábado, que não há expediente, estava sendo entregue uma caçamba de areia em propriedade particular do primo dele, mas o prefeito não sabia de nada. Esperamos que sirva de exemplo ao município do Passo de Torres, onde o oba-oba corre solto.
Não podia encerrar sem essa...
A “PASSO’S LARGOS”
Na semana passada “alguém” no Passo de Torres, foi flagrado em uma residência próximo ao cemitério no meio da tarde com o carro oficial em frente a uma residência, mas o “motorista” estava lá dentro, quando de repente alguém passou e gritou “vou chamar a polícia” como essa pessoa é alta, só restou a sair em “passos largos”. No resto da tarde, só andava com outro veículo, que não é oficial.

Fim de semana perfeito em Torres
Com temperatura agradável, o fim de semana passado foi perfeito para quem esteve em Torres. Teve baleias, vôo de paraglider, escalada, surf e muitas pessoas caminhando no calçadão e na faixa de areia da Praia Grande. Também teve alongamentos na Prainha e muitos aproveitaram para tomar chimarrão à beira-mar, curtindo o sol e a bela paisagem. Uma baleia com seu filhote ficou em frente ao Morro do Farol, ou seja, bem na frente do Observatório de Baleias, das 8h de sábado até o final do dia de domingo, como informou o biólogo Rodrigo de Rose da Silva, integrante da equipe da Ulbra Torres que atua no Projeto Baleia Franca. “O domingo anoiteceu e ela estava ali e eu também. Foi demais, escutaram meus pedidos, dois dias com baleias bem em frente ao Observatório”, destacou o biólogo. No sábado ainda tinha um adulto transitando entre a Ilha dos Lobos e a Praia da Cal, além de uma fêmea com filhote saltando no Passo de Torres. Aproximadamente 250 pessoas estiveram no Observatório nos dois dias.No próximo fim de semana (6 e 7/9), Torres oferece uma nova oportunidade para quem quiser conhecer mais sobre as baleias francas. Elas freqüentam as águas mais quentes da costa gaúcha e catarinense, anualmente, na época de reprodução. O Observatório de Baleias será montado novamente no Morro do Farol. O objetivo é oportunizar, em local privilegiado, informações sobre a espécie e avistar as baleias que por ventura estiverem na costa torrense naqueles dias, no horário das 9h às 16h. Binóculos serão disponibilizados para que as pessoas possam admirar os cetáceos. No local haverá uma mostra de fotos e trabalhos sobre as baleias. A atividade integra o Festival de Saúde e Bem-Estar de Torres. A programação completa pode ser consultada no site
www.torres.rs.gov.br.

FUNERÁRIA TORRENSE FICA ENTRE AS 6 EMPRESAS LICITADAS EM CRICIÚMA
Conforme o edital de concorrência Pública de Nº 088PMC/2008 da cidade de Criciúma, a Empresa genuinamente Torrense, Funerária Torres, ficou com o 2º menor preço entre 60 empresas funerárias participantes.Segundo o proprietário, Paulo Reichle, será a 1ª filial da empresa de Torres e após este grande passo, poderão surgir outras filiais na região que da qual poderão serem coordenadas por Torres.Paulo afirma que a empresa foi adquirida por acreditar no potencial não só em Torres, mas em toda a região do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina. Também disse, que a partir de agora, a Serpax que é um plano de Assistência Familiar que é afiliada à Funerária Torres em um trabalho paralelo, irá começar a expandir seus planos aos moradores de Criciúma e região.

Prefeitura agiliza burocracia para vôos charter no Aeroporto do Litoral (Torres)
A Prefeitura de Torres agiliza a parte burocrática com objetivo de viabilizar a operação do Aeroporto Regional do Litoral para o recebimento de vôos charter na temporada de verão, tanto nacionais como internacionais. Dia 1º de setembro a Administração Municipal enviou correspondência ao secretário estadual de Infra-Estrutura e Lojística, Daniel Andrade, solicitando providências neste sentido. Informações oficiais sobre as atuais condições de infra-estrutura do Aeroporto, bem como providências administrativas já que poderão ocorrer operações com aeronaves procedentes de países do Mercosul - Argentina, Uruguai, Paraguai - em vôos diretos, sem escalas. Haveria necessidade de se realizar a fiscalização das bagagens.
Os aviões a serem utilizados serão do tipo Boeing 737 ou similar, com expectativa de um vôo semanal.O mesmo ofício da Administração Municipal solicita o apoio técnico e administrativo do Departamento Aeroportuário da Secretaria e que anteriormente (em 2001) executou trabalho dessa natureza para o município de Torres.
A possibilidade de vôos charter para Torres durante a temporada foi anunciada pelo secretário estadual de Turismo, José Heitor Gulart, ao proferir palestra de abertura do semestre das Faculdades de Turismo e Administração no Campus da Ulbra Torres, dia 22 de agosto último.

Vôos charter procedentes de países do Mercosul e do mercado interno através da Webjet Linhas Aéreas. Já há cerca de 3 anos a Prefeitura de Torres vem negociando com diversas empresas aéreas e operadoras de Turismo a realização desses vôos charter provenientes do mercado interno.
1ª CARROCEATA POLÍTICA EM PASSO DE TORRES






A coligação “Um Novo Tempo” no Passo de Torres, foi a pioneira na região a criar uma “carroceata” em época de campanha política. A iniciativa, partiu do candidato à vice-prefeito Toninho do Calçamento. “Foi uma maneira que tive de unir as pessoas carentes do nosso município que buscam mudança e dignidade”, disse. Foram mais de 40 carroças, muitas motos e carros, além das pessoas que acompanharam a pé até o local do comício no bairro Passárgada no dia 31/08.

*O Nortesul informa, nesta “carroceata” não houve entrega de vales “milho ou ração”como andam acontecendo com candidatos à prefeito que distribuem vale “gasosa”.
PASSO DE TORRES AGORA TÊM 2 NOVAS AMBULÂNCIAS: POR ENQUANTO SÓ PARA EXPOSIÇÃO



A Secretaria da Saúde de Passo de Torres, adquiriu 2 ambulâncias “0”KM, sabemos que foi juntamente com uma parceria com o governo Federal. O estranho que vem ocorrendo no município, é que de manhã estão em um esquina e à tarde em outra, não temos a informação se é legal nesta época fazer um “merchandising” de aquisições pela atual administração. Mas o que não pode ocorrer, é deixar as “bonitas ambulâncias” enquanto não são usadas, em cima de locais onde serve somente para o trânsito de pedestres. Lembrando, que o local está a 40 metros da Polícia Militar que é responsável pelo trânsito.
DOM PEDRO DE ALCÂNTARA
DEPUTADO FEDERAL ELISEU PADILHA E ESTADUAL ALCEU MOREIRA PELA REGIÃO



Em visitas pela região, o Deputado Federal Eliseu Padilha e o Deputado Estadual Alceu Moreira, estiveram na residência do candidato à Prefeito por Dom Pedro de Alcântara, Telmo Dimmer do PMDB. Telmo, serviu um almoço, aos deputados, juntamente com sua família e o candidato à vice Celírio do PT, além de Batista Presidente do PMDB e Luciano Presidente do PSB que fazem parte da Coligação “União Por Dom Pedro”, formado pelos partidos PMDB, PT e PSB. O diretor do Nortesul, Valmoci de Souza foi o único representante da imprensa regional a participar deste encontro.Após almoçarem conforme estava programado, para as 13:00 se dirigiram ao comitê central onde foram recepcionados por dezenas de partidários que acompanham a candidatura de Telmo e Celírio.Em seguida, os Deputados foram até Torres, para prestarem apoio ao Candidato à reeleição João Alberto. Já no final da tarde, retornaram à Dom Pedro para participar de um comício realizado em Morro dos Leffas, quando também teve a presença do Deputado do Partido Socialista Brasileiro - PSB Miki Breier.SENADOR PAULO PAIN, ESTEVE NA TERÇA-FEIRA EM DPA

SENADOR PAULO PAIN DO PT, ESTEVE NA TERÇA

O Senador Paulo Pain, recebeu queixa de uma família de Dom Pedro que os benefícios da Secretaria da Assistência Social só seriam liberados se eles colocassem placas identificando a coligação “União Para o Progresso” do atual prefeito. O Senador, ficou indignado com esta situação, disse que isso dá cadeia, são benefícios provindos do Governo Federal e ninguém pode evitar que isso chegue à população carente por causa de partido político. Disse que se nescessário, ele mesmo pessoalmente poderá entrar com uma ação no Ministério Público com esta grave denúncia, no mesmo sentido também falou de entrega de casas populares.

NOVO GRUPO DE MULHERES EM D.P.A

Num trabalho conjunto da Ascar-Emater/RS e da Prefeitura Municipal, foi formado novo Grupo de Mulheres na comunidade de Morro das Pedras, em Dom Pedro de Alcântara. São 18 mulheres que reunir-se-ão sempre na terceira 5ª - feira do mês, para discutir suas necessidades comuns e buscar melhorias à comunidade. A primeira reunião acontecerá dia 18 de setembro, quando as sócias elegerão o nome do grupo e a coordenadora, que ficará responsável pela organização dos próximos encontros. Neste primeiro encontro, receberão a Enfermeira Chefe do Posto de Saúde, Fernanda Patrícia Sinhorelli, que falará sobre Saúde da Mulher. Também estão previstas palestras com outros profissionais do Posto de Saúde e da Emater/RS, de acordo com a solicitação das participantes. O trabalho com grupos nas comunidades de Dom Pedro de Alcântara, visa a valorização da mulher, como cidadã atuante e, da família, como base da sociedade bem estruturada. A Ascar-Emater/RS, em parceria com a Prefeitura Municipal, já atua com grupos também nas comunidades de Porto Colônia, São Brás, Sede e Canto dos Magnus.

