quinta-feira, 1 de abril de 2010

Edição 132

Leia se quiser...

- Pelo que tudo indica parece que a administração de Passo de Torres vai tomar um rumo mais certo e transparente. Pelo que sei, a nova prefeita Marlene já trancou qualquer tipo de recebimento de valores a qualquer título junto à Tesouraria da prefeitura, somente em banco. Assim é correto, só assim fica-se sabendo que o dinheiro não cai em ‘‘bolsos’’ alheios.
- Pelo menos a nova prefeita está enviando informações à câmara, mesmo solicitadas pelos vereadores de oposição. Vejam esta solicitada pelo vereador Filho a respeito da licitação de publicações legais: Foram 3 empresas que participaram a Aspecto de Araranguá, com o valor de 56 mil o ano ou seja 8,00 o cm de coluna. Já a empresa Muller Agência de Publicidade com 54.600 o ano, R$ 7,80 o centimetro de coluna e a Empresa C.S Empresa Jornalística 59 mil o ano, sendo R$ 8,50 o cm de coluna. Sabem quem ganhou? A Muller Agencia de Publicidade que pertence à mesma empresa do Jornal Correio do Sul. Na verdade, é tudo a mesma ‘‘panela’’ do ano passado, Este ano, Aspecto pegou a carta convite e como é necessário somente 3 cartas a publicação ficou a cargo novamente de um jornal que pouco circula em Passo de Torres. O mais estranho, é que os dois jornais daqui não ficaram sabendo do edital, pois nem na Câmara foi colocado, aí a ‘‘patota’’ da licitação dizem que foi feito tudo legalmente.
- Agora estão armando outra licitação, espero que a Prefeita Marlene interfira ou vou entrar com impugnação da mesma, estão exigindo para publicações institucionais uma circulação diária, ora pra quem será destinada esta? eu já sei. Além de todos estes milhares de reais em gasto com jornais de fora, o Jornal Vale das Águas, confirmado pelo seu proprietário que também reclama, ganha mais de 2 mil mensais do Consórcio de Saúde do município, assim também foi em 2009. Vejam abaixo:





- Viram como é bom e gostoso se servir de uma ‘‘teta’’ administrativa?
- E tem mais uma novidade: estive conversando com o competente Dr. Olimpierre Malmann em Florianópolis e o mesmo me afirmou que se a oposição tiver interesse, ele pode entrar com uma ação de ressarcimento de contrato e projetos sancionados pelo ex-prefeito Valmor de Souza que não poderia ter feito após ser eleita a nova presidente da Câmara a partir do dia 5 de Janeiro.
- Com essa dica, espero que a prefeita Marlene faça a coisa certa e pelo menos desfaça alguns contratos, principalmente esse das publicações legais que ela e todos os vereadores da situação concordaram que deveriam ser feitas ‘‘nos dois’’ jornais locais.
- A nova Presidente da Casa Legislativa de Passo de Torres, presidiu a primeira sessão já mostrando ‘‘unha grande’’ como se diz no sistema militar e refere-se àquela pessoa arrogante que nem mesmo deram instruções sobre o regimento interno à ela. O Vereador José Edson tentou usar a palavra quando foi citado seu nome e a mesma disse que ‘‘não’’ somente na próxima sessão. Tá bem por fora mesmo. Aí eu pergunto: o que faz o tal de Zezo e a Assessora Jurídica que não dão ouvidos em atender a oposição? Aliás pelo que sei eles devem servir à todos os vereadores e não somente à situação, para isso é que foram contratados.


Rota do Sol faz mais uma vítima fatal de Passo de Torres

No último Sábado (27) por volta das 16hs, Elizete Pacheco de Lima, 47 anos, proprietária da Loja Matcon Materiais de Construções de Passo de Torres, perdeu o controle do Scénic de placas IJR 5657 de Torres no Km 169 da Rota do Sol sentido São Francisco de Paula - Caxias do Sul, colidindo contra algumas árvores tendo morte instantânea.
Na companhia de Elizete, estava seu filho David de 15 anos que sofreu ferimentos sendo conduzido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital Pompéia em Caxias do Sul. Segundo informações, o adolescente passou por cirurgia na coluna nesta quinta-feira.
A comunidade de Passo de Torres ficou extremamente abalada com a perda da empresária devido ter sido uma pessoa muito querida e prestativa com todos.
O velório aconteceu no salão paroquial de Curralinhos onde teve a presença de mais de mil pessoas entre empresários, funcionários públicos e população em geral.
Elizete deixou o esposo Matias e seus dois filhos, David de 15 anos e Filipe de 19 anos.


Colheita da Marcela sobre Duas Rodas acontece nesta sexta
Ciclistas de Passo de Torres e de Torres participarão do passeio

O ciclista João Luiz Souza da Silva, de Passo de Torres, está promovendo pela segunda vez a Colheita da Marcela sobre Duas Rodas, reunindo ciclistas de Passo de Torres (SC) e Torres (RS). A colheita dessa planta medicinal também conhecida como macela (nome científico: Achyrocline satureoides) ocorre tradicionalmente na Sexta-feira Santa, integrando as comemorações da Páscoa.
A saída será na sexta (2/3), às 6h, na loja Souza Bicicletas (rua Mampituba, 266), em Passo de Torres. Os ciclistas da cidade catarinense passarão no Posto Pit Stop (avenida Barão do Rio Branco, 617), em Torres, para reunir os ciclistas dessa cidade e juntos seguirão para a Estrada do Mar, em cujas margens será realizada a colheita.
No final do passeio, o organizador sorteará camisetas entre os participantes. Já o integrante de maior idade e o mais novo terão garantidas as suas. Souza alerta aos participantes da importância de passar filtro solar e de levar garrafinhas com água.


