sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Edição 106

- Que bom que foi formado o Conselho de Segurança em Passo de Torres para poder ajudar na segurança do município, não que aqui seja violento, mas acontece que aqui é fronteira e aí ficamos mais vulneráveis aos malfeitores. Fico mais feliz, por poder estar fazendo parte mesmo como diretor de comunicação, mas tá bom, prá quem achava que no Passo de Torres eu só servia para criticar política. Mas quero contribuir e muito principalmente quando se tem um Presidente que tem muito interesse em trabalhar de verdade sem fazer ‘‘politicagem’’ em cima do assunto, o meu amigo Jonas proprietário da Auto escola Figueira. Alguns vereadores também vão contribuir no Conselho, acredito que este vá funcionar corretamente no auxilio das policias Civil e Militar. Mais uma vez vou pedir aos nobres edis: não usem Conselho e nem Associações para fazer política ou pressão sobre pessoas ou partido. Se for para ajudar vou ajudar e com força de vontade.
- Na semana passada, pedi ‘‘educadamente’’ à diretoria do Jornal Vale das Águas que colocasse em seu editorial sobre as fotos da matéria do PT de Passo de Torres como de minha autoria, as mesmas, foram publicadas na capa, na coluna do Sr. Paulo Prates e na página 7, no total foram 5 fotos, mas infelimente não fui atendido. Só para esclarecer, o único meio de imprensa que estava presente era o Nortesul. As fotos foram cedidas aos integrantes do partido e que sem querer não sabiam que deveria ser citada a fonte. Isso em qualquer foto segundo a Lei autoral sobre a imagem, 9.610 de 1988 que quem ‘‘faz’’ as fotos tem o direito moral e patrimonial sobre as mesmas e não pode ser publicada sem a citação da fonte. Tô lembrando isso, só para esclarecer que quem dá moral deve usá-la e cumprir. Não me eximo de emprestar um texto ou foto a um outro jornal desde que seja citada a fonte, isso chama-se ‘‘respeito’’ ao trabalho alheio.

- O Vereador do PSDB de Passo de Torres Emerson Kijilin, ‘‘Fom’’, juntamente com a reportagem do Jornal Nortesul fez questão de acompanhar a comitiva do Governador Luis Henrique da Silveira em Praia Grande, Santa Rosa e Araranguá neste última quinta feira.
Segundo o vereador: ‘‘ainda fizemos parte de uma aliança a nível estadual, por isso independente de partido, temos que apoiar as ações favoráveis à nossa região’’, disse Fom.



Formada a Diretoria do Conseg em Passo de Torres
No último dia 17 de Setembro, após encerramento de nossa edição, realizou-se a reunião para a formação da diretoria do Conseg Passo de Torres. O ato, ocorreu nas dependências da Casa Legilativa Municipal e contou com a presença do Delegado de Polícia Luiz Vanderlei Sala, Srª Maria Aparecida Casagrande coordenadora dos Consegs da região. Policiais Civis e Militares do município também estiveram presentes, bem como empresários, vereadores, imprensa regional (Jornal Nortesul) e muitas pessoas da comunidade.
FORMAÇÃO
Presidente – JONAS GOMES DE SOUZA
Vice Presidente – FATIMA IDALÊNCIO
1º Secretário – EMANOEL DA SILVA SOUZA
2º Secretário – MARCIA HELENA TONETTI
1º Tesoureiro – ZENAIDE DE ANDRADE FERREIRA
2º Tesoureiro – EMERSON CARDOSO KJILLIN
Diretoria de Política Antidrogas
JORGE MURARO
MARLENE VIDOR
TIAGO RIBEIRO GOULART
JOSÉ AMILTON PERES
MARIA HELENA DA ROSA PERES
Diretoria de Comunicação e Imprensa
MARCELO BALTAZAR CARDOSO
VALMOCI JESUS DE SOUZA
Diretoria Social de Assuntos Comunitários
GILMAR SANTOS DOS SANTOS
EDUARDO MEURER
WERNER SCHNEIDER
Comissão de Ética e Disciplina
JOSÉ ANTONIO GODINHO DE SOUZA
ANTONIO OTÁVIO DA SILVA
MARIA DA GRAÇA BAUER ROCHA RAUPP

Conselho Fiscal
ELDER GOMES
ANDRÉ DA SILVA GOMES
JOSÉ EDSON DA SILVA
GERALDO BANDEIRA ANDRÉ

Comissão Pró SC 450 entrega abaixo assinado
A comissão Pró SC 450 formada em Passo de Torres entregou na noite desta segunda-feira pelo menos 2.152 assinaturas feitas por moradores do município solicitando total melhorias e segurança na rodovia que liga a sede do município à BR 101. Na ocasião, estiveram presentes além do presidente da comissão Sr. José Heitor Cabreira, vereadores empresários, aitoridades policiais e o prefeito Valmor de Souza e muitas pessoas da comunidade. Conforme estava previsto a presença do Sr Secretário da SDR Heriberto Afonso Schimidt não foi possível por compromissos já firmados anteriormente mas o mesmo manifestou seu apoio através de um ofício. Crianças também fizeram parte da cerimônia falando frases de segurança à população passotorrense com a obra de recuperação da rodovia. As assinaturas foram entregues pelo presidente da comissão em mãos ao único parlamentar presente, o Deputado Estadual petista Décio Góes e ao prefeito Valmor. Segundo palavras do prefeito, as mesmas foram entregues nesta quinta-feira (24) quando o Governador do Estado Luis Henrique da Silveira esteve visitando a região.


Assassino de Juliana e Daiane enfrenta Juri Popular nesta Sexta-feira 25/9 em Torres
O primeiro crime acontecido
A comunidade de Vila João XXIII ficou estarrecida no dia 19 de Maio de 2006, quando a jovem Juliana Vargas Peres, foi brutalmente assassinada a golpes de um palanque de 2 metros de comprimento encontradao sobre a sua cabeça.
Juliana saiu por volta das 17:40 do escritório da Cooperverde onde trabalhava usando como meio de transporte uma bicicleta e pegou o rumo da estrada que liga Rio Verde à Vila João XXIII. Por volta das 20:30, familiares ligaram para a empresa sentindo a demora da jovem chegar em casa. A princípio pensava-se que tivesse chegado em casa de parentes próximos. a comunidade se mobilizou em seguida algumas pessoas sairam de moto à procura da jovem que havia sido vista em direção à comunidade. Após meia hora de busca foi encontrado o corpo da jovem de 21 anos em uma granja de arroz, aproximadamente 1 km de onde havia saido. A policia foi acionada e constatada tamanha violência no corpo da jovem despido, com uma alça de uma sacola no pescoço e um palanque sobre a sua cabeça. A chuva atrapalhava o trabalho da policia o que fez muitas provas serem apagadas. Durante os dias que se seguiram muitas pessoas ligadas à jovem foram ouvidas.
O segundo crime
Após sete dias, mais um crime abala a localidade de Vila João XIII,
desta vez, a vítima Daiane vargas de Matos de 22 anos, morta pelo seu próprio esposo Agnaldo Peres Bauer de 30 anos em frente à vizinhos e parentes. Daiane, antes de ser assassinada com o passar dos dias percebeu que seu sobrinho de 7 anos ouviu Agnaldo falar em se matar. Daiane, desconfiou das atitudes até ter uma certeza que o assassino da jovem Juliana era o seu marido, muitas discussões transcorreram para que ela também assumisse o assassinato. Ela pedia prá ele se entregar à polícia, mas Agnaldo resolveu agir diferente, por volta das 10hs do dia 26 de maio de 2006, Agnaldo desferiu uma facada em Daiane durante uma discussão, a mesma correu para a rua e foi alvejada por um vaso na cabeça e caiu. Segundo testemunhas que viram, inclusive um irmão da vítima tentou acalmá-lo para não matar Daiane, mas Agnaldo, ergueu a cabeça da jovem pelos cabeleo e com crueldade passou-lhe a faca no pescoço na frente de várias pessoas. Agnaldo correu para dentro de casa e tentou se suicidar cortando-lhes os pulsos. A porta foi arrombada por policiais que efetuaram a prisão do assassino. Agnaldo tinha sido ouvido três dias antes de cometer o segundo crime. O Delegado da época Celso Alan Jaeger iria intimá-lo novamente para exames de DNA.

Julgamento de Agnaldo acontece em Torres
O Julgamento foi marcado para esta sexta-feira dia 25. Em entrevista ao jornal nortesul o pai de Juliana Sr. José Vargas Peres e a mãe Srª Maria Helena Vargas esperam que a justiça e o corpo de júri dê a condenação máxima ao assassino Agnaldo. Conforme o código penal, réu poderá pegar de 12 a 30 anos de cadeia. Segundo Dona Maria Helena ‘’o jovem é muito perigoso e a população não pode ficar à mercê de um bandido sanguinário, exigimos nesse caso o máximo de rigor da justiça’’, disse ela. O pai: ‘’ele tirou a vida de duas jovens, ou seja uma parte da nossa comunidade, isso não pode ficar impune’’.
Segundo testemunhas, quando Agnaldo foi preso após assassinar sua própria esposa, ele disse que um dia iria voltar e matar mais pessoas, por isso, a comunidade da Vila João XIII ainda clama por justiça após 3 anos e 4 meses.


Governador Luis Henrique faz inaugurações pelo Vale
Nesta quinta-feira (24) a agenda do Governador de Santa Catarina Luis Henrique da Silveira foi dedicada exclusivamente à região do Vale do Araranguá, inclusive no extremo sul do estado. Em Praia Grande o Governador às nove horas da manhã já estava visitando os primeiros 7 km já pavimentado da SC 450 que dá início à Serra do Faxinal. Mais tarde em Santa Rosa do Sul, a inauguração de 2,7 km que liga a sede do município à Escola Agrotécnica Federal. Em Santa Rosa, a comitiva foi recepcionada pela prefeita e pelo coral de alunos local, além de muitas pessoas que aguardavam com ansiedade em poder falar e tirar fotos com o Governador que veio acompanhado com o Secretário da Secretaria de Desenvolvimento Regional Sr. Heriberto Afonso Schimidt, do Secretário de Segurança Ronaldo Benedett, do Ex-Governador Pinho Moreira e do Deputado Manoel Motta. Passando do meio foi descerrada a placa inaugural e o corte da fita para liberação oficial da estrada. Após, a comitiva se dirigiu ao município de Morro Grande, onde mais 3 km de pavimentação foram inaugurados entre a sede e a localidade de Nova Roma. Em Araranguá no meio da tarde, o Governador participou da inauguração da reforma da Escola de Educação Básica Isabel Flores Hubbe, após teve audiência com os 15 prefeitos da Amesc quando recebeu relatórios dos estragos causados pelas enchentes. Na oportunidade, o prefeito de Passo de Torres Sr. Valmor de Souza, fez a entrega do abaixo assinado para melhoramentos da SC 450 que liga o município à BR 101.