quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Edição 114



Leia...Se...Quiser
- Não tem coisa melhor eu começar a transformar esta minha coluna e página em vez pesadas críticas contra administrações, passar à elogiá-las. No começo deste ano, algumas vereadoras da Câmara do Passo de Torres, achavam que a minha linha editorial era só aquela de fazer o ‘‘circo pegar fogo’’, enganaran-se e feio. Minhas críticas eram para ajudar e tomar providências. Vejam o exemplo abaixo: critiquei, fiz a matéria com povo do Bairro Campinas e agora estou aqui para junto deles, elogiar e agradecer ao Prefeito Valmor de Souza por atender o pedido antigo dos vereadores que foi publicado no Nortesul a pedido do povo local.



- Outra coisa elogiável, é a ida do prefeito Valmor (PMDB) à primeira audiência pública do município, onde ele explanou que dentro de suas possibilidades vai fazer aquilo que é pro bem da população e dentro de suas condições.
- Elogiar também atitudes do Legislativo e da Presidente da Casa Ver. Janaína Scheffer. Também às vereadoras Marlene e Terezinha, ambas do PMDB que estão indo em busca de informações e documentos do terreno para que o município já contemplado tenha a sua tão esperada escola de ensino médio.

- Na sessão de terça (17/11) o vereador José Edson ‘‘Filho’’, recebeu elogios de todos os vereadores pelo realização da audiência pública no último dia 6/11, e tê-la conduzido com destreza e sem tumulto algum, embora com a presença grande efetivo da Polícia Militar. Uma audiência, que talvez não tenha contentado à todos, mas foi de suma inportância as palavras ditas pelo Secretário de Administração e pelo Prefeito Valmor. Que essa seja a primeira de muitas a seguir.



- Tomara que essa pacividade política não se destrua com a decisão do TSE que tão logo poderá entrar em pauta.

Ventos atingem 130 km por hora no litoral Norte do RS e Extremo Sul de SC



Queda de uma placa na BR 101, quase causa uma tragédia na entrada de Santa Catarina. Postos de gasolina, escolas, casas, restaurantes e outros comércios foram atingidos pelas rajadas de vento sofrendo danificações.


Fotos e reportagem: Valmoci de Souza

No meio da tarde desta quinta-feira os fortes ventos que varreram o Rio Grande do Sul, foram percebidos com muita destruição e mortes no estado. Em Cidreira no litoral norte, a escola Ildo Meneghetti, teve uma desabamento e atingiu pelo menos 30 crianças. Em Torres, na BR 101, postos de gasolina e muitos outdoors sofreram danos. Já do lado de Santa Catarina Postos de gasolinas, casas e restaurantes às margens da BR 101 tiveram grandes danificações.


Na entrada de Santa Catarina, logo após a Vila São João, a imensa placa de Boas Vindas ao estado, teve as fundações arrancadas caindo sobre as quatro pistas bloqueando totalmente o trânsito para quem chegava ou quem saia de Santa Catarina.Na hora do acontecimento o veículo Toyota Corolla de placas JAX 2009 de Morrinhos do Sul bateu sobre as ferragens do equipamento tendo a sua frente totalmente destruida.
Em entrevista ao Nortesul que chegou no mesmo instante no local, a Senhora Marizete Borges que se dirigia para Araranguá levou um imenso susto. Ela não sofreu ferimentos porque os dois airbags frontais foram acionados.


Como aconteceu a batida?
‘‘Eu trafegava pela BR no momento do vento e cheguei a ver a imensa placa despencando, freiei o carro mas não adiantou, bati de frente nesse monte de ferro, se eu não tivesse freiado a placa cairia no meio do carro, aí seria muito pior’’, disse Marizete muito nervosa enquanto aguardava o seguro do veículo.


Na vila Conceição em São João do Sul, uma casa de madeira recém construida se desfez em segundos.


Na Vila São cristóvão, em Santa Rosa do Sul uma quadra poliesportiva foi totalmente ao chão, inclusive todas as vigas de concreto que sustentavam a cobertura. A estrutura atingiu pelo menos 2 veículos que passavam na hora uma grande quantidade de fios de alta tensão ficaram espalhados sobre a pista da marginal.
Em Sombrio, um restaurante às margens da BR 101, teve a sua cobertura totalmente destruida pelos fortes ventos.



