segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Edição 115

Baixando a lenha
- A matéria da capa Edição 115 , já ultrapassada, peguei minutos após o acontecido. Mas vale a pena mostrar para ver até que ponto a ‘‘irresponsabilidade’’ de um ‘‘quase’’ senhor de 20 anos, chega. Não me interessa se é neto de ex-prefeito, pode ser de juiz de delegado de quem quer que seja isso não o exime de uma penalidade de não ter direito a ter sua carteira de motorista definitiva.
- Por favor prefeito João Alberto e vereadores, façam um projeto para colocar redutores de velocidade eletrônico (um de cada) lado da Avenida Castelo Branco, parece que só a sinaleira não adianta mesmo. Só assim além do município arrecadar em multas, a velocidade é respeitada.Brigada Militar, tomem providências e multem com rigor o condutor que andar a mais de 40km/h em pleno centro. Se caso aparecer algum infrator querendo dar ‘‘carteiraço’’ como autoridade chamem a imprensa para ‘‘estrapolarmos’’ em nossas páginas os absurdos no trânsito.
- Fico indignado com isso, pois só mexendo no bolso do condutor é que as coisas se acalmam.
- Para aproveitar a oportunidade já que estou falando em Torres, onde a população do Passo também consome, peço aqui publicamente ao prefeito João Alberto uma solução para a rua que liga a Avenida Benjamim Constant à ponte nova na divisa de estado. Se tiver uma pessoa que passa por alí e me disser que está gostando da situação daqueles ‘‘solavancos’’ que me procurem e me retrato aqui nesse mesmo espaço. Está uma vergonha, já procurei a assessoria de imprensa da prefeitura para falar sobre o caso, mas parece que está havendo aí uma ‘‘vista grossa’’ para o assunto.
- Para quem veranear na Bella Torres, Rosa do Mar e outras praias do Passo de Torres, vão usar, lojas, bancos, restaurantes, parques e muitos outros comércios em Torres. E daí como é que fica a receptividade. Chega de ‘‘tapar o sol com a peneira’’ e vamos entrar na realidade.
Moto Beach
- Tentei ajudar na divulgação bem antes sem custo algum mas não deu tempo. Procurei o Turismo, me mandaram falar com um dos dirigentes, fui procurá-lo me mandaram falar com outro, chega no dia de iniciar o evento aí mandam uma matéria sobre o assunto. Pelo amor de Deus, vamos criar uma ideologia turística na região pensando prá frente e não prá trás. Fiquei ‘‘estarrecido’’ em ver uma ‘‘miséria’’ de motos no evento, bem diferente dos outros anos. Lamento o jornal que previu o sucesso do evento e colocou em sua capa ‘‘Moto Beach está sendo um sucesso’’.

Passo de Torres ‘‘tudo pode ainda’’
Fazendo uma caminhada matinal na Praia da Barra Velha, me deparo com uma enorme fileira de palanques sendo colocados em pleno escômoros de areia para ser cercado. Estão invadindo a orla da praia na maior ‘‘cara-de-pau’’. Cadê a fiscalização dos orgãos ambientais? Será porque a mansão próxima pertence à uma empresa que leva o nome da Ipiranga?
- Para encerrar após tantas pauladas, e vai ser assim de agora em diante nesta coluna, quero parabenizar a Professora Aledir Bristot pelo lançamento de mais um livro de poemas. Também ao prefeito de Jacinto Machado pela persistência em buscar recursos ao município. Enquanto tem prefeito que espera ‘‘vir a nós o vosso reino’’ o prefeito Antônio De Faveri (PT) vai direto ao pote onde há recursos e não fica chorando a falta do mesmo. Vamos lá prefeitos ‘‘se mexam’’ existem recursos sim, vão buscá-los.





Jovem colide veículo a mais de 150km/h na Avenida Castelo Branco em Torres
O acidente aconteceu por volta das 7h da manhã de seta-feira (20) enquanto a edição 114 do Nortesul já estava em circulação. Testemunhas disseram que o veículo parecia estar a 200km por hora. Mas o jovem Rafael da Silva Henrique de 20 anos de idade com a carteira provisória emitida em 24/9/2009 não deixou dúvidas aos policiais que estava no mínimo a 120 km/h. A medição feita da frenagem foi de 55 metros na avenida Castelo Branco onde após sair da pista de rolamento bateu violentamente contra o poste de aço que sustenta a placa de publicidade da Pinho Veículos. O veículo se partiu ao meio, derrubou muro e arrancou cerca até parar no meio do pátio de uma residência. Nada sobrou dentro do veículo que ficou completamente em pedaços. O motorista, saiu caminhando com poucas escoriações no rosto e pescoço, conforme testemunhas que acionaram o atendimento do Samu de Torres. Por sorte, ninguém mais foi envolvido neste acidente. O veículo Peugeot 206 de ano 2008 e placas INZ 2707 de Criciúma pertencia à uma revenda de local onde segundo informações Rafael era vendedor e o veículo não tinha seguro.




Dom Pedro decreta situação de emergência

O temporal, acompanhado por fortes rajadas de vento, causou danos nas cidades do litoral norte do Rio Grande do Sul. Somente em Dom Pedro de Alcântara, foram residências destelhadas, além do prejuízo agrícola, com a devastação da produção do maracujá e a destruição de bananais. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os ventos atingiram 133 km/h.
O prédio da Prefeitura Municipal foi destelhado, causando início de pânico entre os servidores da administração centralizada, que imediatamente desceram até o 1ª piso do prédio para se abrigarem.
Além do centro administrativo municipal, o vendaval atingiu a garagem da Sercretaria de Obras, o Posto de Saúde e a Escola Municipal Luzia Rodrigues.
As casas mais atingidas foram a do Sr. Guilherme da Luz (foto) em Canto dos Magnus e do ex-Vereador Valdemar Evaldt em Arroio dos Mengue, onde praticamente todo o telhado foi levado pelo ciclone.
Assim, considerando que os danos foram expressivos, causando danos materiais nas residências dos munícipes, bem como causando destruição nas plantações de banana, cana e hortifrutigranjeiros, as principais culturas agrícolas do município, além do mais, causou a destruição da rede elétrica e telefônica de praticamente todo o município, bem como a destruição das estradas públicas, interditadas pela queda de galhos e árvores, o Prefeito Municipal de Dom Pedro de Alcântara, Telmo Pedro Dimer, decretou Situação de Emergência no Município pelo período de 90 dias.

Nenhum comentário: