quinta-feira, 21 de agosto de 2008

EDIÇÃO Nº 52 - 22/08/2008

Coluna: Leia...Se...Quiser
Política no Passo x Irresponsabilidade- Tenho percebido o desespero tão grande de uma coligação no Passo de Torres que estão apelando até em colocar bandeiras em pátios de residências sem autorização, casas onde não residem ninguém e chega ter até 4 bandeiras em um mesmo terreno. Por falar em bandeiras políticas no último Sábado com um forte vento, uma dessas, caiu um pouco antes que eu passasse de carro. Uma taquara de quase 6 metros atravessou a rua toda. Se caso acontecer com você, se for atingido ou por surpresa encontrar uma em seu pátio, você poderá fazer uma ocorrência policial contra os “irresponsáveis” por isso. Mas aviso, a ocorrência deve ser feita em Sombrio, pois se depender da Delegacia do município, não dá em nada.

- Acho bonito a iniciativa do TSE em lançar campanha contra a compra de votos. Só que são muito demoradas, custa a “cair a ficha” de pessoas que têm o hábito de trocar votos por cestas básicas, caminhão de aterro, promessas inviáveis ou outro tipo de esmolas. Essas dicas, serviriam muito à população passotorense que é iludida por certos “milagreiros” que nem sequer sabem ler e escrever. É como diz o meu amigo e vereador Ênio “O homem, podem não saber ler ou escrever, mas tem que ter “caráti” na política.

- Me perguntaram o que tenho contra o Passo de Torres? Contra o Passo e seus moradores, nada, até porque são pessoas humildes que procuram sobreviver mesmo sem emprego no município. Sou contra a forma e a falta de criatividade de admnistrar. Estou me referindo à população mais carente. Como exemplo: os moradores da Sanga da Madeira, além de estarem quilometros de distância do município, não há um tipo de atividade profissionalizante. Isso, é só falta de interesse, alguém já viu o prefeito ir até uma empresa negociar para se instalar no município?

DIGO E NÃO MANDO DIZER- Falar em prefeito, na semana passada, veio até a nossa redação o próprio, no meio da tarde, que prá mim deveria estar cumprindo expediente, o candidato a vice junto, (esse não porque sua profissão é somente vereador) vieram pedir votos e dizer que governam prá pobre. Estranho, resido a 4 anos no Passo, temos uma empresa jornalística instalada no mesmo endereço há um ano, tentamos muitas vezes entrevistá-lo, nunca o encontramos, sempre quando passou por mim ou por muitos cidadãos nem sequer um cumprimento, simplesmente o vidro do “Corolla” sempre fechado, agora em época eleitoral, eles acham o endereço?

HOMEM ACUSADO DE MANTER FILHAS EM CATIVEIRO SUICIDA-SE NA DELEGACIA DE PASSO DE TORRES-SC
A prisão de um homem suspeito de manter relações com as próprias filhas, deixou de ser sigilosa a partir do momento em que um jornal local que teria acompanhado a polícia divulgou na íntegra fotos no momento exato em que o suspeito era algemado pelo responsável da Delegacia do município de Passo de Torres no extremo sul de Santa Catarina. A partir daí, orgãos de imprensa de todo o estado de SC, do RS e em caráter nacional divulgavam o que era relatado como atos de terrorismo durante anos acompanhados de ameaças repressão e estupro. A prisão do suspeito, aconteceu no dia 15/08, quando foi encaminhado para a DP do município para interrogatório.




Segundo jornais da região que foram os primeiros a divulgarem o que era para ser sigilo, diz que dois filhos homens fizeram a denúncia que o pai abusava das filhas. Segundo os jornais, o homem foi questionado pela polícia e sempre negou os atos. Na Segunda-feira, por volta das 16:30, o suspeito iria ser ouvido quando foi encontrado enforcado na cela com uma corda confeccionada com as “franjas” de um cobertor. Ao anoitecer, com o acompanhamento de peritos do IML, o corpo foi retirado por uma funerária e levado até a casa dos onze filhos para ser velado.




Na Terça-feira, um dos jornais da região, dizia não poder ter exibido a imagem do suspeito ainda vivo porque o processo corria em sigilo.Durante o velório na terça-feira, um orgão de imprensa do Grupo RBS, conseguiu várias informações e entrevistas com as filhas e filhos do suspeito, inclusive acompanhando até o cemitério municipal. Na edição da última quarta-feira, o Jornal Diário Catarinense, divulgou a notícia em uma página inteira com as seguintes manchetes: Morte em cadeia de SC causa revolta, Familiares não se conformam com o suicídio e mais, Divulgação assusta os parentes.




