quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

EDIÇÃO 121

Leia se Quiser...

Caso Ponte Pênsil
Você já ouviu falar em ‘‘parceria’’? com certeza sim, mas parceria é pra beneficiar os dois lados e não apenas um. Na fronteira entre Passo de Torres e Torres está sendo assim há alguns anos com a manutenção da ponte pênsil. Não é só o Passo favorecido, Torres também é, pois há turistas que ficam em praias mais distantes que vem à Torres gastam e restaurantes e lojas e passam o resto do dia ao redor da ponte para fazerem fotos e passeios de barcos, como é o caso do turista de Caxias do Sul Fabrício Lorandi que veraneia em Arroio do Sal e que desde de criança frequenta a área da ponte pênsil, desta vez , após almoçar em um restaurante em Torres ele e sua esposa foram curtir a paisagem sobre a ponte e comprar peixe em Passo de Torres, mas ‘‘deram com os burros n’água’’. Mas mais ‘‘burros’’ ainda são os que não pensam em união e nem mesmo um trabalho antecipado em manter a ponte em ordem, são só cabos de aço e madeira. O que fazer com os ‘‘milhões’’ que os deputados estão mandando para os municipios em troca de favores para as próximas eleições?


- Fico pensando nessa situação as vezes e lembro que as prefeituras não são ‘‘mães’’ de todo mundo, mas bem que a iniciativa privada poderia colaborar adotando a ponte pênsil. Pois próximo à ela, temos a grande potência do Hotel Sesc que praticamente 100% de seus hóspedes usam a ponte Pênsil. Isso é só uma idéia minha, mas se for praticada, melhor ainda.

- No dia da vistoria, passei direto minhas palavras e o que estava acontecendo para o Programa do Nilson Léo na Rádio Maristela. Confesso, não deixei de dar uma ‘‘lembrada’’ na administração de Torres, afinal de contas parceria para favorecer um lado só, não existe.


Vistoria da Defesa Civil na Ponte de Passo de Torres

Após a interdição da Ponte Pênsil ocorrida no último dia 8/1 pela prefeitura do municipio gaúcho de Torres, um grande problema se formou, a queda brusca nas vendas no comércio do municipio catarinense de Passo de Torres. Após uma reunião com comerciantes e o prefeito Valmor de Souza, ficou decidido uma vistoria da Defesa Civil e representates do Deinfra de Santa Catarina.
Nesta terça-feira, o prefeito em exercício de Passo de Torres, esteve em reunião com Secretário de Obras de Torres, o gerente viário e engenheiros dos dois municípios para ver qual seria o melhor procedimento de colocar a ponte novamente a disposição da população. A reunião, antecedia a chegada do Comando da Defesa Civil do Vale do Araranguá Sgtº. Djalma Niles e do Engenheiro Civil Odilon Coral representante da Secretaria Regional de Araranguá para uma avaliação da situação em que se encontra a ponte pênsil que ligas os dois estados sobre o Rio Mampituba.
Após a chegada da Defesa Civil, autoridades dos dois municípios e engenheiros foram até a entrada da ponte para detalhar o que poderá ser feito. A RBS de Porto Alegre esteve no local e pôde focar uma manifestação feita por comerciantes que levaram faixas e cartazes pedido soluções imediatas do poder público e Defesa Civil. No momento, o empresário Jorge Muraro, entregou ao prefeito Valmor um abaixo assinado do comércio que foi redirecionado ao Comando da Defesa Civil. Após a comitiva dirigiu-se para o lado do RS para fazer o mesmo tipo de avaliação.
Ficou acertado que na quarta-feira um cabo cotínuo seria comprado pela prefeitura de Passo de Torres e uma empresa especializada seria contratatada para colocação do mesmo para amenizar a situação dos comerciantes que estão praticamente sem venda alguma na área central do município.
Em futuro próximo a ponte deverá ser restaurada completamente através de uma empresa do ramo e voltar a ser o cartão postal mais visitado do município do extremo sul catarinense.


Vários cabos de sustentação da Ponte Pênsil estavam arrebentados no lado do Rio Grande do Sul. Após um consenso entre Bombeiros e Defesa Civil de Torres.






Mesmo com toda a movimentação da população e comerciantes em relação à precariedade da ponte pênsil, a nossa fotógrafa Maria das Graças flagrou há mais de 200 metros estes dois surfistas se arriscando sobre a ponte logo após a vistoria da Defesa Civil.




Diretor do Jornal Nortesul Valmoci de Souza fala sobre a Morte de Zilda Arns :

‘‘Tenho certeza que Santa Catarina, o Brasil e o Mundo, perdeu um símbolo da solidariedade humanitária. Prá mim, que acompanho há muitos anos o trabalho de Zilda desde seu início em 1983 quando foi fundadora da Pastoral da Criança e da CNBB quando eu era seminarista na cidade de Canela. Foi um exemplo de dedicação à vida infantil. Prá mim, perdemos um ‘‘Anjo’’ nascido no pequeno município de Forquilhinha bem próximo de nós’’.