sexta-feira, 20 de março de 2009

Edição 79

Leia se Quiser...
- Continuo percebendo “falcatruas” políticas em Passo de Torres. O povo, em geral talvez nem perceba isso, mas é muito “rolo” que anda acontecendo.
- Continua a novela do lixão. Talvez na semana que vem, na próxima edição a região toda vai ficar sabendo como anda os bastidores e as promessas de campanha que foram feitas e não cumpridas. Há muitas pessoas que se descontentaram e procuram o Nortesul para publicar suas lamentações. Calma, vamos fazer isso, mas tudo dentro da lei.
- Muito estranho os vereadores do Passo de Torres, fazerem pedidos de documentação e estes não enviarem ao Legislativo. Parece que o executivo faz “gato e sapato” não só dos vereadores, mas do povo em geral.
- O prefeito de Criciúma e ex-deputado Clesio Salvaro ficará três anos sem poder concorrer a nada, mas não terá seu diploma cassado. Como é que a justiça funciona pra uns e não atingi poutros piores ainda? Não dá prá entender.
- Pensei na morte de Clodovil esta semana. Ao mesmo tempo me questiono, vale a pena tanta luxúria e glamour? Tá morto, vai ficar igual à todos, “só ossinhos”.
Acidente mata dois policiais na BR-101 em SC
Viatura bateu de frente com caminhão no trecho da rodovia em SombrioDois policiais civis morreram por volta das 21h30min desta quarta-feira em acidente no km 427 da BR-101 em Sombrio, extremo-sul de Santa Catarina.O carro em que eles estavam, um Palio, bateu de frente num caminhão-caçamba Volvo carregado de ferro, com placas de Canoas (RS).Pierre Perraro Magnus, 38 anos, que trabalhava em São João do Sul, e Flávio Farias Selau, da Polícia Civil em Praia Grande, morreram na hora. Os corpos deles foram levados para uma funerária em Araranguá. O motorista do caminhão, Tony Maurício da Rocha, de 26 anos, não se feriu. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, os dois tinham ido à Florianópolis participar de um curso. Eles morreram logo após a colisão.

Torres - Mais de duas toneladas de alimentos doados na temporada
Empresários torrenses se juntam a prefeitura para auxiliar famílias necessitadas Foi realizada no dia 2 de março a quarta doação da temporada de alimentos pela Prefeitura Municipal de Torres, através da Secretaria Municipal de Ação Social, juntamente com o SESC. Na oportunidade o secretário da pasta Carlos Roberto “Tubarão” esteve com o coordenador do projeto ESTAÇÃO VERÃO SESC, Amaurel Rodrigo Schneider, visitando a entidade Adet – Associação dos Deficientes de Torres, e fazendo o repasse de 309 kg de alimentos não perecíveis. Durante todo o verão, 2.148 kg de alimentos foram arrecadados espontaneamente junto aos participantes das aulas de ginástica ou com as pessoas que usufruíram da massagem oferecida na Estação Verão Sesc instalada na Praia Grande em Torres. As doações foram distribuídas entre diversas entidades assistências de Torres. Empresário faz parceria – E na mesma data a Pousada da Prainha doou a Secretaria Municipal da Ação Social 40 colchões, roupas de cama e toalhas de banho. O proprietário da pousada Raul Pompeu e a gerente Erci se disseram sensibilizados com o trabalho desenvolvido da secretaria principalmente os que visam oferecer uma melhor qualidade de vida as famílias menos assistidas de Torres. Em nome da Prefeitura Municipal de Torres e da Secretaria Municipal de Ação Social o secretário “Tubarão” agradece o gesto do empresário Raul.

8º BPM Fecha Bingo
Na noite do domingo (15/03), próximo à meia-noite, na rua Independência, 195, no Clube de Caça e Tiro - Amadeu A. Dariva, foi cumprido um Mandado de Busca e Apreensão referente a Jogos de Azar (Bingo).No local foram encontradas aproximadamente 26 (vinte e seis) pessoas que estavam jogando. Fora lavrado, pelos Policiais Militares, um Boletim de Ocorrência, na modalidade Termo Circunstanciado, sob o nº 1819884, que já tem data marcada para a audiência, junto ao Juizado Especial Criminal.JOÃO BATISTA SOARES DE OLIVEIRA, 50 anos de idade, natural de Osório, sem antecedentes, assumiu a responsabilidade pelo gerenciamento dos jogos.Foram apreendidos ainda os seguintes objetos: 2 cadernos de anotações; 1 caixa contendo 100 fichas para jogo de Pôquer; 200 cartelas para apostas; R$ 1.852,50 (um mil, oitoecentos e cinqüenta e dois reais e cinqüenta centavos), em moeda corrente; 13 bolinhas de ping pong; 1 gaveta de madeira de 40cm x 40cm; 75 bolinhas numeradas; 1 caixa de som da marca Voxstorm; 1 microfone da marca Smart; 1 microfone da marca Voral; 1 painel numérico de 01 a 75; e 1 globo para sorteio.Participaram da ação: 4 viaturas e 12 (doze) Policiais Militares do 8º Batalhão de Polícia Militar.


Tentou se esconder mas foi preso
Policiais Militares do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas, ao patrulharem o Bairro Arco-iris, em Capão da Canoa, na tarde de Segunda-feira, às 16h, encontraram sentado na rua Beta do Centauro, um indivíduo que ao avistar a viatura, tentou se esconder atrás de uma árvore, mas os policiais Militares do 2º BPAT o cercaram, onde ao ser questionado oseu nome, este dizia vários nomes diferentes, mas como os Policiais Militares o reconheciam de outras ocorrências, o infrator acabou dizendo seu verdadeiro nome, e constava como procurado da Justiça, sendo identificado como sendo ANGELO LUIZ CARDOSO NUNES, 34 anos, Vulgo “Shírra”, com ficha na Polícia por praticar vários Furto, porte ilegal de arma, roubo, tráfico de drogas e falsidade ideológica. "Shírra" foi preso e encaminhado a penitenciária.Major TedescoComandante do 2º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas
ADMINISTRAÇÃO DE DOM PEDRO DE ALCÂNTARA ADQUIRI MAIS UM VEÍCULO PARA A UTILIZAÇÃO PÚBLICA DESTA VEZ VOLTADA À SAÚDE
Em menos de 3 meses de governo, a atual administração de Dom Pedro de Alcântara, está buscando suprir as mais urgentes necessidades ao povo Dom Pedrense. Recentemente, a prefeitura adquiriu um ônibus para o transporte de estudantes, nesta quarta-feira, por volta das 17:30 moradores da área central ouviam uma sirene ecoando na entrada do município: um veículo S-10 ambulância equipada com maca e tubos de oxigênio chegava ao município para suprir grandes necessidades na área da saúde, principalmente a de remoção de pacientes que procuram o posto diariamente. Muitas pessoas, acompanharam eufóricas de perto a entrega da chave do veículo ao Prefeito Telmo Dimer (PMDB), ao Vice Celírio (PT) e ao Secretário da Saúde Sandro Webber. A ambulância, foi montada e equipada em São Paulo em uma camionete S-10 Flexpower 2009, vendida e entregue pela empresa Torrense Pinho Veículos. O pedido da aquisição, foi fito na administração anterior mas com o apoio do PT Dom Pedrense que não na época não fazia parte do governo. A emenda parlamentar para a aquisição desta ambulância, foi através do Senador petista Paulo Pain, salientando que em contra-partida com recursos da atual administração Telmo/Celírio



AMESC DEFINE PRESIDÊNCIA
Reunião informal de Prefeitos realizada na noite de ontem de quarta-feira (18/03) que, em princípio, teria por objetivo encaminhar a troca de presidência da Amesc para o quadriênio 2009/2012, acabou se transformando numa Assembléia Geral Extraordinária e definindo o assunto. Após breve discussão e sem uma solução consensual para atender as expectativas dos Democratas e Progressistas que gostariam de assumir a presidência da Associação no ano de 2011, os prefeitos deliberaram por um sorteio, que depois de realizado, contemplou o interesse dos Progressistas. Contornado todos os entraves, ficou definida a ordem dos partidos que ocuparão a presidência até 2012: PT, PMDB, PP e DEM. Na sequência, foram eleitas a Diretoria e Conselho Fiscal para o Exercício de 2009. O Presidente eleito, prefeito de São João do Sul, Alex Sandro Pereira Bianchin, tomará posse no dia 27 de março às 19:00h, durante cerimônia que será realizada nas dependências da Amesc. O Presidente interino da Amesc, Jonnei Zanette, recebeu muitos elogios pela dedicação nos quase três meses que esteve à frente da Associação e pela habilidade de resolver pacificamente o processo sucessório da Amesc, mantendo a harmonia e união dos Prefeitos.


Escola da regional Araranguá é a única pública de SC participante da Febrace
A Escola de Educação Básica Bulcão Viana, de Praia Grande, de abrangência da Secretaria Regional de Araranguá, é a única escola pública de Santa Catarina representando o estado na 7ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE), que iniciou na terça-feira (17) no campus da USP, em São Paulo. Os três alunos do terceiro ano da Escola da rede estadual de ensino de Praia Grande que participam da Feira Nacional são Vanessa Espíndola da Rosa, Sunamita Martins Lopes, e Felipe Davi Machado, acompanhados pelo professor de Química e Física Gustavo Santos dos Reis. Antes de viajar, na segunda-feira (16) eles fizeram uma pequena exposição do seu trabalho e da importância na participação da feira ao secretário regional de Araranguá Heriberto Schmidt e à gerente de educação Rosa Nagel: “Ficamos orgulhosos em vermos nossos alunos expondo e compartilhando criatividade e inovação”, disse o secretário. O tema do projeto enviado pelos alunos ainda em 2008 foi ‘Tabela Periódica Interativa’. Eles foram classificados na Feira Interdisciplinar realizada também no ano passado. Promovida pela Escola Politécnica da USP, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis, a exposição contará com 282 trabalhos finalistas de alunos do ensino fundamental, médio e técnico de todo o País. Haverá ainda a participação de outras quatro escolas particulares de Santa Catarina. O evento que encerrou na quinta-feira (19) tem o objetivo de estimular a cultura investigativa, de inovação e empreendedorismo na educação básica brasileira. Os autores dos melhores projetos ganharão medalhas, certificados, estágios, entre outros prêmios. Os trabalhos que mais se destacarem na FEBRACE também se qualificarão para participar da Intel-ISEF - International Science and Engineering Fair, a maior competição internacional de estudantes pré-universitários, realizada anualmente nos Estados Unidos, com representantes de cerca de 50 países.
Bombeiros e IML da regional de Araranguá recebem veículos
O Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, Ronaldo Benedet, e o diretor geral da Secretaria Regional Araranguá, André Teobaldo Borba Alves, realizaram na tarde da sexta-feira (13) na sede da SDR a entrega de um veículo para o IML e um caminhão para o Corpo de Bombeiros. O IML recebeu um veículo Saveiro 1.6 zero quilômetro, adaptado para a remoção de corpos. Já para o Corpo de Bombeiros foi entregue um caminhão AT (Auto Tanque), com capacidade de transportar 12 mil litros de água, utilizado na ocorrência de incêndios. Segundo o Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa do Cidadão, 1.200 viaturas já foram entregues no estado. Outras 400 deverão ser destinadas este ano para a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Sistema Prisional: “Procuramos fazer o melhor para a segurança de nosso estado, com investimentos em veículos, renovando a frota e facilitando o trabalho de nossos profissionais, em pessoal, através da realização de concursos públicos e também na aquisição de equipamentos, como armamentos modernos para enfrentar os criminosos”, ressaltou Benedet. Para o diretor geral da Secretaria Regional de Araranguá, a participação do Secretário de Segurança Pública em ações na região é muito importante: “O Secretário tem se feito presente no Vale, através da entrega de viaturas e aumento de efetivo policial, o que demonstra os investimentos feitos no extremo-sul na questão de segurança pública”. A solenidade contou ainda com a participação do deputado estadual Manoel Mota, vereadores, representantes da Prefeitura de Araranguá, das Polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Presídio Regional, Conselho Tutelar, Associação Empresarial do Vale do Araranguá e Câmara de Dirigentes Lojistas.
Lula sanciona a lei que obriga o duplo airbag frontal nos carros
Inclusão do equipamento de proteção seguirá um cronograma de adaptação a ser definido pelo ContranO presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que torna obrigatório o airbag frontal para motorista e passageiro em carros novos. A medida, que foi publicada na quinta-feira no Diário Oficial da Nação, vale também para importados zero quilômetro. A inclusão do equipamento de proteção seguirá um cronograma de adaptação a ser definido pelo Conselho Nacional de Trânsito, que deverá obrigar o item em todos os carros a partir de 2014. A Câmara dos Deputados já havia aprovado o projeto no dia 18 de fevereiro.O preço do equipamento vai variar conforme o modelo do veículo, mas a instalação de um airbag hoje, sem produção em grande escala, custa aproximadamente R$ 2 mil. Esse valor pode cair por causa da obrigatoriedade. Para os defensores da lei, a segurança compensa o custo adicional. No vídeo ao lado é possível ver o que acontece com o condutor quando o impacto da batida não é amortecido pelo airbag. A partir de 2014 Caberá ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) regulamentar as especificações técnicas e o cronograma de implantação, mas cinco anos após a resolução do Contran todos os automóveis novos deverão ter o airbag como item de série. Pelo texto aprovado, será dado um prazo de cinco anos, após a regulamentação do Contran, para que todas os carros novos fabricados no Brasil, exceto os destinados à exportação, tenham o airbag como item obrigatório.No primeiro ano da regulamentação, no entanto, já poderá ser exigido que projetos novos de veículos