sexta-feira, 12 de setembro de 2008







LEIA SE QUISER...





(Escrita por Valmoci de Sousa)

A COBRA VAI “FUMÁ” EM QUESTÃO DO MEIO AMBIENTE EM PASSO DE TORRES-
Ambientalista preocupados com a questão ambiental do Passo de Torres, têm feitas reiteradas denúncias ao Ministério Público Federal (Procuradoria da República) em Criciúma. Na última quarta-feira, o Sr. Ari Quadros, Presidente Consultivo da Fundação Rio Ibirapuitã, esteve na redação do Nortesul e relatou o que continua a perceber no município: remoção de dunas de areia, degradação da orla do Rio Mampituba e nos mostrou fotos calamitosas do lixão que deveria existir um aterro sanitário. Foto abaixo.


- Lembrando, que a poucos metros, há moradores em casas construidas de programas governamentais.- Há um ano e dois meses, a recém contratada Bióloga, reuniu na Câmara, moradores, empresários, vereadores e até o próprio prefeito para falar do assunto da instalação de método de reciclagem no município. Foi prometido o funcionamento em 90 dias, “nunca” mais se ouviu falar em reciclagem. - O Nortesul, contatou com a chamada Linha Verde, e nos pediram para procurar a Secretaria do Meio Ambiente do Município, ora, se quem está destruindo tudo no Passo, é a própria máquina pública. Mas resolvemos tomar outros rumos e contatar direto com o Ministério do Meio Ambiente em Brasília, parece que agora a coisa vai funcionar.- O nosso leitor, não tem noção de onde estão sendo estraídas tantas caçambas de areia para trocar por votos no Passo de Torres, (nós sabemos), não bastasse isso, outros materiais estão em lista para tal troca: materiais de construções, carteiras de motoristas, contas de IPTU, água, luz e promessas de serviços.



Artistas locais organizaram mostra de arte mística
A exposição Imagens – A crença de cada um está aberta à visitação pública no Centro Municipal de Cultura até segunda-feira (15/9). Essa mostra de arte mística é composta por telas, quadros, mandalas, capelas, relicários, terços, estatuetas e outras imagens. As obras estão à venda para os interessados em ter em suas casas imagens místicas representando sua fé. O Centro de Cultura fica na rua José A. Picoral, 171. A entrada é livre.
A mostra conta com trabalhos dos artistas plásticos e artesãos Maria Cristina Domingues Gianastasio, Maria Helena Tomé Gonçalves, Sandra Regina Horowitz Petersen, Eloir Manoel Gonçalves Deville, Suzana Segalla, Ângela Maria de Souza da Silva, Geisa Zavarize e Antonia Matos, todos do Ateliê do Artista de Torres. Também participa a artesã Jelise Pires, do Atelier Mandalah, de Osório. A exposição segue depois para o Dunas Flat, sob coordenação do Doce Art Café, onde permanecerá até final de setembro.
Torres volta a ser destaque na geração de empregos 18º município do RS em julho - 2º do Litoral
Torres volta a ser destaque na geração de empregos no Rio Grande do Sul. No mês de julho, conforme dados do Ministério Trabalho/Caged, Torres foi o 18º município do Estado a gerar empregos. Foram 235 novas vagas, e superando regiões importantes e tradicionais como Novo Hamburgo (23º lugar), Pelotas (24º), Canela (26º), Canoas (32º), Uruguaiana (35º), Santa Maria (49º) e Rio Grande (55º). O CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados - do Ministério do Trabalho analisa em seu relatório mensal a relação entre a criação de novas frentes de trabalho e as demissões. Isso em empregos formais, com carteira do trabalho assinada.No Litoral Norte, Torres foi em julho o 2º município a gerar novos empregos, atrás apenas de Santo Antônio da Patrulha (13º lugar). Osório ficou em 50º lugar, Capão da Canoa em 51º e Tramandaí em 52º. Os demais municípios do Litoral Norte não tem expressividade no contexto estadual na geração de empregos.Em fevereiro de 2008, Torres já havia conquistado a marca de 8º maior município gerador de empregos do Rio Grande do Sul, também segundo dados do Ministério do Trabalho. Nos meses de verão, o segmento de prestação de serviços (hotelaria, gastronomia, comércio) é o maior responsável pela geração dos empregos. Mas, terminado o verão, extingüem-se as vagas. Na baixa temporada os empregos estão se mantendo graças ao excelente desempenho da construção civil e indústria da transformação (setor moveleiro e confecções). No caso dos moveleiros - que se beneficiam da construção civil, pois fornecem móveis para os mais de 1.200 apartamentos atualmente em construção em Torres - a maioria das fábricas funciona a 100 por cento da capacidade e já não aceita pedidos pelos próximos 4 a 6 meses. No caso da confecção, o segmento ganha impulso graças ao Atelier Torres e a formação de mais de 200 costureiras (nos últimos 2 anos) que começam a montar suas facções, a empregar outros profissionais e a fechar contratos com lojas e magazines para o fornecimento de roupas (camisas, camisetas, biquinis, cangas e outras peças).
CASO DE POLÍCIA
Vândalos atacam cemitério do Campo Bonito
O Cemitério Municipal do Campo Bonito vem sofrendo ações de vândalos durante a madrugada. Dois ataques já foram verificados e os casos registrados na Delegacia de Polícia. O cemitério possui vigilância da Prefeitura Municipal que tem evitado danos maiores. Numa das ações, os vigilantes chegarem a se deparar com um grupo de sete pessoas invadindo o local, jogando pedras, quebrando vidraças dos mausoléus ou danificando os túmulos. Um dos casos ocorreu dia 9 de agosto último à noite com a quebra de vidros em janelas e portas de várias capelas. Outro foi dia 28 de agosto, também com a quebra de vidros e danos em alguns túmulos. Na fuga os vândalos deixaram cair uma agenda com vários nomes e telefones e um carnê de loja em nome de Adilson Antônio Martins. A Polícia Civil de Torres investiga os casos. Os proprietários dos mausoléos, túmulos ou capelas foram comunicados pela Admnistração Municipal sobre as ocorrências e para reparo dos danos. A Vigilância no cemitério foi reforçada.

CURSO DE PRODUTOS DE HIGIENE EM PORTO COLÔNIA
Por solicitação do Clube de Mães Amor Perfeito, de Porto Colônia, no Planejamento Anual de Ações que aconteceu em março deste ano, foi realizada mais uma atividade com a sócias do Clube. Desta vez trabalhou-se a fabricação caseira de produtos de higiene e limpeza, com aproveitamento de sobras e utilizando de materiais disponíveis na propriedade, como o limão e a farinha de milho.
O curso aconteceu no último dia 09 e foi organizado pelo Escritório da Ascar-Emater/RS de Dom Pedro de Alcântara, com colaboração da Extensionista Rural Valma Neide Matos Silva, de Torres. As 17 participantes elaboraram três tipos de sabão em barra, detergente líquido, desinfetante (tipo ajax), amaciante de roupas e limpa-vidros. Ao final, receberam uma apostila com as receitas e o Certificado de Participação.
As próximas atividades programadas com este grupo de mulheres são um passeio turístico no dia 20, em Torres, com participação na Missa Crioula e almoço no CTG, na festa da Revolução Farroupilha, encerrando com visita e doações ao Lar dos Velhinhos. E, no dia 27, o grupo receberá o Psicólogo da Prefeitura Municipal, Ademir Model, para palestra sobre auto-estima e saúde mental.
4ª Festa Regional do Marreco-de-Pequim será na Vila São João
A Festa Regional do Marreco-de-Pequim deste ano já está com a data marcada. Ampliada para dois dias de festa, a quarta edição da Ferema será realizada no último final de semana de novembro, 29 e 30. Outra novidade é a transferência de local. Buscando um espaço maior e melhor infra-estrutura os organizadores do evento optaram por trazer a 4ª Ferema para o CTG Porteira Gaúcha, Vila São João. No sábado (29) a tarde será servido um café colonial. E no domingo (30) se realiza o já tradicional almoço à base de carne de marreco-de-pequim. Com a festa se realizando em um espaço mais amplo os organizadores se preparam para servir cerca de 2.500 mil refeições. .A comissão organizadora da festa este ano é composta pelo Grupo de Mulheres Agricultoras Coração de Maria de Rio Verde, Prefeitura de Torres, Cooperverde e Emater. A Festa Regional do Marreco tem por objetivo divulgar o consumo da carne e do ovo do marreco, além da farinha do arroz. Mas, além de consumir esta carne exótica que aos poucos começa a se popularizar no país, os visitantes da 4ª Ferema poderão ainda prestigiar jogos e participar da tarde dançante e do baile logo mais a noite. Marreco de Pequim - O marreco-de-pequim se tornou um eficiente auxiliar dos produtores de arroz de Torres. Introduzida na lavoura após a colheita, a ave come sementes de plantas invasoras e caramujos, ao mesmo tempo em que revolve e aduba a terra, deixando-a quase pronta para o plantio seguinte. Ao fim do ciclo, é necessário abater a ave, surgindo então à idéia de realização da festa. Neste ano, a exemplo de 2007, cerca de 35 mil marrecos foram colocados nos 3 mil hectares de arroz cultivados pelos 110 produtores de Torres. A técnica também proporciona um equilíbrio ecológico, pois dispensando o uso de defensivos agrícolas e melhora a fertilidade do solo. É uma prática simples, acessível e ideal para pequenos agricultores porque requer baixo investimento, limitando-se à compra de marrecos e ao uso mínimo de mão-de-obra na condução e manejo dos animais na área de lavoura.
PAI COMEÇA A FAZER PARTO DA ESPOSA ALGUMAS HORAS APÓS DIAGNOSTICADO PELO MÉDICO
Passando os nove meses de gravidez, a dona de Casa Rosa Maria Castilhos de 19 anos procurou por vários dias o hospital de Torres, onde conforme ela, foi “mau” atendida por três vezes e mandada embora. Como é moradora do Passo de Torres, procurou alternativa no Posto de Saúde do município por várias vezes com sangramento, mas só ouvia dizer que como é o primeiro filho, é normal dar contrações e sangrar, pois não estava na época de nascer. O pai, Pedro Motta, 25 anos, desesperado, de tantas idas e vindas através de favores de vizinhos, diz que a péssima situação da estrada que liga Passo de Torres à Rosa do Mar, contribuiu muito para que as dores e sangramentos aumentassem.Na última quarta-feira dia 10, na parte da tarde, o casal esteve no posto de saúde, quando foi falado com o médico e o mesmo disse que a criança só nasceria no dia vinte, ou seja dez dias para a frente. As 23:00 horas do mesmo dia 10, na humilde casa de madeira em Rosa do Mar, o pai desesperado viu que a criança poderia nascer e começou a ajudar, percebeu a tamanha dificuldade e chamou a sua mãe Donata Motta para auxiliar, quando a criança nasceu, por volta das 4:00 da madrugada, a mesma estava com sintomas de cor escura e não dava sinais de vida. Dona Donata, experiente em alguns partos que já realizou, teve que fazer procedimentos com a boca em sugar liquidos pela boca da criança, onde houve a reanimação da mesma. O pai, Pedro Motta, mostrou ao “Nortesul”, que foi chamado às 7 horas da manhã para registrar uma suposta negligência, mostrava ainda muito emocionado e desesperado a tesoura suja de sangue que foi usada para cortar o umbigo da criança.
Logo após a chegada da nossa reportagem, uma agente de saúde da localidade, contatou com o Posto para que fosse enviado uma ambulância para encaminhar mãe e filha para serem atendidas clinicamente.Érica Maria como será registrada, “terá todo nosso carinho, pois é nosso primeiro filho”. Conclui o pai Pedro Motta emocionado.