sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Edição 110


Leia se Quiser...
Lions no Passo, agora é real
- Acho que não teríamos uma manchete melhor do que esta para divulgar o pequeno município de Passo de Torres que agora tem um Lions Clube reconhecido mundialmente em mais de 205 países e Passo de Torres agora fazerá parte dos 45.000 Lions existentes no mundo. A cerimônia de posse das 24 mulheres fundadoras foi muito emocionante, pois de agora em diante o grupo vai ‘‘arregaçar as mangas’’ e trabalhar pela APAE e pela população mais carente do município.
- Acho louvável o trabalho do Lions, só assim a população mais necessitada não fica à mercê de favorecimentos políticos.
Pano prá manga
- Prometi pra mim mesmo que não iria mais fazer comentários sobre algumas coisa erradas que acontecem no município de Passo de Torres, mas acho impossível fazer vistas grossas e não se mostrar indignado com certas coisas.
- Imaginem você leitor sendo nomeado presidente de uma Associação ou de ou de um Conselho e você não saber quem são as pessoas que fazem parte, quantos são e quanto de verba está vindo de um orgão governamental. Esse caso, mais um, que não é inédito está acontecendo em Passo de Torres, a Presidente do Fundeb, confirmou na Câmara (está gravado) que ela foi colocada como presidente ‘‘goela abaixo’’. Não sabe nem que veio em torno de 1 Milhão para a Educação, dinheiro esse administrado pelas finaças da prefeitura e não pelo Fundeb. O Projeto de Lei 12, art. 10 diz o seguinte: O Conselho do fundeb, atuará com autonomia em suas decisões sem vinculação de subordinação institucional ao poder executivo municipal.




Presidente do Fundeb de Passo de Torres chora ao ser indagada pelos vereadores
A segunda reunião especial na Câmara do Passo de Torres acontecida na tarde de quinta -feira, não deixou dúvidas aos vereadores e aos professores que estavam presentes sobre os assuntos debatidoscom relação ao Fundeb. Na reunião convocada pelos vereadores que pediram a presença da Presidente do Fundeb Sra. tatiana teve também a presença da Secratária de Educação Josandra Henrique.
Todos os 9 vereadores foram fortalecidos com muitas perguntas direcionadas à Presidente do Fundeb e nenhum dos edis obtiveram respostas, pois a partir da primeira resposta dada ao Vereador Fom e ao Vereador Filho ambos do PSDB, o Vereador Nivaldo (PMDB) que tinha muito a perguntar resolveu cancelar tudo pois viu que também não iria obter resposta alguma e assim sucessivamente.
As perguntas efetuadas à Presidente do Fundeb feitas pelo Vereador Fom foram:
Qual éo numero de professores contratados em caráter temporário? resposta: não sei
Qual a verba mensal do Fundeb? resposta não sei isso deve ser procurado no financeiro da prefeitura.
A senhora foi empurrada para o cargo de presidente? resposta: sim
A senhora conhece os nomes e quantos membros há no Conselho do Fundeb e quantos? resposta: não sei
O Vereador Filho, disse à Presidente que ela tem um orçamento milionário e não tem conhecimento disso podendo term em nosso municipio uma educação de qualidade. Lembrou ela que foram destinados ao Fundeb de Passo de Torres em torno de 1 milhão de reais. A partir daí a Presidente mostrou-se humildemente entristecida por não estar sabendo de tudo isso e visivelmente nervosa, até chorou.
O Vereador Filho resumiu e disse: ‘‘mais uma vez, os professores aqui presentes, a população e nós vereadores ficamos sem respostas alguma sobre o destino da verba do Fundeb’’. Os vereadores pediram uma comissão de inquérito para investigar o caso que será levado à Promotoria Pública.



Professores presentes: sem respostaa alguma







Obras de esgoto aceleradas
Torres - As obras de esgotos em Torres estão bem aceleradas, após passar pelo bairro Igra e parte da Avenida Castelo Branco, o serviço está sendo feito no bairro Stan.
Após a colocação da tubulação, a reposição do calçamento está sendo imediata pela Empresa BATISILVA PAVIMENTAÇÕES E REBAIXAMENTOS. Segundo o responsável Sr. Antônio Batista ‘’Toninho do Calçamento’’, a obra de recuperação deve ser de extrema urgência após a colocação dos canos para se evitar transtornos não só ao trânsito mas aos moradores pois a grande quantidade de terra e de material que ficam sobre as vias são usadas novamente para a reposição além de se acrescentar areia para a colocação das pedras irregulares, por isso a necessidade de uma empresa com uma equipe considerável para dar mais agilidade às obras de esgoto. ‘’Nesse trabalho, nosso grande inimigo é o tempo, pois se chove, atrasa tudo e causa muita lama o que deixa um visual nada agradável aos moradores’’, disse Toninho.





Passo de Torres agora tem Lions Clube
Solenidade contou com representantes do movimento leonístico de três Estados

A solenidade de fundação e posse da diretoria do Lions Clube Passo de Torres contou com a presença de 101 pessoas e foi prestigiada por representantes do movimento leonístico de três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que formam o Distrito Múltiplo LD. A cerimônia de integração das 24 associadas fundadoras do Lions Passo de Torres aconteceu na quarta-feira (21/10) à noite, no restaurante Recanto. O novo clube de serviço voluntário em benefício da comunidade teve o apadrinhamento do Lions Clube Sombrio Belas Furnas.
A presidente do Lions Passo de Torres, Maria Vani Xavier Dipe Anga, salientou que o Lions chegou a Passo de Torres para fazer a diferença e que as 24 fundadoras trabalharão com amor em prol dos mais necessitados. A diretoria empossada atuará na gestão 2009/2010.
As demais associadas fundadoras do novo clube são: 1ª vice-presidente Iracema Salete Bertani; 2ª vice-presidente Vera Regina Ferreira dos Anjos; 1ª secretária Ana Cristina Schardosim; 2ª secretária Maria Claudete Borges Hespanhol; 1ª tesoureira Maria Inês Silveira Maurer Gomes; 2ª tesoureira Carmem Regina Trajano Rodrigues; 1ª diretora animadora Terezinha Rodrigues de Matos; 2ª diretora animadora Elirete Ceriene Teixeira da Silva; 1ª diretora social Rosa Perpétua Jorge Schardosim; 2ª Diretora Social Marlene Maria de Stefani Bonoto; 1ª diretora de associadas Andréia da Silva Martins: 2ª diretora de associadas Marta Regina Trajano Rodrigues; 1ª diretora de conservação Santina Moraes Henrique; 2ª diretora de conservação Nair Negri Vacari; 1ª diretora de extensão Sonia Fernandes Rosa; 2ª diretora de extensão Sonia Maria Rodrigues do Amaral; 1ª diretora de liderança Maria de Fátima da Rosa; 2ª diretora de liderança Maria Silveira Rodrigues, 1ª diretora de relações públicas Marlene Maria Grings; 2ª diretora de relações públicas Nair Terezinha Salbego de Castro, e as vogais Marina dos Santos; Marlene Dutra Vidor; e Alcinéia Ribeiro dos Santos.
O evento contou com a presença do prefeito em exercício de Passo de Torres, Valmor Pereira de Souza, e da presidente da Câmara de Vereadores do Município, Janaína Silveira Scheffer. O prefeito desejou sucesso às integrantes do clube recém-formado e destacou que “Passo de Torres possui muitos carentes e precisa de pessoas de coração aberto e dispostas a ajudar a comunidade”.
Já o governador leonístico do Distrito LD-9, Santos Pedroso Filho, ressaltou em seu discurso que “é uma honra estar aqui para fundar este clube que, com certeza, será mais uma estrela a brilhar na constelação dos grandes clubes espalhados em todo o nosso Brasil. A Fundação de um Lions Clube numa cidade é sinal de prosperidade. Homens e mulheres de bem, dotados pela bondade divina, buscam repartir as benesses recebidas com os menos favorecidos e com isso almejando a felicidade geral. É o grande exemplo da caridade e do amor.”
Outras importantes autoridades do Lions prestigiaram a solenidade, como o presidente do Conselho de Governadores do Distrito Múltiplo LD, Cláudio Miessa Rigo; o vice-presidente do Conselho de Governadores, Jaldir Antônio Bunn, o ex-presidente do Conselho de Governadores, Edson Karnopp, a presidente da região E, Libania Coelho Luchina, e o presidente da divisão E-1, Daldo Búrigo.
Entre as autoridades municipais também estiveram presentes o pastor da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, Sírio Marcelos, e o presidente da Câmara de Diretores Logistas (CDL) de Passo de Torres, Juaci Brongnolli. A cerimônia ainda foi prestigiada por representantes de Lions Clubes de Curitiba (Paraná), Laguna, Criciúma, Turvo, Morro da Fumaça, Araranguá e Sombrio (Santa Catarina), Torres, Arroio do Sal e Santa Cruz do Sul (Rio Grande do Sul), e de familiares das integrantes do Lions Clube Passo de Torres.




Araranguá é o grande campeão do 39º Jerva
Somando 159 pontos, o município de Araranguá foi o campeão da 39ª edição dos Jogos Escolares da Região Vale do Araranguá (Jerva) e 2ª dos Jogos Escolares Paradesportivos da Região do Vale do Araranguá (ParaJerva), que ocorreram de 9 a 17 de outubro no município de Sombrio. O evento foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá e Prefeitura de Sombrio.
Em segundo lugar na competição, com 112 pontos, ficou o município sede dos Jogos – Sombrio e em terceiro lugar, com 56 pontos, a cidade de Praia Grande. Participaram das competições que foram realizadas em cinco ginásios de esporte de Sombrio cerca de 1500 alunos atletas dos 15 municípios do extremo-sul, que disputaram provas de Atletismo, Futsal, Futebol de Campo, Voleibol, Voleibol de Areia, Handebol, Basquete, Tênis de Mesa e Xadrez.
O secretário regional Heriberto Afonso Schmidt, a gerente regional de Educação Rosa Nagel e o gerente regional de Turismo, Cultura e Esporte, Everaldo Coelho Caetano, fizeram questão de prestigiar alguns jogos e participarem da entrega das medalhas e troféus de algumas modalidades.
Para o integrador esportivo da 22ª SDR/Fesporte, Rogério Henrique Gonçalves, o ‘Chiquinha’, competição superou as expectativas, com ampla participação dos estudantes, que se mostraram entusiasmados em mais uma vez representarem suas cidades. A sede do 40 Jerva será Turvo, no ano de 2010.

Confira os campeões de cada modalidade:
Xadrez
Masculino – Araranguá
Feminino – Balneário Arroio do Silva
Vôlei
Masculino – Araranguá
Feminino – Praia Grande
Vôlei de duplas
Masculino – Araranguá
Feminino – Praia Grande
Tênis de mesa
Masculino – Araranguá
Feminino – Araranguá
Handebol
Masculino - Sombrio
Feminino – Meleiro
Futsal
Masculino – Passo de Torres
Feminino – Araranguá
Futebol
Masculino – Araranguá
Basquetebol
Masculino - Sombrio
Feminino – Araranguá
Atletismo
Masculino - Sombrio
Feminino – Sombrio
Atletismo (Parajerva)
Masculino - Araranguá
Feminino – Sombrio
Tênis de Mesa (Parajerva)
Masculino - Araranguá
Feminino – Timbé do Sul