sexta-feira, 10 de outubro de 2008

EDIÇÃO 59 - DIA 10.10.2008



LEIA SE QUISER...

ELEIÇÕES NO PASSO DE TORRES


Coisas de Cinema


Entrega de ranchos, compra de votos, assaltos, prisões, muito teatro... E mais um pouco
Mais uma vez, minhas críticas contra o modo de se fazer política no Passo de Torres, foi comprovada: na véspera do dia das eleições, eu e minha família ficamos de plantão na frente de casa para evitar vandalismo contra a nossa residência como aconteceu uma semana antes, devido as matérias polêmicas que são divulgadas no Nortesul.


- Vimos nada menos que 8 Vans, com placas de Caxias do Sul na alta madrugada carregadas, ou de turistas ou de eleitores que tranferiram seus títulos, mesmo sem residirem no município. Fora, os muitos veículos e moradores de Cachoeirinha, hospedados e recepcionados em casas de moradores daqui. Encontrei até conhecidos da época em que morei lá.


- Mas o que fez a diferença mesmo, foi as bocas de urna, compra de votos visíveis e filmadas, ações, que o fraco policiamento não dava conta. Só em direção a uma urna na localidade da Barra Velha, um candidato fez 14 viagens com seu veículo particular transportando eleitores, ainda bem que foi traído pelos mesmos e não se elegeu.


- Na madrugada que estávamos de plantão entre 1:00 da e 3:20 da madrugada, o candidato à reeleição e o seu vice, passaram 3 vezes em um veículo Gol Cinza, segundo informações de alguns vizinhos próximos, eles estavam “trabalhando” de casa em casa nesse horário.


- Mas o que me deu mais pena e dó, do homem que declarou apenas 9 mil reais de bens (que foi “corrigido” mais tarde) foi que nesse mesmo horário e na véspera da eleição, parece que estava sendo vítima de assalto e tentativa de sequestro, embora praticamente grande parte da população estava acordada para evitar, ou melhor tentar evitar a grande quantidade de cestas básicas distribuídas na madrugada, alguns, esperando por elas, não sei de qual das coligações.- Os “assaltantes” roubaram um carro para fugir da casa do prefeito. Havia um veiculo Gol e um Del Rey, pois não tão “chiques” levaram o Del Rey e o abandonaram em Torres.


- No dia da eleições, dois dos “supostos” assaltantes foram presos em frente ao maior colégio eleitoral onde no mesmo local se encontrava a vítima: o Sr. Prefeito. Segundo informações, eles foram lá para pegar a 2ª parcela do “assalto” e uma das vítimas reconheceu-os. Foram presos, mas sem flagrante. Ah, durante o assalto, os homens que estavam encapuzados, disseram que o assalto, era uma encomenda.


- Ainda bem que não houve nada mais grave.- Pena que durante a comemoração da coligação “vencedora” arruaças aconteceram, invadiram o local onde funcionava o comitê da outra coligação e em atos de fúria, arrancaram bandeiras e quase quebraram todo o local, se não fosse a interferência da proprietária pedir pelo amor de Deus que não estragassem seu patrimônio. Além disso, andavam pelo centro gritando “bobagens” em referência à coligação que foi derrotada. Sem contar que na Segunda-feira, as músicas que foram usadas na campanha continuavam ecoando pelas ruas do município em atos de “deboche”. Isso, Senhor Prefeito reeleito, não é deboche dos políticos que trabalharam, isso, é debochar do 50% da população que não aprovou a sua vitória.


- Senhor Prefeito, se o senhor “assumir” o cargo novamente, o senhor vai ser o prefeito de “todos”, e não só daqueles que lhe deram votos, vai ser o “meu” prefeito, “nosso” empregado, preciso que nestes 4 anos, o senhor preste esclarecimentos do dinheiro público à cada um de nós passotorrenses, já que neste mandato ficaram algumas coisas no ar. Passo de Torres não tem somente 2.162 moradores, é muito mais que isso.


- Desejo Senhor prefeito, que consigas realizar tudo isso que está no seu plano de governo (ao lado).


- O Senhor sabe, que quem lhe reelegeu, não foi a população do Passo de Torres, foi sim uma minoria vinda de Caxias do Sul para eleger também uma vereadora que parabenizo-a por ser eleita, mas que até então ninguém a conhece no município. Se por ventura, eu estiver errado, eu me retratarei neste mesmo espaço.


- Falando nisso, como a justiça eleitoral não funciona bem! porque que na dúvida de transferências de títulos o TRE não faz um levantamento de eleitores suspeitos antes de 1º de janeiro? É simples, manda um fiscal no endereço e procurar pela pessoa. Garanto que no Passo de Torres, pelo menos 52 pessoas não residem no município.


- Está tramitando no Fórum Eleitoral de Sombrio uma ação contra o prefeito Alemão reeleito em Passo de Torres, conforme audiência acontecida três dias antes das eleições. Motivo: Uso da máquina pública durante a campanha. Nesta terça-feira, foi ouvida uma testemunha chave.
* OBS.: Esta coluna, é inteiramente pessoal e não representa a opinião do jornal.

TRANSITO LIBERADO NA 101
Já tinha ficado bom com a liberação da passagem sob o viaduto na BR 101 na entrada de acesso ao Passo de Torres. Agora, melhor ainda, na última segunda-feira foi liberada as duas pistas sobre o viaduto. A uma semana, já estava em condições de rodagem a pista dupla que liga o município de Passo até próxima a entrada de São João do Sul. A partir disso, o trânsito ficará mais rápido e seguro, principalmente na época em que se aproxima a temporada de verão quando o fluxo é maior.

Centro de Vigilância em Saúde será ocupado em breve
O prédio do Centro de Vigilância em Saúde está em fase de conclusão. Internamente falta finalizar a pintura, alguns acabamento de elétrica e a colocação das portas das salas. Externamente falta a pintura e o ajardinamento. Esse novo prédio da Secretaria Municipal de Saúde está localizado junto à Unidade de Saúde Américo Muniz dos Reis e será ocupado em breve. Segundo a secretária da Saúde, Simone Zucolotto, a nova estrutura irá acomodar melhorar os Serviços de Vigilância em Saúde, que atuam na prevenção e controle de doenças transmissíveis.As instalações têm 115,69 metros quadrados e são compostas por uma recepção, seis consultórios e dois banheiros. No local será instalada a Sala de Vacinas, os consultórios da área de doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e AIDS e as salas da Epidemiologia, que executa ações de controle, investigação e acompanhamento de doenças infecto-contagiosas como hepatite, tuberculose, meningites, raiva, dengue, leptospirose e outras. “É mais uma ação da Prefeitura para a qualificação dos serviços e a humanização do atendimento em saúde”, observa a secretária Simone.


Aeroporto de Torres sediará eventos aéreos
Fazer com que o Aeroporto Regional do Litoral Norte, localizado em Torres, seja um aeroporto conhecido e movimentado, é o principal desafio do Clube de Aviação de Torres (CAT), fundado em julho de 2004 e que conta com 20 sócios. Para buscar essa meta, o Clube lançou a 1ª Revoada a Torres, que acontecerá de 24 a 26 de outubro. O presidente da entidade, Gerson Güths, destaca que “buscando uma solução para o Aeroporto de Torres encontramos a sua vocação: os eventos de aeronáutica”. E ele complementa: “A Revoada é só o começo, já estamos em tratativas para trazer a Torres um grande evento aéreo em 2010.”Segundo a diretoria do Clube de Aviação, o Aeroporto de Torres comporta eventos nacionais e até internacionais, pois a pista de 1.500 metros pode receber aeronaves de grande porte, como o Airbus A 320. Güths destaca que “em termos de segurança de pouso e decolagem, nosso aeroporto é melhor que o de Congonhas (SP), pois não temos prédios próximos à pista e o céu está sempre aberto, já que dificilmente temos neblina”. A área do aeroporto também permite a ampliação da pista para 3 mil metros e a construção de hangares. Além disso, a estrutura operacional básica é muito boa.Durante a 1ª Revoada, Torres receberá pequenas aeronaves, tanto novas como antigas, clássicas, militares, leves e ultraleves. No aeroporto haverá uma feira comercial com estandes de venda de ultraleves, de artesanato de Gramado e outros produtos. No local também haverá uma feira de artesanato regional, com participação de artesãos de Torres, Arroio do Sal, Mampituba e Praia Grande (SC). Confira a programação completa em www.torres.rs.gov.br/revoada.


Dois eleitores falecem em local de votação em Santa Catarina
Dois acontecimentos tristes marcaram a votação em Santa Catarina: o falecimento dos eleitores Florindo Carrer, na localidade de Morro da Fumaça, e José Solon Eschifter, na cidade de Lebon Régis. Ambos faleceram pela manhã em seus locais de votação. Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC O cidadão Florindo Carrer tinha 76 anos e sofreu infarto quando se dirigia até a urna, após ter sido habilitado para votar. O fato aconteceu dentro da seção 16, da Escola Municipal Básica Vitório Búrigo. O outro óbito também ocorreu em virtude de infarto. José Solon Eschifter, de 68 anos, teve a síncope enquanto subia as escadarias da Escola Estadual de Ensino Básico Frei Caneca, local em que votaria. Ele foi conduzido por uma viatura da PM ao Hospital Santo Antônio, mas, conforme informações do médico plantonista, já teria chegado morto ao hospital.

Votação com identificação biométrica em São João Batista foi um sucesso
São João Batista foi um dos três municípios brasileiros a proceder à implantação da votação com identificação dos votantes pelo sistema biométrico, ou seja, a partir das digitais dos eleitores. A eleição pelo novo sistema foi considerada um sucesso. Desde o início da votação, a eleição transcorreu de forma tranqüila, nenhuma urna precisou se substituída e apenas três mesários faltaram. E também a cidade catarinense foi a primeira das três a terminar a apuração e conhecer seus eleitos, como o prefeito, Aderbal Manoel dos Santos, que conquistou 63,96% dos votos, com apenas 4,96% de abstanções. Em São João Batista estão registrados 16.271 eleitores.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador João Eduardo Souza Varella, acompanhou o início da votação em São João Batista. Para o juiz eleitoral da 53ª Zona Eleitoral, Rafael Robaldo Bottan, a eleição foi considerada um sucesso. "A experiência com a biometria foi excelente. Superou nossas expectativas. Não apresentou nenhum problema, tanto que nenhuma urna precisou ser substituída". O juiz observa que do quesito segurança, este é o melhor método. "Com a identificação digital e a inserção da foto no caderno de votação o eleitor tem mais confiança em votar e a Justiça Eleitoral garante a sua segurança".
Bottan também analisa que a eleição com este procedimento pode sim ser implantada em todo o país. "A Justiça Eleitoral agora vai analisar como implantar isso em todo o Brasil. Sabemos que os custos são altos, mas temos a opção de utilizar este método para outros documentos também e fazer uma força-tarefa quando for a implantação".
AICSC – Assessoria de Imprensa, Comunicação Social e Cerimonial do TRESC

São João Batista é o primeiro município do Brasil a eleger prefeito pela eleição biométrica
Aderbal Manoel dos Santos, foi o primeiro prefeito eleito no Brasil pelo sistema inédito de identificação digital do eleitor na eleição eletrônica. São João Batista foi uma das três cidades selecionadas no país para realizar a experiência da eleição biométrica. Isso quer dizer que pela primeira vez os eleitores foram identificados pelas digitais e fotos. Este é um sistema inovador do Tribunal Superior Eleitoral. O vereador mais votado no município foi Plácido Vargas (PPS) com 940 votos. "A Justiça Eleitoral agora vai analisar como implantar isso em todo o Brasil. Sabemos que os custos são altos, mas temos a opção de utilizar este método para outros documentos também e fazer uma força-tarefa quando for a implantação".

Fapesc aposta na valorização do carvão catarinense como forma de inovação tecnológica Recursos, no valor de R$ 4 milhões, serão desembolsados entre 2008 e 2001
A Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina – Fapesc – lançou, a partir de 1º de outubro, inscrições à Chamada Pública para a Valorização do Carvão Mineral, através da Seleção Pública de Apoio a Projetos de Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação. Os recursos, no valor de R$ 3,2 milhões a serem desembolsados no período de 2008 a 2011 e serão aplicados na pesquisa científica, no desenvolvimento tecnológico do setor carbonífero. Esses recursos provêm da Compensação Financeira pela Exploração Mineral – CFEM, aprovada pela Lei 14.127, de 5 de outubro de 2007. As inscrições vão até 15 de outubro e podem participar da Chamada organizações de direito público e privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como de utilidade pública estadual, sediadas em SC e com fins estatutários de ensino e pesquisa. Buscando priorizar as energias limpas, o Programa de Valorização do Carvão Mineral Cartarinense tem como objetivo apoiar o desenvolvimento científico e inovativo do setor, com impactos sócio-econômicos e ambientais para a região da Bacia Carbonífera e fomentar a capacitação e qualificação dos recursos na área. Nas argumentações junto ao governador Luiz Henrique da Silveira, o ex-reitor da UFSC e presidente da Fapesc, Antônio Diomário de Queiroz lembrou que "as pesquisas a serem apoiadas deverão agregar valor ao carvão catarinense, a partir de concepções tecnológicas e inovadoras, nas áreas de geração termelétrica, pirólise e gaseificação, carboquímica, uso de resíduos e gestão ambiental de processos". Um segundo edital, no valor de R$ 800 mil, está sendo preparado pela Fapesc e prevê, durante três anos, a concessão de bolsas para alunos carentes da região. Os recursos também provêem da CFEM.

CEI “Sombrio Criança” comemora semana da criança
Para comemorar a semana da criança, o Centro de Educação Infantil “Sombrio Criança”, realizou nesta quarta-feira (8), uma festa a fantasia.Por todos os lados se via as 120 crianças fantasiadas, de princesas, super heróis, pirata, bailarina, entre várias outras, todas sorridentes e cantando.Para a pedagoga do CEI, Nilvana Borges eventos como este servem para integrar as crianças. “Realizações como essa integram as crianças, os pais e professores, melhorando assim o contato social”, destacou.Também pedagoga da instituição, Tânia Maria Costa acrescentou que a realização da semana da criança é um estímulo para despertar a alegria da infância.

Pavimentação asfáltica beneficia moradores do bairro Retiro da União
Depois de anos sendo obrigados a conviver com a lama e a poeira, os moradores da comunidade do Retiro da União, foi beneficiada drenagem pluvial e a pavimentação asfáltica dos 3955 m² que será concluída nos próximos dias.Morador da localidade há 31 anos, Cleber Turati diz estar feliz com a obra. “Antigamente era poeira em dia de sol e lamaçal nos dias de chuva, hoje pavimentada está uma maravilha”, declarou Cleber, ressaltando que além da melhoria com a pavimentação o valor de sua casa aumentou.Funcionária do mercado local, Karine Oliveira Teixeira, 28, relata que antigamente a todo o momento tinha de estar limpando as prateleiras e mercadorias devido ao grande volume de poeira. “Antes tínhamos de fazer uma limpeza geral a todo o momento, pois não dava conta da poeira que entrava. Agora com o asfalto ficou bem melhor para manter o mercado limpo”, comentou.O Senhor José Manoel de Oliveira, 78, que mora na comunidade há 42 anos, diz parecer um sonho o asfalto enfrente ao seu estabelecimento. “Bah! Eu nunca imaginei que fosse ver minha rua aqui asfaltada. Tá bom demais agora!”, exclamou.Para o prefeito José Milton Scheffer, ale da valorização dos imóveis as melhorias na estrada proporcionarão qualidade de vida aos moradores. “Essa obra vai valorizar a casa de muita gente que suou para construir seu imóvel. Porém, o maior beneficio, é a qualidade de vida dos moradores”, enfatizou.