Em entrevista ao Jornal Diário Catarinense que circula pouco na região, a filha mais velha do homem disse ter ficado abalada com o suicídio do homem e confirmou seu depoimento à Policia Civil. Ela disse à imprensa que não viviam em cativeiro, confirmou relacionamentos com ele, mas disse nem saber se ela era filha dele já que sua mãe trabalhava em boate, também esclareceu que as relações não eram forçadas. O Jornal DC, perguntou à ela se ele era um bom pai, a jovem confirmou que sim e que nunca sofreu agressão alguma, inclusive ele procurava se aconselhar às filhas para decisões da casa.




Na segunda-feira, um irmão e a jovem, foram a DP levar mantimentos, somente o rapaz havia autorização, o preso pediu a um policial para ver a filha o que foi negado. Ela conseguiu conversar com ele através da grade do lado de fora da Delegacia mas sem vê-lo. No final da tarde, a moça retornou para levar-lhe o jantar, foi onde percebeu um carro da funerária quando saia da Delegacia. Somente após ter chegado em casa é que foram avisados da morte do pai.




O Jornal Nortesul, teve acesso somente às informações prestadas pelos agentes funerários que retiraram o corpo, a Srª. Oneide Possamai e o Sr. João que confirmaram o artefato usado para o suicídio sendo de um cobertor, que foi preso em uma grade que fica a uma altura considerável, por isso, o mesmo poderia ter subido em uma sacola de roupas que havia próximo aos pés do cadáver.