Vereadores de Passo de Torres querem
publicações legais e institucionais em Jornais locais



Conforme já foi publicado aqui no Jornal Nortesul, o contrato atual do executivo para as publicações legais e institucionais do município estão sendo publicadas em um jornal de Sombrio, que embora seja um dos diários que mais circula na região, a população do Passo não tem acesso devido ser destidado apenas para assinantes de ‘‘alguns’’ comércios locais. Atualmente, o jornal licitado possui em seu contrato conforme publicado em suas próprias páginas um valor equivalente à R$ 78.800,00 anual, o que equivale à R$ 6.567,00 mensais, o que para um município que possui pouco mais de 5 mil habitantes é um valor bem considerável.



Nesta última terça-feira, os vereadores de oposição Filho, Fom e Ênio, todos do PSDB, usaram à tribuna para comentar o caso. Todos disseram que para haver uma verdadeira transparência, as publicações devem chegar às mãos da população passotorrense interessada em projetos, ações e realizações feitas tanto pelo Executivo bem como de suas devidas secretarias. O vereador Ênio, lembrou que um dos jornais locais, ganha até mesmo atenção do estado e não do município.
O município, conta hoje, com dois jornais locais voltados para à região, mas com sede em Passo de Torres, por isso os vereadores pediram para valorizarem o que é do município, pois é neles que a população local está buscando as informações e notícias de Passo de Torres.



A Casa Legislativa, por iniciativa de vereadores e da Presidente Vereadora Janaína Scheffer (PMDB), juntamente com a sua Assessoria Jurídica, já estão se adequando e trabalhando com muita transparência, pois quando há publicações direcionadas à população local, estão procurando os dois jornais para o devidos serviços, excetos as publicações de Boletins que já fora feito o contrato no iniciar deste ano.



O que os dois diretores, Sr. Reginaldo Borges do Jornal Vale das Águas e Valmoci de Souza do Jornal Nortesul esperam é a compreensão do setor de licitações e de quem estiver no poder independentemente do impasse político que o município está passando.



Posse da diretoria do Conseg de Passo de Torres
No último dia 12 de Novembro, aconteceu no Salão do Clube 3ª Idade a posse da diretoria do Conselho de Segurança do município, que teve a sua formação definida em 17 de Setembro nas dependências da Câmara Municipal. A cerimonia de posse, contou com participação do Delegado Regional de Polícia, Dr. Luiz Vanderlei Sala, da Coordenadora Regional dos Consegs, Policial Civil Maria Aparecida Casagrande, representantes da Policia civil local José Paulo Prates, comandante da Polícia Militar Sargento De Matos, Presidente do Legislativo Vereadora Janaína Scheffer.
Na cerimônia de posse, a mesa foi formada pelos seguintes integrantes:
Delegado Dr. Luiz Vanderlei Sala, Coordenadora dos Consegs Policial Civil Maria Aparecida Casagrande, Tenente Cel. Duarte, Major Espíndula, Representantes da Polícia Civil local José Paulo Prates, Comandante da PM local Sgtº. De Matos, Presidente do Legislativo Vereadora Janaína Scheffer, Prefeito em exercício Valmor Pereira de Souza, , coordenadora Estadual de Polícia Comunitária na Polícia Civil Delegada Venessa de Oliveira Corbari e o Ten. Cel. Duarte Coordenador Estadual de Polícia Comunitária na Polícia Militar, vereadores, empresários e moradores.
Após o juramento da diretoria, a palavra dos componentes da mesa em relação a função do Conselho de Segurança. Em seguida foi entregue a Carta Constitutiva ao presidente Jonas de Souza e a colocação do bóton nos integrantes da diretoria do Conselho para identificação em reuniões e encontros. No témino da cerimônia foi servido à todos que estavam presentes um coquetel de confraternização.


Prefeitura de Passo de Torres atende pedido de moradores

Atendendo à uma atiga reividicação do Vereador Nivaldo Kijilin (PMDB) e atual pedido do Vereador Fom (PSDB) mais uma matéria divulgada pelo Jornal Nortesul, o prefeito Valmor de Souza atendeu ao desejado pedido da população que margeia a Estrada Geral no Bairro Campinas foi feita nesta última segunda-feira pela Secretaria de Obras, a colocação de redutores de velocidades no local onde os moradores almejavam. O local, se torna uma via de trânsito rápido para os veículos que se deslocam da sede do município em direção à localidade de Barra Velha e às praias, por isso a necessidade destes tachões para que algum morador, crianças e até mesmo cães que circulam diariamente fossem atingidos por veículos que circulam de forma ‘‘irresponsáveis’’ em via urbana.
A população local agradece à prefeitura através deste jornal que se dedicou em ajudá-los a fazer a reinvidicação.


Tombamento de carretas na 101, quem se responsabiliza?



Dificilmente a reportagem do Nortesul não encontra carretas e caminhões tombados às margens da BR 101 entre Araranguá e Três Cachoeiras no RS. Muitas dos acidentes, nem publicamos devido à demanda dos acontecimentos. Os maiores vilões destes prejuizo, são buracos, desníveis e falta de acostamentos. A duplicação, segue em ritmo acelerado na região de Torres, porém a manutenção da pista de rolamento cai no esquecimento das empresas responsáveis pelos lotes duplicados.
Em três Cachoeiras, foram dezenas de acidentes e ceifadas muitas vidas até agora. No trecho que compreende a entrada de Torres até a localidade das Furnas em Dom Pedro de Alcântara é um dos trechos onde há mais tombamento de caminhões, tudo por conta das condições da pista.
Nesta segunda-feira, no Belvedere, próximo a Campo Bonito, a carreta de placas IHE 7882 de Santa Rosa do Sul, tombou quando um caminhão em sentido contrário desviou de um buraco e o motorista André dos Santos para não bater de frente, retirou a carreta para fora da pista quando acabou tombando carregado com 24 toneladas de cal carregado em Minas Gerais e com destino à grande Porto Alegre. O motorista não se feriu, mas o prejuizo, segundo o proprietário da carreta de Santa Rosa Sr. Landerson Luiz dos Santos Rosa poderá chegar à 50 mil reais e sessenta dias sem poder colocar a carreta na estrada novamente. Segundo informações do motorista que nada sofreu, a Polícia Rodoviária Federal o examinou com o uso de bafômetro, mas não foi constatado nenhum índice de alcool.
O proprietário da carreta, disse que vai procurar um Advogado e ingressar na justiça para apurar de quem seria a responsabilidade de má conservação da estrada. ‘‘Mesmo que estejam trabalhando na duplicação, a pista principal deve estar em condições de tráfego’’, disse Landerson, enquanto observava o seu patrimônio de pneus pro ar.
Escolinha do Mimi completa 16 anos


Aconteceu no ùltimo Sábado no salão paroquial do bairro Igra o jantar comemorativo de 16 anos da Escolinha do Mimi onde muitas dezenas de crianças e jovens participam e aprendem o esporte mais popular do Brasil e do mundo: o futebol.
Mais de 500 pessoas estiveram prestigiando a noite que foi de muita festa e alegria aos pequenos atletas e seus parentes. Foram entregues troféus à todas as categorias: goileadores de Futebol 7 e de Campo. Também foram premiados 10 atletas exemplares, sendo que três ficaram com a mesma pontuação tirando assim o primeiro lugar.
A cerimônia, conforme o Nortesul divulgou no ano anterior, não deixou de ser de grande emoção em ver o sorriso e a satisfação de cada criança e jovem recebendo com honras desde o mais pequeno troféu até o maior.
Dentre muitas pessoas da comunidade que participaram do jantar, estava marcando presença o Secretário de Ação social de Torres carlos Roberto Monteiro ‘‘Tubarão’’, segundo ele, ‘‘nada é mais gratificante de estarmos aqui contribuindo com a nossa presença e vendo a alegria desta ‘‘gurizada’’ estar longe da delinquencia e optando pelo mundo esportivo’’, concluiu Tubarão acompanhado de sua esposa.
Após o jantar, foi servido um imenso bolo à todos que lá compareceram. Lembrando que os próprios atletas também serviram o jantar e recolheram as mesas onde após o evento teve prosseguimento com um baile.

Sessão marca um ano da tragédia em SC

Solenidade lembrará as vítimas das chuvas e a solidariedade de instituições
O Congresso Nacional realizará, no próximo dia 23, uma sessão solene para lembrar as vítimas das enchentes e deslizamentos provocados pelas chuvas em novembro de 2008. A data marca oficialmente o começo da tragédia em Santa Catarina. A sessão solene, convocada pelo deputado federal Paulo Bornhausen (DEM-SC), está agendada para as 10 horas, no plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília.
Durante o evento, a solidariedade de entidades e instituições às vítimas da tragédia também será lembrada. "Será um gesto de reconhecimento nacional do trabalho e do apoio de todos que ajudaram durante e depois daquele momento tão difícil para os catarinenses", explica Bornhausen, que é presidente da Comissão Externa de Acompanhamento da Calamidade em Santa Catarina.
A solenidade contará com a presença do governador Luiz Henrique da Silveira e do diretor estadual da Defesa Civil, major Márcio Luiz Alves.
Na mesma data, às 17h, a Defesa Civil Estadual entregará, em Florianópolis, a medalha de Mérito Governador Colombo Machado Salles às entidades que auxiliaram nos trabalhos de atendimento à população. O evento terá ainda lançamento do livro Relatos de Um Desastre, com narrações de jornalistas que cobriram as enchentes.