sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Edição 108

LEIA SE QUISER ...
- Não queria entra no mérito, mas já que um vereador entrou no assunto conversando comigo, ví que não dá para deixar de lado. O assunto é sobre o ‘‘abandono’’ de uma ambulância praticamente ‘‘0’’ KM de Passo de Torres abandonaada há exatamente 1 ano em uma oficina de Sombrio. Fui obrigado a conferir com meus olhhos e com minha máquina fotográfica para não dizerem ser mais uma matéria sem fundamentos. Reportagem abaixo.
- Agora lamentável mesmo é o município perder de ganhar uma escola de 2o. grau por não haver uma área adequada para o projeto. Mesmo que existisse a área seria necessário a escritura do terreno, lembrando que aqui no Passo de Torres, infelizmente a maioria dos lotes não tem. Me parece que até o terreno onde fica a escola estadual também está irregular.
- Outro lamento, agora alguns vereadores estão percebendo é que o município está deixando de adquirir pelo menos 2 ônibus escolares por não poder ter a contrapartida de ‘‘apenas’’ 6 mil reais, eu disse seis mil reais. Será que não teria nenhum empresário que já foi beneficiado pelo executivo para ao menos emprestar essa ‘‘miséria’’.

PASSO DE TORRES GANHOU R$ 120.000,00
- Não é para criticar, é só para anunciar aos passotorrense que o município recebeu este valor juntamente com mais 12 municípios da 22a. SDR. No total, foram 2,02 milhões destinados pelo Governo Federal através do Ministério de Integração Nacional. Os valores distribuidos é para amenizar os efeitos das enchentes nos municípios que decretaram situação de emergência. O dinheiro destinado ao Passo de Torres é para ser usado ‘‘somente’’ em reparos de estradas e vias públicas danificadas.

Elogios são bem vindos
Muito bom saber que existe jonalismo sério e participativo em nosso município e, principalmente, agindo de forma integrada, considerando todos nós como cidadãos brasileiros, não só gauchos ou catarinenses. Passando uma visão sistêmica dessa nossa realidade fronterissa.
Parabéns pela iniciativa e pela qualidade jornalística deste que leio.
Grande abraço.
Dra. Ana Laura Lyra


Festa em Morro Grande foi um sucesso

A Festa de Santa Gertrudes acontecida em Morro Grande no último final de semana levou muitas pessoas à localidade de São Bento interior do município. Na noite de sexta-feira iniciando a Festa com um jantar à base da culinária italiana saboreada por aproximadamente mil pessoas, a atração maior ficou por conta do 1º Concurso de Violeiros que reuniu 9 duplas da região vindas dos municípios de Criciúma, Forquilhinha, Praia Grande, Morro Grande e de Araranguá. Um corpo de jurados, foi o responsável pelas notas aos artistas que concorriam às premiações de 1º, 2º e 3º lugares.
As apresentações foram coordenadas pelo apresentador mais popular do sul de Santa Catarina Ângelo Moro da Rádio Integração FM. Enquanto a soma das notas eram analisadas, a dupla levada pelo Jornal Nortesul Edinho & Edimar fizeram uma apresentação mas não concorreram com os demais por estarem fora da linha de amadores.
Entre as duplas uma chamou a atenção pelo nome: Diabinho e Jesus, ambos da localidade de Morro do Inferno interior do município de Morro Grande. Além deles, se apresentaram as duplas: Edu e Eduardo, Dani e Daniel, Luis e Edevir, Caio e Valmir, João e Rosinha, Dione e Nei, Pedrinho e Joãzinho e Elcio e Emersom.
Todos os participantes levaram para casa um lindo troféu pela participação do 1º Concurso de Violeiros que promete dar continuidade pelo tamanho sucesso do evento.
A colocação oficial, ficou assim definida:
1º Lugar: Caio e Valmir de Morro Grande,
2ª Lugar: Dani e Daniel de Praia Grande
3º Lugar: Luis e Edevir de Morro Grande.
No Sábado a Festa teve continuidade com celebrações religiosas e com a divulgação do Concurso da Rainha Mirim durante o Domingo dando continuidade ao evento, houve missa campal, almoço e a benção dos doentes no Santuário Santa Gertrudes.
A comunidade de São Bento, o CAEP , a Associação e os organizadores Osmar Coral e Eder Matos agradecem muito pela presença de todos.