Quanto aos jovens, negaram ter denunciado o pai, pois foram à Delegacia para solicitar atestado de bons antecedentes. Acredita-se que a “informação” vazada para a imprensa local causado maior repercussão.
1ª Noite Italiana Jantar/Baile na SAAS foi um sucesso
Foi realizado no sábado (23), a 1ª Noite Italiana Jantar/Baile no Salão da Sociedade dos Amigos de Arroio do Sal (SAAS). Os correspondentes do Jornal NORTESUL foram conferir o evento. Nem a noite chuvosa em Arroio do Sal na noite de sábado (23), não intimidou mais de 160 pessoas que foram prestigiar a 1ª Noite Italiana Jantar/Baile realizado na SAAS em Arroio do Sal. Os convidados foram recepcionados pela diretoria da entidade e pelos funcionários. No jantar foi oferecido um dos principais pratos da Itália, uma bela macarronada acompanhada de saladas. Logo após o jantar, foram sorteados alguns brindes para os convidados que compareceram no evento e logo a seguir se apresentou o Sr. Guido Gremo, cantando musicas italianas e fazendo os convidados cantar e dançar no salão. A Diretoria da SAAS, que é presidida pela Sra. Célia Viana, agradeceu ao público presente e pela imprensa pela cobertura do evento e informou ainda que no dia 29 de Agosto, terça-feira, será realizada a 3ª Canção Solidária, que é uma realização da ONG Paula Santos Mengue com apoio do comércio local e da Rádio Comunitária Tupancy Fm de Arroio do Sal. O Jornal NORTESUL confirma também a presença na 3ª Canção Solidária. Texto: Alexandre Ribeiro
Corrente é instalada para evitar carros na orla da Praia Grande em Torres
A Secretaria Municipal de Obras e Trânsito de Torres instalou na última quarta-feira (13/8) uma corrente com cadeado no acesso à Praia Grande, em Torres. No local também foi colocado uma placa de sinalização informando que é proibido o trânsito de veículos na orla. Ação visa à segurança dos pedestres que caminham na praia e a conservação das dunas. Somente os carros de socorro e limpeza poderão circular pela areia.A medida atende ao cumprimento da licença prévia da Fepam referente ao Plano de Manejo de Dunas do Município e a Lei 9.204/91 que proíbe a circulação de veículos nas praias. Conforme o Comando da Brigada Militar, o descumprimento da proibição é sujeito à multa de trânsito e ao recolhimento do veículo caso o motorista se recuse a retirá-lo da praia.
Prefeitura elabora Plano de Manejo das Dunas Interiores do Município de Torres
A Prefeitura de Torres, através da Secretaria do Meio Ambiente, encaminhou a Fepam, na sexta-feira (15.08), o pedido de Licença de Instalação e Operação do Plano de Manejo das Dunas Interiores. As dunas interiores é a faixa arenosa que vai além dos 300 metros do que já havia sido mapeado no plano anterior, ou seja, Plano de Manejo das Dunas Costeiras. O novo plano foi totalmente realizado por técnicos da prefeitura, envolvendo as gerencias de projetos e cadastro, e secretaria do meio ambiente, sem custo algum para o município.
O plano, que buscou identificar os conflitos entre os aspectos urbanos (ruas, loteamentos, entre outros) e as dunas interiores, faz as seguintes considerações: redução no número de acessos de veículos à praia, mapeamento das dunas interiores e mapeamento dos acessos de pedestres. O mapeamento se concentrou nos balneários ao sul do Parque Estadual da Itapeva, pois nos demais (ao norte do Parque) não há dunas interiores. O trabalho de identificação iniciou com uma sobreposição da foto de satélite do município e os mapas do Cadastro Imobiliário e foram completados com o levantamento de campo. Conservação das dunas - Nestes últimos três anos a prefeitura tem dedicado atenção especial na conservação das dunas. Em 2005 foi realizado um diagnóstico dos 17 km da orla torrense para saber como se encontrava a conservação das dunas e então poder elaborar o plano de manejo das dunas. O Plano de Manejo das Dunas Costeiras, elaborado pelo Nema - Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental -, buscava a recuperação, conservação e manejo da área.
Agora a prefeitura pretende desenvolver ações também nas dunas interiores buscando recuperação e preservação da área.
Torres integra circuito do Projeto Passarela
O Projeto Passarela realiza no dia 28 de agosto seleção de modelos e atores em Tubarão, no De Rose PAlace Hotel. Crianças e adolescentes, entre 1 e 23 anos, interessados em seguir carreira artística podem fazer parte da avaliação. Para participar, basta preencher a ficha de inscrição na Casa São Paulo e levar uma lata de leite em pó, que será doada para instituições beneficentes na cidade. O Projeto Passarela, idealizado por Marcelo Germano e com sede em Guarapuava, conhece o perfil requisitado pelas agências e é parceiro das maiores do país. Por isso, a empresa tem no currículo a descoberta de grandes talentos no mundo da moda e da TV. Entre eles, as tops models Marcelle Bittar e Viviane Orth, a atriz Nêmora Cavalheiro, que interpreta a Naná na novela global Ciranda de Pedra e o ator Alan Scarpari, que integra a próxima minissérie da Rede Globo, Capitu, baseada na obra “Dom Casmurro”, de Machado de Assis.Alan tem 18 anos e é natural de Torres (RS). Após participar de sua primeira seleção na cidade natal, Alan foi selecionado para a convenção do Projeto Passarela na capital Porto Alegre. Selecionado pela agência 40 Graus, no Rio de Janeiro, ele mudou-se para São Paulo e fez curso de teatro, até ser aprovado para a minissérie da Globo.
Experiências agroecológicas do litoral receberam visitantes de outros países das Américas
