sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Edição 99

Torres está em alerta total
- Tenho certeza que talvez algumas informações sobre as suspeitas da nova gripe estão sendo ‘’ocultas’’, isso não pode acontecer, na data de hoje, talvez estará chegando um dos primeiros resultados de um material coletado de uma pessoa que entro em óbito na última segunda-feira no Hospital em Torres. O Nortesul estará preparado para receber da mão de familiares o resultado do exame e se for comprovado, aí a coisa vai ficar mais grave, pois pelo que soubemos, há mais pessoas em isolamento no hospital que até poderiam estar tomando o medicamento Tamiflu antes mesmo de qualquer resultado de exames. Foi o que não aconteceu com uma jovem de 21 anos, que teve a luz à uma criança na UTI Neo Natal em Esteio e dois dias após, foi internada em Torres, segundo os familiares com uma forte gripe. A mesma teve passagem pela UTI e após 16 dias de internação veio à óbito na última segunda-feira, pelo que soubemos do laudo de óbito houve uma quantidade enorme de complicações na saúde da jovem que foi sepultada na terça-feira pela manhã.
Sessão na Câmara do Passo de Torres
- O meu amigo e competente Vereador Nivaldo Kijilin, se pronunciou na Câmara, elogiando um jornal local porque ele espalha jornais nas mesas dos vereadores antes da sessão e pediu que o Nortesul fizesse o mesmo. Só peço as pessoas responsáveis pela Câmara do Passo, (Srª Zenaide, Sr. Zezo e a Drª Viviane) que os exemplares que largamos em baixo da porta todas as sextas-feiras, sejam disponibilizados à todos os vereadores da Casa, inclusive para os da oposição que muitas vezes nem sabem que o jornal está circulando nas dependências da Câmara. E tem mais, meu amigo Nivaldo, o Jornal que larga de ‘’rodo’’, é porque tem contrato com a Câmara e a Prefeitura, por isso não é favor dele, é dever cobrir as mesas de jornal pelo que ganha, assim, também o Nortesul faz com a Prefeitura e Câmara de Dom Pedro de Alcântara, onde somos contratados pelo nosso trabalho. Aliás, tem ‘’vereadora’’ que chega a fazer cara de ‘’nojo’’ quando enxerga um Jornal Nortesul, sabem porquê? Porque mostramos os ‘’podres’’ e as ‘’falcatruas’’ que acontecem, e isso não é bom para a imagem de quem fora eleita pelo povo. Peçam e façam a coisa certa que o Nortesul com certeza as chamarás também de ‘’Meninas Super-Poderosas’’.
- Por falar em ‘’falcatruas’’ o Senado Federal ta virado num oba-oba. Políticos mais sérios e honestos do PMDB, pedem a renúncia de José Sarney e o mesmo não quer largar a ‘’teta’’. Por isso que eu sempre digo e discuto, os partidos não devem ser olhados pelo povo, e sim as pessoas que os compõem. Não adianta um partido de grandiosidade e respeitado que nem o PMDB, se há nele pessoas que não demonstram seriedade e transparência.
- Em um encontro com o Deputado e Presidente da Assembléia de SC Jorge Mello (PSDB), o mesmo explanou uma verdade: ‘’O povo não vota no político pelo que ele já fez, e sim pelo que ele promete fazer’’.
Perigo nas estradas
- Quero expor aqui o meu repúdio contra o motorista da Empresa UNESUL que dirigia o veículo ônibus prefixo 2874 no último dia 4 de agosto terça-feira que saia de Dom Pedro de Alcântara em direção à Osório. Acontece, que o ônibus ao chegar às margens da BR 101, o motorista prestou atenção de um lado só e entrava com o mesmo enquanto o carro da nossa reportagem dava sinal de entrar em direção à Dom Pedro. Lembrando que o sinal começou a ser dado à no mínimo 300 metros antes, devido à alta velocidade de uma carreta que vinha atrás. O ônibus, se aproximou tanto da BR, que quase houve um acidente ‘’fatal’’, se não fosse o pequeno porte de nosso veículo que achou uma pequena ‘’brecha’’ para sair da BR. Ainda deu tempo de parar o veículo e fotografá-lo para testemunhar o prefixo. Pelo menos dois veículos que vinham atrás na hora, pararam para relatar o perigo visto por eles. Tentamos ligar para o 102 e pedir os números telefônicos da empresa em Porto Alegre e Torres, mas os operadores dizem que a pedido da empresa é sigilo.
- Outra empresa de nome e que tem muitas reclamações e ações judiciais é o famoso Supermercado Nacional, êta empresa prá vender eletrodomésticos e não cumprir com as garantias. Tem uma senhora, que comprou uma TV LCD da marca LG, deu problema no 1º mês. Resultado: continua pagando e a TV no conserto e...bom, o caso já está na justiça....esperamos que a cliente tenha um final feliz. Ela disse para não divulgar o nome dela, senão a empresa é capaz de processá-la ainda por difamação. E tem muito mais ações tramitando contra o poderoso Nacional.


A propagação dos "lixões oficiais"
O Instituto Eco&Ação ajuizou uma ação civil pública contra o Município de Passo de Torres*, localizado no extremo sul de Santa Catarina que vivencia mais um dos tantos crimes ambientais relacionados com o lixo.
Aparentemente, a questão dos resíduos está bem encaminhada. A equipe do Eco&Ação visitou o local: às nove horas da matina estava às margens frias do rio Mampituba, enfeitada por lixeiras azuis recicladas. Dia normal na cidade: sol no céu. comércio de portas abertas, crianças nas escolas... Seguiu o caminhão de coleta do lixo e o flagrou depositando seu conteúdo, bem longe dos olhos dos munícipes, há vários quilômetros do centro da cidade. Adivinhem onde? Num lixão a céu aberto.
O projeto deste lixão oficial – uma das idéias mirabolantes do prefeito cassado – surgiu para fraudar a legislação. Trata-se de uma prática corriqueira dos gestores que não gostam de cumprir a lei.
Como isso é possível? O prefeito escolhe uma área para albergar um projeto de reciclagem ambientalmente correta. Constrói um galpão, daqueles bem precários... sem qualquer licenciamento. E firma convênio com uma cooperativa de catadores de lixo; ou contrata empregados para gerir o local. Paralelo a isso, assina um contrato com um aterro sanitário legalizado para depósito legal do seu lixo; assina também contrato com uma empresa transportadora de lixo. E envia quantidades simbólicas de lixo para o aterro contratado.
Com essa papelada toda nas mãos, sente-se liberado para jogar o lixo produzido em seu município em qualquer canto (longe dos olhos dos munícipes). A coisa fica melhor ainda quando tais lixões contemplam "projetos verdes de reciclagem" nos quais são usados os munícipes pobres e desempregados. Embora a atividade seja degradante e insalubre, eles não possuem alternativas para geração de emprego e renda.
Daí em diante, qualquer iniciativa para suspender as atividades do lixão oficial torna-se impossível devido ao impacto social advindo da paralisação das atividades dos catadores e recicladores.
Este circo é um argumento perfeito para a defesa desses gestores, caso sejam interpelados sobre esta ilegalidade.
No caso específico de Passo de Torres, o prefeito contratou uma pessoa para comandar a reciclagem ilegal do seu lixo. Um acordo verbal que envolveu salário e entrega de equipamentos. Confiante no acordo, o contratado – que se julga um empresário do lixo – subcontratou 26 pessoas devido à aparência lucrativa do negócio. Mas o prefeito nunca cumpriu sua promessa e hoje, no local, vivem e trabalham 8 ou 9 pessoas em situação subumana.
Esta área já foi visitada e/ou vistoriada pela Vigilância de Saúde, Polícia Ambiental, vereadores, jornalistas, Conselho Tutelar (porque há crianças no local); mas continua recebendo diariamente o lixo produzido em Passo de Torres.
Viva a impunidade reinante no Brasil!
Espera-se, no entanto, que o Poder Judiciário, agora provocado, dê um basta às ilegalidades de Passo de Torres.
* - processo número 189.09.001428-3, Vara Única de Santa Rosa do Sul, SC.
Ana Echevenguá, advogada ambientalista, coordenadora do programa Eco&Ação, presidente do Instituto Eco&Ação e da Academia Livre das Água, e-mail: ana@ecoeacao.com.br, website: http://www.ecoeacao.com.br/



Bella Torres em abandono

Moradores da localidade de Bella Torres em Passo de Torres, reclamam do abandono total das ruas largadas de mão pela administração pública. Alguns meses atrás, a prefeitura começou a fazer as preparações para o ‘’futuro’’ e ‘’lendário’’ asfalto com verbas já destinadas à obra tão esperada pelos moradores e veranistas que mais impostos pagam no município. As obras foram paralisadas logo após a decisão da cassação do prefeito. Em quase todas as esquinas, há buracos imensos abertos onde até os canos da rede d´agua ficam aparecendo e podendo até mesmo serem quebrados ou ressecados ao sol. Na localidade, há uma vereadora líder de governo (Marlene Dutra Vidor) mas a população diz que a mesma não está prestando o serviço necessário à população local que a elegeu. Eles pedem, que ela exija do executivo as conclusões da obra do asfaltamento que já era para estar pronta há no mínimo ano ano atrás. Na próxima edição, mostraremos novamente aqui a situação precária dos abrigos de ônibus em Bella Torres.



Nortesul entrevista Diretoria do Hospital de Torres sobre o caso da gripe A

Na última quarta-feira o Jornal Nortesul preocupado com a situação que está se agravando com a nova gripe, procurou a diretoria do Hospital Nossa Senhora das Graças de Torres para procurar esclarecer algumas dúvidas sobre o andamento e procedimento que estão sendo tomados contra a nova gripe.
Fizemos algumas perguntas objetivas ao Diretor Técnico Sr. Vitor Hugo juntamente à Gerente Administrativa Srª Simone.
NS: Há casos confirmados da nova gripe em Torres?
Diretor: confirmado não, pois a confirmação depende de exames que demoram de 15 a 21 dias para ficarem prontos. Nós já atendemos pacientes com casos suspeitos, mas nenhum confirmado até o momento.
NS: Tem neste momento algum paciente isolado?
Diretor: Já teve, tem e continuará tendo isolamentos de pacientes de Torres e de toda a região se houver necessidade.
NS: Qualquer pessoa que chegar aqui com gripe, ficará sob suspeita?
Diretor: Não, isso é um protocolo do Ministério da Saúde. Mas só vão ser internadas pessoas com gripe complicada, seja comum ou seja A, como sempre foi antes mesmo de ter a Gripe A mas o paciente que apresentar complicações respiratórias vai para a UTI os que apresentarem quadros graves em posse da complicação da gripe comum ou da gripe A, ou seja estar com a gripe A não se indica a internação, pois a maioria dos pacientes que tiveram a gripe A, nem sabem disso. Na verdade, a gripe A, é um vírus novo mas que cursa de forma semelhante da gripe comum com uma mortalidade igual ou até menor da gripe comum.
NS: Quanto ao óbito da jovem na última segunda-feira, o que o senhor poderia nos dizer?
Diretor: Bem, por ética, nós não podemos falar sobre o assunto do quadro de saúde de pacientes, desta paciente, não temos nada oficial (referindo-se aos exames dos materiais coletados) mas torno a dizer, não temos ‘’nenhum’’ caso confirmado de Gripe A (interferiu a Srª Simone Gerente Administrativa: até porque não veio ainda os resultados dos exames dela ainda).
NS: Vocês tem vários materiais coletados em andamento de exames, quando vierem os resultados, poderão vir todos juntos?
Simone: Depende da data, porque cada material foi coletado em datas diferentes, e isso não é só daqui, é de todo o estado e do Brasil.
NS: Esse material vai todo para uma central?
Diretor: Sim, por isso que demora.
NS: Algum procedimento em manter a segurança dos funcionários?
Simone: Sim, um Técnico de Segurança no trabalho, tem feito as orientações conforme o protocolo, quando há um paciente suspeito, é recomendado e disponibilizado máscaras e toda a precaução que os demais estabelecimentos estão adotando. Porém nem mesmo eu ou o diretor não estamos livres de contrair a gripe assim como em qualquer outro local.
NS: verificamos alguns funcionários da recepção com máscaras..
Diretor: Sim, até porque eles estão trabalhando e conversando de frente com todas as pessoas que chegam no balcão.
Simone: O uso de máscaras, se torna desconfortável, então através de treinamentos internos, os funcionários identificam o momento propício de colocar e retirarem as máscaras.
Diretor: Há também uma inversão, pois quem deve usar a máscaras é o paciente que está com a gripe e não aquele que não tem nada.
- Assim, encerramos a entrevista para passar à população de modo geral informações e desmentir alguns boatos sobre o assunto que se torna polêmico nos municípios vizinhos em que o Hospital de Torres há várias pessoas contaminadas com a nova gripe.


Jorginho Mello reúne PSDB no extremo sul
Através da coordenação da regional do extremo sul do PSDB, região que compreende o município de São João do Sul/SC e arreadores, foi realizado um encontro de lideranças, com a presença do presidente do Poder Legislativo Estadual, Jorginho Mello.
"Nunca a regional do extremo sul do estado, foi prestigiada com a presença do presidente da Assembléia Legislativa. É um orgulho para nós", afirmou Célia Fernandes, membro do partido.
O encontro, organizado pelo coordenador regional José Álvaro da Rosa, reuniu vereadores, direção do partido e demais lideranças políticas, para discutir os rumos do PSDB no extremo sul.
Durante sua explanação, o presidente Jorginho Mello fez uma análise do partido em nível estadual, entusiasmou as lideranças regionais e colocou-se à disposição da regional, "Nosso partido cresceu em cada canto deste estado. Temos coordenações fortes, lideranças importantes. Se hoje, o PSDB tem um vice-governador e o presidente da assembléia é graças ao trabalho destas lideranças. Tenho o compromisso de auxiliar no que for preciso a região do extremo sul", afirma o presidente.
Após a reunião, as atividades foram encerradas com almoço de confraternização em homenagem ao presidente Jorginho Mello.