sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Edição 124

Leia se Quiser...
Cemitério do Passo de Torres: vaga esgotada
‘‘Está Proibido morrer no município’’
- Já trâmita na Câmara uma indicação do Vereador Filho para a prefeitura comprar uma área de terras para o cemitério municipal. O cemitério atual é particular onde recentemente três pessoas vieram a óbito e por pouco não conseguiram lugar no município para serem enterrados. Eu estava certo quando coloquei na capa aquele caixão jogado no lixo em frente ao cemitério, que seria para desocupar um lugar para comercializarem mais um espaço.
Casa Mortuária
- Em 2007, fiz uma entrevista com a primeira dama da época Senhora Jucélia Matias e a mesma prometeu com todas as letras que até o final do mandato da gestão anterior a tão esperada Casa Mortuária sairia do papel, só faltava uns detalhes de desapropriação de um terreno pertencente ao Senhor Eugênio que não aceitou dar um terreno no centro por um no meio dos manguesais na Praia Azul. E agora, três pessoas mortas no municipio e sem local para serem veladas, isso seria vergonha de um pequeno municipio? não, isso é ‘‘irreponsabilidade’’ mesmo de uma administração que gasta tanto dinheiro em outras coisas menos favoráveis como a contratação de uma Banda Musical para tocar apenas 2 horas cujo valor informaremos na próxima edição. Mas não esqueça leitor passotorrense: ‘‘Está proibido morrer no município’’ até que a administração cumpra com seus compromissos.
Material para o Bairro Campinas e Alto Feliz
- A rua Boa Esperança no Bairro Alto feliz há um imenso valão onde já houve queda de uma criança recentemente, já fiz matéria há mais de um ano atrás sobre isso, mas parece que minhas informações são infundadas como algumas vereadoras sempre disseram. O Vereador Filho, já fez requerimentos e entregue ao prefeito em exercício Valmor e parece estar longe de soluções.
Redutores arrancados
- Os redutores da Rua Pedro Inácio dos Santos foram arrancados por algum descontente, isso aconteceu na sexta e no sábado já houve acidente. Houve testemunhas que viram quem arrancou a marretadas, mas como a ‘‘covardia’’ toma conta das pessoas ...


Jovem atingido por três tiros em Passo de Torres por PM de Torres não consegue efetuar Boletim de Ocorrência na Delegacia local


Segundo familiares, o PM que trabalha na Brigada Militar em Torres já tem por hábito ficar dando tiros prá cima na Rua Antonio Martins no Bairro progresso em Passo de Torres.
Na última segunda-feira o PM D.B chegava em casa quando foicumprimentado por Ricardo Testa de Morais que brincava com seu filho em frente a sua casa quando este entendeu que seria uma afronta o Policial saiu atirando e com o filho de 1,5 anos no colo foi alvejado por 3 tiros, 2 na perna e um de raspão na cabeça.
A mãe da vítima, só foi conseguir fazer o registro policial como tentativa de homicídio na cidade gaúcha de Torres. Até o fechamento desta edição a vítima não foi ouvida pela Policia Civil de Passo de Torres.



Mãe de homem baleado no Passo sentiu-se impedida de realizar o Boletim de Ocorrência
O carpinteiro Ricardo Testa de Morais que mora na Rua Antonio Martins no Bairro Progresso brincava com seu filho filho de 1,5 anos no colo e outro de 5 anos em frente a casa quando o vizinho e Policial Militar que trabalha em Torres chegou e foi cumprimentado por Ricardo o que não foi de agrado do policial de iniciais D.B. Na hora, o filho mais velho de Ricardo se distanciou-se em direção ao meio da rua quando este o chamou em tom mais alto, o PM saiu de seu pátio em disparada efetuando vários tiros até chegar próximo de Ricardo e a queima roupa efetuar 3 disparos sendo que um dos tiros pegou de raspão na cabeça e 2 atingiram a perna direita na altura da canela. A esposa de Ricardo Gisele Carvalho viu tudo e correu em direção para evitar a queda da criança. No momento, havia mais 3 colegas do Policial que alugavam a casa do lado. Ricardo deduziu que quando chamou pelo seu filho sair do meio da rua o PM tenha entendido uma afronta contra ele e por isso tenha cometido tal ato. A familia ligou para o 190 que caiu em Torres e estes deram o numero da Delegacia do Passo. A ambulância da Saúde foi em socorro de Ricardo e no mesmo momento chegava a Policia Militar e um policial civil conhecido por ‘‘Cacho’’. Segundo informações da mãe da vítima Sra. Ivete Blemer Testa os policiais ainda foram muito agressivos com a vítima na hora em que a mesma estava sendo socorrida pela ambulância dizendo: ‘‘manda logo pro hospital antes que a gente mate ele e manda direto pro IML e é dois toques’’, segundo os três integrantes da família foram palavras ditas por um policial militar, já a Sra. Ivete foi agredida verbalmente pelo policial civil que disse: ‘‘cala a boca ‘‘porra’’ que só tô pedindo a sua carteira de identidade’’. A nora disse ao Policial Civil Cacho que a família estava muito nervosa em ver o sangramento dos ferimentos de Ricardo. Em seguida a ambulância tomou o rumo ao Hospital de Torres.
O Caso aconteceu na segunda-feira dia primeiro por volta das 19 horas, a mãe da vítima diz que ‘‘tentou’’ fazer um Boletim de Ocorrência mas sentiu-se impedida de realizar tal ato na Delegacia de Passo de Torres quando dirigiu-se à Delegacia de Torres e às 22:46 realizou o registro sob número 1054/2010. Dona Ivete não desistiu de realizar o BO em Passo de Torres na terça-feira feriado no município também não conseguiu, somente na quarta-feira é que foi atendidada pelo responsável da DP que expediu uma solicitaçlão de exame de corpo de delito, mas a ocorrência ainda foi registrada até a tarde desta última quinta-feira.

Vereador Filho de Passo de Torres exige transparência em relação aos documentos solicitados que tratam da CPI sobre a Educação e Fundeb


O Vereador José Edson ‘‘Filho’’ (PSDB) de Passo de Torres já começou a primeira sessão do ano se mostrando irritado com a situação da CPI da Educação e do Fundeb de Passo de Torres. A formação da CPI, teve seu inicio muito antes do dia 9 de Dezembro data em que foi protocolada pela Presidente da CPI na ‘‘época’’, vereadora Marlene Dutra Vidor. A relação de documentos abaixo, só deu entrada no Executivo no dia 5 de Janeiro de 2010, tendo em vista o prazo de resposta estipulado pela CPI seria de 15 dias e até hoje (quinta-feira 4/2/2010) nenhuma resposta foi dada. Na sessão ocorrida na quarta-feira, o vereador Filho disse que a sociedade quer uma resposta. Interferindo, a presidente da Casa e ex-presidente da CPI disse que os prazos estão dentro da normalidade e que todas as informações já estão em seu poder e se rá tratado na reunião da comissão. O Vereador Filho, alega que a Vereadora Marlene que foi eleita Presidente da Casa, deveria nomear outro vereador para compor a CPI, assim, supostamente o Vereador Filho espera assumir como novo presidente da CPI até porque na ausência do Presidente o vice assume o cargo. De acordo com o entendimento do Assessor da Câmara, a Presidente após nomear um novo membro deveria ter novamente outra eleição para escolher um novo presidente da CPI. O Vereador, sentiu-se irritado e fora da democracia, pois ele como vice é que tem direito a tomar frente da Comissão.


Esta é a lista de documentações que a Comissão de Inquérito solicitou ao Executivo no prazo de 15 dias sendo que foi protocolado no dia 9 de Dezembro e só chegou ao Executivo dia 5 de Janeiro.



Cada rubrica destas abaixo, representa valores que devem ser informados à CPI atráves de cópias. Essas são as informações que são necessárias para dar a continuidade da CPI