Na semana passada, cerca de 75 delegados de 17 entidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Guatemala e Honduras tiveram a oportunidade de conferir a diversidade e a produtividade das propriedades rurais ecológicas do litoral norte por ocasião das atividades do Seminário Internacional sobre Soberania Alimentar. Entre segunda e sexta-feira, visitaram cooperativas de consumidores de produtos ecológicos – como a EcoTorres e a Coopet -, propriedades ecológicas e movimentos sociais. Os participantes ficaram bastante motivados com o que viram por aqui e mais do que fotos bonitas, levaram experiências agroecológicas bem sucedidas. A capacidade de produzir alimentos sem agrotóxicos em quantidade tanto para as próprias famílias agricultoras quanto para comercialização local e regional, é uma realidade que pode ajudar a formatar outros projetos de erradicação da fome com sustentabilidade ambiental da Heifer Internacional em outros países das Américas.O Seminário Internacional sobre Soberania Alimentar foi organizado por SARO - South American Regional Office - da Heifer Projetos Internacionais e Centro Ecológico.
Valor da duplicação da 101 em SC
A duplicação em 248,5 quilômetros está dividida em nove lotes de pista e cinco de obras-de-arte especiais, a um custo de R$ 1,2 bilhão. Até dezembro deste ano, o DNIT tem a meta de entregar cerca de 70% das obras concluídas. OBRASNova pista (2 faixas): 248,5 km - Vias laterais: 240 km - Viadutos: 38 - Passarelas: 69 - Pontes: 24 - Túneis: 2
Presidente do TRE discute sobre eleições em SC com Delegados Regionais e Diretores de Polícia
O Secretário de Segurança Pública, Deputado Ronaldo Benedet e o Delegado Geral da Polícia Civil, Maurício Eskudlark reuniram os Diretores de Polícia e Delegados Regionais, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), para definir estratégias que contribuem para a Instituição. Um dos assuntos discutidos na pauta de reunião foi sobre as ações no período eleitoral. Para reforçar esse assunto, esteve presente o Presidente do TRE, Desembargador, João Eduardo Souza Varella, solicitando a colaboração dos Delegados para que as eleições em Santa Catarina transcorram normalmente. O Desembargador colocou a disposição a estrutura do Tribunal para qualquer eventualidade.NOVIDADES NO DETRAN DE SCO Estado de SC é o primeiro a adotar o novo sistema. Através do ClaNet, uma ferramenta dentro do DetranNet, onde é possível imprimir direto dos escritórios dos despachantes os certificados de registro e licenciamento de veículos, seguro obrigatório, imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) e pagar até eventuais multas de trânsito.
O petróleo também é nosso!
Ideli SalvattiSenadora – PT/SC
As recentes descobertas, pela Petrobrás, de campos de petróleo e gás natural nas camadas de pré-sal mostram um cenário extremamente promissor para o Brasil nos próximos anos. Com isso, poucas decisões serão tão fundamentais para o futuro do nosso país quanto o debate sobre o proveito que os brasileiros farão destas novas riquezas. É uma enorme janela de oportunidades que se abre - inclusive para Santa Catarina depois da descoberta de um campo de óleo leve na região de Itajaí (litoral norte catarinense) anunciada recentemente pela Petrobrás. Este novo cenário exige, portanto, uma profunda discussão sobre modificações necessárias no marco regulatório do setor, de uma forma geral, e na lei dos royalties do petróleo, em particular, para que se adeqüem à nova realidade. É preciso redefinir quem vai se apropriar futuramente do benefício advindo da venda destas reservas.Os royalties são compensações financeiras que as empresas exploradoras e produtoras pagam à União, estados e municípios por sua exploração, refino ou distribuição. Com o dinheiro, são feitas, por exemplo, pesquisas científicas e a recuperação ambiental por eventuais prejuízos à natureza. Para se ter uma idéia do volume de recursos em questão, basta lembrar que a União, estados e municípios arrecadavam cerca de R$ 283 milhões com royalties há 10 anos – valor que passou para R$ 14,6 bilhões em 2007. O problema é que eles estão concentrados entre poucos estados e municípios. Atualmente quase 85% dos royalties do petróleo distribuídos diretamente aos estados ficam com o Rio de Janeiro; e dentre os mais de 5.500 municípios brasileiros, apenas nove - situados no estado do Rio de Janeiro- ficam com 62%.Com as novas descobertas da Petrobrás consideramos fundamental redefinir a distribuição dos royalties, para que ela seja mais justa, beneficie a todos os brasileiros e alcance todos os estados que têm potencial, como é o caso de Santa Catarina. Um exemplo importante que mostra o que está em jogo é o novo campo de óleo leve descoberto pela Petrobrás recentemente no litoral norte de Santa Catarina, que está a cerca de 30 quilômetros dos já existentes Coral e Estrela do Mar. Encontra-se em águas rasas, apresenta bom potencial de exploração e óleo de excelente qualidade. Mas, em função das linhas demarcatórias atualmente em vigor, os royalties irão para São Paulo.É por isso que apresentei recentemente no Senado um projeto de lei propondo uma nova definição dos limites territoriais na plataforma continental brasileira e outra distribuição dos royalties do Petróleo. O projeto prevê a seguinte distribuição: 7,5% para municípios produtores confrontantes; 7,5% aos Estados produtores confrontantes; 15% às Forças Armadas para atender aos encargos de defesa do território nacional; 17,5% ao ministério da Educação (para a educação básica e o ensino profissional e tecnológico); 17,5% ao ministério da Previdência; 25% para integralização do Fundo Especial (distribuição de royalties para todos os estados, prevista na atual Lei 9.478/97, conhecida como Lei do Petróleo). Não se trata de prejudicar quem já recebe, mas de beneficiar o conjunto da população com o imenso potencial do Brasil no setor petrolífero. Este é o momento de promover mudanças na legislação para evitar novas e desgastantes disputas pelos royalties, como a existente, por exemplo, há mais de uma década entre Santa Catarina e Paraná.