sexta-feira, 23 de abril de 2010

Edição 135

Leia se Quiser...

Lembrando a noite do dia 21 de abril de 1985
- Lembro com muita perfeição, era eu seminarista na cidade de Canela quando em abril de 1985 ouvi a notícia de desfecho de uma agonia que assolava o país na voz de Antônio Brito dizendo: ‘’Lamento informar que o Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Tancredo de Almeida Neves, faleceu esta noite no Instituto do Coração, às 10 horas e 23 minutos’’ O país ficou chocado, até porque o presidente eleito adoeceu gravemente no dia 14 de março, véspera de sua posse. Tancredo, havia sido eleito presidente do Brasil pelo voto direto do colegiado eleitoral, mas morreu sem ter sido oficialmente empossado. Seria o sucessor do general João Baptista de Figueiredo, o último representante da dinastia de militares que se sucederam no poder desde 1964.
- Com a posse marcada para 15 de março, Tancredo ainda estava compondo seu ministério quando foi vítima de uma infecção generalizada, que o levaria à morte em 31dias depois. Seu vice era José Sarney, oriundo do PDS, antigo partido de sustentação da ditadura. As multidões que saíram às ruas para a despedida final, em São Paulo, Brasília e Belo Horizonte, foram o atestado do trauma que a morte representou para a chamada Nova República. No total, foram 38 dias de agonia e sete cirurgias que não deixaram o primeiro presidente civil eleito desde o golpe militar a tomar posse. Com sua morte, assume o vice da chapa José Sarney na época do PFL. Ouviu-se muita suspeita e evidências em torno da morte de Tancredo Neves. Tido como político conciliador e hábil articulador político, ele ocupava o cargo de governador de Minas pela segunda vez quando lançou-se candidato a presidente.
- Tancredo pertenceu ao PP, PSD, MDB, criou o Partido Popular (PP) em 1983 ingressou no PMDB partido pela qual foi eleito presidente da república.
- Então, os políticos que trabalhavam sérios pelo país já se foram, prá quem conheceu o caráter de Ulisses Guimarães e Tancredo Neves pode confirmar isto, não que hoje não existam alguns ‘‘raríssimos’’ políticos sérios e de caráter, mas se existirem, continuo a considerá-los um ‘’trigo no meio do joio’’.
Prefeita Marlene agindo politicamente
- A prefeita Marlene já chamou o PDT e o PT para conversar e dar oportunidades à estes partidos a fazerem parte de seu governo. Mudanças em algumas secretarias não vão fazer a vontade de algumas pessoas que gostariam de ver um pulso mais firme da prefeita. O secretário de administração que seria o ‘‘grande alvo’’ da população em ser afastado da administração, parece que vai comandar a pasta da Secretaria da Saúde, a professora Daniela atual chefe de gabinete que teve repercussão por estar ‘‘supostamente’’ recebendo pelo Fundeb, tomará a pasta do Turismo. Na Educação, após escândalos em CPI quanto aos recursos, envolvendo a Presidente do Fundeb, um convite aceito pelo PDT parece ser realizado o sonho do Presidente ‘‘Guizadinho’’ em conseguir a vaga para a sua esposa como secretária.
- Pelas informações que tive, o PT até apoiará o desenvovimento do município , mas não quer ocupar cargo nenhum. Isso tudo poderá ser uma preparação para a próxima eleição em Passo de Torres que em apenas 1 ano após as eleições já está com o terceiro prefeito. Enquanto isso, a ‘‘incompetência’’ da Procuradoria Geral em Brasília não se decide em colocar a documentação do processo para o lado de cima do ‘‘monte’’ burocrático. Por isso esse atraso no município.

