quinta-feira, 23 de outubro de 2008

EDIÇÃO Nº 61 - 24/10/2008

Coluna: Leia...Se...Quiser


PASSO DE TORRES, TEM DOIS JORNAIS
- O pequeno município de Passo de Torres, tem o privilégio de ter dois jornais. Isso seria muito bom ao município, se não fosse os dois com linhas editoriais totalmente diferentes. O que eu quero dizer, que um (o Nortesul) é um jornal de notícias que circula em toda a região dos extremos nos dois estados. O outro, circula mais no Passo de Torres, funciona como um informativo, tudo bem, tudo tranquilo, tudo às mil maravilhas no município onde estamos sediados.
- A diferença maior, é que: como se um fosse o “anjinho” da prefeitura mostrando somente o centro do município, e o outro (Nortesul), como se fosse o “diabinho” aquele, que mostra o lado ruim, o que não é feito nas periferias, o abandono do povo local. E não é boato não, a gente procura provar isso através de fotos, a realidade é bem outra, e não aquela que o “anjinho” mostra.
- Mas estou gostando de fazer jornal mesmo não puxando saco de prefeitura, tenho recebido muitos elogios de pessoas que me consideram corajoso em mostrar “o lado podre” que não é visto por muita gente.
- Pena, que não soube ganhar dinheiro às custas de candidatos, não era esse meu objetivo, principalmente no município onde moro, onde os candidatos em sua maioria eram pessoas humildes, muitos até sem afazeres nenhum a não ser pescar para sobreviver.
- Mas o “anjinho” recebeu de um “Ser” superior o equivalente a 6 mil reais para colocar os santinhos de “todos” os candidatos de uma mesma coligação. Esse “Ser”, é aquele mesmo que liberou o equivalente à 16 mil litros de gasolina aos candidatos, aquele que trocava aterros por votos, aquele que pagava para colocar bandeira nos pátios, aquele que oferecia emprego à todos se fosse eleito, enfim...foi. Se tudo der certo, se a justiça eleitoral não falhar, por mais 4 anos a metade da população vai estar satisfeita com o governo escolhido.
- Mas o jornal “anjinho” vai perdendo espaço entre o povo e quem sabe talvez, arrumar uma “teta” ao lado do seu “Ser” superior, e ambos continuar “vaselinando” o povo como se estivéssemos no paraíso. -Mas caiu no esquecimento, que o “diabinho” já mostrou tanta coisa boa, não foi à toa que fizemos gracinhas para o “Diabo rir” quando se fazia boa coisa.
- Estou escrevendo isso direcionado ao “Jornal Anjinho” porque dificilmente não há uma crítica contra o Nortesul. Entendo, que é difícil trabalhar 100% correto, por isso que se diz: A inveja, é uma m.....
- Mas quando um dia...talvez...qualquer, que receber-mos umas informações ou notícias boas à população do Passo de Torres, com certeza terão espaço no Nortesul, que serão lidas por muitos em vários municípios vizinhos.
- Parece, que o “diabinho” só inferniza no Passo de Torres, ao contrário de tantos convites de alguns prefeitos eleitos em pelo menos 4 prefeituras na região estamos sendo procurados a fazer o “bem” à todos.
- Ah, outra coisa que poucos sabem, é que a prefeitura do Passo de Torres, tem contrato com 2 jornais de Sombrio, e uma rádio, cada um desses orgãos de comunicação ganham o equivalente a 22 mil reais por ano. E o que se lê e ouve lá de vez em quando são notícias e entrevistas demagogas, que para quem não reside no município, acha que a administração é a mais perfeita da região, tudo nos conforme, como se diz: tudo nos trinks... vdesouza@ibest.com.br


Mostrando a realidade Por Valmoci de Souza


VEÍCULO FICA ATOLADO A POUCOS METROS DO CENTRO NO PASSO DE TORRES
Parece “boato”, mas em pleno dia radiante de sol, na última segunda-feira, a poucos metros da área central do município, na Estrada Geral que está à espera para ser asfaltada, um veículo ficou atolado pela metade em um local onde merecia uma maior atenção da secretaria de obras em colocar um aterro mais firme, pois o lugar após vários dias depois da chuva, permanece com imensas poças d’água, onde adultos e crianças circulam diariamente.Confiram pela foto, para depois não dizerem que é mentira ou boato.


PRESIDENTE DA CÂMARA NO PASSO AGE COM “ESTUPIDEZ” E “AGRESSIVIDADE”

Está cada vez mais difícil assistir uma sessão pacífica na Câmara de Vereadores de Passo de Torres.Vereadores da oposição, exigem transparência nas contas do executivo até por serem fiscais eleitos pelo povo. Mas há sempre umas “tranqueiras” ou algum voto contra este ato, geralmente partindo da “situação”. O povo, também quer saber onde vai o dinheiro público no município, são perguntas deste tipo, que acabam irritando e fazendo com que quem está do lado do executivo fique nervoso como aconteceu na última Terça-feira na Casa Legislativa do Passo que seria para ser um Casa do Povo onde se visse trabalho, fiscalização e ação dos vereadores.Detalhes do acontecido ao lado. Não é “boato” ninguém me disse, eu estava lá.

Foi na sessão da Câmara na última terça-feira dia 21 de outubro.
O vereador Ênio, do PSDB da oposição usava a tribuna por 5 minutos, quando estava em seu final, Ênio solicitou mais 1 minuto, o que foi concedido pelo Presidente da Casa e vice-prefeito eleito Manoel Ribeiro. Quando acabou o tempo normal do Vereador Ênio, começaria o tempo suplementar. O Presidente olhou para o painel e em ato de “estupidez” cortou as palavras do vereador dizendo que seu tempo já havia acabado. O ato, foi percebido por todos que se encontravam presentes na sessão.

O Vereador Valmir Rodrigues PP, também da oposição tomou o uso da palavra com seus 5 minutos por ser o líder de bancada. Aos 4 minutos, o vereador solicitou mais 2 minutos, o presidente em tom alto concedeu-lhe apenas mais 1 minuto. O vereador falava sobre as acusações do prefeito reeleito sobre o assalto às vésperas da eleição que foi divulgado na imprensa como perseguição política e que poderia haver um processo por indevidaacusação. Novamente, quando terminaram os 5 minutos do vereador, o mesmo foi interrompido “bruscamente” pelo presidente. Nesse momento, o vereador que fazia o uso da palavra falou: “viram, é bem assim mesmo, quando a gente quer falar a verdade, eles nos cortam”, Valmir despediu-se e encerrou sua palavra.

O Presidente, em atos de “fúria” disse que eles só querem processar, isso porque perderam a eleição e não se conformam, “se fosse eu que tivesse perdido, estava aí apertando mão em mão, agradecendo”. Além disso, o Presidente deixou dito que quem manda alí é ele. Nesse momento várias pessoas que estavam no plenário, se manifestaram contra seus atos de fúria e desrespeito aos vereadores e ao povo presente. Por pouco não houve um tumulto generalizado dentro da Casa legislativa do Passo de Torres.
FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA DO PASSO DE TORRES TRABALHAM EM OBRA LICITADA
Esta semana, na quarta-feira pela manhã eu Valmoci, estava “catando” assuntos para esta edição. Me chamou atenção um gesto bonito: funcionários da prefeitura trabalhando na obra da praça que foi licitada pela Empresa Sogel. Os funcionários trabalhavam lado a lado como mostra a foto acima. Eles estavam fazendo a parte de aterros, é bem provável que isso esteja dentro do contrato, pois na edição do dia 2 de agosto, mostrei um trator da prefeitura trabalhando na obra, também poderá estar dentro do contrato, se não estiver não é correto.
POLÍCIA
TORCEDORES GREMISTAS PROMOVEM QUEBRA-QUEBRA EM LANCHERIA
No sábado, dia 18 de outubro, as 23h e 50min, a Brigada Militar de Torres recebeu a informação do responsável da lancheria Irmãos Benetti, relatou que chegou em seu estabelecimento uma excurção de torcedores com quarenta e duas pessoas e que se depararam com quatro pessoas de uma torcida rival, passando a agredir fisicamente as referidas pessoas formando um quebra - quebra dentro da lancheria resultando em lesões corporais e dano, e que ainda, lhe furtaram uma jaqueta, uma bermuda e uma camiseta, totalizando o valor de r$ 150,00 reais. A BM fez a abordagem e identificação de todo grupo, que posterior foram encaminhados para DP de Torres, a bordo do ônibus que tripulavam, sendo apresentado preso o líder do grupo de iniciais D. C. O. 26 anos, e realizado o registro dos demais.

EMBOSCADA DEIXA JOVEM FERIDO
No domingo, dia 19 de outubro, as 22h e 45min, a Brigada Militar de Torres recebeu a informação que na R. Recife, bairro Dunas, tinha havido vários disparos de arma de fogo, no local foi constatado que um homem de iniciais C. S. P. 20 anos havia sido atingido nas pernas com dois disparos, o qual relatou que foi vitima de uma emboscada, onde uma mulher lhe chamou à frente da casa e dois elementos que desconhecia, efetuaram os disparos. Foi realizado averiguações no intuito de localiza-los e nada foi constatado, sendo a vitima encaminhado ao Pronto Socorro do hospital onde foi medicada.
BOLETIM INFORMATIVO DA BRIGADA MILITAR1º BATALHÃO DE POLÍCIA AMBIENTAL2º PELOTÃO AMBIENTAL – TORRES
OCORRÊNCIAS ATENDIDAS PELO PELOTÃO AMBIENTAL
No dia 22 de outubro (terça-feira), após denúncia de mau cheiro causado por uma criação de porcos, uma guarnição do Pelotão Ambiental de Torres deslocou até a Vila São João, onde foi encontrado nos fundos do pátio um pé de maconha (canabis sativa) que havia sido plantada pelo menor VHFN. No local também encontrava-se uma moto sem placas e sem documentação e sete pássaros silvestres. Os materiais foram apreendido e o menor foi conduzido até a delegacia de polícia onde foi realizado registro por tráfico de entorpecentes e crimes ambientais.
Na mesma data, em fiscalização em Três Cachoeiras, foi verificado que uma empresa que fabrica carrocerias utilizava-se de carvão sem procedência por não apresentar nota fiscal e Documento de Origem Florestal, sendo apreendido 56 sacos de carvão que estavam embalados em sacos de ração, sem identificação da marca da empresa que o fabrica (1.120 Kg de carvão). O carvão foi apreendido e a empresa irá responder pelo crime ambiental de receber ou adquirir para fins industriais carvão sem procedência.

Petróleo e gás: nova descoberta pode beneficiar Santa Catarina
A senadora Ideli Salvatti (PT/SC) comemorou o anúncio, feito pela Petrobras nesta última semana, de que foi encontrada uma quantidade razoável de petróleo e gás no bloco submarino BM-S-12, localizado ao sul da bacia de Santos. De acordo com a senadora, nos próximos dias a Petrobrás já deve fazer uma comunicação oficial sobre a nova descoberta, mas o fato já foi informado à Agência Nacional do Petróleo (ANP), como é de praxe no setor petrolífero nacional. Para a senadora, esta é uma boa notícia para Santa Catarina, pois o poço 1-SCS-13, pertencente ao bloco BM-S-12, fica bem na região da costa marítima catarinense. “Este é apenas um dos poços do bloco BM-S-12, mas outros ainda poderão trazer boas surpresas para nós”, comenta Ideli.Além deste poço, existem na área, já produzindo, os poços Caravela e Cavalo Marinho. Há também os poços Tiro e Círon, que estão em desenvolvimento, ou seja, quando a reserva já está confirmada, mas ainda não entrou em produção (fase de preparação de infra-estrutura).
A Petrobras está estudando um projeto de integração destes poços e de escoamento do gás natural.
A senadora Ideli é autora de projeto de lei no Senado que prevê mudança nas demarcações marítimas e na distribuição dos royalties do Petróleo, para que mais municípios e estados, como Santa Catarina, e áreas como Educação e Previdência sejam beneficiados com as riquezas a serem geradas pelas novas descobertas da Petrobras. Ideli tem insistido que Santa Catarina deve trabalhar com cinco prioridades em relação às novas descobertas de petróleo e gás na camada pré-sal: garantir a instalação do terminal de gás natural liquefeito (GNL) em São Francisco do Sul; fornecimento de matérias-primas para 200 novos navios da Petrobrás; reforço na unidade da Petrobrás de Itajaí; mais royalties para o Estado; e uma refinaria de petróleo.
CEPRAG realiza Estudo de Planejamento
Iniciado em 2007, a CEPRAG, através da consultoria em planejamento energético Conexão Engenharia de Florianópolis, concluiu neste mês um passo importante de um estudo de planejamento energético para sua área de atuação (Passo de Torres, Praia Grande e São João do Sul). Estudando as diversas alternativas para o atendimento da carga ao longo dos anos, a conclusão foi que no longo prazo, a melhor solução será a implementação de uma Subestação (SE) de energia de 69.000 Volts com previsão de entrar em funcionamento até o final de 2012.
Uma subestação é uma instalação elétrica de alta potência que abriga um transformador de 69.000 para 13.800 volts, que por sua vez alimenta a rede de alta tensão à qual são conectados os transformadores das ruas para a utilização da energia pelas casas, comércios, serviços e indústrias. Atualmente a rede de alta tensão da CEPRAG é suprida pela SE Sombrio da CELESC e a SE Torres da CEEE.Além do atendimento da carga, a implementação do projeto significará um salto na autonomia, qualidade e continuidade do fornecimento de energia para os municípios atendidos pela CEPRAG.Localizada em São João do Sul, a nova SE atenderá inicialmente Praia Grande, São João do Sul e as Praias Bella Torres e Rosa do Mar aproveitando as redes já existentes da CEPRAG. Numa segunda etapa, deverá ser construído mais uma rede para atendimento exclusivo do centro de Passo de Torres. Esta configuração será suficiente para atender com qualidade nossos três Municípios para os próximos 20 (vinte) anos é o que explica o Gerente da CEPRAG, Senhor Olívio Níchele.
Deputados querem controle nas fraudes nos fertilizantes
Lideranças do setor agrícola de SC e RS e parlamentares da Comissão de Agricultura da Câmara Federal querem maior rigor do Ministério da Agricultura, na fiscalização do mercado de fertilizantes, defendem a revisão da legislação que estabelece penalidades e multas para as empresas que fraudam o produto vendido aos agricultores. "Além de pagar altos preços pelos fertilizantes o produtor está sendo lesado pelas empresas que vendem fórmulas adulteradas. O governo precisa coibir isso energicamente" enfatizam.

Em recente publicação do Ministério da Agricultura, foram apontadas a cassação de registros de formulas de fertilizantes de 11 empresas processadoras que adulteraram a composição das fórmulas, prejudicando os agricultores não apenas no preço pago pelo adubo, como também na produtividade das lavouras.

A maioria das empresas que tiveram seus registros caçados não são da região sul do país, entretanto duas delas também atuam em SC e RS. Os resultados das analises da fisca lização executado pelo Ministério da Agricultura estão publicados no site http://www.agricultura.gov.br/
Coligação recorre ao TSE contra prefeito eleito em Criciúma por propaganda irregular
A coligação “Todos por Criciúma”, que apóia o candidato Acelio Casagrande (PMDB), segundo colocado na eleição para prefeito, entrou com recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra acórdão do TRE catarinense que liberou o primeiro colocado Clesio Salvaro (PSDB) do pagamento de multa por propaganda irregular. A coligação afirma que Salvaro, então deputado estadual, usou sua página na internet para divulgar sua candidatura, vinculando-o ao número e à sigla partidária, antes do início da campanha eleitoral.“Antes do período eleitoral, utilizou-se de seu site irregularmente, visto que, ao invés de por meio deste informar à população sobre seu mandato parlamentar, realizou indevidamente propaganda eleitoral dissimulada e extemporânea, nesta enalteceu-se como pré-candidato, vinculando inclusive o site ao número 45 à sigla e ao símbolo partidário”, argumenta a coligação.

Contrário à decisão monocrática, que havia condenado o candidato do PSDB ao pagamento de multa por propaganda irregular, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) entendeu que a jurisprudência do TSE não veda aos parlamentares a divulgação de sua atuação e é aceitável que o deputado faça divulgação de suas atividades no sentido de prestar contas aos eleitores. Além disso, o TRE-SC sustenta que não encontrou no site pedido de votos e que são legítimas as referências no site ao número 45 e ao PSDB.
A Corte Regional negou recurso da coligação “Todos por Criciúma”, que apelou ao TSE. “Tal página na internet se prestou a divulgar algumas ações parlamentares, mas, sobretudo, ações ditas como sociais, de notório cunho eleitoreiro e em nada relacionáveis com a atuação parlamentar”, diz a coligação no recurso, que será analisado pelo ministro Marcelo Ribeiro .






segunda-feira, 20 de outubro de 2008

EDIÇÃO N° 60 - 17.10.2008

LEIA SE QUISER...
(escrita por Valmoci de Souza)
- Percebi tanta ira de algumas pessoas em Torres. Como se eu fosse o culpado do prefeito João Alberto ter sido reeleito. Acontece, que o Jornal Nortesul publicou a pesquisa do candidato, e isso não foi do agrado de muita gente que estava no lado da oposição.
- Pior seria ter publicado pesquisa sem estar registrada em cartório como foi nos proposto.
- Quanto ao jornal “ciumento” que disse que um dos jornais publicou 5 mil exemplares e distribuiu gratuíto, errou feio, foram 8 mil exemplares. Além disso a pesquisa publicada foi paga, conforme nota fiscal emitida, tanto da gráfica como do jornal à coligação.
- Nunca recebi tanta ligação e e-mail (publicamos um ao lado) do Passo de Torres para fazer assinatura do Nortesul e fazendo elogios à nossa linha editorial em relação ao município. Acontece, que no Passo de Torres não há mais ninguém que perceba os “rolos” e a situação que se encontra certos problemas crônicos que não são resolvidos. Como falo e escrevo a língua do povo sem precisar comer na “mesa” da prefeitura, não mudo meus comentários nem mesmo com ameaças.
- Soube que uma candidata à vereadora no Passo de Torres, gastou aproximadamente 100 mil reais para se eleger. Dinheiro esse que não terá retorno nem de 50% durante um mandato de 4 anos. Qual será a estratégia?
- Quanto as transferências de Caxias do Sul que fizeram a diferença nas urnas no Passo de Torres, já descobri até a casa onde foram feitos os contratos de locações para comprovar endereço. Foram dezenas de pessoas. Até a placa de um micro-ônibus que trouxe os turistas-eleitores já tenho. Só falta agora é confiar no trabalho da justiça eleitoral, que fui obrigado a concordar com o Boris Casoy quando disse: essas “leizinhas” eleitorais que não funcionam. Se “por acaso” funcionar mesmo, nesta sexta teremos surpresa no Passo.
- Finalmente parece que o projeto da extensão dos Molhes do lado do Passo de Torres deu o braço a torcer, estão saindo em busca de apoio do Prefeito de Torres João Alberto. Pois até agora, só se falava dentro do Passo. Tinha gente eufórica só esperando para ficar milionário com o projeto que terá o custo de R$ 13,3 milhões de reais. Que bom que pessoas de Cultura e maior visão política estão se engajando neste projeto tão importante para o desenvolvimento turístico na região, principalmente no lado de SC, que está estacionado.
Carta do leitor
Cansada de ver e ler tanta parcialidade no que diz respeito à "politicalha" no Passo de Torres, foi com enorme e agradável surpresa que encontrei o Blog do Jornal Nortesul. Admito que isso aconteceu por mero acaso, pois pesquisava, na esperança de encontrar alguma notícia sobre a provável e desejada ( por mim) cassação do diploma do atual prefeito. Sempre fiquei atônita ao ver tantas ações absurdas acontecerem à luz do dia, sem que alguém tivesse a coragem de contestar as mesmas, ou ao menos trazê-las ao conhecimento do maior número possível de moradores de nosso município. Quando me deparei com o Blog, e comecei a ler as colunas,poderia até dizer "devorá-las", me senti como se alguém estivesse dando vez e voz a tudo o que sempre desejei falar e não tinha a possibilidade, pois não tenho um veículo de comunicação ao meu alcance. Me senti também de certa forma "vingada", pois, por diversas vezes tentei abrir os olhos de algumas pessoas para fatos que eram do conhecimentos de todos, mas que por medo, conveniência ou mesmo conivência muitos faziam "vistas grossas" e usavam a frase habitual dos omissos :" não é bem assim, esse povo fala muito". Isso estava fazendo com que o Passo de Torres perdesse um pouco do encanto que senti quando me mudei para cá a alguns anos. Percebo que a cada eleição, mais e mais o povo é iludido, ludibriado e nada é feito à respeito. Infelizmente, tenho poucas esperanças de que desta vez seja diferente. Esperei ansiosamente que nesta semana alguma coisa fosse definida quanto ao processo de cassação, pois sei que se "abafarem" dá em nada. Mas, como vimos, nada de concreto foi decidido e nem sei se ao menos será e se for para qual lado a "balança" da justiça penderá? Bom, se realmente for da "justiça" nós sabemos, mas...
Apenas lamento que o Jornal Norte Sul, não tenha a devida divulgação no município, pois eu mesmo só vim saber da existência do mesmo, por pura coincidência, mas admito que valeu a pena, espero que a "minha voz" não se cale e que mais pessoas possam sentir o mesmo que eu senti.
Parabéns aos profissionais responsáveis pela publicação desse jornal, especialmente ao Diretor e colunista Valmoci de Souza, que, de maneira brilhante expressa suas opiniões de forma clara, objetiva e principalmente sem "meias-palavras" coisa que todo profissional com a missão de informar deveria fazer.
Cristyna P. - Bairro Progresso - Passo de Torres
Torres e Passo de Torres unidos na ampliação dos molhes
As prefeituras de Torres e Passo de Torres estão unidas no projeto de ampliação dos molhes do rio Mampituba. Terça-feira (dia 14) o prefeito João Alberto recebeu em audiência técnicos e representantes da Prefeitura do Passo de Torres que integram o projeto que prevê a ampliação dos braços norte e sul dos molhes, ampliação do calado da barra, implantação de uma plataforma de pesca (no lado do Passo de Torres), de uma marina e de um entorno turístico em ambos os lados, com ciclovia, passarela para pesca e áreas de lazer e educação ambiental, entre outras benfeitorias.O projeto está avaliado em cerca de R$ 13,3 milhões, dos quais R$ 5,8 milhões destinados ao braço Norte (Santa Catarina) e R$ 7,5 milhões para o Sul (Rio Grande do Sul). Pelo lado de Torres a ampliação dos molhes será em 213,21 metros; no Passo de Torres, 168,81 metros. O calado da barra será fixado em 5 metros e a largura total de 60 metros. Com a ampliação, a manutenção do calado será menos dispendiosa e menos constante. Haverá necessidade de dragagem de 68,7 mil m3 de areia e utilização de 44,5 mil m3 de pedras de vários tipos e pesos.Os prefeitos João Alberto e Newton Bitencourt, do Passo de Torres, já estão trabalhando no projeto e ficaram responsáveis pela articulação política do empreendimento através de contatos para captação de recursos e gestionamento junto aos órgãos federais envolvidos, como o Ibama, Ministério da Marinha, Patrimônio da União (SPU) e Dnh (órgão responsável pelos faróis).
Conforme a bióloga Karina Kuhn Gonçalves, representante da Prefeitura do Passo de Torres, o projeto é viável e existem empresas interessadas em ser parceiras. Os dados técnicos do projeto Nolhes foram repassados à Gerência de Projetos da Prefeitura de Torres e a secretaria de Desenvolvimento e Gestão. A previsão inicial é que as obras iniciem dentro de 2 anos. A partir de agora, técnicos e secretários das duas prefeituras manterão contato de trabalho permanente no projeto. Também participaram da reunião o secretário da Pesca do Passo de Torres, Jorge Scheffer, a secretária de Desenvolvimento e Gestão, Lucilia Cardoso, a gerente de Projetos Edinéia Parú e o técnico Fernando Chiminazzo, da Prefeitura do Passo de Torres.