quinta-feira, 2 de julho de 2009

Edição 94

Leia se Quiser...
- Há ainda quem possa acreditar na inocência do prefeito cassado em Passo de Torres. Por muitas vezes vereadores de situação sempre disseram ser um processo ‘’sem fundamentos’’. talvez, eles nunca tiveram acesso ao documento comprobatório do ato ilícito que está na reportagem ao lado. Essa, foi a foto original e feita no momento da entrega de aterro em uma residência quando fui ameaçado por pelo menos três funcionários da prefeitura e mais o eleitor favorecido. A partir daquele momento, após fazer pelo menos uma foto achando ser a continuidade da preparação das obras de asfaltamento, mesmo sendo já fora de expediente, procurei saber do próprio prefeito do que estava acontecendo, mas não tive êxito, ao ouvir apenas deboche do chefe do executivo durante as tentativas de ligações para o seu celular e que em uma das oportunidades me disse ‘’pode publicar que não dá nada’’.
- Até posso acreditar na sua inocência, pois quem mais problemas causou, não foi a nossa reportagem e sim as muitas contradições de seus testemunhas. Um dizia que era para combater o mosquito da dengue, outro dizia que o mosquito da dengue não se combatia doando aterros. Nenhuma campanha ou notícia fora veiculada de foco de dengue no município. Então me pergunto será que alguém não foi inteligente o suficiente para entender que em época de campanha eleitoral não se pode fazer doações? Teve um vizinho ao lado deste que também ganhou aterro, mas no mesmo dia foram exigir deste que se colocassem uma bandeira partidária em frente à casa, o que este não permitiu. Isto não seria uma troca?Eleitores mal entendidos- Na última terça-feira peemedebistas sairam às ruas de Passo de Torres em rítmo de grande festa o que acabou irritando muitos moradores que ligavam para a polícia devido a buzinaços e gritarias até pelo menos 2 horas da madrugada. Eles entenderam que a suspensão da eleição haveria decidido à volta do Prefeito cassado ‘’Alemão’’. A polícia militar de Passo de Torres, disse a várias pessoas por telefone que não tinham competência de contornar a situação por se tratar de um ato político, o que não quer dizer que a lei do silêncio não deva ser respeitada.
Veículo oficial também na festa
- Foi testemunhado por várias pessoas a presença de um veículo Gol da Secretaria de Obras na grande festa por engano acontecida após a notícia entrar no site do TSE. O nome do motorista que carregava uma bandeira vermelha foi divulgado ao Jornal Nortesul, mas não publicamos para não comprometer o emprego do funcionário junto ao Poder Executivo. Só pedimos mais cuidado e responsabilidade do prefeito em exercício Valmor de Souza.
- O Jornal Nortesul está para prestar serviço à comunidade e a região e não acobertar nada de ‘’safadeza’’ política a quem quer que seja. Assim, vamos continuar fazendo: noticiando ou investigando se for o caso.



Moradores solicitam segurança

Moradores de Passo de Torres, estão assustados com manifestantes da coligação do PMDB devido suas ações e atos de vandalismo acontecidos a cada resultado que vá de encontro favorável à coligação que pertencia ao Prefeito cassado. Estão relatando que as atitudes são reclamadas tanto para a Polícia Militar e Polícia Civil e nada é feito para se evitar tais ações.
Na noite da última terça-feira, até mesmo a Polícia Militar de Sombrio recebeu ligações de moradores do Passo de Torres, mas a resposta é sempre a mesma: ‘’nada podemos fazer’’. Houve um caso que até mesmo um policial relatou à um comunicante que o Passo de Torres infelizmente estava sem lei. Essa atitudes, não combinam com as Vereadoras que compoem a mesa diretora da Câmara, Ver. Terezinha Educadora aposentada, Ver. Marlene extremamente educada e que tem como objetivo trabalhar pela ‘’coletividade’’, além da jovem Vereadora Janaína Scheffer que terá muito o que aprender em questão de política séria, honesta e transparente.

Povo do Passo quer ouvir mais os vereadores

O Município de Passo de Torres, precisa ter pessoas mais educadas, começando pelos políticos eleitos pelo povo. É muito simples, não basta só fazerem projetos, devem executá-los. Pena, que pessoas se aposentam na área da educação e depois passam a fazer parte de uma das coisas onde se há muitas mentiras e enganos que é a política. Entram nessa após passarem por vários partidos e sobem em uma tribuna e dizem que não se vendem. Acho que os vereadores deveriam passar por uma avaliação pública ao menos uma vez por ano. Porque passar quatro anos ouvindo a mesma ladainha, é de enjoar. O povo vai à uma sessão, é para ouvir palavras e ações dos vereadores e não ficarem por 1:20 ouvindo leituras de atas, projetos, correspondência e providências, se tudo isso é divulgado pelo jornal contratado. Além do mais, conforme o regimento a sessão tem no máximo duas horas e por isso cada vereador tem apenas 3 minutos para expôr suas ações ao povo local. Esperamos atitudes mais enérgicas de quem estiver na presidência da Casa Legislativa do Passo de Torres, da Assessora Jurídica e da Assessoria Parlamentar em trabalhar por todos e não só dizer ‘’amém’’ ao executivo.


TSE SUSPENDE AS ELEIÇÕES EM PASSO DE TORRES


O fim de semana que passou foi agitado em Passo de Torres devido as convenções dos seis partidos existentes no município com o objetivo de escolherem seus candidatos à prefeito, vice e tratar das coligações em preparação ao novo pleito eleitoral determinado pelo TRE no último dia 15 de junho onde no próximo dia 26 de julho, os 4817 eleitores voltassem às urnas para escolher um novo prefeito. As convenções, reuniram não somente lideranças locais, mas teve a presença de Deputados, prefeitos, presidentes de partidos e vereadores de vários municipios da região sul de Santa catarina.O PMDB, escolheu o nome do Ex-prefeito Áureo Henrique como cabdidato à prefeito e dando continuidade à aliança formada com o PDT, aceitou o ex-vereador Paulo Cordeiro como vice que na eleição passada contrariou o seu partido apoiando a coligação oponente. O PT, saiu da aliança formada na última eleição (PMDB, PDT, PT) e lançou candidato próprio tendo Elder Rodrigues como prefeito e Eduardo Maurer como vice.Já a coligação ‘’Um Novo Tempo’’, formada pelo PP, PSDB e DEM, que tiveram suas convenções simultâneas permaneceu a mesma com os mesmos candidatos Valmir Rodrigues (PP) para prefeito e Toninho (PSDB) como vice. Todos os trâmites forma homologados até às 17:00 do dia 30 de junho.


Sobre a suspensão das eleições

Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiram, na sessão de terça-feira (30), suspender as eleições suplementares para prefeito e vice em Passo de Torres (SC), que estavam marcadas para o próximo dia 26 de julho. A medida foi tomada depois de acolhido, em parte, um pedido de liminar feito pelo prefeito reeleito em 2006, Newton Bitencourt da Silva (PMDB), que teve seu diploma cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral catarinense.A suspensão das eleições vale até que o TSE analise recurso que está na Procuradoria-Geral Eleitoral aguardando parecer. O TRE-SC cassou o prefeito por doação de aterros a eleitores no período eleitoral. Ele também foi multado em R$ 10 mil além de ter decretada sua inelegibilidade.O relator substituto, ministro Joelson Dias, aceitou a alegação do prefeito cassado de que a prova testemunhal contra ele teria sido produzida fora de prazo. Citou que o TSE entende, de acordo com decisões anteriores sobre o assunto, que a apresentação de testemunhas deve ocorrer no momento da inicial ajuizada.