A favor da Bíblia, contra o regimento interno
- Lembro bem quando
a vereadora Terezinha criou o projeto de fazer a leitura bíblica antes das sessões ordinárias na Câmara. O Projeto foi aprovado por unanimidade mas contrariado pelo vereador Pedro Paulo que disse que a Casa Legislativa era local para se fazer política e que deveria ser respeitada a religião de cada um que frequenta as sessões, pois nem todos são adeptos ao catolicismo.
- Parece que o regimento interno da Câmara do Passo de Torres nunca vai entrar em vigor mesmo. A presidente Terezinha em outra sessão bem que tentou fazer com que a vereadora Janaína lesse a Bíblia, o que foi negado pela mesma. Parece que nenhum vereador, exceto a Presidente autora do projeto se atreve a misturar política com religião na câmara de vereadores. Além do mais, o presidente da mesa quando fizer o uso da palavra, bem como ler a Bíblia deveria usar a tribuna mas parece que isso não é passado pelo ‘’experiente’’ assessor Zezo, já que o mesmo está sempre no ouvido da presidente dando explicações do que se deve fazer.
- Olha, sinceramente, está uma ‘’vergonha’’ as sessões presididas pela presidente Terezinha. A série de erros que andam acontecendo é indesculpável, pois a mesma além de ‘’sair da casinha’’ vive se desculpando e dizendo que está aprendendo. Mal sabe ela, que o Regimento Interno para ela que é vereadora é tão importante como a Bíblia é para o padre.
- O mais incrível disso, é que os vereadores mais experientes tentam dizer à ela o que está fora do regimento e ela não aceita. Vejam que na última terça a Vereadora Janaína, abriu mão de usar a tribuna, quando estava prestes a terminar a sessão a Presidente concedeu a palavra a vereadora que voltou atrás, isso sem consultar e colocar em votação aos demais vereadores. O vereador Filho levantou-se e deixou a sessão, a presidente lhe chamou atenção dizendo que o mesmo estava tumultuando a sessão. Mas quem deve fazer cumprir o regimento nesta hora é a presidente.
- A Vereadora Janaína, usou a tribuna por poucos segundo para rebater o Vereador Fom que disse que alguns Secretários estavam sendo jogados em suas pastas. Segundo a vereadora estavam sendo apenas ‘‘remanejados’’.
- Daria uma boa opinião à Presidente Terezinha: ao invés de ler a Bíblia em local adequado à política, ela deveria a cada sessão ler um trecho do regimento interno, só assim se aprende mais o dever de representar o povo com ética e educação à quem frequenta as sessões todas as terças-feiras.

Câmara Passo de Torres
Vereadores de oposição encaminham o requerimento 32/2010 para saber sobre o site da prefeitura que se encontra em manutenção há pelo menos 6 (seis) anos.
- Aprovado por unanimidade o projeto 08/2010 que visa a suplementação do p´´rojeto Caminho da Escola no valor de R$ 300.000,00 para aquisição de ônibus escolares.
- Ver. Enio (PSDB) pediu que a Presidente Terezinha verifique as solicitações enviadas ao executivo, e olhe com carinho muito especial os estudantes universitários que a Vereadora Janaína havia feito um projeto de buscar ajuda e criou uma associação e que desde a gestão anterior foi prometido e nada cumprido. Também comentou sobre a obra da cabeceira na ponte que era um projeto na epoca da construção da mesma e como não foi cumprido o acordo, parece que a administração levou um a multa de 25 mil reais. Parabenizou a prefeita Marlene por ter dado início a obra antes que viesse mais uma multa de 25 mil.
- Ver. Nivaldo (PMDB) cumpimentou o Sr. Ubirajara que foi o mentor da Apáe de Passo de Torres. Também disse que a contadora Gabriela foi a primeira pessoa nascida em Passo de Torres a pegar a pasta da Secretaria de Finanças do município e tem a certeza de um bom trabalho. Elogiou a prefeita pela coragem da escolha por não olhar partido e sim a competência de Gabriela. Falou da reunião das comissões nas quintas feira e da análise de documentos e projetos de leis.
- Ver. Fom (PSDB) pediu que a prefeita dê uma olhada nos descontos que estão acontecendo na folhas de pagamentos dos funcionários públicos. Disse que a única Casal Legislativa no brasil em que os vereadores não recebem a pauta da reuniões antecipadamente. Pediu que seja feito isso com amparo em lei ára não haver erros. Pediu apoio da bancada de oposição e a presidente que contrate um assessor parlamentar. Pediu que parem de gastar dinheiro do legislativo e terminem o prédio da Câmara que está parado há 2 anos. Falou da cobrança indevida de ingressos dos idosos no Clube da Terceira Idade.
- Ver Filho (PSDB) iniciou fazendo uma cobrança do Presidente do Condema presente na sessão (Sr. Reginaldo Borges), já que os vereadores foram muito cobrados para constituir o Conselho e explanou a condição crítica com as questões ambientais e exigiu que o mesmo, leve à Câmara boletins das ações a partir do momento em que houve a constituição do Condema a partir de uma votação urgente devido oconhecimento da necessidade controlar as áreas ambientais do município. e que até então o vereador não viu resultado algum. Disse que sempre há cobranças da população em relação aos esgotos jogados em bocas de lobos, poluindo o rio e as lagoas. Falou das qustões do TAC assinado que os vereadores não tem conhecimento algum. Falou que haja a abertura dos terrenos cercados na Beira Rio que até mesmo estão sendo comercializados, disse ser de responsabilidade do poder legislativo, mas também do Condema juntamente com entidades e a prefeitura.


PT de Passo de Torres não aceita cargos ,mas é parceiro no desenvolvimento
do município


A executiva do Partido dos Trabalhadores de Passo de Torres, PT, foi chamada na ultima segunda-feira pelo PMDB para uma conversa em caráter de apoio político à atual administração. A reunião, realizada na residência do Senhor João Polícia, contou com a Prefeita Marlene Dutra Vidor, do Presidente do PMDB José Fernandes e demais membros da executiva. Do lado do Partido dos Trabalhadores, estavam além do Presidente Salvio Bitencourt ‘‘Pingo”, Elder Gomes Rodrigues, Eduardo Maurer, Mário Barbosa e Maria Amélia.
Na reunião, o partido da atual administração, propôs aos petistas o Departamento de Esportes e uma vaga da suplência do PT na Casa Legislativa fazendo remanejo de vereadores para se chegar até o suplente Salvio Bitencourt para tomar assento.
A decisão da executiva do PT foi decisiva em não fazer parte do atual governo municipal, a não ser o de desenvolvimento de Passo de Torres, ajudando e sendo parceiros em busca de ‘‘eventuais projetos’’ junto à Deputados e Senadores.
‘‘Não é através de cargos que o Partido dos Trabalhadores pretende contribuir com o município’’, disse o líder petista Elder Rodrigues na tarde desta quinta-feira na sede do Jornal Nortesul em Passo de Torres.
O Partido petista de Passo de Torres disse ser de conhecimento da Senadora Ideli Salvatti o projeto de expansão dos Molhes na Barra do Rio Mampituba em reunião articulada com o Senador Sérgio Zambiasi, prefeito de Torres João Alberto e Deputado Décio Góes.

Deputado Alceu Moreira e Gabriel Souza marcam presenças em confraternização no Rancho Gaúcho

No último sábado, no ‘’Rancho Gaúcho’’ na residência do Prefeito de Dom Pedro de Alcântara, Telmo Dimer (PMDB), houve uma confraternização com a presença do Deputado Alceu Moreira, ‘’pré’’ candidato à Deputado Federal e de Gabriel Souza, ‘’pré’’ candidato à Deputado Estadual representando a região do litoral norte gaúcho. No encontro, além de muitos simpatizantes dos partidos da coligação, os vereadores Batista e Zezinho e também presentes o Presidente do PSB Naldo e dos presidente do PT Elton Bernst, partidos estes que contribuiram na coligação para que o PMDB Dompedrense tomasse a frente do executivo. O líder do PDT Adilson Maia também marcou presença, além do prefeito Edson de Três Cachoeiras.
O vereador Luciano (PSB), lembrou da amizade que o município tem com o Deputado Alceu Moreira pelo seu esforço de sempre estar dando atenção e conseguindo ajuda independente dos partidos coligado com os prefeitos do PMDB. O Presidente do PT Elton Bernst, falou da união entre os três partidos, desejou muita sorte aos ‘’prés’’ candidatos Alceu e Gabriel, lembrou também que no estado há uma luta acirrada entre o PMDB e PT, mas em Dom Pedro é diferente. O representante do PDT Adilson Maia, agradeceu pelo convite do Prefeito Telmo e desejou à coligação e aos ilustres convidados um bom trabalho. O Prefeito de Três cachoeiras, Edson, falou dos poucos recursos que os pequenos municípios tem disponível, mas disse valer muito a pena a humildade do Deputado Alceu Moreira que sempre esteve presente na região. O anfitrião do encontro Telmo Dimer, falou da participação do Deputado Alceu e do seu assessor Gabriel Souza nos municípios do litoral norte. Telmo lamentou que os prefeitos dos pequenos municípios enfrentam muitos problemas com as questões ambientais, da burocracia de liberação de materiais para melhorias de estradas e quando conseguem uma caçamba de saibros ou na abertura de um poço artesiano, são tachados como marginais. Agradeceu muito a presença do Deputado Alceu e disse com certeza que o município de Dom Pedro não deixará de retribuir o que tem sido feito pelo parlamentar.
O pré candidato Gabriel Souza falou das prioridades ao litoral gaúcho. Em primeiro lugar, trabalhar por um maior crescimento do turismo. Também se mostrou muito a favor da campanha do combate ao crack. Além de pedir um grande apoio ao Deputado Alceu, falou da amizade entre o Prefeito Telmo (PMDB) e Celírio Schwanck (PT). Lembrou também da ‘’pré’’ candidatura do peemedebista José fogaça à governo do estado.
O Deputado Alceu Moreira nascido na localidade da Sanga Funda, disse sentir-se em casa a cada vez que está em Dom Pedro de Alcântara, disse gostar das pessoas e da simplicidade. Lembrou que a campanha em D. Pedro foi esperançosa e ganha sem dinheiro pela coligação PMDB, PT e PSB. Dirigindo ao prefeito de Três Cachoeiras falou em um futuro promissor que está por vir àquele município. Disse que a política deve ser coletiva para ajudar à todos. Falou da vaidade e das intrigas que devem ser derrubadas pela humildade e amor ao próximo. Pediu apoio à ele e a seu companheiro Gabriel em mais esta jornada. Alceu terminou seu pequeno discurso dizendo: ‘’A porta de meu gabinete, não não terá ‘’tramela’’, estarei sempre a disposição no que for preciso’’.
Após foi servido um churrasco de confraternização.