sexta-feira, 24 de abril de 2009

Edição84


Leia se Quiser
Organização do Balonismo ‘’Nota 10'’
- Quero aqui parabenizar a Secretaria de Turismo de Torres, mais propriamente o Secretário Roniel pela organização deste grande evento de caráter internacional. Aos jornalistas da prefeitura que atualizavam momentaneamente o evento no site e passavam as informações aos jornais da região.
- Nosso jornal, pôde contribuir anunciando o evento à vários municipios da região e verificamos como a mídia contribui para que as coisas aconteçam não só em eventos, mas em outros tipos de resultados muitas vezes difícil ou falta de vontade de serem resolvidos.
- Assim como um colega de profissão de um outro jornal que conversa com os ‘’passarinhos’’, um passarinho me contou que há mais ‘’probleminhas’’ pelo menos com mais dois prefeitos na região do Vale do Araranguá com compras de votos, mas até agora não apareceu provas, ao contrário do que aconteceu com o prefeito do Passo de Torres, que foi provado.
- Um outro ‘’forte’’ passarinho do lado catarinense pertencente ao PMDB, me disse que tem um prefeito do mesmo partido que está ‘’crescendo as asas’’ e colocando os pés pelas mãos. Pelo que percebi há um descontentamento e vai dar ainda o que falar.
- Outro assunto que vai ‘’bombar’’, vai ser as eleições da Colonia dos Pescadores de Passo de Torres. No dia 20 de março que passou, uma liminar foi expedida adiou as eleições que seria realizada dois dias após na Colonia de Pesca Z-18 em Passo de Torres. A liminar, foi impetrada pelo candidato da chapa 2 Emanuel da Silva Souza que alegou falta de prestação de contas e irregularidades no edital. Pelo regulamento, a eleição só pode ser realizada 60 dias após a publicação do edital, o que não iria acontecer. Agora, a eleição está marcada para o dia 30 de Maio, mas sem assembléia e sem prestação de contas ainda não realizadas pelo atual presidente e candidato da chapa 1 Adriano Delfino que tenta a presidência pela 3ª vez.
- Fiquei impressionado com a quantidade de pessoas que foram dispensadas da prefeitura do Passo de Torres. Pessoas, que davam a vida para reeleger o atual prefeito Alemão, brigavam nas ruas, agrediam, corriam atrás de jornalistas, hoje estão entristecidos, com contas para pagar e sem emprego. Muitos deles, estão procurando o jornal Nortesul para colocarem alguns ‘’podres’’ prá fora. Não é do feitio do jornal fazer isso nessa situação que está acontecendo, a não ser que haja provas concretas, aí podemos comprar essa briga como meio de comunicação.PARA ENCERRAR
- Confesso que fiquei transtornado quando ao abrir o e-mail do jornal no Boletim Policial da Brigada Militar e lí a trágica morte do policial militar muito querido por todos, PLÍNIO GONÇALVES DOS SANTOS prá mim, ‘’seu Plínio’’, que ficava muito feliz quando recebia o Nortesul na recepção do seu serviço. Homem simpático, atencioso, já aposentado, mas retornou ao trabalho atuando como orientador na portaria do Fórum de Torres. Até porque fui colega de profissão, e sei do trabalho que passou para chegar a merecida aposentadoria. Com certeza muita gente lembrará dele e de seu eterno descanso.


Câmara do Passo de Torres-SC
- A Vereadora Terezinha, disse que juntamente com a sua colega de bancada Ver. Janaína estiveram fazendo alguns contatos e visitas referentes ao terminal pesqueiro com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente. Aproveitou (referindo-se à não participação do Nortesul) e elogiou o Jornal Vale das Águas pela sua participação na reunião referente à reforma do salão paroquial.
- O Ver. Fom, iniciou elogiando a iniciativa da vereadora Terezinha e relatou que dois dos barcos que estão abandonados no terminal, são de sua propriedade e que o Meio Ambiente do município nunca lhe favoreceu em nada no setor pesqueiro. Lembrando que o Vereador, possui dois barcos e não tem porto, enquanto uns tem porto e não tem barco. O Vereador, também agradeceu ao jornal, mas desta vez o Nortesul por fazer a cobertura de uma reunião com alguns vereadores junto ao representante do Secretário da Educação Estadual, onde apresentaram idéia de um projeto para que o município adquira um ginásio poliesportivo coberto para beneficiar alunos da rede municipal de ensino.
- O Ver. Filho, falou sobre a doação do terreno a APAE do Passo de Torres. Falou da situação das ambulâncias que estão quebradas, deixando assim de atender a população Passotorrense. Pediu para que o presidente retirasse a leitura da ata das sessões para que desse mais tempo aos vereadores usarem a tribuna.
- O Ver. Pedro Agradeceu a presença da ex-vereadora Elisabeth, dizendo que foi uma das primeiras vereadoras a exercer função na câmara. Parabenizou a professora Conceição pelos 25 anos lecionando na Escola Estadual. Pedro Paulo disse não estar gostando dos resumos da ata, pois tudo que se fala aqui, deveria ser resumido, acaba se misturando tudo e o povo de fora não compreende o que foi dito pelos vereadores e assim não precisamos estar em torno desta mesa pedindo revisão das atas. OUTRO CASO INÉDITO NA CÂMARA DO PASSO Durante o uso da tribuna pelo Vereador Pedro Paulo, duas pessoas do executivo, o Sr. Paulo Periló, biólogo do município e a Drª Angela Lobo, procuradora do município, passam pela mesa diretora à convite da Drª Viviane assessora jurídica da câmara e adentram na sala da mesma. Aos exatos 4:35 minutos da palavra do vereador, eles saem todos da sala que fica atrás da tribuna. Nesse momento, o Vereador Filho pediu a palavra dizendo: ‘’acabo de presenciar uma cena não muito ética, digamos assim, em vista todo o tempo que estamos em sessão extraordinária desde as duas horas da tarde, acredito que a nossa assessora jurídica estivesse prestando atenção nos assuntos, na nossa pauta e recebe membros do executivo, sem um ofício, passando por cima da mesa diretora, dos vereadores. Usam da Casa Legislativa como se fosse o poder particular, como se fosse estar perto do seu escritório, eu peço e haverá um raciocínio do Presidente, da mesa diretora que isso não se repita, que causa um constrangimento muito grande, não só aos vereadores, mas a plátéia que nos assiste que assim saem fazendo um descaso ou pouco caso deste poder que fazem o que bem entendem, então gostaria que colocásse-mos aqui um pouco mais de ética nesta casa e de responsabilidade dos que nos representam nesse poder. Muito obrigado’’.Continuando a sua pronúncia, Pedro Paulo disse pelo que conhece da pessoa do Presidente, dos vários membros da mesa essas providencias serão tomadas e espero que seja assim.***O Jornal Nortesul lembra que em todas as sessões que presencia, grava a pronúncia de ‘’todos’’ os vereadores para que não haja futuras contradições naquilo que publicamos em nossa linha editorial***

A MODA FABRICADA EM TORRES NO BALONISMO
Os visitantes do 21º Festival Internacional de Balonismo conheceram na noite de sábado (19/4) roupas confeccionadas em Torres, em desfile abrilhantado por belas modelos torrenses. As grifes locais mostraram seus produtos para um bom público que prestigiou o evento. As empresas apresentaram seus lançamentos de moda inverno masculina e feminina, pijamas, lingeries e também moda casual de verão. O desfile foi promovido pela Associação da Confecção de Torres (Acont) e participaram dez empresas locais. As participantes foram: Atelier Luzia, M&C Benitez, Board Beach, Confecções Geórgia, Iara Jeans, M&C Bordados, Elle e Ela, Peleia Uniformes, Arte Corpos e Luli Confecções. O desfile aconteceu dentro da programação do Espaço Cultural, organizado pelo Departamento Municipal de Cultura. Segundo a presidente da Acont, Marlene Miguel Bauer, o Festival de Balonismo permite dar maior visibilidade às confecções de Torres e ajuda a expandir o mercado.

Sábado é dia de vacinação contra a gripe
Inicia neste sábado (25/4), a Campanha Nacional de Vacinação de Idosos contra a Gripe, que se estende até o dia 8 de maio. Torres tem, conforme dados do IBGE, 1.365 pessoas com idades entre 60 e 65 anos, e 2.610, acima de 65 anos, e a Prefeitura espera vacinar 100% deste público. Isso significa que a meta é vacinar contra a gripe 3.975 idosos este ano. O objetivo da vacinação é evitar as complicações decorrentes da gripe, como pneumonia e bronquites, e diminuir as internações causadas pela doença nos idosos. Entre elas, infecções respiratórias agudas, que exigem internação hospitalar e podem levar até ao óbito.A gripe é uma doença infecciosa e altamente contagiosa com maior ocorrência no final do outono e durante os meses de inverno. Para ser imunizado o público alvo poderá se dirigir à Unidade de Saúde Américo Muniz dos Reis (Posto Central) e aos postos dos bairros Curtume, São Brás, São Francisco, São Jorge, Rio Verde e Vila São João. No dia 25, dia D da campanha, os postos de saúde funcionarão das 8h às 17h sem fechar ao meio dia. É importante que todos levem a carteirinha de vacinação. Na ocasião, também será atualizada a dose de vacina antitetânica.Contra-indicações Não pode tomar a vacina quem tiver alergia grave a ovo, quem apresentou alergia à dose anterior da vacina ou a qualquer de seus componentes, bem como os portadores da Síndrome de Guillain Barre ou de doenças neurológicas em fase aguda comprovada (como meningite, encefalite, surto de esclerose múltipla, derrame cerebral, traumatismo craniano e pós-operatório de tumores).
Festival de Balonismo teve 80 mil visitantes
Público pode entrar pela primeira vez na Arena dos Balões durante o Night GlowNem mesmo a chuva de domingo tirou o brilho do 21° Festival Internacional de Torres, que encerrou nesta terça-feira. Foram cinco dias de aventura para pilotos e equipes de resgate e muita emoção e diversão para os 80 mil visitantes que compareceram ao Parque Municipal Odilo Webber Rodrigues, o Parque do Balonismo. O campeão da competição entre pilotos foi Sacha Haim, 34 anos, de São Paulo que agora é hexacampeão de Torres.
O evento contou 36 balões, sendo que 32 competiram e quatro fizeram voos fiesta, que são os passeios turísticos. Este ano 274 pessoas experimentaram a sensação de flutuar no ar ao sabor dos ventos.O segundo colocado do maior Festival de Balonismo da América Latina foi o francês Olivier Roux Devillas, com apenas com 56 pontos de diferença do primeiro colocado. Já o piloto de Torres, Eduardo Melo (campeão de 2007), ficou em terceiro lugar e os irmãos paranaenses Caio (campeão do ano passado) e Leandro Chemin, respectivamente, foram quarto e quinto colocados.O Festival de Balonismo também teve várias surpresas para o público. No Night Glow de segunda-feira à noite pela primeira vez, no meio do espetáculo, o público foi autorizado a entrar na arena dos balões para ficar bem próximo dos balões e pode sentir o calor emitido pela chama dos maçaricos e ainda tirar belas fotos de perto dos balões iluminados. Já o público que esteve no Parque do Balonismo na terça-feira pela manhã foi brindado com os balões de formato especial. Um divertido Aviãozinho e um encantador Palhaço foram inflados e subiram ao céu de Torres levando passageiros em voo turístico.
Classificação geral 2009
1º Sacha Haim – 6708
2º Olivier Roux Devillas - 6652
3º Eduardo Melo - 6355
4º Caio Chemin - 5776
5º Leandro Chemin – 5714


Eduardo Melo arremata a moto zero na última prova
O piloto Eduardo Melo, de Torres, venceu a última prova do 21º Festival Internacional de Torres recebendo uma moto zero quilômetro Yamaha YBR 125, no valor de R$ 6 mil. A moto foi uma novidade deste ano, sendo oferecida pela Secretaria de Turismo de Torres. Esse foi o prêmio de maior valor do Festival de Balonismo deste ano. Edu Melo ficou em terceiro lugar na competição entre pilotos e por essa classificação recebeu uma TV LCD 22 polegadas. Nesse campeonato de pilotos, Sacha Haim ficou em primeiro e recebeu um notebook 15 polegadas, e o francês Olivier Devillas, ficou em segundo lugar recebendo uma TV LCD 32 polegadas.
FESTA EM HILÁRIOS
No próximo final de semana a Comunidade de Hilários em Dom pedro de Alcântara, estará realizando a Festa em Honra a Nossa Senhora das Graças, no Salão Comunitário da localidade.Os festeiros do evento são os casais: Alberto e Norma Schwanck; Telmo e Elizabete Dimer; Celírio e Rosali Maria Schwanck; e Giovani e Lucéli Trajano.No sábado, dia 25/04, a missa será às 20:30 horas, após haverá bazar com galinhas assadas com rosca e baile. No domingo, 26/04, a missa é às 10:30 horas, com a realização de procissão com a Imagem de Nossa Senhora das Graças. Ao meio dia, no almoço será servido churrasco e saladas. Às 14:30 haverá leilão de gado e proclamação dos festeiros para o ano de 2010.
Às 19 horas o baile será animado pelo Dj Betinho.


De Jahu no Caldeirão dia 25 de abril
O programa gravado para o Caldeirão do Huck em Arroio do Sal com a banda De Jahu, que foi selecionada no quadro Olha a Minha Banda, vai ao ar no dia 25 de abril, a partir das 14h30min, na Rede Globo de Televisão.O quadro Olha a Minha Banda tem o intuito de ‘reformar’ e dar um ‘empurrão’ às bandas selecionas, tanto no visual, como na estrutura, assim, o Caldeirão promete muitas surpresas e emoção. Quem quiser assistir, a Prefeitura irá disponibilizar um telão na Praça da Emancipação, onde estará acontecendo a II Feira do Livro Arroio do Sal Fazendo História e após, às 18 horas, o grupo já reformulado fará o primeiro show após o programa em sua Terra Natal. Quando o Caldeirão encerrar na televisão, começa no site do programa. A música de trabalho Bruna será disponibilizada para download, baixe quantas vezes puder, pois depende disso a gravação do CD. A banda possui direito de imagem exclusivo com a Rede Globo, motivo pelo qual estão impedidos de conceder entrevistas até o dia em que o programa vai ao ar.
Arroio do Sal muda logo com consulta popular
A Prefeitura de Arroio do Sal tem um novo desafio: mudar a logomarca que acompanha a cidade há anos, no entanto essa decisão não será tomada sozinha. Você decidirá qual deve será a nova cara do município. Serão espalhadas urnas na II Feira do Livro Arroio do Sal fazendo história, no Parque de Rodeios do CTG Rincão de Estância e pela cidade durante a semana de comemoração ao aniversário do município, que inicia no dia 22 de abril e encerra no dia 26 do mesmo mês. Após os eventos as urnas irão percorrer a cidade de ponta a ponta para que todo o cidadão tenha a oportunidade de dar sua opinião em uma mudança tão importante. Aguarde a divulgação do itinerário das urnas.

Segue as audiências públicas em Dom Pedro de Alcântara
Na última sexta-feira, com um bom número de pessoas, foi realizada a segunda etapa das Audiências Públicas para a Elaboração do Plano Plurianual do quadriênio 2010-2013, no distrito de Arroio de Mengues.Seguindo o protocolo estabelecido para o evento pelo Coordenador das Audiências, Diniz da Luz, o Prefeito Telmo Dimer abriu as atividades falando da atual situação da Prefeitura e das futuras ações a serem desenvolvidas.
Em continuidade os Secretarios Municipais e Chefes de Departamento explanaram sobre suas pastas. Depois foi a vez do Assessor Jurídico, Jaime Bernsts, e do Analista de Sistemas, Márcio Hahn, mostrarem a Prestação de Contas de Janeiro e Fevereiro, assim como o Planejamento extratégico que o Município está realizando para aquisição de bens e realizações de obras, através de convênios com o Governo Federal e Estadual. Prestigiaram o evento, os Vereadores José Paulo Hahn e Elvira Magnus, o sargento Gabriel Gomes Batista, e o Supervisor Escolar e ex-Prefeito, Adilson Maia Dimer.Ao final, após breve debate, as comunidades apresentaram suas propostas para a Elaboração do Projeto do Plano Plurianual, sendo elas:
Alto Jacaré e Canto dos Lumertz:
1. Aterramento da reta de acesso a Canto dos Lumertz, com a construção de uma ponte;
2. Inclusão digital, com a implantação de Internet Banda Larga;
3. Aterramento e bueiros nas estradas de Alto Jacaré.
Morro dos Passarinhos e Boa Vista:
1. Instalação de Água encanada em Morro da Boa Vista;
2. Instalação de Iluminação Pública do Arroio dos Mengues até o Morro da Boa Vista;
3. Aquisição de um Caminhão para a Secretaria da Agricultura, para transporte de Insumos.
Morro das Pedras:
1. Transporte Coletivo;
2. Manutenção das estradas agrícolas;
3. Manutenção das estradas públicas com patrolamento, ensaibramento e rocação. Arroio dos Mengues:
1. Abertura, ensaibramento e conservação das Estradas Públicas e Agrícolas.
2. Alargamento da Ponte de Arroio dos Mengues.
3. Abertura e limpeza do valos e arroios. Ainda foram reivindicados a contrução de uma lombada em frente ao "Muvuca" e em frente a Escola Estadual José Antônio Rolim, o Calçamento do centro do distrito e a implantação de uma praça de esportes.
Ao final a comunidade listou os pontos em que há a necessidade de troca de lâmpadas e instalação de luminárias nos seguintes pontos: Entre o Galpão e a casa do Remi (filho do Dé Florindo); Em frente a Capela São Judas Tadeu – Arroio dos Mengue, Em frente as residências: do Kid e da Graça, da Maria Magnus, do Ângelo Leffa, do Juca do João Viúva, do Dedé em Lagoneiro, da Branca e do Tonha em Morro da Boa Vista. Perto da Casa do Lídio Hahn, em frente a antiga casa da Luiza e perto da Casa do Israel Mattos em Morro dos Passarinhos. Estes pedidos foram encaminhados ao Secretário Municipal de Obras, Alberto Schwanck (Duda). O próximo encontro será em Porto Colônia no dia 30 de abril

Estado passa a produzir plásticos à base de cana-de-açúcar
Última geração de derivados do álcool possibilita fabricação em escala comercial de resina 100% renovávelO Rio Grande do Sul abre um novo capítulo de sua história industrial. Será dado o primeiro passo para uma linha de produção inédita no mundo, a de plásticos feitos a partir de etanol. A última geração de derivados do álcool de cana-de-açúcar marca a fabricação em escala comercial de uma resina 100% renovável e certificada.Uma especial combinação de fatores permitiu driblar a irrelevante produção gaúcha de cana. Antes da largada nas obras da fábrica da Braskem – o lançamento da pedra fundamental, na quarta-feira, às 16h30min, teve a presença da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff –, o plantio de cana no Estado ganhou chancela oficial, o chamado zoneamento. Até Montenegro, vizinho a Triunfo, foi incluído entre os indicados pelo Ministério da Agricultura.
– No Exterior, costumo mostrar dois frascos, um de plástico normal e outro feito com álcool. Digo que a diferença é só seu passado recente. Um é petróleo enterrado, o outro é gás carbônico na atmosfera – relata Antonio Morschbacker, responsável pela tecnologia de polímeros verdes da Braskem.Que tal um carro a álcool em um tanque feito de álcool?Morschbacker levou de três a quatro meses para acertar a fórmula. Em abril de 2007, há dois anos, transformou pela primeira vez a matéria-prima volátil na resina que faz até tanque de combustível, como destaca Luiz Nitschke, líder comercial de polímeros verdes. Não impressiona um carro movido a álcool em um tanque feito de álcool?Foi assim com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quando soube, em abril de 2008, Lula se saiu com uma de suas tiradas: “Terei prazer em viajar para o Exterior levando o nosso primeiro carro verde, cheirando a cachaça. Não vai cheirar a cachaça, vai? Porque é capaz de eles começarem a lamber nosso carro lá fora”.O plástico de etanol não tem cheiro nem sabor diferente do tradicional. Mas o charme de ser feito de gás carbônico retirado da atmosfera deve render preço 30% maior, conforme a Braskem. E, embora o foco seja o planeta, no sentido geográfico e ambiental, também cria expectativas gaúchas.


VEREADORES E COMUNIDADE,SEGUEM LUTANDO POR ESTRADA PARQUE
Nesta quarta feira, dia 22 de abril, estiveram em audiência na SEMA – Secretaria Estadual do Meio Ambiente, em Porto Alegre, os Vereadores Gibraltar Vidal (Gimi), Tenora, Tiago Silva, com o Secretário do Estadual do Meio Ambiente Berfran Rosado, Secretário Estadual do Turismo Heitor Goularte, Vice Prefeito, Deputado Estadual Alceu Moreira, Presidente da Fundest Carlos Langue e Secretário Kenedy. A pauta era a viabilização das licenças ambientais necessárias para a sonhada Estrada que é a continuação da Av Alfiero Zanardi com as praias ao Sul de Torres, passando pelo Parque da Itapeva. O Secretário Estadual Rosado, colocou estar ciente da antiga reivindicação da comunidade Torrense.
O Vereador Gibraltar (Gimi) colocou não ser mais possível esperar por está obra tão necessária, que hoje impede o desenvolvimento de Torres em direção as praias ao sul do Município “Não podemos mais esperar que os técnicos ambientais não achem uma saída ambientalmente viável para está situação. Conhecemos várias situações em que existem estradas por percursos bem maiores do que a nossa e estão compatíves com soluções ambientais, como é o caso dos Parques das Dunas em Natal, a rodovia que passa pelo Tain entre várias outras. Essa é a nona audiência com Secretários diferentes buscando a mesma solução..”.
O Deputado Alceu endossou as palavras do Vereador e afirmou de não termos mais tempo para esperar. Ficou definido a marcação de uma reunião com o Conselho do PEVA, para ser colocado em pauta a necessidade do respectivo acesso em discussão, e logo após nova audiência com Berfran Rosado.
O Secretário de Turismo, Heitor, colocou a viabilidade de verba de sua secretaria para confecção do projeto em questão.


Região é candidata a integrar a rede mundial de Geoparques
O secretário regional de Araranguá Heriberto Afonso Schmidt participou na tarde da última sexta-feira (17), em solenidade realizada no auditório do Centro de Informações Turísticas de Praia Grande, da reunião de apresentação do Projeto Geoparque, que lança a região como candidata a integrar a rede mundial de Geoparques. O Projeto intitulado ‘Geoparque dos Cânions do Brasil – uma candidatura ao reconhecimento da Unesco, foi apresentado pelo professor Fernando Meirelles, da equipe técnica da UFRGS.
O título reconhece não apenas a riqueza geológica e cênica, mas indica um elevado grau de organização da atividade turística. A área proposta para formar o geoparque no sul do Brasil abrange 3.158 Km2, entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, ocupando território de seis municípios, entre eles três da regional de Araranguá – Santa Rosa do Sul, São João do Sul e Praia Grande e outros três do estado gaúcho - Cambará do Sul, Mampituba e São José dos Ausentes. O processo iniciou ainda em 2007, com uma visita das lideranças ao escritório regional da Unesco em Porto Alegre. Em 2008 foi elaborado um documento técnico, e encaminhado para análise na sede da Unesco em Paris.
O dossiê foi aprovado, e nele foram citados os argumentos para a inclusão da região como um Geoparque dentro da rede mundial da Unesco. Entre eles estão: a região citada é uma área de interesse científico mundial; possui dois Parques Nacionais implantados – Aparados da Serra e Serra Geral (o que garante a preservação do meio ambiente e o acesso ao público aos cânions; possui práticas exitosas de agroecologia; há iniciativas locais de turismo receptivo com enfoque no turismo rural, de aventura e ecoturismo; possui biomas distintos, entre outros.
Para o secretário regional Heriberto Afonso Schmidt, é necessário o envolvimento das forças políticas para a conquista do título, alavancando o desenvolvimento sustentável da região. Ele ainda citou que para o fortalecimento, a meta é a inclusão de mais 52 municípios no Projeto, desde Laguna, São Joaquim, a Osório/RS, fechando um retângulo entre o mar e a serra geral. “Com isto conseguiremos romper o ciclo de isolamento que há anos enfrentamos e uniremos mais potenciais para fortalecermos o reconhecimento. Atrairemos turistas do mundo inteiro e teremos grande oportunidade de crescimento”.
O Prefeito de Praia Grande, Valcir Darós, enfatizou que o reconhecimento vai servir de apoio ao desenvolvimento sócio-econômico local. “Temos capacidade turística e biodiversidade. O título trará grande desenvolvimento para toda a região”. O ex-prefeito de Praia Grande, João Matos, idealizador do projeto, concluiu ainda que a grande meta é ensinar a população a cuidar das belezas naturais. “Temos que aprender a preservar nosso patrimônio natural, deixando para as próximas gerações qualidade de vida. Que com este título os turistas possam conhecer esta região que é ímpar no mundo”. A coordenadora do escritório regional da Unesco em Porto Alegre, Alessandra Scheneider, que participou de todo o processo, salientou durante o encontro que irá agregar forças para que a proposta seja chancelada.
No início de maio uma nova reunião com prefeitos e equipe técnica da UFRGS deverá ser realizada na Secretaria Regional de Araranguá, para uma avaliação das demais etapas a serem cumpridas e inclusão de outros municípios no projeto, das regiões da AMESC (extremo sul), AMREC (região carbonífera) e AMUREL (região de Laguna).
CompromissoSchmidt concluiu que se houver o reconhecimento, cada Prefeito, e os Governos do Estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, irão assinar uma carta de compromisso. Entre o ajuste estará a inclusão de disciplinas na grade escolar sobre meio ambiente, turismo e história local, além da melhoria na infra-estrutura da cidades envolvidas.


13.550 catarinenses podem perder os títulos eleitorais
Até a tarde do dia 16/04, último dia para a regularização dos títulos para os eleitores que não votaram nas três últimas eleições e nem justificaram as ausências, apenas 720 catarinenses dos 14.270 que estavam com o documento passível de cancelamento compareceram aos cartórios eleitorais. Conforme dados preliminares do TSE, permanecem em débito com a Justiça Eleitoral 1.940 eleitores de Florianópolis; no maior colégio eleitoral, Joinville, há 1.770 eleitores irregulares e em Blumenau, 618. A assessora-chefe da Corregedoria Regional Eleitoral, Renata Fávere, explicou que o número de 13.550 eleitores irregulares em Santa Catarina, apesar de expressivo, é considerado normal. Segundo ela, é comum o eleitor mudar de Estado ou ir morar no exterior sem comunicar à Justiça Eleitoral, além dos falecimentos que ocorreram desde o último batimento nacional, realizado no 1º semestre de 2007, até hoje.
O TSE divulgou também que 19.862 pessoas regularizaram a situação nos cartórios eleitorais de todo o país. Mas cerca de 550.000 podem perder o título. O número final será divulgado no dia 30 de abril. O prazo para a regularização começou no dia 16 de fevereiro, de acordo com o que estabelece a Resolução do TSE 22.986/08. Além do cancelamento do título, os eleitores que não comparecerem ao cartório eleitoral de sua cidade para resolver a pendência estão sujeitos à multa, de acordo com decisão do juiz eleitoral, por cada turno não comparecido. O TSE considera cada turno uma eleição para averiguar a presença do eleitor. Não estão sujeitos a tais penalidades aqueles que têm voto facultativo (pessoas com 16 e 17 anos, os maiores de 70 anos e os analfabetos).

Preso suspeito de estupro e homicídio no Sul de Santa Catarina
Crimes teriam sido cometidos em Timbé do SulA Polícia Civil de Sombrio, no Sul de Santa Catarina, prendeu um homem suspeito de ter estuprado duas adolescentes e assassinado uma delas em Timbé do Sul, no Extremo-Sul do Estado. De acordo com a Polícia Militar (PM), o homem, de 59 anos, teria abusado sexualmente de duas garotas de 14 anos e esfaqueado uma delas, que teria reagido. As meninas estavam acompanhadas de uma amiga de 16 anos. Os crimes teriam ocorrido após as três adolescentes, que são de Camboriú, no Litoral Centro-Norte, terem aceito uma carona do suspeito na noite de segunda-feira na BR-101.
Informações preliminares indicam que as adolescentes foram abordadas em Araranguá pelo suspeito, que ofereceu-lhes carona para uma suposta festa. O grupo teria transitado de carro por Criciúma e Araranguá e depois seguido para Timbé do Sul, onde as meninas foram amordaçadas. Depois dos estupros, uma delas foi morta. Após os crimes, a outra garota abusada, que estava grávida de três meses, fugiu e ligou para a PM de uma casa das proximidades, passando o número da placa do veículo do suspeito. O suspeito teria colocado a adolescente de 16 anos, que não foi ferida, no porta-malas do carro e seguido para Cambará do Sul (RS), via Serra do Faxinal, onde enterrou o corpo da menina morta.
Após a ação, o homem teria deixado a garota na BR-101. O suspeito foi localizado na manhã desta terça-feira tentando lavar o carro, um Omega com placas de Araranguá, em um posto de gasolina, na cidade de Sombrio. No veículo, policiais encontraram uma corda, um capuz preto e um par de luvas pretas, objetos descritos por uma das vítimas. Ele foi preso e encaminhado à delegacia de Sombrio. Na manhã de terça-feira, o suspeito foi levado até o local onde teria enterrado uma das vítimas. A adolescente de 14 anos, que conseguiu fugir, prestou depoimento em Criciúma e a de 16 foi ouvida na Central de Investigações de Balneário Camboriú.

Técnicos da vigilância epidemiológica da regional de Araranguá participam de Oficina sobre Hepatites Virais
A gerência de saúde da Secretaria Regional de Araranguá, através do setor de Vigilância Epidemiológica, promoveu nesta quarta-feira (22), no auditório da SDR, uma Oficina sobre Hepatites Virais, ministrada pela responsável pelo Programa Estadual das Hepatites Virais da DIVE/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), Elaine Tritany. A capacitação que ocorreu durante manhã e tarde contou com a participação de técnicos da vigilância epidemiológica dos 15 municípios de abrangência da SDR Araranguá.
O principal objetivo era instrumentalizar os profissionais das Secretarias Municipais de Saúde para que eles possam coordenar, planejar e executar as ações de vigilância das hepatites virais em seus locais de trabalho. Para a responsável da vigilância epidemiológica na Secretaria Regional, Andréa Ceretta, os esclarecimentos são de extrema importância para os profissionais da saúde. “Durante todo o dia, pudemos tirar dúvidas sobre o agravo, para realizar de forma mais precisa a notificação e a investigação da doença”.
A Hepatite A Hepatite é a inflamação do fígado e pode ser provocada por abuso de bebida alcoólica, por reação não desejada de alguns remédios e por vírus. Somente a hepatite viral é transmitida de uma pessoa para outra. O vírus é muito resistente, e pode durar de horas a dias em materiais contaminados de sangue e secreções, sendo facilmente transmitido através do sexo sem camisinha e do uso de drogas com o compartilhamento de agulhas e seringas. A vacina está disponível gratuitamente em todas as unidades de saúde para os menores de 20 anos de idade e adultos pertencentes a grupos suscetíveis à infecção.

Grupo de Trabalho Interinstitucional dá continuidade ao processo de reconhecimento da região como território rural
O Grupo de Trabalho Interinstitucional, composto por membros da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá, ACEVAM (Associação dos Colonos Ecologistas do Vale Mampituba), Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Sindicatos Rurais, Banco do Brasil e EPAGRI, e que foi constituído para dar encaminhamento ao processo de reconhecimento da região de Araranguá como Território Rural pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, volta a se reunir na tarde desta sexta-feira (24), a partir das 14 horas, no Anfiteatro do Caverá Country Park em Araranguá. A reunião tem por objetivo deliberar sobre a formação do Território Rural na região do extremo-sul catarinense, no sentido de buscar o reconhecimento pelo MDA.
O grupo de profissionais tenta o reconhecimento desde 2005. Na oportunidade será dado ainda encaminhamento para a formação do Colegiado de Administração, que terá a responsabilidade de coordenar os trabalhos do Território, em consonância com o que for deliberado pela Assembléia Geral. O coordenador do Grupo de Trabalho de Articulação, Itamar Ferrigo, explicou que pela importância que representa a constituição deste Território para o Desenvolvimento da região, com foco na Sustentabilidade, é de fundamental importância a presença e participação no evento de todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas ao setor rural nos municípios da região do Extremo Sul Catarinense.
O secretário Heriberto Schmidt disse que o intuito é agregar forças para que o Ministério reconheça a região como território rural: “Com isto, teremos a viabilidade de projetos para a agricultura, turismo, trazendo consequentemente o maior desenvolvimento da região”, disse. A região da Amesc é considerada hoje como pré-território e quer ser o 9º território rural de Santa Catarina. Audiências públicas sobre o tema já foram realizadas anteriormente em municípios-pólo da região, reunindo pessoas ligadas ao meio agrícola, entre representantes de sindicatos, cooperativas, associações, microbacias, ONG’s, prefeituras e agências financiadoras.
Condição de elegibilidade deve ser aferida no registro
Juiz-relator Newton Trisotto
Na sessão do dia14de abril, os juízes do Pleno negaram provimento a Recurso Contra Expedição de Diploma que pretendia cassar o prefeito do município de Papanduva, Luiz Henrique Saliba, sob a acusação de não possuir condições de elegibilidade por não ter se desincompatibilizado para concorrer, conforme determina a Lei Complementar 64/90. No entanto, a aferição das condições de elegibilidade, com eventual impugnação à candidatura, deve ser realizada quando do registro e não após a expedição do diploma, conforme frisou o desembargador Newton Trisotto ao relatar o processo.
O recurso foi proposto pela coligação "Papanduva Cada Vez Melhor" ( PMDB/PT), porque Saliba é médico e atuou em alguns plantões em hospital particular, que recebe subvenção pública, e como assessor de auditorias a pedido da Justiça durante o período da campanha eleitoral de 2008. A Coligação recorrente também pedia a cassação do diploma da vice-prefeita, Sandra Aparecida Silva, por integrar a chapa majoritária que, ao seu entender, estaria sem condições de ser eleita, pela falta da desincompatibilização do candidato a prefeito.
Entretanto, o desembargador Trisotto acolheu a preliminar de preclusão do pedido e disse que a desincompatibilização, "por se tratar de condição de elegibilidade tem de ser arguida na fase da impugnação do registro", não ensejando, assim, recurso contra expedição de diploma. O parecer do procurador regional eleitoral, Cláudio Dutra Fontella, foi no mesmo sentido: "O momento próprio para arguir a inelegibilidade em questão, que tem natureza infraconstitucional (prevista na LC nº 64/90, conforme acima assinalado), seria no requerimento de registro do recorrido Luiz Saliba, já que neste não havia prova quanto à suposta desincompatibilização que a recorrente agora entende necessária", esclareceu o procurador.

O primeiro show no Festival Internacional de Balonismo em Torres teve a participação da dupla sertaneja André e Adriano diretamente de Goiânia-Goiás.
A dupla, foi formada há 15 anos, ganhou destaque nacional após a participação com o cantor Latino.O maior sucesso, é a música que ficou muito conhecida ‘’Beber, cair, levantar’’, seguida da música ‘’Pancadão ou Sertanejo’’, musicas 8 e 9 do CD Mix Promocional juntamente com o cantor Latino.A dupla já fez muitos shows pela região sul, mas é a primeira vez que esteve em Torres onde acabou encantado milhares de pessoas que não os conheciam, mas ouviam pelas rádios da região seus grandes sucessos.
Nortesul: Todos os cantores sertanejos que nascem em Goiás fazem sucesso e vocês estão seguindo esta tradição?
Adriano: Acho que Goiás é uma terra abençoada no seguimento musical e temos essa honra de levar isso ao Brasil, embora atualmente estejamos morando em São Paulo.
André: Queremos desde já agradecer à vocês da imprensa, pois são vocês que ajudam a fazer o nosso sucesso.