CONFRONTO ENTRE COLIGAÇÕES EM DOM PEDRO DE ALCÂNTARA

No último Domingo dia 31, um fato lamentável no pequeno municipio de Dom Pedro de Alcântara: A coligação “União para o Progresso” do atual prefeito Márcio Biasi, bloqueou a passagem da carreata da coligação “União por Dom Pedro” do candidato na majoritária Telmo Dimmer, quando esta, por volta das 18:00 se dirigia à localidade de Canto dos Mengue. Lembrando que a primeira coligação citada, já deveria ter saído às 17:00 para a localidade de Arroio dos Mengue, conforme os anúncios em carros de som. Um dos candidatos pela coligação “União por Dom Pedro” conhecido por Zezinho, foi agredido por um funcionário da prefeitura e outros manifestantes da coligação “União para o Progresso”, inclusive, até a camioneta do prefeito Márcio foi usada para bloquear a rua. O Sr. Pedro José Lummertz que participava da carreata, além de sofrer ameaças, teve seu veículo chutado pelo atual vereador Casquinha do DEM. Segundo testemunhas que estavam no local, por pouco houve um descontrole total da situação.
Na Terça-feira, lideranças das duas coligações foram chamadas pela Brigada Militar para tratar de assuntos de segurança e evitar esse tipo de confronto. Conforme agendado, a coligação “União por Dom Pedro”, foi representada pelo candidato à Prefeito Telmo, à vice Celírio e o Presidente do PMDB, Batista Mengue. A coligação “União para o Progresso” só tratou do assunto mais tarde em lugar distinto. Não tivemos a informação quem representou a tal coligação.

Mobilização para a restauração da Igreja São Domingos

Um encontro realizado com empresários na manhã no último dia 28/8, no Hotel Sesc, marcou o início de uma grande mobilização pela restauração da Igreja São Domingos das Torres, numa parceria entre a Prefeitura de Torres e a Mitra Diocesana de Osório. A Igreja foi concluída em 1824, sendo a segunda mais antiga do Litoral Norte, e é tombada como bem do patrimônio arquitetônico do Rio Grande do Sul. Após duas décadas de tombamento, a Igreja se encontra em acelerado processo de degradação, necessitando, com urgência, de uma ampla restauração. Para isso, um projeto já foi aprovado em instância federal, sendo contemplado pela Lei Rouanet, que permite a dedução da doação no Imposto de Renda das pessoas jurídicas e físicas.Pelo projeto, a Mitra Diocesana pode captar R$ 1,7 milhão para aplicar na restauração. No entanto, para começar a obra e fazer o mais urgente, como a restauração do telhado, são necessários R$ 350 mil. O bispo Dom Jaime Pedro Kohl esteve presente no evento e fez um apelo aos empresários e comunidade para que todos participem da campanha de arrecadação de recursos para a preservação da Igreja. “É um bem cultural que é nosso e tem importância afetiva, histórica e religiosa”, destacou o bispo.

A secretária de Turismo de Torres, Dóra Laidens, também ressaltou a importância da restauração da Igreja São Domingos. “O valor histórico dela não é só local, mas nacional”, avaliou.O padre Ceverino Craco, pároco de Torres, também está empenhado na restauração desse patrimônio arquitetônico de Torres. “Se todos contribuírem um pouco, podemos começar a obra ainda este ano”, comentou. Em breve a Mitra Diocesana divulgará o número de uma conta bancária para doações de pessoas da comunidade (físicas). Os empresários interessados em promover o seu marketing cultural podem solicitar o projeto junto à Secretaria de Turismo de Torres ou na Paróquia São Domingos. O encontro também contou com a presença de Hilda Zimmermann, que foi a responsável pela documentação que gerou o tombamento da Igreja São Domingos em 3 de fevereiro de 1985, e do arquiteto Edegar Bittencourt da Luz, responsável pela restauração.

ARROIO DOS SAL

Seguem os serviços de recuperação do calçamento, nos balneários mais atingidos pela erosão das chuvas.

A secretaria de Obras e Planejamento realiza obras, de recuperação do calçamento em diversas ruas e avenidas, nos balneários do município. Com mão de obra da própria secretaria, foram recuperados os calçamentos nos balneários: Torres Sul, Arroio Seco, Acesso Pinus Park, Marambaia, Pérola e Bom Jesus. Na sede do município de Arroio do Sal os serviços já estão concluídos na Rua Joaquina Vargas, e estão em andamento na avenida Ponciano de Vargas.

Na próxima semana iniciam os serviços nas avenidas: Farrapos, Central, Acácias e Torres, completando assim o cronograma de recuperação das ruas e avenidas mais danificadas pelas chuvas e pelo tráfego de veículos pesados. Pede-se aos motoristas que tenham cuidado, evitando assim acidentes ou maiores transtornos nas vias em obras. SérgioPires /3687.1366/3687.1366 /81573736ASSESSORIA DECOMUNICAÇÃO/ E-mail: imprensa@arroiodosal.rs.gov.br