Ambulância nova faz aniversario de 1 ano na oficina
‘‘Até parece mentira, mas faz um ano que esta ambulância está aqui desmontada e fazendo falta ao municío de Passo de Torres’’, diz o vereador Emerson Kijilin.
A ambulância uma Montana 2008 equipada de placas MFB 0775 sofreu um acidente no dia 9 de Setembro de 2008 em um cruzamento e na ocasião lesionou uma senhora que acompanhava o motorista no banco da frente.
O veículo, foi encaminhado para conserto em uma oficina de Sombrio, mas devido à débitos que chegaram à 18 mil reais com a mesma, não foi possível o conserto. Recentemente, o prefeito Valmor de Souza efetuou um pagamento no valor de 6 mil reais à oficina para amenizar a situação. Na tentativa de cobranças, os responsáveis pela empresa dizem não terem recebido a atenção nescessária nas negociações do restante devido pelo executivo.
A ambulância, encontra-se nos fundos do pátio da oficina, em meio a muitos veículos danificados e sem motor como mostra as fotos.


Ex-Prefeito Jovino Vieira recebe Título Hemérito em Dom Pedro de Alcântara

JOVINO ALZEMIRO VIEIRA, nasceu em Araranguá, SC, em 07/08/1932, trabalhou em diversos lugares, inclusive na fábrica da Pepsi Cola em Porto Alegre. No ano de 1959 casou-se com a Sr.ª Nilce Perraro. Mudou-se para a Colônia São Pedro de Alcântara, 5º distrito de Torres no ano de 1962, onde instalou a Alfaiataria São Pedro. Fez parte da diretoria da Sociedade Esportiva Aimoré no ano de 1974, onde o clube conquistou título de campeão municipal de Torres-RS. No ano de 1966 se filiou ao MDB, no qual permanece até hoje. Foi Vereador em Torres por 3 legislatura, de 1977 a 1992. Fez parte da comissão de emancipação do Distrito da Colônia São Pedro de Alcântara, hoje município de Dom Pedro de Alcântara. Em 1996 foi candidato a Prefeito, perdendo uma acirrada eleição por apenas 18 votos. Em 2000 se candidatou novamente ao posto mais alto do executivo dom pedrense, desta vez com uma grande vitória, se tornou o 2º prefeito da história do Município.

Muita emoção na Sessão Solene

Em um clima de muita emoção, a Câmara Municipal de Dom Pedro de Alcântara, ficou pequena com a presença de muitos moradores, funcionários e simpatizantes do Ex-prefeito Jovino Vieira. Jovino, com 77 anos e a saúde muito debilitada entrou na Câmara de cadeira de rodas e a cada cumprimento que recebia acompanhado de beijos e abraços, Jovino não continha em segurar as lágrimas. Uma das coisas que mais chamou atenção de todos, foi que o ex-prefeito não deixou de ficar de pé durante o hino nacional Praticamente, todos os vereadores subiram à tribuna para falar algo sobre a vida política do homenageado. Sua filha, Ramone Vieira, emocionou à todos quando relatava à história de vida de seu pai, começando desde a época humilde em que Jovino pôde usar um par de sapato pela primeira vez aos 11 anos de idade. Jovino trabalhou muito até escolher a acomodação à sua família na Colônia São Pedro em 1962, na época quinto Distrito de Torres, onde instalou a sua alfaiataria. Como bom comerciante e bom profissional sua camaradagem foi unânime na pequena localidade, com por isso conquistou muita popularidade.
O Vereador Elton Bernst, relatou que seus estudos, foi graças a uma força de Jovino. O Ver. Adenir, disse que Jovino contribuiu muito para que o município se tornasse mais independente em termos de educação. Também o ex-prefeito ajudou muito para que a Ulbra se instalasse em Torres na época.
O Prefeito Telmo Dimer que foi vice de Jovino lembrou que a qualidade das pessoas não estão em partidos políticos por isso o ex prefeito foi um grande administrador, deixou história no município de Dom Pedro e já foi referência de administração à nível estadual.
A placa de Cidadão Hemérito, foi entregue pelo mentor da indicação de dar o título à Jovino João Batista Mengue que agradeceu aos colegas edis.


PT de dom Pedro de Alcântara se mobiliza para conseguir novos filiados
O Presidente do PT de Dom Pedro de Alcântara, juntamente com a a sua comissão provisória está filiando novas pessoas. Depois de uma conversa com o deputado Estadual Marcon e com o secretário de Justiça Tarso Genro em Porto Alegre dia 25 de Setembro o Presidente do Partido Elton da Rocha Bernst e o Vice Prefeito de DPA Celírio Justo Schwanck começaram este trabalho, visando fortalecer ainda mais o partido. Até o final do ano a meta é filiar aproximadamente 20 novos companheiros. Na última reunião dia 02 de Outubro conseguiram a filiação de Jaison Lumertz e Fábio da Silva Bernst. O Presidente Elton sempre confirma que o que importa para o PT é a qualidade de filiados e não a quantidade e diz ainda que o partido está de Portas abertas para receber as pessoas de bem.

Acidente no Passo de Torres, deixa idosos feridos

Na ultima terça-feira (6) pela manhã um grave acidente aconteceu na Estrada Geral que liga Passo de Torres à Bella Torres na localidade de Miratorres. Segundo a médica Drª. Ana Laura Lyra que presenciou todo o acidente, o veículo Corsa Premiun de placas IOU 1252, de Torres ia em direção à lla Torres, quando em uma reta começou a zig-zaguear pela pista, atingindo pelo menos três árvores, sendo que na última o impacto fora tão forte que o veículo bateu com o teto há mais de 2 metros de altura parando atravessado sobre o asfalto. No veículo estavam o condutor Sr. Francisco Silvano de Souza de 79 anos e sua esposa Srª. Dolores Silveira de Souza de 73 anos de idade. Ambos, ficaram por quase uma hora preso nas ferragens sendo ajudados por populares. A médica que presenciou o fato deu toda a assistência possível verificando batimentos cardíacos e pressão dos envolvidos. Dentro do veículo havia muito sangue, embora as vítimas estivessem apresentando lucidez. Segundo a médica, há muita dificuldade de se atender as vítimas quando o município não tem estrutura para atender acidentes deste tipo. As várias ligações feitas ao SAMU de SC, foram sem sucesso. Os primeiros atendimentos foram feitos pela equipe da saúde de Passo de Torres que embora sem condições de remoção de acidentados conseguiram com êxito retirar a vítima Dolores Silveira com a ajuda de um equipamento fornecido pelos Bombeiros Voluntários do município e removê-la para o hospital de Torres. Chamados pela reportagem do Jornal Nortesul, os Bombeiros de Torres foram até o local com brevidade para a retirada do Sr. Francisco que só foi possível com o uso do aparelho desencarcerador. Antes disso, os Bombeiros Voluntários de Passo de Torres juntamente com alguns populares tentaram a abertura da porta usando uma barra de ferro. O segundo acidentado, foi removido ao hospital pela equipe do SAMU sediado no município de Torres.


Passo de Torres tem Bombeiros Voluntários, mas não tem condições para atuar

Há pouco mais de 2 anos atrás, se via em Passo de Torres, os Bombeiros Voluntários Marcos, Santino, Michel e outros saindo seguidamente com um caminhão equipado para combater incêndios e prestar socorro em acidentes não somente dentro do município, mas por toda a região, incluindo a BR 101. A redação, do Nortesul foi atrás para saber o porque estas ações não são mais vistas. Acontece, que o município deveria estar repassando uma verba para ajuda de custos em manutenção e combustível ao caminhão que está parado há mais de 2 anos ou ao veículo Pampa que precariamente ainda está prestando atendimentos de menor percurso.
Hoje, o município de Passo de Torres, em caso de incêndios e acidentes, depende 100% do atendimento do Corpo de Bombeiros de Torres, bem como hospital e agora o recém instalado SAMU, que neste acidente ao lado, atravessou a fronteira do estado para atender as vítimas.