quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Edição 119

Leia se Quiser

- Neste final de mais um ano só podemos falar das coisas boas que cada um de nós conquistou durante o ano de 2009. Por exemplo nós do Nortesul fechamos com chave de ouro, com nossa sede própria que será inaugurada na primeira edição de 2010 no próximo dia 8 de Janeiro. Tenho certeza que cada um de nós fez alguma conquista positiva, o que aconteceu de negativo vamos deixar prá trás, o que interessa é daqui prá frente.
- Mas tem coisas que não conseguimos esquecer, por exemplo vivenciamos de tudo neste ano de 2009, tragédias, teatros no cenário político, cassações, dinheiro entrando pelas cuecas e saindo pelas meias, enfim um monte de banalidades públicas que aconteceram. Mas por trás disso, também coisas boas aconteceram, bom projetos, mudanças em leis e algo mais que possa ajudar o nosso povo.
- Mas ainda com tudo isso, do perigo que corremos no dia-a-dia no trânsito , na violência e nas catástrofes, temos que agradecer a Deus por chegar a nais um final de ano.
- Quero agradecer os nossos assinantes, anunciantes e colaboradores que fazem o Nortesul chegar em pelo menos 11 municípios de Santa Catarina e também em municípios próximos à Torres no RS. Isso é fruto de nosso trabalho com ética, com determinação e credibilidade, isso é o que faz a gente crescer e deixar em mim esse orgulho de quem começou do ‘‘zero’’ com apenas uma folha de jornal. Agradeço e desejo um Feliz Natal e um Ano novo cheio de Paz, de realizações à entidade da Adjori/SC que faz com que nosso jornal cresça com verdadeira credibilidade.

- Para encerrar quero lembrar aqui um pequeno alerta que fiz quando escrevi que vereadores deveriam de cuidar dos seus afazeres no Legislativo ao invés de ficarem fazendo parte de Associações e Conselhos municipais. Dito e feito, eu estava mais do que correto, eu sabia que não podia...mas talvez a petulância de algum não poupou esforços em subir à tribuna e criticar o jornal. Esta semana foi reconhecido o erro que vereador não pode ter função em diretoria de Associações e Conselhos. Será que dei nos dedos?
Mais uma vez, obrigado à todos um FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO
Voltaremos no dia 8 de Janeiro de 2010.

Partidos políticos de Passo de Torres realizam encontro de confraternização

O Partido Progressista (PP), juntamente com os partidos Democratas (DEM), Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB) e Popular Socialista (PPS) realizou no domingo (20), em Passo de Torres, sua festa de confraternização de fim de ano. A festa que teve como objetivo fortalecer ainda mais a união dos partidos, comemorou também os esforços e as lutas da coligação no município conforme explica a presidenta do PP de Passo, Fátima Maria Idalêncio.
- Nós nesse ano lutamos e estamos lutando para agilizarmos o processo eleitoral no município que hoje se encontra de forma precária – declarou a presidenta, enfatizando a situação política da cidade.
Pré-candidato a prefeitura de Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues (PP) e o vice, Antonio Batista (PSDB), agradeceram a todos os participantes pelo empenho durante o ano.
- Quero agradecer a todos e dizer que a luta não será em vão, que vamos soltar o grito de vitória que ficou engasgado. Sei que no ano que se aproxima iremos assumir Passo de Torres e melhorar nossa cidade que vem sofrendo - declarou Valmir.
Durante a solenidade lideranças dos partidos demonstraram o apoio ao pré candidato a Deputado Estadual, José Milton Scheffer.
Presente no evento o Deputado Estadual Valmir Comin (PP), destacou a eficiência e o preparo político de José Milton.
- O Zé Milton é uma referência em administração pública, visto os seus trabalhos como Prefeito de Sombrio, assim como suas atuações nas presidências da Fecam e Amesc – declarou Comim.
Também presente no evento o vereador de Passo de Torres, Enio Silveira (PSDB), ressaltou a administração de José Milton no município de Sombrio.
- Zé Milton pessoas de bem como você fazem a diferença na política. É só olharmos para o que foi feito em Sombrio nos seus dois mandatos, para sabermos como vai ser o seu trabalho como deputado – declarou o vereador.
A presidenta do PP do município, Fátima ao final da solenidade destacou o apoio ao pré-candidato citando a aceitação da comunidade e a credibilidade que José Milton tem no município de Passo de Torres, através do seu exemplo de trabalho durante os dois mandatos como prefeito de Sombrio.
Para o pré-candidato o apoio dado pelas lideranças, simpatizantes e militantes dos partidos são o incentivo para seguir na nova jornada política.
- Quero agradecer a todos e dizer que esse apoio é fundamental para seguir em frente e lutar por nossa região.
Após o encerramento da solenidade foi servido a todos um churrasco, dando aos festejos momentos de descontração através de conversas e música.

Mesa da Câmara de Passo de Torres foi decidida na última terça

Nesta última terça-feira logo após a ssessão ordinária, houve a votação para a formação da mesa diretora da Câmara Municipal de Passo de Torres. Novamente o PMDB, como situação e maioria tomou conta do cenário político no Legislativo. A substituição, foi apenas a troca de cadeiras das vereadoras que já formavam a mesa. À oposição, restou apenas o consolo de um segundo secretariado ao Vereador Ênio Silveira Luiz do PSDB, que aparentemente não terá atividade nenhuma na mesa do Executivo. Todos os vereadores parabenizaram a Presidente eleita Marlene Dutra Vidor (PMDB), a vice Terezinha Rodrigues de Matos (PMDB) e a Primeira Secretária Janaína Scheffer (PMDB). Lembrando que ambas já fazem parte da mesa diretora atual, o que mudou foi apenas os lugares de cada uma das vereadoras.

Oposição sem agrado
Recentemente o vereador do PSDB Emerson Kijilin ingressou com um mandado de segurança junto ao Ministério Público após descobrir que os partidos que tem maiores proporcionalidades no Legislativo devem fazer parte da mesa até mesmo como vice. Segundo assunto conversado pelo Jornal Nortesul com o Promotor de Justiça que atua na área eleitoral, pelo entender, uma mesa diretora não poderá ser formada por apenas um partido, por isso o direito da proporcionalidade legislativa.
Após acontecida a eleição nesta terça, vereadores de oposição já ingressariam judicialmente para que se faça cumprir a lei de formação da Mesa legislativa.