sexta-feira, 9 de abril de 2010

Edição 133

Leia se Quiser...

Licitação no Passo de Torres
- Um licitação totalmente em desacordo com a Lei 8666/93, a princípio, dos cinco membros da Comissão de Licitação não havia nenhum presente na abertura dos envelopes. O ano iniciou com um presidente e neste dia 5 de Abril já havia outro, ‘‘bagunça geral’’. O Dr. Selvino, Jurídico da Prefeitura, exigia das empresas jornalísticas o que não estava no edital: comprovantes de circulação diária. Mais erros graves, na licitação, a documentação é exigida com muito rigor, mas nesta do Passo de Torres, só pediam Certidões de INSS, FGTS e Municipal, documentos apenas para a modalidade Carta Convite. Quer dizer, não pediram Cartão de Registro de CNPJ, não pediram Certidão Estadual, não pediram Certidão de Tributos Federais, só pediram o básico e o mesmo o que não se deve conforme a Lei e os Prés-Julgados 1359 e 0769. Sabe qual era a estratégia? Favorecer apenas uma empresa.
- Nossos entregadores em vários municipios onde circulamos estão muito satisfeitos com os valores pagos pelo Jornal Nortesul. Por isso, que em menos de 3 anos crescemos, com trabalho, sem conchavos e sem ‘‘falcatruas licitatórias’’, crescemos com muita dedicação com nossos leitores, assinantes e nossos contratos assinados com ‘‘agências’’ de publicidades. Sabe porque o resultado positivo do Nortesul? Porque não usamos a mão-de-obra de ninguém sem pagá-los por isso, ou seja não ‘‘exploramos’’ nenhum colaborador nosso.
- Espero que a Prefeita Marlene, pela sua educação, pela sua maneira de ver e procurando fazer uma administração transparente para todos, interfira nestas questões de contratos e licitações que foram montados na época do prefeito Valmor de Souza. Sabe-se a senhora também, e já comentamos isso que pela lógica, não deveria ter acontecido nenhuma contratação e nenhum projeto sancionado a partir do dia primeiro de Janeiro, quando houve a posse da nova Presidência da Câmara e a mesma ter assumido imediatamente o mando do Executivo que por um desconhecimento da Lei Eleitoral isso não aconteceu. Hoje, graças a oposição de Passo de Torres temos uma prefeita de boa índole sem intenção de favorecer somente alguns. Só aguardamos um pouco mais de tempo para que a mesma continue a fazer a tão merecida ‘‘faxina’’ na máquina administrativa de Passo de Torres.

Rápidas do Passo de Torres

Vice Prefeito de São João do Sul e Assessor em visita à Câmara
O Vice Prefeito de São João do Sul ‘’Betinho’’ do PSDB e o Assessor do prefeito Alex Bianchini, Leônidas Generoso, estiveram prestigiando a sessão da Câmara de Passo de Torres na última terça-feira (6). Betinho propôs uma reunião entre os Tucanos de Praia Grande São João do Sul e Passo de Torres para uma audiência com alguns deputados e com o próprio Governador de Santa Catarina Leonel Arcângelo Pavan (PSDB) para tratar de assuntos de interesses do partido na região.
- Aprovada e discutida a indicação feita pelo vereador Filho que constituí o Conselho de Desenvolvimento Urbano que visa regularizar os loteamentos no município de Passo de Torres.
Ver. Filho (PSDB) – Lembrou na tribuna que há requerimentos desde 2007 para aquisição de terrenos para a APAE do município. O ver. Disse que é possível sim fazer a doação da área necessitada à entidade. Além disso o vereador, lembrou de um projeto montado que concedia o Título de Cidadão honorário Passotorrense ao sr. Hercídio Marciano Cardoso que foi Presidente da Ceprag que em sua gestão fez grandes feitos e melhorias no setor de distribuição de energia no município. O Vereador também lembrou das pessoas que aguardam durante a madrugada ao relento até o horário da distribuição de fichas. Sugeriu a contratação de um guarda, para que o mesmo possa abrir o prédio e abrigar as pessoas que muitas estão alí por necessidades de saúde, inclusive idosos. Filho também apresentou dados dizendo: ‘’Como pode um município que tem como principais fatores econômicos a Pesca e o Turismo, investir menos que 3,0 % em 2008 e menos que 2,0% em 2009, de sua receita corrente líquida, nestas importantes atividades? Sendo que no orçamento de mais de 8,3 milhões retirando o investimento de saúde e educação que são obrigatórios, sobram mais de 5,5 milhões de reais que poderiam serem investidos no setor de economia que é a pesca e o turismo’’. Terminou seu discurso perguntando onde está sendo investido esses 5 milhões?.



Manoel de Oliveira Cardoso, Cidadão Honorário de Passo de Torres


Em uma bonita e emocionada Sessão solene realizada na noite da última quarta-feira, foi entregue pela Presidente da Casa Legislativa Ver. Terezinha Rodrigues a placa de Cidadão Honorário ao senhor Manoel de Oliveira Cardoso, carinhosamente conhecido por ‘‘Seu Neco Marcolino".
A cerimônia, muito bem organizada realizou-se no Clube da Terceira Idade e contou com a presença de todos os vereadores, amigos, familiares e simpatizantes do PMDB partido este que na época era conhecido como MDB. ‘‘Seu Neco’’ foi eleito como primeiro vereador em 1976 tendo 90% de aprovação do eleitorado de Passo de Torres que na época pertencia ao município de São João do Sul.
Seu Neco Marcolino, prestou relevantes serviços ao municipio e por isso foi indicado pela bancada do PMDB e aprovado por todos os vereadores a sua merecida homenagem.
Após a cerimônia e dos cumprimentos foi servido um coquetel à todos os presentes.
Na próxima edição, divulgaremos aqui a históriua completa e dos grandes feitos do Sr. Manoel de Oliveira Cardoso.


Passeio da Colheita da Marcela teve participação de 17 ciclistas
Aventura reuniu ciclistas de Passo de Torres e Torres que pedalaram 30 quilômetros

A 2ª Colheita da Marcela sobre Duas Rodas, que aconteceu na Sexta-Feira Santa (2/4), teve a participação de 15 ciclistas de Passo de Torres e Torres e dois ciclistas profissionais de Capão da Canoa, que vieram dar apoio ao grupo. Abaixo de muita neblina, a aventura começou na loja Souza Bicicletas, em Passo de Torres, por volta das 6h da manhã e rumou a Torres. O grupo foi pela Estrada do Mar e depois entrou na Estrada de Itapeva, encontrando um belo campo de marcela após a entrada do Parque da Itapeva. A alegria tomou conta do grupo e a colheita dessa planta medicinal também chamada popularmente de macela foi farta.
O passeio foi organizado pelo ciclista João Luiz Souza da Silva, de Passo de Torres. Os integrantes pedalaram 30 quilômetros de ida e volta e o destaque foi para os pequenos ciclistas Eduardo de Mattos Santos, 7 anos, de Torres, e Vitória Gonçalves Kruger, 8 anos, de Passo de Torres. Outro destaque e que chamou a atenção das pessoas foi a triciclo pedalado por Souza e que levou de carona sua cachorra Lilica.
A volta foi pela Praia da Itapeva, e o passeio todo ocorreu em 4he30min. Apesar do cansaço, os participantes gostaram muito e prometeram participar novamente no ano que vem. A empresa Pultrusão do Brasil, de Passo de Torres, apoiou o passeio, oferecendo um carro batedor e de apoio aos ciclistas, conferindo maior segurança aos participantes.
A colheita da marcela ou macela, cujo nome científico é Achyrocline satureoides, é uma tradição da Páscoa. O chá de suas flores e ramos secos é usado no tratamento de problemas gástricos, diarréia e disenteria e cólicas de origem nervosa. A planta também é empregada como antiinflamatório, antiespasmódico (reduz contrações musculares involuntárias) e analgésico.
Ela é uma herbácea perene, de 60 a 120cm de altura. Cresce espontaneamente em pastagens e beira de estradas, sendo considerada pelos agricultores como uma planta daninha. Suas flores secas são utilizadas em muitas regiões para o preenchimento de travesseiros e acolchoados. Mas é na medicina caseira que seu uso é maior, tanto no Brasil como em outros países da América do Sul.