Comunidade de São Brás exige que Dnit faça vias laterais na BR 101


Moradores apertam o cêrco cobrando do poder Executivo e do Engenheiro do Dnit responsável pelo trecho da dupliocação da BR 101 Osório/Torres.
Jornal Nortesul - No Sábado dia 27, dezenas de moradores da localidade de São Brás reuniran-se com o poder executivo de Torres, Vereadores e com o coordenador da duplicação da BR 101 trecho Osório-Torres Eng. Deomar Pelegrini Filho. O objetivo foi o da comunidade exigir explicações e soluções no trecho de 1,5 km que corta a localidade e que não há no projeto da duplicação a construção de vias laterais. A reunião, foi marcada após na mesma semana o povo local se reunir e interromper a BR 101 gerando uma fila de quase 5 km de veículos e caminhões.
O vice prefeito Pardal, representando o prefeito João Alberto, disse que se morasse na localidade, também faria a mesma coisa como a população local está fazendo. O Vereador Zé Ivan, disse que praticamente todos os pedidos feitos ao Dnit pela prefeitura foram ou irão serem atendidos. Noticiou aos moradores em primeira mão que tão logo será pavimentada com asfalto a estrada que liga São Brás à Praia da Itapeva.
O vereador George Reck, parabenizou a organização da comunidade em exigir seus direitos, disse que após esta manifestação o Dnit não deixará de atender o pedido. Lembrou que é dificil uma família do local não ter alguma vítima de atropelamento e por isso é muito necessário a construção das vias laterais.
O Secretário de Obras Jair Machado, tinha em seu poder ofícios que já haviam sido destinados ao Dnit para o assunto em pauta. Foram lidos dois oficios, sendo eles datados em 13/9/2007 e outro em Setembro de 2009 solicitando as vias laterais na localidade de São Brás. O Morador Pacheco, falou do constante movimento de ciclistas, estudantes, agricultores e pessoas que se dirigem ao Posto de Saúde da localidade.
Segundo o Engenheiro Deomar Pelegrini, o projeto de duplicação fora feito em 1997, e nesta época o Dnit deixou fora do projeto a via lateral na localidade devido o número de moradores ser muito baixo, mas disse não depender somente dele e apoiou a solicitação dos moradores. Disse que vai ser encaminhado o mais rápido possível ao Dnit de Porto Alegre e este o encaminhará para Brasília, pediu que a comunidade faça o desbloqueio do local (lateral) para que as máquinas continuem a trabalhar no local. Pelegrini também lembrou que este caso não é só em Torres que aconteceu, em vários outros municípios também e que foram atendidos positivamente pelo Departamento e isso não será diferente ao pedido da comunidade de São Brás.
O trecho em que a comunidade faz a solicitação de vias laterais, há 140 famílias, 80 carroças, 17 tratores, pedestres, ciclistas e durante a noite pelo menos, 25 alunos percorrem o trecho a pé nos 1,5 km de extensão que estaria fora do projeto do Dnit a construção das marginais.
Na reunião, ficou decidido a ida de um grupo de pessoas até a sede do Dnit em Porto Alegre. O vereador George Reck, se disponibilizou de representar a comunidade de São Brás e cobrar soluções.


Jacinto Machado suplica pela reconstrução da ponte sobre o Rio da Pedra

Jornal Nortesul - A população de Jacinto Machado realizou na tarde de terça-feira uma manifestação para pedir agilidade na reconstrução da Ponte sobre o Rio da Pedra que liga a sede à pelo menos 10 bairros. A Ponte, foi interditada em 19 de Novembro de 2008 após sofrer sérios danos e até hoje não teve uma conclusão por parte da empreiteira ganhadora da licitação que prometeu entregar a ponte à população em 180 dias. A manifestação ocorrida nesta terça, reuniu moradores, empresários, vereadores, estudantes e teve a participação do prefeito municipal Antônio De faveri. O primeiro ato dos manifetantes, foi interromper por alguns instantes a passagem pela Ponte Molhada e após muitos com uso de faixas e cartazes realizaram uma caminhada até a ponte danificada.
O ato de protesto foi organizado por uma comissão que não se contenta mais em ver muitos problemas na escoação da produção agrícola e trabalhadores que usam passar diariamente ao Bairro Paraguai onde se concentra empresas de grande porte como é o caso da Cooperja que gera emprego há muitos moradores, em seu pronunciamento, o presidente da Cooperativa Valmir Zanatta deixou dito que a queda da ponte trouxe muito prejuizo ao municipio. Em dias de chuva, a conhecida Ponte Molhada construída provisoriamente fica praticamente coberta pelo leito do rio sendo como alternativa a passagem somente a pé por uma ponte pênsil.
Em seu discurso realizado no local, o prefeito De Faveri, disse não ser de sua vontade ver o sofrimento do povo por falta da ponte. Citou também que o governo do estado levou 4 meses somente para entregar a ordem de serviço à empresa licitada.
O Jornal Nortesul entrou em contato com o Sedretário de Estado Heriberto Afonso Schimidt e foi informado que o Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura), órgão que licitou a construção da Ponte de Jacinto Machado, entregou na sexta-feira (26/3) a autorização que aprova o projeto alternativo para que a Construtora Carlessi, que está executando os trabalhos, possa continuar a obra. Segundo ele está tudo dentro do prazo.
A manifestação em Jacinto Machado também foi acompanhada pelo vice prefeito de Araranguá Sandro Maciel e pelo ex-prefeito de Sombrio Zé Milton.

Nenhum comentário: