sexta-feira, 7 de novembro de 2008

EDIÇÃO 62 7 DE NOVEMBRO DE 2008

LEIA SE QUISER...

Presidente da Câmara e vice-prefeito eleito do Passo de Torres Manoel Ribeiro, tenta atacar imprensa em “bando” na rua.- Pela primeira vez, em um ano e dois meses, deixamos de publicar nosso periódico semanal. Motivo: Um “atrapalho” político.
- Na sessão do dia 29, de volta à Casa reformada da Câmara, os vereadores, prestaram todo o apoio ao Jornal Nortesul. Leia trechos da pronúncia de alguns vereadores que não foram divulgados na imprensa “oficial” da Câmara do Passo de Torres gravados pelo Nortesul. Novamente uma sessão com aplausos por parte de funcionários municipais na pronúncia do Ver. Adílio do DEM.

VEREADOR PEDRO PAULO-PP

“Me referindo à vossa excelência Sr, Presidente, quero dizer que o Senhor está tendo atitudes com a nossa imprensa que não estão me agradando. Peço que o Senhor se esclareça aqui nesta tribuna perante o povo. Peço desculpas da falha que eu cometi na sessão anterior, mas peço que o Senhor também se retrate da mesma forma, porque até então fui eleito e consagrado por quatro vezes é porque sempre respeitei a maioria”. Outro trecho: “Infelizmente presidente está havendo coisas que não estão agradando à população, quando se faz um requerimento pedimos prá que seja dada a resposta à essa Casa. Quero pedir à Vossa Excelência que tome seus trabalhos como presidente, que é de tocar as sessões e apresentar os trabalhos que temos. Quero pedir a esta imprensa que foi “molestada”, que tome seus procedimentos legais, que a Câmara está aqui para ver quem está certo ou errado, para dar o direito à quem tem. Jamais vou sair da minha linha, por isso tenho meus procedimentos que é a minha conduta”.
Ver. Ênio Silveira Luis-PSDB“
A gente não pode se igualar ao erro dos outros, e sim ter coragem como este cidadão do Jornal Nortesul, da grandeza que ele tem prestado para o bem de Passo de Torres e por aí afora prestando um grande trabalho, mostrando o que está certo e errado, mas infelizmente Senhor presidente como dói naqueles que não querem a verdade”.
Ver. Valmir Augusto Rodrigues-PP

“Fico triste em saber que o executivo faz uma obra sem o mínimo de segurança e faz com que aconteça aí um acidente quase fatal com uma criança no município. Outra coisa que me chamou atenção foram as ameaças contra um Jornalista que foi ameaçado por isso, ele tem a hombridade de fazer críticas que muitos deveriam fazer e não fazem uns por medo, uns por incapacidade, outros porque são ameaçados, que até então, aqui no Passo de Torres resolveu se criar uma “máfia” de ameaças à pessoas indefesas, eu quero deixar registrado aqui, que essas pessoas que fazem esse tipo de ameaças, que fizessem prá mim. Geralmente essas pessoas “covardes e de mau caráter”, só fazem isso para pessoas que não podem se defender. Mas por favor eu ando na rua de cabeça erguida, façam isso prá mim, não façam isso para o povo, mas com certeza, são atitudes covardes, eles escolhem prá quem vão fazer. Infelizmente presidente para terminar, eu só queria dizer que isso só acontece em porta de “buteco” porque se essas pessoas tivessem alguma coisa prá fazer como esse jornalista estava fazendo, suas reportagens e suas fotos, o que precisa no Passo são de pessoas que fiscalizem”.

Adolescentes apreendidos com drogas
Em 31 outubro, às 21:00 hs, através de informação pelo fone 190, que adolescentes estavam consumindo tóxico, na Praça dos Escoteiros, as margens da Lagoa do Violão, a guarnição da Brigada Militar abordou e identificou, três adolescentes, sendo encontrado no bolso da jaqueta de um deles, uma porção de maconha, o qual foi apreendido e encaminhado até a Delegacia local e posterior entregue a sua mãe.

BRIGADA PRENDE HOMEM COM CRACK
Em 1º novembro, às 22:50 hs no bairro Dunas, a guarnição da BM em patrulhamento de rotina, abordou e identificou, Pedro Eduardo Cardoso de Souza, 42 anos, sendo encontrado em seu poder, 4 pedras de crack, o qual foi apresentado preso em flagrante na Delegacia de Polícia local.

BRIGADA MILITAR PRENDE, RECUPERA VEÍCULO ROUBADO E POLÍCIA CIVIL NÃO DÁ FLAGRANTE
Em 02 novembro, às 14:15 hs, na Vila São João, a guarnição da Brigada Militar, prendeu em flagrante delito, Gilberto Ayres Bauer, 27 anos, por furto de veículo o qual estava de posse do veiculo Corsa GL 1.6, do Passo de Torres, que estava em ocorrência de furto. Gilberto foi encaminhado a delegacia de policia de Torres, onde por entendimento da autoridade competente, não foi lavrado o auto de prisão em flagrante e o veiculo recolhido.

Hand-Torres é campeão da Liga Sul Catarinense de Handebol
A equipe Hand-Torres sagrou-se campeã, no sábado (1/11), da Liga Sul Catarinense de Handebol, na categoria Cadete Feminino (sub-16). Os jogos ocorreram no Ginásio de Esportes da SATC, no município de Criciúma. As atletas campeãs são: Maria Laura, Bárbara, Pâmela, Manoela, Sabrina, Mariana, Mauren, Nayara, Laís, Carol Hulk, Andreza, Débora Loira, Débora Morena e Jamile. O técnico é Tiago Paranhos.
A equipe de Torres fez boas apresentações, vencendo primeiramente o time de Meleiro/SC pelo placar de 13 a 4. Já contra o segundo adversário, a temida equipe da Satc A (Criciúma/SC), o resultado foi 11 a 4, qualificando, assim, a equipe Hand-Torres para a fase semi-final contra a equipe da Sombrio/SC. Esta partida, cercada de muita tensão, teve o resultado final de 12 a 5. Após essa vitória incontestável, a equipe Hand-Torres classificou-se para a grande final.No início jogo, a equipe da Içara/SC abriu uma vantagem de 1 a 0, mas a equipe Hand-Torres cresceu e venceu a primeira etapa com um resultado de 6 a 3. No segundo tempo, a equipe torrense entrou motivada a buscar um melhor resultado, e, através de uma obediência tática e técnica, teve uma atuação única, que levou ao resultado de 14 a 7.
Com isso, a equipe Hand-Torres tornou-se a grande campeã.Segundo o técnico Tiago Paranhos, a preparação da equipe foi boa e o desempenho empolgante. “Desta vez conseguimos, através da parte técnica, tática e muita motivação, impor nosso estilo, o que nos trouxe o domínio completo dos jogos. E o mais importante: o resultado foi incontestável, nossa equipe foi, realmente, a melhor da competição. Estamos muito contentes pois isso mostra a enorme evolução da equipe nesses quatro anos de atuação”, declarou o técnico da equipe Hand-Torres.

Moradores de Porto Colonia reclamam da situação de situação da “Rua da Amargura”
Assim os moradores da Estrada Webber batizaram a rua onde somente em um dia de tráfego intenso de veículos pesados fizessem com que a comunidade saísse sem se lamear no barro. Uma empresa que presta serviço fazendo perfurações de poços, acabou não só com o sossego do lugarejo, mas com as condições da rua que não tem suporte para trânsito pesado. Assim, para quem quiser sair de suas residências devem partir para as alternativas: de carro ou usando botas de borracha em circunstância da quantidade de lama ao longo do trecho.Moradores relataram que foi feito um pedido à prefeitura para a colocação de saibros no local, mas não tiveram êxitos, disseram ainda que o prefeito atual que perdeu à reeleição abandonou o município, inclusive na área da saúde quando foram demitidos profissionais um dia após o pleito eleitoral.

Grupos de estudo capacitam professores dos Centros de Educação Infantil
Visando aprimorar os trabalhos realizados nos Centros de Educação Infantil de Sombrio, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, realizou nos dias 4 e 5 (quarta e quinta-feira), o encontro de capacitação de professores dos CEI’s.
O encontro foi dividido em duas fases sendo a primeira com as professoras do berçário, e a segunda com as regentes. Segundo a diretora de ensino infantil, Sabrina Vieira Gomes, o objetivo dos grupos de estudo é realizar um diagnóstico das necessidades a serem trabalhadas com os alunos, norteando a prática educacional. Relatando a evolução das capacidades das crianças, como um reflexo dos trabalhos desenvolvidos pelos professores. “Ao avaliar a criança o professor, avalia a sua própria prática pedagógica”, enfatizou Sabrina, destacando a importância de grupos de estudos, para a evolução das formas de ensino.
Durante os encontros, os grupos de estudos debateram temas como a avaliação descritiva da educação infantil, no qual a psicóloga Juliana Mengue, destacou a importância do olhar global sobre a criança, em que o objetivo está no despertar do conhecimento junto com a sensibilidade. “Na educação infantil devemos trabalhar as várias fases da criança, ajudando-as a passarem por elas. Temos de trabalhar a sensibilidade, pois o conhecimento de desempenho, ela terá nos anos de ensino fundamental”, destacou a psicóloga, argumentando sobre a importância dos primeiros passos da criança em busca do conhecimento. “As crianças não se limitam no conhecer, a medida que elas descobrem algo, mudam a sua visão, e nós como educadoras dessa fase devemos ter esse olhar sem impor barreiras para o conhecimento somado a sensibilidade’, relatou.

Grupo de gestante garante qualidade de vida e saúde de mães e bebês
Através do programa Saúde da Mulher, a Secretária Municipal de Saúde busca oferecer atendimento médico a mães e gestantes, para proporcionar uma gestação tranqüila. O trabalho envolve uma conscientização sobre o momento emocional, afetivo, cuidados com o bebê e acompanhamento com estímulo para realização do pré-natal nas unidades de saúde. Ações essas que contribuíram para que, em menos de seis anos, a mortalidade infantil do município recuasse de 27,64 para cada 1.000 nascidos vivos ao índice de 4,87.

Associação dos Surfistas de Torres realiza prova dos 25 anos
Acontece neste fim de semana (8 e 9/11) a prova comemorativa aos 25 anos da Associação dos Surfistas de Torres. A etapa do Feelgood/Clube Surf AST 2008 será realizada na Prainha. Além de distribuir mais de 10 mil reais em prêmios, a AST informa que colocará em jogo 9 Pranchas, um LongBoard, um Bloco e ainda um óculos para a melhor somatória de ondas e para a melhor onda surfada. O evento coloca em jogo 1.000 pontos no ranking do Circuito Gaúcho Amador e define os campeões de 2008 da Associação dos Surfistas de Torres (AST). As disputas começam na manhã de sábado (8/11). Além das 10 categorias costumeiramente disputadas no certame estadual, essa etapa também define o campeão universitário de 2008.
A prova será a segunda das duas únicas da temporada valendo 1.000 pontos na tabela de classificação do certame amador estadual, o que a torna imprescindível nas pretensões dos atletas que buscam o título gaúcho de 2008. Para o presidente da AST, Carlos Freitas, a elevação de status do evento foi uma forma de comemorar os 25 anos de existência da associação torrense. “Nós precisávamos criar um diferencial para o evento neste ano em que a AST completa duas décadas e meia de história. Acredito que elevando para mil pontos, a prova se torna muito mais atrativa e importante dentro do circuito amador”, considerou Freitas.
O torrense Tiago Braga está na liderança do ranking da categoria Open do circuito amador gaúcho com 8570 pontos e segue forte rumo ao seu primeiro título estadual. O segundo colocado é José Luis Mello, de Atlântida, que tem 8168 pontos.A realização dessa segunda etapa do Feelgood/Clube Surf AST 2008 é da Associação dos Surfistas de Torres com supervisão da FGSurf. Com apresentação da Modamar, a prova tem o patrocínio da Feelgood, Clube Surf, MM Surfbords, Nicoboco Eyewear, Darshan e Prefeitura Municipal de Torres. O apoio é da Prefeitura de Torres, Farol Hotel, Wolf Islands, Simões Surf Boards, Linha Exata, Gabriel Vicente, Móveis Quirino, Vidraçaria Cunha, Tools, Pop Rock, Panela Mágica e Associação Gaúcha de Surf Universitário.