sexta-feira, 31 de julho de 2009

Edição 98

Leia... se Quiser
- No último fim de semana, acompanhei todas as festas acontecidas na região de SC e RS. No Balneário Arroio do Silva, após um encontro com lideranças do PSDB com as presenças do vice-governador Leonel Pavan e alguns deputados após houve a abertura oficial da 18ª edição da Festa do Peixe.
- No Sábado, estive em Jacinto Machado acompanhando o sucesso da 1ª Banarroz e comemoração dos 51 anos de emancipação política.
- No Domingo pela manhã passei para o RS onde acompanhamos a movimentação da 8ª Festa do pescador em Arroio do Sal, à tarde, na 31ª Festa de São Cristóvão e Festa do Caminhoneiro em Três Cachoeiras.
- Parabéns à todas as prefeituras e Secretarias de Turismos pela organização em todas as festas, muita gente, muitos shows, muita movimentação. Talvez daqui há algum tempo, dependendo da boa vontade do meu município, Passo de Torres, também poderei convidar à todos a participarem de uma festa por aqui, por enquanto, ficamos assim, enquanto todos os municípios fazem a sua festa, ‘’vergonhosamente’’ a administração anterior do Passo de Torres anuncia a 1ª Festa Estadual do Peixe, movimenta a população e comércio para tal realizando jantares e arrecadando verbas e nada acontece, mas vamos insistindo nos erros até que caia a ficha dos vereadores e do prefeito que tiver no cargo e possa realizar a nossa festa e atrair muita gente, pois temos aqui as melhores peixarias e matéria prima para realizar e mostrar à região que também somos capaz de atrair pessoas com uma gastronomia que todos os municípios gostariam de ter, ‘’o peixe’’.
-Na semana passada, mostrei aqui um relatório em que o Ministério Público pede a rejeição das contas de Passo de Torres referente à 2007. O assunto parece que repercurtiu entre pessoas do meio da educação. Pois não precisem se apavorar, há mais professores em desvio de função e recebendo pelo Fundeb, não é só aquela pessoa que apareceu no relatório.
Dom Pedro de Alcântara, governo PMDB, administração transparente
- A transparência em órgãos públicos é uma das solicitações mais desejadas hoje pelo povo independente de partido. Todos os gestores devem e tem obrigação de fazer isso. Em Dom Pedro de Alcântara, mesmo com a crise das arrecadações municipais por parte do FPM, a aplicação na Saúde Pública e na Educação a normalidade. Na Educação que deveria ser o mínimo de 25%, Telmo Dimer (PMDB) aplicou no 1º semestre de 2009, 33,71%. Na Saúde que seria de 15%, foi aplicado 17,42%. Além disso, a administração não esconde nada, publica todos os relatórios. Recentemente, criou um site para ser visitado pela população e poder acompanhar os recursos e suas aplicações visite:
http://www.dompedrodealcantara.rs.gov.br/




EX GOLEIRO DO GRÊMIO APOIA CAMPANHA CONTRA O ‘‘CRACK’’
O presidente da Câmara Municipal esteve reunido nesta última semana com o Secretário Estadual de Turismo e Esportes buscando apoio daquela secretaria para o lançamento da segunda fase da campanha "CRACK, ESTE NÃO JOGA NO MEU TIME". Na oportunidade, o ex goleiro Danrlei do Grêmio se prontificou a estar em nossa cidade no próximo mês, data prevista para o lançamento. A iniciativa da Câmara foi considerada pelo Secretário Heitor Goularte como uma das formas mais efetivas de conscientização sobre os malefícios da droga, e de importância fundamental para a sociedade torrense.

PSDB em encontro regional

Lideranças do PSDB regional do Vale do Araranguá se reuniram no último dia 23 no balneário Arroio do Silva. Na ocasião, foram confirmadas as presenças do vice-governador Leonel Pavan, do Deputado Gilmar Gnasiel, do Deputado e Presidente do Badesc Dalírio Beber e dos presidentes e lideranças regionais.
O encontro, organizado pelo coodernador regional Vereador de Praia Grande Álvaro da Rosa, teve o objetivo de discutir assuntos sobre o andamento do partido na região, a busca de filiados e organização para o pleito eleitoral de 2010, onde o partido poderá ter como candidato o Presidente do partido Leonel Pavan concorrendo ao governo do estado de Santa Catarina. Durante as explanações, Pavan lembrou que em termos de Brasil, os nomes mais fortes como candidatos à Presidência, são José Serra e o Governador Mineiro Aécio Neves.
Após a reunião, o vice Governador acompanhado pelos deputados e sua comitiva fizeram a abertura da Festa do Peixe de Balneário Arroio do Silva.



CASCA E DEPUTADO KNAESEL
O lutador de Boxe da região do Vale do Araranguá e campeão brasileiro ‘‘Casca’’, também esteve presente da reunião do PSDB no Balneário Arroio do Silva na última sexta-feira. Na foto, Casca com o Deputado Gilmar Knaesel secretário de Esporte, Cultura e Turismo de Santa Catarina.


ÂNGELO MORO COM A DUPLA EDINHO & EDIMAR
Na Festa da 1a. Banarroz e aniversário do muncípio de Jacinto Machado, o apresentador da Rádio Integração FM Ângelo Moro comandou o agito na tarde de sábado com a apresentação de talentos regionais de vários municípios, dentre eles, a dupla Sertaneja lançada na região pelo Jornal Nortesul que cantou quatro das doze músicas próprias para o CD demo que está sendo preparado.


Alimento completo
Na última sexta-feira na localidade de Porto Colônia às margens da BR 101 no km 12,5 o Nortesul flagrou pelo menos 12 das 23 toneladas de Chocolate em pó e leite em pó que despencaram de uma carga de uma carreta de placas IJX 2792 de Osório que saiu de São Paulo em direção à Campo Bom. A carga, rompeu devido ao desnível da estrada em duplicação. No local, há poucos moradores, mas em minutos após o tombamento da carga, centenas de pessoas, se ‘‘fartaram’’ em recolher as quase 30 mil latas do alimento que ficaram espalhadas pelas margens e no meio da BR. O excesso de latas misturadas com chocolate e leite esmagadas teve de ser retirada da pista por uma patrola.



Festa do Pescador
Arroio do Sal - O municipio realizou a sua 8ª edição da Festa do Pescador no último final de semana. Muita gente, muita diversão e shows para todos os gostos. O Prefeito Luciano Pinto, (segundo da direita) visitou o parque sendo agraciado por todos que o cumprimentavam e solicitavam fotos com o gestor do município.





FESTA DO CAMINHONEIRO SURPREENDE COM ORGANIZAÇÃO
A já tradicional Festa do Caminhoneiro que acontece em Três Cachoeiras surpreendeu nesta sua 31ª Edição no aspecto organização. Quem andou pelos espaços do evento, junto à praça matriz, deparou-se com um conjunto de estandes bem estruturados e organizados. Pela primeira vez observou-se, de forma bem distribuída, estandes destinados a expositores, estandes institucionais, estandes dos apoiadores e imprensa, estande dos produtos da terra e até mesmo um estande auditório, além de dois palcos com toda a infra-estrutura para shows.
Também foi destaque o conjunto de eventos apresentados em forma de Show que teve início ainda na sexta-feira. Momento auge verificou-se na apresentação do grupo "Os Fagundes" que levou à praça uma multidão de pessoas.
Apesar do frio intenso, a população do município e da região não se furtou da motivação para uma espiadinha na festa que vem se caracterizando como um espaço e tempo para expor aspectos da identidade local, como o artesanato, produtos da agricultura local e ainda Bandas locais que vem se destacando.
O sucesso deve-se, sem dúvidas, ao empenho de quem apostou na festa como a Prefeitura Municipal – parceira no evento, o Sindicato dos Caminhoneiros, a Paróquia São José e a Lótus Promotora de Eventos.